TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, maio 24, 2016

LAVA JATO DEFLAGRA A OPERAÇÃO "VÍCIO" AO DESCOBRIR ROUBALHEIRA DE MAIS DE R$ 40 MILHÕES NO ÂMBITO DA PETROBRAS

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a 30ª fase da Lava Jato, intitulada Operação Vício. O alvo da 30ª fase são grandes empresas fornecedoras de tubos para a estatal, que atuavam com seus executivos, sócios, advogados e funcionários da Petrobras para sangrar os cofres da estatal e recolher propina. Os investigadores colheram indícios de que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, já condenado no petrolão a mais de 23 anos de prisão, e o ex-diretor de Serviços Renato Duque, também já penalizado em mais de 50 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro, faziam parte do esquema, que movimentou ao todo mais de 40 milhões de reais em propina.
A nova etapa da Lava Jato identificou que uma construtora de fachada foi utilizada para viabilizar o pagamento de propina em um expediente utilizado com frequência por criminosos do colarinho branco: a celebração de contratos fictícios de prestação de serviços. A transferência de dinheiro sujo também foi viabilizada por meio de uma offshore.
O Ministério Público aponta que os contratos entre a Petrobras e as empresas fornecedoras de tubos ultrapassam os 5 bilhões de reais. "Evidências denotam que o pagamento de propinas no interesse desse esquema criminoso perdurou pelo menos entre os anos de 2009 e 2013, sendo que os valores espúrios pagos, no Brasil e no exterior, superam a quantia de R$ 40 milhões", disse o MP. Na etapa batizada de Vício, dois funcionários da Diretoria de Serviços da Petrobras são alvos de condução coercitiva.
Cinquenta agentes federais cumprem 28 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de condução coercitiva nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A ação de hoje se dá em parceria com a Receita Federal e apura os crimes de crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro no esquema que sangrou os cofres da Petrobras.
De acordo com a PF, a operação desta terça é um desdobramento das que revelaram o esquema criminoso do petrolão. O alvo agora são três grupos empresariais que se utilizavam de operadores e contratos fictícios com a estatal - sobretudo com a Diretoria de Serviços - e repassavam dinheiro sujo a funcionários da Petrobras, além de agentes públicos e políticos.
A escolha pelo nome Vício se deu, segundo a corporação, em decorrência da sistemática prática de corrupção por determinados funcionários da estatal e agentes políticos. "O termo ainda remete a ideia de que alguns setores do Estado precisam passar por um processo de desintoxicação do modo corrupto de contratar presente não ação de seus representantes", diz a PF em nota.
A PF cumpre ainda mandados com o objetivo de apurar pagamentos a um executivo da área internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sonda. Do site de Veja

7 comentários:

Anônimo disse...

Mudança do sistema eleitoral, voto distrital, redução dos partidos para 3 ou 4, limite de 2 ou 3 mandatos para reeleição no legislativo, fim da reeleição para o executivo, eleição direta pelos juízes de todo o Brasil para membros do STF, privatização das estatais com regulamentação pelo governo e sem a participação de fundos de pensão e governo como sócios, fim do imposto sindical, fim das verbas para estatais para todas as mídias...
é sem fim a lista para COMEÇAR A MORALIZAR O BRASIL!

AUGUSTO disse...

ATE QUANDO??? ACORDA BRASIL???
VAMOS PRA RUA!!!
É! muita gente na Lava Jato, mas Como sempre, NENHUM político preso. Já não acredito em mais nada que dependa da vontade dos JanoPT & PTeori Zavascki.
E a prisão do LULA? Quando vai acontecer?

Cactus disse...

.
Depois que comentei neste espaço sobre o absurdo que era limitar a idade na aposentadoria, coisa que o Reinaldo Azevedo não permitiu que eu fizesse no seu blogue, este assunto fugiu da pauta do governo.
.
Menos mau. Neste aspecto o governo merece elogio. Entretanto, se voltarem a tocar neste assunto, prometo intensificar os argumentos de modo avassalador.
.
Mais uma vez, obrigado Aluizio!
.

Anônimo disse...

SE FIZESSEM O IMPEACHMENT DO PT DE DILMACUMBA 100 VEZES SERIA POUCO!
LOGICAMENTE, a quadrilha do PT está nesse rôlo, pois desde a entrada desses delinquentes no poder que a coisa tem funcionado assim: roubar, assaltar, fraudar e devassar o Brasil!
Quando os histéricos do PT entraram para o poder após FHC, encontraram o país em boas condições, mais esses piratas se encarregaram de assaltar os cofres públicos com toda voracidade, e ainda por cima, enfiar muitos bilhões de dólares no rabo de varios ditadores comunistas, agora muito faltantes no momento!
E vem a atriz Dilmacumba encenando que é inocente - só se for honesta lá nos quintos dos infernos, de onde veio - já que comunismo é satanismo!

Anônimo disse...

Qualquer vicio é nocivo,o de roubar é um dos piores.Assim como um ladrão,o drogado produz um dano enorme para si e para a sociedade.Eles não tem limite,roubam até serem pegos ou se drogam ate a overdose.Nenhum deles nos faz falta,por isso temos que tirar eles do nosso caminho.
Podemos copiar a legislação da Indonésia.Lá, corruPTos e traficantes são fuzilados.Se
a América Latina é um lixo,corruPTos e traficantes(normalmente andam juntos) são o chorume.
Acredito que o Bolsonaro é o único com capacidade para fazer essa faxina,um milico punho de ferro,conservador e com formação militar.Esse é o cara para 2019.

Anônimo disse...

esse negocio de aposentadoria... cada um deveria se aposentar na hora que quisesse... desde que o dinheiro aplicado fosse prestado conta todo mês na taxa que os banqueiros mais ganham quando emprestam para o governo... olha você tem 1oo mil quer se aposentar com 10 mil por mês, vai durar 10 meses tua aposentadoria e ponto final... ninguém tem que bancar aposentadoria dos outros vagabundos que se aposentam com 50, 60, 100 mil por mês . cada um no seu quadrado.

Anônimo disse...

a lei Rouanet sustenta o trafico de drogas é só ver as merdas de cultura que essa gente produz é só só trafico os maconheiros defendem a lei Rouanet, bandidos que usam dinheiro público para cheirar cocaína com milhões de pobres morrendo na porta do hospital, vagabundos da globo. Rouanet deve ter sido outro vagabundo maconheiro cheirador de cocaína e mantenedor do trafico de drogas e da violência urbana das FARC