TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, maio 19, 2016

MULHER E POLÍTICA – um assunto irrelevante

Por Maria Lucia Victor  Barbosa (*)
Dilma Rousseff finalmente foi colocada em desterro por trâmites legais e institucionais dos Poderes da República. Além de andar de bicicleta, para quem sabe espairecer com relação a outras pedaladas, parece não ter noção da situação em que ora vive. Aliás, essa senhora nunca teve ideias claras sobre a realidade e demonstrou reiteradamente confusão mental quando proferia discursos desconexos.
Agora repete como um mantra: “é golpe, é golpe, é golpe”, no que é seguida, por enquanto, por remunerados malandros ou incautos dos chamados movimentos sociais. Estes e o PT nunca gostaram dela, mas certamente obedecem ao chefão Lula no momento não mais tão poderoso.
Em todo caso, como um Nero petista Lula disse ser o único capaz de por fogo no Brasil ou, talvez, em pneus para atrapalhar o trânsito nas cidades. Entre outras bravatas ele também já se considerou um Napoleão vermelho capaz de convocar o exército de Stédile, em que pese o fato de que não foi sequer atendido por muitos deputados quando, aboletado em um hotel de luxo em Brasília lhes ordenou que votassem contra a inadmissibilidade do impeachment. Até o Tiririca passou Lula para trás.
Saindo de sua insignificância para o cargo mais alto da República não por mérito ou competência, mas alçada por um homem esperto que fez dela sua marionete, Rousseff mergulhou nos perigosos delírios do poder e pensou que mandava. Mandar, dizem que mandava de modo truculento nos auxiliares que a serviam no palácio. Nos ministros aplicava o mesmo método raivoso, porém nunca se soube se era de fato obedecida. É que acima dela estava Lula da Silva e ao seu redor o PT, dando as coordenadas e impedindo ações que desagradassem ao partido. Só para dar um exemplo lembremos o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que não conseguiu desempenhar seu trabalho.
Em outros tempos, poderoso, inimputável, surfando no politicamente correto e seguindo o plano de permanência no poder do PT, Lula fez de Dilma Rousseff sua criatura política. Logrou elegê-la como presidente da República e fez mais, conseguiu reelegê-la. O resultado já se sabe foi um descalabro total.   Homem e mulher arrastam o país à ruína.
Como nenhum governo resiste quando a economia vai mal, Rousseff foi afastada por 180 dias de forma legal e com o apoio de 70% da população. Período que bem podia ser abreviado para se chegar ao desfecho. Afinal, ela demostrou ser totalmente inepta para ocupar cargo tão relevante e, sem dúvida, cargos mais simples.
Ainda sem entender completamente sua condição, Rousseff, já defenestrada, chamou jornalistas estrangeiros ao Palácio da Alvorada e entre acusações ao presidente Temer soltou sua crítica de cunho feminista, no que foi copiada por petistas e se alastrou pela mídia.
“Lamento que, depois de muito tempo, não haja mulheres e negros no ministério, o que é fundamental se você quer construir um país inclusivo, não só do ponto de vista social, mas cultural e dos direitos humanos”.
O que Rousseff, uma “mulher sapiens”, ignora é que não existem qualidades intrínsecas femininas ou masculinas, em negros ou brancos, em homossexuais ou heterossexuais para exercer a política.  A competência para exercer um cargo público, a ética, a visão de bem comum nada tem a ver com sexo e cor. Nesse sentido disse a grande governante Indira Gandhi: “Não me considero uma mulher fazendo política, mas uma pessoa exercendo um ofício”.
Portanto, Rousseff, anos-luz distante de Margaret Thatcher, levantou uma questão tão irrelevante quanto ela mesma e suas ministras que não chegaram a dizer a que vieram.
O presidente Temer depois da polêmica nomeou Maria Silvia Bastos Marques presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Façamos votos que ela tenha êxito, não por ser mulher, mas por sua competência.
Lula nunca desceu do palanque, fez politicagem, ensinou a criatura a mentir e deu no que deu. Temer está se baseando na realidade, acabou de entrar e é necessário se dar a ele um tempo. Para uma oposição feroz e inconsequente já existe o inconformado PT. Afinal, milagre Temer não pode fazer depois do homem, Lula da Silva, e da mulher, Dilma Rousseff, terem destroçado o Brasil. Ou alguém quer que ela volte?
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa da Dilmaluca que veio da maloca apelar para atacar o governo Temer que não nomeia negros, quilombolas, homôs e outros mais para seu governo é um modo dos psicopatas esquerdistas de nunca ficarem para trás e terem um "motivo" para atacar os adversarios!
Os comunistas, além de serem desequilibrados mentais, têm sempre de estar relinchando, e não tiverem motivos para desmerecerem os adversarios, fabricam um!
Xô, desgraça PT!

Ferreira Pena disse...

Simplesmente magnifico!

Anônimo disse...

Maria Lucia, como sempre. fez um texto excelente.



Helena de Troia

Anônimo disse...

Sou mulher e creio que e um absurdo defender cotas para mulheres, negros, indios, gays, lesbicas. Estudei e trabalhei muito na vida.
Nunca ganhei nada pelo fato de ser mulher mas sim pelo fato de trabalhar muito.
As pessoas tem que vencer pelos seus meritos e pelos seus esforcos.

Anônimo disse...

O nome correto é terroristas e não movimento social. Essa turma vermelha invade e destrói fazendas de pesquisa e produtiva, Queima pneus em vias públicas provocando acidentes e colocando em risco vidas de inocentes. Portanto são terroristas e tem de ser tratados com todo rigor pela lei e força policial.

Anônimo disse...

Milagre Temer não pode fazer mas também pode não repetir os mesmo erros de Dilma e Lula. Tenho a impressão que, se Temer vai fazer algo de grandioso, será depois de Dilma ser efetivamente afastada pois aí não precisará mais de 54 votos no Senado. Por enquanto Temer vai capitalizando apoio político. Mas não se pode repetir a locupletação provada na quarentena de Dilma e seus sequazes. Isso é uma vergonha!

Anônimo disse...

Ah! dona Dilma!O que conta é a competência!O que me interessa cor?E o que tem no meio das pernas?Suas escolhidas deixaram o que para o Brasil???A maioria delas só vexame,inclusive o seu!Saiu porquê??Pela sua competência???Ah é!Foi golpe!Que ladainha!Vê se te enxerga!Desaparece!!!!