TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 30, 2016

MISTÉRIO: EMPRESÁRIO TESTA DE FERRO EM ESQUEMA QUE FINANCIOU AVIÃO QUE MATOU EDUARDO CAMPOS MORREU ENVENENADO.

Entrada do motel Tititi, em Olinda, onde o corpo de Paulo César de Barros Morato foi encontrado. Foto VEJA by Felipe Frazão
A causa da morte do empresário Paulo César Morato, uma das peças-chave nas investigações da Operação Turbulência, na quarta-feira passada em um motel de Olinda (PE), foi intoxicação por organofosforado, conhecido popularmente como chumbinho. A Polícia Científica pernambucana chegou à conclusão por meio dos resultados dos exames de DNA, histopatológico (análise de tecidos) e toxicológico nas vísceras de Morato. De acordo com os investigadores, o empresário seria um dos testas de ferro do esquema de lavagem de dinheiro que abasteceu campanhas políticas e foi usado na compra do jatinho Cessna PR-AFA, cuja queda, em 2014, matou o então candidato a presidente Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) não esclarece se Paulo César Morato se suicidou ou foi envenenado por outra pessoa. Segundo a SDS, para elucidar as circunstâncias da morte do empresário, ainda faltam os resultados das perícias papiloscópica (exame das impressões digitais), tanatoscópica (exame do cadáver), análise química, das imagens e do local da morte. Assim que estiverem concluídos, em um prazo de dez dias, os exames serão incorporados ao inquérito da Polícia Civil que apura a morte de Morato.
Segundo o advogado do motel Tititi, Higinio Luis Araújo Marinsalta, Morato entrou no quarto por volta das 12 horas da terça-feira passada, trancou-se no quarto e não solicitou nenhum serviço. "Ele não tinha feito nenhum pedido, nem avisado se iria ou não renovar a diária. Os funcionários então telefonaram, mas ele não atendeu. Depois, bateram na porta do quarto e não houve resposta."
Morato era procurado pela polícia e acusado de lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsidade ideológica. Ele e outros comparsas movimentaram 600 milhões de reais nos últimos seis anos. A Polícia Federal encontrou indícios de que o esquema foi usado por políticos e teria servido a campanhas do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em 2010 e 2014. Uma empresa de fachada em nome de Morato, a Câmara & Vasconcelos Locação e Terraplanagem, recebeu um repasse suspeito de 18,8 milhões de reais da empreiteira OAS. Conforme a PF, parte do dinheiro serviu para a compra do jatinho Cessna PR-AFA. A empresa diz que trabalhava em obras da transposição do Rio São Francisco.
No pedido de prisão preventiva do empresário, a PF escreveu: "O vínculo de Paulo Morato com a organização criminosa é inconteste, uma vez que suas empresas são bastante utilizadas no esquema ora apurado. Elas foram utilizadas na aquisição da aeronave que vitimou o candidato Eduardo Campos, além de terem sido receptoras de recursos provenientes das empresas de fachada utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro engendrado por Alberto Youssef [doleiro e delator da Operação Lava Jato] com relação ao pagamento de vantagens indevidas decorrentes da execução de obras da Petrobras." Do site da revista Veja

10 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Dificilmente alguém se suicida com veneno. O suicida busca a morte rápida e indolor, que não é o caso de envenenamento. Esse episódio está mais para "queima de arquivo", isso sim.

Paulo Robson Ferreira disse...

Será que essa morte não tem algo a ver com o acidente de Eduardo Campos?????

TERMINATOR disse...

Chamem o CSI Banana!! Como no país do futebol e da putaria somente 10% dos homicídios resultam em alguma punição esse ai deve ir para o limbo também.

Anônimo disse...

Que morte misteriosa, estranha demais - falecer dentro de um motel...
Será reedição de PC Farias?
RA LUTA PARA EMPREGAR A ATRIZ DILMA, pois a danada da muié virou diversão, como encena bem mesmo, sô!
Ele já sugeriu à direção da Jovem Pan que a contrate após o impeachment, incluindo o “Pânico”, que não pode abrir mão da sua contribuição!
Na noite desta quarta, a comediante deu uma entrevista ao “Jornal do SBT”, caso de internação na clínica psiquiátrica, ao dispensar apoio político do Congresso!
“Mas é possível governar sem ele?” E encenou que sim, claro que sim!
Segundo ela, dá para governar, então, sem o apoio dos partidos desde que “se discuta claramente com a "população”.
"População" e "povo" - e as esquerdas, são a mesma coisa!
Ela afirmou não quererá mais o Congresso, pois ela conversará com direto com o "povo" para decidir o que é melhor!
"Povo" aqui subtenda-se movimentos sociais(milicias comunistas), MST, MTST e desgraças semelhantes!
Ou seja, se voltasse, adotaria o método bolivariano de tomada de decisões do "democrata" Nicolás Maduro, F Castro e dinastia etc., ou seja, nada de intermediação de políticos. Vai ser papo direto e reto com o "povo".
A comediante disse que se voltar adiantou “resgatará a democracia(comunista)”, ou seja, subtende-se que Temer é ditador!
Também devolverá os direito ao "povo", quer dizer aos movimentos acima + PCs + Black Blocs da vida!
Taí um excelente programa para ela levar e implantar em Marte ou Júpiter!
Dia 31/07 estaremos todos nas ruas dando nosso "SIIIIIIIIIIIIIM" a seus "pogramas di guvernu"!

TERMINATOR disse...

Falando em motel, nos USA isso é usado sim para viajantes, caminhoneiros, trabalhadores que vivem na estrada, etc. Aqui na Banania é mais um jeitinho que o bananeiro arranjou para fazer putaria no caso ¨um lugar pra pular cerca discretamente¨. O problema é que depois que os bananeiros copulam nestes pulgueiros (eu sei, alguns são chiques como é o caso desse Tititi) lá na frente nascem mais bananeirinhos (Argh!) ainda para encher o país de lixos inúteis. São os famosos ¨son of a bitch¨ KKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Isso está com cara de desova ou encontro marcado com os assassinos. Quem comanda a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco?

Anônimo disse...

Renan desengaveta projeto que define crimes de abuso de autoridade. Quero ver quem vai pedir o impeachment de Renan por tentativa de obstrução da Justiça.

Anônimo disse...

Não vamos desistir do Brasil, que vergonha, agora não sabe quem fala a verdade,como o país esta dominado por comunista, e a igreja dando suporte, o povo ignorante que se ferra.tramp vem ai...

Anônimo disse...

Se suicidou – e num motel?! - é um caso excepcional na cadeia de escândalos brasileiros da atualidade. Aqui não existem orientais vergonhosos que, quando pegos com a boca na botija, recorrem ao haraquiri. Mas, se a moda pegasse entre os “nossos” corruptos, ia ser uma limpeza e um alívio...


Anônimo disse...

Tá na cara que foi assassinato.Quando foi publicada a noticia da morte do sujeito,levantei a hipótese de homicidio.Eu tinha razão.Falta agora saber como foi ministrado o veneno e qual veneno foi usado e quem entregou a "encomenda".Lógico que foi um funcionário,mas qual deles?o garçom?a camareira?a Faxineira?ou vão jogar para cima do motoboy que pode ter entreguado uma pizza?de qual pizzaria?Ah,os funcionários. entraram antes da policia no quarto e mudaram a cena do crime.
Ninguém vai ser preso.