TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, julho 04, 2016

OPERAÇÃO LAVA JATO NAS RUAS MIRA O EX-TESOUREIRO DO PT. ESQUEMA DE PROPINA MOVIMENTOU R$ 39 MILHÕES.

O petista Paulo Ferreira
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a 31ª fase da Operação Lava Jato. Batizada de Abismo, ela tem como um dos alvos o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, que foi preso recentemente na Operação Custo Brasil e ainda estava detido. Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, um de preventiva, a de Paulo Ferreira, 23 de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva. O esquema movimentou mais de 39 milhões de reais em propina.
A nova fase tem como foco de investigação fraudes e o pagamento de vantagens em licitação no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal, o nome Abismo faz referência à tecnologia de exploração de gás e petróleo em águas profundas. "Esquemas como estes identificados levaram a empresa aos recantos mais profundos da corrupção e da malversação do dinheiro público", disse a corporação. O esquema de cobrança de propina em obras do Cenpes já havia sido detalhado pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, delator da Lava Jato.
"O povo brasileiro já não aguenta mais agentes políticos que flertam, namoram ou mesmo se casam com a corrupção. É preciso que as duas principais causas da corrupção descobertas na Lava Jato, as falhas do sistema político e a impunidade, sejam atacadas", disse o procurador da República Roberson Pozzobon.
Segundo os investigadores, em 2007, a OAS, Carioca Engenharia, Construbase Engenharia, Schahin Engenharia e Construcap CCPS Engenharia saíram vitoriosas na disputa fraudulenta do Cenpes, tendo abocanhado um contrato de 848,98 milhões de reais. Acordos de leniência fechados com empresas investigadas na Lava Lato e depoimentos de delação premiada de executivos da Carioca Engenharia detalharam o esquema: depois de as empreiteiras terem acertado os termos do cartel para fraudar a licitação no Cenpes, a empresa WTorre Engenharia e Construção S/A (WTorre), que não havia participado dos ajustes, apresentou proposta de preço inferior, colocando em risco o esquema criminoso.
Paulo Ferreira (E) é levado em viatura da Polícia Federal. Foto: site Veja
O ESQUEMA CRIMINOSO
Foi então que as companhias combinaram propina de 18 milhões de reais para retirar a WTorre do certame. Além de repasses de dinheiro sujo para a diretoria de Serviços da Petrobras, feudo do PT à época comandado por Renato Duque, foram identificadas propinas, entre 2007 e 2012, para diversos agentes: 16 milhões de reais para o operador Adir Assad, alvo recente da Operação Custo Brasil, 3 milhões para Roberto Trombeta e Rodrigo Morales, 711.000 dólares para o operador Mario Goes, responsável por gerir propinas da Andrade Gutierrez e também delator da Lava Jato, e 1 milhão de reais para o ex-vereador Alexandre Romano, delator que colocou o casal de petistas Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann na mira dos investigadores do petrolão.
Nas delações premiadas da Lava Jato, Alexandre Romano, conhecido como Chaminho, confessou que repassou propina para Paulo Ferreira por meio de contratos falsos. Segundo o delator, as empresas Oliveira Romano Sociedade de Advogados, Link Consultoria Empresarial e Avant Investimentos e Participação Ltda. foram utilizadas para receber mais de 1 milhão de reais em propina de construtoras que participavam da concorrência no Cenpes. O dinheiro, então, foi enviado a Paulo Ferreira e a destinatários indicados por ele, como familiares, blogs com linha editorial favorável ao PT e até uma escola de samba.
Custo Brasil - Embora na última semana o ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), tenha determinado a soltura da maior parte dos alvos da Operação Custo Brasil, entre os quais o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, sob a alegação de que a detenção do petista foi um "flagrante constrangimento ilegal", Paulo Ferreira permaneceu preso porque o juiz Paulo Bueno de Azevedo considerou que ele poderia atrapalhar as investigações se fosse colocado em liberdade.
"Três operações da última semana, Saqueador, Custo Brasil e a de hoje, são ramos de uma mesma árvore. Juntas formam um ícone da recente articulação da Justiça que começa a cercar em diversas frentes de investigação megaesquemas criminosos de desvio de dinheiro público que se interconectam. É expressão disso o fato de que há alvos em comum entre Lava Jato e as demais, como Adir Assad, no caso da Saqueador, e Paulo Ferreira, na Custo Brasil", afirmou o coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol. Do site da revista Veja

11 comentários:

Anônimo disse...

parece que nao ha como ser tesoureiro dessa sofisticada organização sem se meter em maracutaias ou enfiar a mão em dinheiro sujo...

parece que a sofisticada organização construiu sua estrutura com dinheiro de corrupção, portanto, a patifaria esta na origem...

Alexandre, The Great disse...

Existe alguém "limpo" no pt? Creio que o "requisito" para integrar a orcrim seja justamente a extensão da folha penal.

Anônimo disse...

Hoje para ser líder dos PTralhas é preciso ter uma cicatriz na cara e ter no curriculo no minimo tres anos de prisão.Estes são os requisitos básicos para ser aceito na seita.Como na igreja universal do edir macedo:90% dos seus pastores vem de penitenciarias, devidamente convertidos,de ladrões,traficantes e assassinos em homens santos e puros.

Anônimo disse...

Os comunistas são tão toupeiras e párias que não produzem nem o próprio alimento, motivo de só viverem de fraudes e assaltos aos cofres públicos!
Se isso não é verdade, então por que Cuba importa mais de 80% de seus alimentos, inclusive vivia de doações dos sabotadores do PT daqui?
A ÚNICA serventia que têm Cuba e Venezuela para o Brasil é nos alertarem para o que pode acontecer se deixarmos as esquerdas mandarem e desmandarem por aqui!
O PT dispensa comentarios e o PC do B ficando com até 30% dos recursos do MCMV - corrupção e comunismo são uma só coisa, fundem-se!
Comunismo só se instala no meio do caos, daí os comunistas serem todos uns desordeiros e anarquistas e amigos da exploradores e do terrorismo!
Fora com essas imundicies vermelhas!

Anônimo disse...

É questão de lógica.Estou assustado com essa roubalheira infindável.
Se com dinheiro compra-se tudo ou quase tudo, compra-se pessoas ou quase todas, de que adianta pois irem para às ruas 5,10,20 milhões de pessoas do bem se quem tem o poder nas mãos pra botar essa gente na cadeia estão sob suspeição?! (com exceção de POUQUÍSSIMOS, como Moro e mais "um punhado"?) E, de que adianta esses pouquíssimos fazerem alguma coisa se prevalece a maioria podre que a desfaz!?Sem esperança.

Anônimo disse...


NUNCA PASSE UMA IMAGEM DE ABATIDO OU ACUADO A SEU INIMIGO!
Já notaram que os comunistas do PT sempre souberam passar uma imagem de estarem vencendo em todas as situações, nem que seja a mais pura encenação teatral?
OS COMUNAS QUEREM QUE AS PESSOAS PERCAM AS ESPERANÇAS E FIQUEM DESANIMADAS, pois assim fica mais fácil ainda para eles, os otarios entregando os pontos antes da hora!
Cada um deveria passar uma imagem de otimismo e não de gente assustada, medrosa ou deprimida!
Eles agem dessa forma para desanimarem e os idiotas cairem nesse outro modelo de ciladas deles!
Para esses patifes que apreciam vaca atolada, quanto pior, MELHOR!

Anônimo disse...

O problema do pessimismo é o fato de estarmos mo Brasil. um pais que herdou de "bons principios" as toneladas de ouro que eram roubadas e levadas para Portugal na epoca da colonização de exploração;o "jeitinho brasileiro" começou na mesma época; marcas que ficaram no DNA de maus brasileiros; há muitas´exceções, mas infelizmente há um elevado percentual de violencia, mais 60 mil homicidios/ano porém se mostra covarde quando a pátria está em jogo.
A mesma covardia de D. João VI quando fugiu de Portugal por medo de Napoleão!
A demonizada ditadura colocou um pouco de ordem, mas os comunistas venceram e continuam vencendo, ou não?!Em menos de 14 anos roubaram TUDO que viam pela frente e qual foi a reação do "pacifico" povo brasileiro, da midia???Juizes, autoridades, mídia são compradas como se compra mercadoria em supermercados; vamos depender de quem pra botar essa gente na cadeia?
Não adianta alguns heróis no meio da podridão.
A História, a verdadeira, explica TUDO!
Não entreguei os pontos, mas explicito meu desapontamento, que são de milhões.Hoje entendo porque alguns, uma minoria, apelava para as forças armadas; não digo que apoio, mas entendo!

Ferreira Pena disse...

E o mega bandido conhecido por Lula 9 dedos? Desapareceu dos noticiários e portanto da justiça. O povo brasileiro vai ter que tolerar essa vagabundo solto e rindo da nossa cara. Ninguém poe a mão nele, nem o grande juiz Sérgio Moro. É de lascar!

Despetralhando disse...

Me parece os petralhas não conseguem nem limpar o rabo sem Kg4r as mãos.

Despetralhando disse...

O currículo para ser petralha tem que começar assim:
Filiação: Mãe - FDP
Pai: Ladrão, cachaceiro e desocupado.
Estudo: cursou o primeiro grau só pela merenda, o aprendizado foi nas ruas e botecos.
Aptidão: roubar ser avião, mentir ser puxa saco do chefe...
Quem venera? lula, zé dirceu, malufe, dilma e todos que roubam e deixem roubar..

Anônimo disse...

LIVRO
.
The Global Sexual Revolution: Destruction of Freedom in the Name of Freedom. [A revolução Sexual Global: A Destruição da Liberdade em nome da Liberdade]
https://www.amazon.com/Global-Sexual-Revolution-Destruction-Freedom/dp/1621381544?ie=UTF8&*Version*=1&*entries*=0&mkt_tok=eyJpIjoiTnprNU1UYzVPVEF3WmpaaSIsInQiOiIyUG11OFwvWEVUWUE2SEQxXC9VUzdiXC9aMmJHZDFPYm05am0zbmdyUTE0TUFpbW00bk5Cb0pLdDJ6OWlqdVFIdmg0djFOczdpWlFINHduUzNJTVZMSU5ZV1B4K0tvdFVDWTBYZWZQMzhXbHptMD0ifQ%3D%3D
.
Entrevista con Gabriele Kuby. En su útlimo libro, La revolución sexual global. The global sexual revolution. Destrucción of freedom in the name of freedom [La revolución sexual global. La destrucción de la libertad en nombre de la libertad], la socióloga alemana Gabriele Kuby profundiza en su denuncia de la ideología de género. Kuby fue activista durante la rebelión estudiantil de mayo del 68, pero hoy defiende la centralidad de la institución de la familia en las sociedades abiertas y ordenadas.
.
En esta entrevista con Cristina Castro ( http://www.actuall.com/entrevista/familia/la-ex-feminista-kuby-detras-de-la-ofensiva-contra-la-familia-estan-rockefeller-y-bill-gates/?mkt_tok=eyJpIjoiTnprNU1UYzVPVEF3WmpaaSIsInQiOiIyUG11OFwvWEVUWUE2SEQxXC9VUzdiXC9aMmJHZDFPYm05am0zbmdyUTE0TUFpbW00bk5Cb0pLdDJ6OWlqdVFIdmg0djFOczdpWlFINHduUzNJTVZMSU5ZV1B4K0tvdFVDWTBYZWZQMzhXbHptMD0ifQ%3D%3D ), se define como “una defensora de los derechos democráticos frente al totalitarismo”.