TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 20, 2016

OS MÉDICOS ESCRAVOS DE LULA E DE FIDEL CASTRO

O misterioso "Programa Mais Médicos":  Ditadura cubana está chamando todos de volta à Ilha-prisão. Foto: Senso Incomum
Por Flavio Morgenstern (*)
Do site Senso Incomum
O programa do governo petista Mais Médicos corre o risco de ser papel passado, como foi o “Fome Zero”, esquecido ainda no primeiro mandato de Lula (mas que quase lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz por isso).
Cynara Menezes, a “Socialista Morena”, noticia que o ditador Raúl Castro convocou 1.672 médicos de volta ao totalitarismo socialista até novembro, devido a “razões políticas”.
O programa Mais Médicos foi a resposta de Dilma Rousseff aos apelos genéricos da população em junho de 2013, lotando ruas sob brados abstratos e genéricos como “saúde” e “educação”. Mas o programa foi sempre um dilema: o uso de médicos cubanos, vigiados marcialmente pelos beleguins da ditadura dos irmãos Castro, fere qualquer noção básica de trabalho, direitos humanos e nossa própria noção de civilidade e participação política.
Os médicos do programa são tratados como propriedade privada do ditador de Cuba – os irmãos Castro já tratam toda a ilha de Cuba como a maior propriedade particular do mundo.
A esquerda usou o discurso de que os médicos do programa “aceitam” atender áreas mais afastadas, onde os médicos brasileiros não iriam de bom grado, criando uma cisão com os profissionais de saúde brasileiros.
Uma lição de economia básica  – oferta e procura – explicaria o caso: médicos treinados não aceitam abandonar família, amigos e vida para trabalhar em áreas de risco. O que o PT de Dilma Rousseff fez com o Mais Médicos foi apenas usar médicos cubanos que trabalhariam quase como escravos, ficando com apenas 30% do salário de um médico (os outros 70% ficam nas mãos do ditador cubano), e, sem perspectivas no miserável socialismo da ilha, acabam aceitando um trabalho inóspito, muitas vezes insalubre, por não terem melhores perspectivas de vida sob o totalitarismo castrista.
A mesma esquerda que quer tanto usar o Estado para aumentar o salário dos pobres passa a defender um péssimo salário e horrendas condições de trabalho no caso do Mais Médicos. Supostamente porque isso ajudaria os pobres desassistidos de saúde de qualidade, longe dos grandes centros.
A mesma moral do Mais Médicos poderia ser apresentada por uma empresa empregando mão de obra escrava chinesa ou boliviana para vender produtos mais baratos para a população. Mão-de-obra escrava que, naturalmente, só vem de países socialistas: melhor ser escravo no capitalismo do que ser “normal” no socialismo.
O programa, então, só pode ser defendido com um padrão moral duplo ou escorregadio. Os profissionais do Mais Médicos não podem nem sequer conversar com brasileiros fora do horário de expediente, sendo vigiados por agentes cubanos de perto. É a revogação da Lei Áurea. A própria Cynara Menezes, fonte fidedigna por sua adoração endeusada ao PT e defesa de corpo e alma do totalitarismo socialista, cita a nota do Ministério da Saúde cubano:
“Ficam terminantemente proibidos comentários na presença do pessoal brasileiro. Esclarecemos que o Brasil esteve na melhor disposição de prorrogar o contrato com os mesmos médicos, mas devido a estratégias de trabalho, o Ministério da Saúde de Cuba não aprovou que a renovação do contrato fosse com os mesmos médicos.”
Ainda há normas para os médicos:
O governo cubano também estabelece regras para que os médicos retornem à ilha: devolver os tablets cedidos pelo ministério da Saúde brasileiro e que os profissionais deixem o Brasil sem nenhuma dívida. Também se refere ao limite de peso para as compras de cada um dos médicos cubanos: eles podem levar, no máximo, 45 quilos de bagagem nos vôos da Cubana de Aviación.
A esquerda critica a direita afirmando que graças a Michel Temer (o vice de Dilma poderia ser acusado de qualquer coisa, exceto direitismo) o Mais Médicos vai acabar. A própria nota do Ministério da Saúde de Cuba só faz referências a pedir mais dinheiro (nenhuma informação sobre se os médicos também terão aumento), graças ao câmbio – aumento causado pela própria política de Dilma Rousseff.
Contudo, como seria defender o Mais Médicos no caso de outras profissões? Que tal usar pedreiros mal pagos e deixar 70% do dinheiro nas mãos do ditador de um país que a esquerda deteste para construir casas para os pobres no Nordeste? Alguém defenderia o uso de israelenses miseráveis para usar suas tecnologias surpreendentes trabalhando como escravos para conter a criminalidade brasileira, financiando o ditador de Israel no processo? Ou o mesmo com americanos e suas Universidades de ponta, trabalhando como escravos para conter a crise brasileira?
O problema óbvio é que nem Israel e nem a América são ditaduras. Nenhum país que a esquerda repudie é um totalitarismo brutal. Exatamente ao contrário de seu discurso, para defender ditaduras brutais e assassinas, a esquerda defende até mesmo a escravidão.
(*) Flávio Morgenstern é escritor, tradutor e idealizador e editor do site Senso Incomum que reputo de leitura obrigatória mormente por fazer um contraponto importante em relação à grande mídia. Obs.: O título original deste artigo é "Mais Médicos: o velho dilema".

11 comentários:

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Soube hoje o que já suspeitava, ou seja, os tais "mais médicos" nem médicos são. São isto sim, um engodo. Soube hj que o Temer chamará "mais médicos " cubanos para substituir os que irão embora. Por isto que a Anta lutou para eles não prestarem o revalida. Claro né, já que nem médicos são. Agora, se o Temer cham´-los de novo, NOSSA, nem vou ter sola de sapato para tanta passeata.
Esther

Anônimo disse...

La Nación- Argentina: Mauricio Macri: "Evitamos la crisis final, que hubiese sido una Argentina yendo hacia Venezuela"
O socialismo bolivariano foi um sucesso total na Venezela. A Argentina estava indo pelo mesmo caminho. O povo reagiu. A crise econômica provocada pelo PT tinha o mesmo objetivo. Mas tinha um Moro no meio do caminho. Um povo faminto, enfraquecido, doente e vulnerável não tem como reagir.

Anônimo disse...

O pior não está dito. A maioria, talvez todos, nem médico é. Nao passam de agentes comunitários de saúde, cuja formação não deve passar de 2 anos, contra os 6 anos básicos de um curso de medicina. São correntes e notórios os erros crassos cometidos por tais "médicos", expostos em receituários, cujas reproduções circulam em diversos grupos de WhatsApp. Por isso o DESgoverno petista brigou tanto para que eles não precisassem comprovar seu conhecimento. E, como de hábito,o Conselho Federal de Medicina se calou.

Anônimo disse...

OS ESCRAVOS-MÉDICOS estão sendo chamados de volta à senzala por Fidel Castro, o ditador burguês e proprietario dessas mercadorias estatais para locação, ao perceber que a sua bocada acabou!
Não tem mais sustentadores da vagabundagem dos déspotas comunistas, dar recursos para continuarem na boa vida e ainda subverterem os outros, ou seja, a farra acabou!
O valoroso Paraguai meteu o pé no rabo de Lugo, depois Macri na Kirchener e o Brasil(Dr. Moro e Cunha) na Dilma e nos outros patifes vermelhos da AL é questão de tempo!
A Venezuhunger do Maduro podre continua na desgraça total por ter entrado em pleno comunismo, daí o cortejo fúnebre da miseria, fome, muita violencia, destruição e morte etc., sendo as consequencias previsiveis onde adotam regimes revolucionarios, cujos dirigentes são, ALÉM DE SEREM UNS TARADOS, TAMBÉM MUITO PERVERSOS E DELINQUENTES!

Anônimo disse...

PROGRAMA "MAIS ESCRAVOS MÉDICOS", AÍ SIM!
OS REGIMES COMUNISTAS, caso do escravagista e fortemente opressor cubano são das mesmas bases dos nazistas e fascistas: totalitaristas, material-ateístas, opressores e ferrenhos escravagistas, e na 2ª Guerra mundial Hitler até trair Stálin, eram aliados!
Eis aí o porque dos países comunistas manterem suas nações fechadas, caso da Coreia do Norte e dos antigos da Cortina de Ferro, caso do Muro de Berlim, considerando o povo como animais de carga para puxar as carruagens dos depravados burgueses, esquerdas-caviar e capitalistas de Estado, bem aconchegados em seus resorts!

Jaci Capistrano disse...

Esses enfermeiros de Cuba estão retornando é certo, mas o que poucos dizem é que outra leva de cubanos estará vindo em substituição.

Anônimo disse...

Os medicos cubanos,mercadorias humanas, recebem farinha; os castros, caviar! Comunismo e' isso ai'!

samuel disse...

Macri na Argentina já acabou com os "mais médicos". Temer não vai? Será um grande indicativo para se saber pra onde Temer está nos levando...

Anônimo disse...

Crie um problema e venha como uma solução- vide Chomsky
Com a chegada do pt ao poder, lembro que uma dos primeiros ardis foi um projeto, se não me engano de Arlindo Quinaglia, para proibir a abertura de novos cursos de medicina. Motivo: baixa qualidade.
Agora sabemos o motivo: Financiar cuba até de um programa de medicina familiar utilizando mão de obra escrava, não qualificada, torturada - já que tem que abrir mão de esposa, filhos, num tipo de férias familiares forçada.
Esse programa, no qual foram transferidos bilhões para cuba, através de acordo internacional sem autorização do congresso ( mais um crime de responsabilidade de dona louca), é o maior de todos os golpes que o pt, a mando do Foro de São Paulo, de no Estado Brasileiro. O descalabro é tão gritante que muitos não se deram conta da gravidade. dilma sem nenhum pudor, fez um contrato ilegal, tentou colocar a população brasileira contra os verdadeiros médicos, permitiu a entrada e agentes do dgi cubano para vigiar seus conterrâneos e, criou na população constrangimento jamais visto: os cubanos não falam português, os pacientes não os entendem e, é uma loucura. Médicos brasileiros vem atuando de forma intensiva para corrigir os erros dos agentes de saúde da ilha presídio. Pior os custos não são apenas os R$ 10.000; é o triplo pois, temos que considerar: transporte, hospedagem, gestão.
Ah! Não nos esqueçamos que nosso valorosos agentes de saúde, ganham Milão por mês, com mais encargos, não chegam a dois pau/mês. Vejam o absurdo.
Daí a razão para não admitir mais aumentos de impostos no Brasil, o que é um absurdo, até que sejam corridas todas as loucuras inventadas pelo pt e suas linhas para arrebentar com o Brasil e salvar o projeto comunista na América Latina e Africa, em países que na sua maioria são DITADURAS COMUNISTAS.

verdadesejadita disse...

Minha esperança pelo governo Temer foi água abaixo hoje quando vi as propagandas do TSE defendo a "demoniocracia" das eleições de 2016 tudo pago com nosso dinheiro e todas usando o mesmo perfil ideológico do governo Dilma. Agora essa história que os médicos Cubanos serão substituídos por mais médicos Cubanos! Que nem médico são, uma parte são doutrinadores comunistas e outra parte "técnico de enfermagem" usados para mão de obra escrava.
Alguém se lembra que o Temer foi conversar com o Putin no ano passado? Foi fazer o que lá?

Anônimo disse...

Com a queda da dona mucréia e ascensão do temer, o que mudou foram apenas as moscas.
Os curandeiros fumadores de charuto vão ser trocados por outros.A novela se repete,
e tem gente pensando que está resolvido o problema.O problema está se multiplicando
na surdina.O que tem de mudar é a lei do impeachment:se sai o presidente,que saia também o vice,afinal ambos tinham o mesmo programa,e se cair o primeiro,o segundo continua por outro caminho.Tirando o Bolsonaro,o resto trabalha para entregar nossas riquezas e nossa soberania,se é que ainda temos alguma.No Brasil existem 276 mil ONG'S
sendo que na Amazonia tem mais de cem mil,e a pior dela é a WWF presidida e mantida pelo principe da inglaterra e atua no sul de Rondonia, onde se localiza a maior mina de diamantes do mundo.Maior do que as russas e africanas.São exploradas por uma empresa da familia rotchild,donos da inglaterra e israel(Palestina ocupada)Isso não pode ficar escondido para sempre.A questão dos médicos é pequena,não menos grave,mas serve de cortina de fumaça para esconder o verdadeiro assalto ao nosso pais.