TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, agosto 18, 2016

AFINAL, O QUE PODE ROLAR NO PÓS-IMPEACHMENT?

Em artigo publicado pelo site Diário do Poder, o analista político Murillo de Aragão levanta algumas questões pertinentes sobre o que pode acontecer no período pós-impeachment. Vou transcrever após este prólogo. Entretanto, qualquer análise sobre o que poderá rolar no futuro não tem precisão matemática. A política, cuja definição mais concisa e racional é weberiana, resume-se no seguinte: a política é a luta pelo poder ou pela a manutenção do poder. Um leque muito amplo de inúmeras variáveis incide sobre todo o processo político e a predição do futuro por isso mesmo torna-se incerta sempre.

Todavia essa incerteza não inviabiliza uma análise política desde que esta se desenvolva em cima dos fatos reais do presente. Essas análises quando pautadas na realidade dos fatos podem indicar a escolha de um caminho a percorrer rumo ao futuro. Por exemplo: neste momento há um dado concreto, ou seja, que nos últimos 13 anos o Brasil foi submetido à deletéria experiência comunista com os governos do PT. Calcula-se que mais de 40 empresas estatais foram criadas nesse período além daquelas já existentes que são muitas. Este é portanto um dado real e resultou na falência do Brasil, na volta da inflação, do desemprego e da corrupção e roubalheiras inauditas. O Estado brasileiro foi violentado pelos comunistas, os cidadãos foram violentados. Esta é a realidade, isto é, estes são os fatos que não se pode permitir que se repitam de maneira nenhuma. 

Análise formulada por Murillo de Aragão, que aludi no início deste meu comentário lista uma série de circunstâncias complicadoras no período pós-impeachment, concluindo entretanto que no atual momento político brasileiro não existe ninguém melhor do que Michel Temer para enfrentá-los. Aliás, dia desses, afirmei aqui no blog: 'ruim com Temer, pior sem ele'. Transcrevo a análise de Aragão e acrescentei números em cada parágrafo com a finalidade de suavizar a leitura, haja vista que o texto é meio longo. Sei que há objeções aos textos longos sobretudo em sites e blogs da internet. Todavia a complexidade do assunto não pode ser resumida numa notinha de três ou quatro linhas. Acredito que os leitores do blog em maioria não têm medo de ler dez parágrafos. A compreensão das coisas é penosa. E nunca se compreenderá sem o estudo e a reflexão. 
O texto de Aragão tem por título: "Tempos turbulentos após o afastamento definitivo de Dilma". Leiam:
1 Os tempos que se seguirão ao impeachment definitivo de Dilma Rousseff serão, obviamente, muito tumultuados. Findo o processo, com a confirmação de seu afastamento da Presidência rumo à insignificância histórica, um novo leque de problemas se abrirá, os quais devem ser considerados pelos observadores da política nacional. Esses problemas pautarão os três primeiros meses do governo de Michel Temer, após sua confirmação no Palácio do Planalto.
2 O primeiro deles é a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Prevista para 12 de setembro, a votação deve ser concluída com a perda do mandato dele. O que Cunha fará se realmente for cassado? Essa é uma indagação que inquieta Brasília. Para muitos, o ideal é que ele seja suspenso no lugar de ser punido com a pena máxima. No entanto, salvo com o engajamento total do governo para poupá-lo, custa crer que ele conseguirá reunir mais de 200 votos a seu favor.
3 Outra fonte de desafio é a natural aceleração dos procedimentos do Supremo Tribunal Federal em relação aos investigados pela operação Lava Jato. Pode ocorrer afastamento preventivo de parlamentares de seus cargos e até mesmo prisão de políticos.
4 A delação premiada do empresário Marcelo Odebrecht, prevista para setembro, é outra fonte de problema, pois, além de acrescentar novas denúncias, pode reforçar as investigações já em curso com revelações adicionais. Sabe-se que o naufrágio do capitalismo tupiniquim será estrepitoso.
5 Outro ponto de possível turbulência é a eventual reação dos movimentos sociais ao afastamento definitivo de Dilma. As promessas de manifestações violentas não se realizaram ao longo do afastamento temporário. Será que se concretizarão após o afastamento definitivo? Poderão confundir ou turbinar campanhas salariais importantes no segundo semestre?
6 Voltando à esfera judicial, a possibilidade de anulação da chapa Dilma-Temer (PT-PMDB) continua a preocupar. Especialmente pela inclusão de informações oriundas das delações da Lava Jato. As investigações sobre as doações ilegais recebidas pelos partidos (PT, PMDB, PSDB e PP) podem resultar, em médio prazo, em punições severas.
7 No âmbito da base política, são esperadas mudanças no ministério de Temer visando a uma melhor relação entre os partidos da base e o governo. Alguns nomes podem ser substituídos, e partidos podem ter ministérios importantes trocados por outros de menor relevância. É certo considerar que qualquer reforma ministerial será traumática e trabalhosa.
8 As eleições municipais em outubro já são, por si sós, um evento politicamente relevante. Em especial, pelo fato de que serão as primeiras sem recursos empresariais. Porém, a questão se torna mais complexa porque haverá disputas sérias na base aliada que exigirão o poder curativo do governo na cena pós-eleitoral.
9 Vale destacar, ainda, que, após as eleições, as atenções se voltarão para a pauta de reformas no Congresso, na qual se incluem a emenda constitucional sobre o teto de gastos públicos e o início da reforma previdenciária. Tais temas exigirão negociações detalhadas.
10 Considerando o quadro que se apresenta nas esferas jurídica e política, temos um conjunto de desafios que demandarão do novo governo e de seu núcleo duro muita sensibilidade e competência. Os resultados não serão amplamente favoráveis a Temer. No entanto, não existe ninguém melhor do que ele na atual cena política para enfrentá-los.

17 comentários:

Anônimo disse...

LULA DETONA DE VEZ AS ULTIMAS ESPERANÇAS DE DILMA SER INOCENTADA PELO SENADO NO SEU JULGAMENTO NO PROCESSO DE IMPEACHMENT.
LULA EM ESTADO DE PAVOR E DESVAIRO
FEZ A MAIOR SACANAGEM EXPLICITA COM SEU "POSTE', DILMA ROUSSEF.. TRAIU E JOGOU ELA AS FERAS DESCARADAMENTE LOGO APÓS ELA TER CONVOCADA A IMPRENSA TODINHA PARA LER SUA "CARTINHA" PEDINDO PERDÃO E SE DIZENDO QUE É
"INOCENTA!"""
LEU A RIDICULA "CARTINHA" E NÃO SE PASSOU MAIS DO QUE UM PAR DE HORAS E O LACAIO SUBMISSO DO LULA, O TEOBOSTA ZASTRÁS,OBEDECENDO AOS MANDOS DE SEU DONO, LULA DA SELVA, ABRIU INQUERITOS CONTRA DILMA E LULA E SEUS LACAIOS VIRA LATAS
MENORES POR "OBSTRUÇAO DE JUSTIÇA"...
TUDO PARA TENTAR SALVAR LULA DE MORO...
O VELHACO AO MANDAR DETONAR ESSE INQUERITO, FULMINA AS ULTIMAS ESPERANÇAS DE DILMA DE SE LIVRAR DO IMPEACHMENT! VÃO AGORA ENTERRAR DILMA E O PT,
POIS FORA FERIDOS DE MORTE POR LULA VIA SEUS CAPACHOS DO SPTF.
ESSE É O VERDADEIRO LULA, O MAIOR VELHACO,TRAÍRA,COVARDE CAPAZ DE PISAR NO PESCOÇO DA MÃE PRA SE SALVAR!
ELE FARÁ QUALQUER COISA, QUALQUER COISA MESMO PARA NÃO SER PRESO!
INCLUSIVE DETONAR UMA GUERRA CIVIL PARA SE SALVAR E AINDA COMANDAR COMO DITADOR A BANDA PODRE DO BRASIL COMUNISTA ! ELE TENTARÁ ACABAR E DESTRUIR COM BRASIL DECENTE VERDE AMARELO.
A HORA É GRAVISSIMA!
ESTEJAMOS TODOS EM ALERTA MAXIMO E PRONTOS PARA TOMARMOS AS RUAS EM DEFESA DO BRASIL POIS ELES VIRÃO COM TUDO, DE ARMAS NAS MÃOS,PARA DAR UM VERDADEIRO GOLPE ARMADO COMUNISTA CONTRA O BRASIL VERDE AMARELO, ISSO TUDO DEPOIS DO DESPEJO DEFINITIVO DA DILMASTALIN! E A MANDO DE LULA!
NÃO ESPEREM POR FORÇAS ARMADAS. POIS ESTAS NÃO MAIS EXISTEM EFETIVAMENTE, SÓ SÃO BONECOS FARDADOS DE AMOSTRA. NÃO TEM MAIS FORÇAS ARMADAS REAIS NENHUMA!
ACORVADARAM-SE E CAPITULARAM POR PURA CORVADIA E ACUMPLICIAMENTO.
O BRASIL FOI TRAÍDO !!!
SÓ TEMOS NÓS MESMO!
E DEUS CONOSCO.


Postado por AlaricoTrombeta

Anônimo disse...

XÔ, DESGRAÇA COMUNISMO!
Certo é que por onde passou o obsoleto comunismo - como na Rússia, China, Coréia do Norte, Albânia, Cuba, etc - deu no mesmo: propagação do Ateísmo, alienação do povo via drogas, ao serem aliados de narcotraficantes, perseguições religiosas, totalitarismo, opressão, chantagens, mentiras, ruína, atraso, miséria e mortes, como corolario, pois os comunistas são todos eles delinquentes incorrigíveis!
Toda obras e teóricos econômicos de Marx deram num fracasso total quando postos em prática e a China é exemplo ao ser obrigada a se tornar capitalista na economia!
Todos os que se dizem socialistas, esquerdistas, populares, ou semelhantes, e que pregaram o Comunismo/ ou Socialismo são um bando de pilantras, facínoras, mentirosos e criminosos!
Os exemplos de Fidel Castro, Lênin, Stalin, Mao, Pol Pot etc., comprovam ao tornarem seus países bolsões de miseria; Cuba e Coreia do Norte são os retratos, sem esquecer a Venezuela que virou Cuba II.
Nada melhor para um grupo de bandidos e ladrões, vorazes por dinheiro e poder se travestindo de “líderes socialistas” e lançarem suas patas e caudas pelo lamacento território ideológico comunista desprezando a menor noção de verdadeira justiça!
Ou seja, o Comunismo além de ser uma mentira em si mesmo, é a propria fraude que se pode querer imaginar cometer por favorecer apenas os velhacos dentro do partido!
Desde Lula e Dilma foram criadas 41 estatais - cabides de emprego - para manterem a vagabundagem do partido, da mafia!.
O Comunismo e a Bíblia são adversarios e o Satanismo e o Comunismo têm tudo em comum, e o que os une é o ódio comum contra Deus e contra os homens!
É comum homens libertinos, vagabundos e preguiçosos abraçam os ideais comunistas apenas como forma de expressarem seu ódio e inveja contra os que são prósperos às custas de seus próprios esforços e trabalhos!
Alguns desses crápulas conseguem obter cargos políticos, lideranças sindicais e alguns até conseguem se tornar presidente da república querem ser ditadores!
A CARNIÇA COMUNISMO foi responsável pela tortura e morte de cerca de 160 000 000 milhões só no século XX, a maior de todas até hoje e nunca relatam isso!
No periodo de Lula e Dilma criaram 43 estatais e 41 ainda estão ativas, E o Instituto Teotônio Vilela MOSTRA as operações das 28 estatais não financeiras acumularam prejuízos de R$ 8 bilhões ao contribuinte, ou seja, a você. Só com folha salarial, foram R$ 5,4 bilhões no período.
O resto v já sabe desse CABIDES DE EMPREGO!

Anônimo disse...

Talvez o Alarico acima estaria pessimista demais pois o Exército com novo comando, se necessario, não se acovardará frente aos comunistas, pois o povo em 95% sabe quem são esses quadrilheiros vermelhos - já foi muito humilhado no tempo dos bandidos do PT!
Lula, se engrossar depois disso, põem ele em cana sem pensar 2 vezes; ele é muito é de estardalhaço, barulho, trovoadas, mas na hora do pega, cai fora!
Quem derrotou os comunistas 1 vez, derrota 2 vezes e todo já sabem quem são e os padrecos esquerdistas "católicos" e os pastorecos protestantes defensores deles; todos agora já sabem que são da mesma laia - portanto DESACREDITADOS!

Anônimo disse...

Ô Alarico Trombeta, cê vê mesmo todo esse PODER no Lulladrão ou tá fazendo um tipo de terrorismo que só EXALTA o vagabundo? Take care!

Anônimo disse...

.
Este desenho todo colorido no topo do texto é mais um símbolo gayzista. É a mistura de cores horrorosamente fora de harmonia, inclusive dando um leve tom hipnotizante. A harmonia está para Deus, a desarmonia para o diabo.
.

Anônimo disse...

Resumindo: "Tamu" fodidos!

Anônimo disse...

Defesa do Brasil na ONU solicita o imediato arquivamento da denúncia de Lula.
Aqui:
http://www.tribunadainternet.com.br/

Anônimo disse...

Depois do impeahcmnet, o Temer nào terá mais sossego. O faz uma verdadeira faxina, reduzindo o funcionalismo, extinguindo a contribuição sindical obrigatória, os vinte ministérios... ou terá milhões de pessoas gritando na cara dele.

Anônimo disse...

Será tumultuado com certeza,mas a imprensa vai esconder todos os problemas,com novelas, campeonatos e uma miríade de mentiras.E a maioria vai achar bom.

Não vão cassar o Eduardo Cunha,sob pena de ter que cassar também o Renan Calheiros..Se fizerem isso a casa cai para todos e a intervenção é inevitável.

Não precisa acelerar a lavajato.É para forçar um tropeço e melar tudo o que o Juiz Moro tem feito.Deixa correr livre que todos envolvidos vão responder na justiça.

Se o MO abrir o bico de fato,mesmo não querendo,arranca o osso dos capitalistas tupiniquins.

Elles falam.Só isso.Não houve e nem haverá disturbios,se antes a policia ocupar as centrais sindicais e o TSE proscrever os partidos envolvidos na roubalheira.

Todos os partidos que receberam "doações"ilegais devem ter suas atividades encerradas.

Temer começou nomeando ministros comprometidos com a ORCRIM.Tem que reduzir o número de ministérios,(no máximo 15)assim acabam as negociatas.

Também reduzindo o número de partidos,as legendas de aluguel desaparecem,melhorando assim a qualidade dos candidatos.

A pauta de reformas precisa incluir exames médicos para identificar candidatos usuários de drogas.O congresso nacional está repleto de cocaineiros.Não jogar nas costas dos aposentados os roubos e desvios na previdencia.

Competencia os quadros do governo tem:São hábeis na arte de enganar.Sensibilidade não tem nenhuma:roubam o pais inteiro,entregam tudo o que não é deles,enchem os bolsos com dinheiro publico,e depois cobram do povo o prejuizo.

O governo brasileiro é um grande sindicato do crime.Existe sim pessoas melhores que Temer.Tem que na reforma liberar para candidatos independentes que não estejam attrelados a nenhuma quadrilha,digo,partido.E o voto deve ser facultativo,assim só os melhores passam.
O nosso pais tem que ser administrado por brasileiros natos.Hoje só tem mercenários ocupando cargos importantes,exemplo disso é o Banco Central que abriga um sionista,ladrão por natureza.


Anônimo disse...

Não vamos ser pessimistas, mas prudentes. Qualquer jogador, em qualquer jogo, joga um jogo de cada vez. Tudo a seu tempo. As circunstâncias mudam a todo momento. Na minha opinião, a principal jogada, deveria ser SIMPLIFICAR o Estado ao máximo possível dentro da atual conjuntura, primeiramente reduzindo estatais, privatizando e ou encerrando; desburocratizar o Brasil, para que a iniciativa privada e outras organizações, inclusive as sindicais e partidos políticos tenham vida independente de dinheiro público. Com uma Economia desembaraçada o país tem vida própria.

É fato que o exemplo vem de cima e o Brasil é FEUDAL, onde a divisão do poder, entre os 3 poderes, significa o mando e o usufruto em diversos setores da economia. Isso tem que ser minimizado e acompanhado por governadores e prefeitos. Qualquer cidadezinha do interior tem no mínimo uma empresa de governo sugando dinheiro público.

Há milhares de ações que foram adotadas a cada dia nos parlamentos e o mesmo pode ser feito, desfazendo-as pontualmente sem necessidade de grandes embates.

Anônimo disse...

Temos que montar um pauta, por exemplo,
Redução do número de partidos políticos
Extinção da contribuição sindical obrigatória
Escola sem partido
Redução do funcionalismo
Extincão dos 20 ministérios prometidos
Eliminação dos cargos comissionados...
e fazer uma mega manifestação
Se o povo não sair para pressionar não vai acontecer nada

Jr disse...

Outro texto muito esclarecedor:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/16675-2016-08-18-00-54-34.html

Anônimo disse...

Aqui na minha cidade a fábrica de sabões da Ypê distribuiu aquele queijo fedorento com cheiro de meia suja e mofado para os empregados. Distribui também um jornalzinho inútil. Se na iniciativa privada existem essas aberrações imaginem no poder publico. Na iniciativa privada nem vou condenar, embora eu acho que é uma aberração, porque o dinheiro é do dono e ele pode até rasgar e limpar o bueiro com dinheiro. Se for à falência ou pagar juros a bancos por essas causas é problema dos donos.

Existe dinheiro sobrando em todas as esferas de governo, dinheiro publico, porque muitas dessas aberrações se repetem em repartições publicas e uma delas é a Lei Rouanet. Cada empresa estatal tem um jornalzinho que não serve prá nada.

Anônimo disse...

Velho na boa, o que empobrece o pais são duas coisas: impostos confiscatórios (vc já trabalha 6 meses para "dar" ao governo, metade da sua força laboral de vida!) e um governo glutão por dinheiro!

Então são apenas 2 exigências:
1º Fim dos impostos confiscatórios. (fim dum Estado paternalista).
2ª Fim da imunidade parlamentar e aumento de pena e tipos penais para políticos mal intencionados.

Quando o povo for a rua exigir isso, aí vc vai ver políticos se borrando de verdade!

Anônimo disse...

A maioria do desperdício existe porque existe abundância. Ando pelo Brasil e vejo esqueletos de obras publicas, dinheiro jogado no lixo, obras inconclusas por causa de briga política com antecessores.

Cidadão que usa cartão de crédito e cheque especial sem necessidade, faz financiamento de veículos por 60 meses... esse tem que aceitar imposto alto sem reclamar.

Aquelas máquinas onde pagamos À VISTA as nossas compras retiram do comerciante de 1% a 5% da venda bruta ou seja, devoram uma parte espetacular do lucro além de alugar as maquininhas.

Só no Brasil é jogado fora, por dia, no lixo, R$ 210.000.000,00 (duzentos e dez milhões de reais) em alimento. Queremos mudar o quê?

Anônimo disse...

Aqui é cobrado imposto sobre a morte, sobre o cocô e muito mais. O segredo para não pagar imposto é "não trabalhar", não ganhar dinheiro, não guardar dinheiro, não investir.

A poupança rende 6% ao ano. O FGTS rende 3% ao ano e as centrais sindicais defendem com unhas e dentes a manutenção do FGTS, uma rapinagem. Já o cheque especial rende 350% ao ano.

O PIS/PASEP ninguém sabe quanto tem de dinheiro depositado lá. A previdência é só "rombo", maquiagem de má administração, ninguém recebe extrato mensal dos depósitos na providencia, enquanto os títulos do governo rendem 36% em 6 meses.

Quando se aposentam é que vão ver que durante 35 anos só tinha R$ 50 reais no PIS/PASEP.

Anônimo disse...

"Abundância" onde ô "Anônimo"? Só se for no seu minúsculo cérebro de minhoca.