TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, setembro 20, 2016

JUIZ SÉRGIO MORO ACOLHE DENÚNCIA DOS PROCURADORES E LULA AGORA É RÉU NA LAVA JATO

O juiz Sergio Moro, que conduz a Lava Jato na primeira instância em Curitiba, acolheu nesta terça-feira denúncia apresentada pelos procuradores da República contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-o réu no âmbito da Lava Jato. Moro considerou que existem indícios suficientes para que o petista possa responder pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
Lula deixou o posto mais importante da República com 83% de aprovação. Elegeu a sucessora Dilma Rousseff em 2010 em grande medida em decorrência da onda de popularidade que o cercava. Fora do Palácio do Planalto, mantinha a capilaridade política como se ainda fosse o comandante-em-chefe da República. Usava de contatos políticos para viajar em nome de empreiteiras, recolher dinheiro travestido de palestras e usufruir de benesses, como um sítio em Atibaia e a reforma de um tríplex em Guarujá. Hoje, Lula nem de longe ostenta a aura de poder de outrora. A situação do petista ficou ainda mais dramática nesta terça-feira. Sem foro privilegiado, ele terá de se submeter ao crivo da 13ª Vara Federal de Curitiba, de onde Moro toca, com mãos de ferro, os processos sobre o propinoduto na Petrobras — que já resultaram em 106 condenações e em mais de 38 bilhões de reais em pedidos de ressarcimento aos cofres públicos.
COMANDANTE DA ROUBALHEIRA
Lula passa a responder formalmente por mais duas acusações do rosário de suspeitas que pairam contra ele, desta vez pela imputação de ter recebido vantagens indevidas de pelo menos três contratos bilionários da construtora OAS, lavados por meio de uma reforma de luxo em um tríplex no Guarujá. Considerado o “comandante máximo” do petrolão pelo Ministério Público Federal, o ex-presidente derrete a aura da “viva alma mais honesta” que existe e cai na vala comum dos que devem prestar contas à Justiça. Lula já é réu na Justiça Federal do Distrito Federal sob a acusação de obstruir as investigações da Lava Jato.
No despacho, Sergio Moro avalia que há elementos suficientes para aceitar a denúncia, frisando que a admissibilidade não subentende o reconhecimento de responsabilidade criminal.  “Tais ressalvas são oportunas pois não olvida o julgador que, entre os acusados, encontra-se ex-Presidente da República, com o que a propositura da denúncia e o seu recebimento podem dar azo a celeumas de toda a espécie”, disse o magistrado.
“O fato de que grande parte, talvez a maior parte, do faturamento do Grupo OAS decorresse de contratos com a Petrobras, aliado ao comprovado (…) envolvimento do Grupo OAS no esquema criminoso que vitimou a Petrobras, tornam esses mesmos contratos uma provável causa e fonte dos supostos benefícios concedidos pelo Grupo OAS, sem aparente contraprestação financeira, ao ex-presidente, como o apartamento no Guarujá e o custeio do armazenamento dos bens recebidos durante o mandato presidencial, o que, em tese, pode caracterizá-los como vantagem indevida em um crime de corrupção”, afirmou o juiz em sua decisão.
VERDADEIRA "PROPINOCRACIA"
Além de Lula, também passam à condição de réus a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o amigo do petista e presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e outras cinco pessoas. Agora eles terão de apresentar provas, elencar testemunhas e tentar desmontar a tese de que o petista foi fundador de uma “propinocracia” no país e de que o tríplex foi pago com dinheiro da Petrobras. Assim que a denúncia foi apresentada, na quarta-feira passada, reagiu: “Provem uma corrupção minha que irei a pé para a prisão”.
Segundo as investigadores da Lava Jato, o ex-presidente recebeu, apenas no caso relacionado ao tríplex, benesses de 3,7 milhões de reais “oriundas do caixa geral de propinas da OAS com o PT”. Como ele é alvo de outras apurações no petrolão, incluindo os nebulosos pagamentos por palestras, por meio da L.I.L.S. Palestras, Eventos e Participações, as vantagens indevidas devem ser confirmadas em escala exponencial. Dos cerca de 55 milhões de reais que o Instituto Lula e a L.I.L.S. receberam de empresas, mais de 30 milhões de reais foram repassados diretamente por empreiteiras enroladas com o escândalo na Petrobras. E mais: Lula, que não foi denunciado por organização criminosa pela força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, é alvo de uma investigação sobre o tema em um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Do site de Veja - Clique aqui para ler o despacho do Juiz Sergio Moro na íntegra

10 comentários:

Ferreira Pena disse...

O bandido safado irá para a cadeia? É meu sonho! Mas é difícil acreditar.

Alexandre, The Great disse...

Infelizmente não assistiremos essa "caminhada rumo a Curitiba", pois terá que ir escoltado e no camburão. Finalmente iremos nos livrar desse traste, lixo humano. Tchau, lula...

Anônimo disse...

Lula jamais imaginou que um dia lhe passaria pela frente um Juiz com J, não uns lewandowkys das esquinas, que dão cagadas uma atrás da outra e demonstram parcialidades!
E achava que tudo estava sob controle total, faltava só dar o nó, pois a corda estava na sua mão, só apertar!
Mas surgiram 3 obstáculos que não contava:
Dr Moro
As ruas, cada vez arrochando deputados e senadores e finalmente...
Uma briga pessoal, não esperada, do Cunha com Dilma; ele, sem querer, botou o PT prá fora na moral!
Honra seja feita, Cunha foi muito machão mesmo prá destronar o PT!
Valeu!
MAS COM A CONDENAÇÃO, FINALMENTE, MEIO CAMINHO PRO SOL QUADRADO no Resort do Dr. Moro e equipe!

Cactus disse...

.
Será que o lulla, na frente do Moro, vai mandá-lo enfiar o processo em algum lugar?
.

Anônimo disse...

Muito bom o comentário acima que escreveu levandowski com minúscula e justificou o motivo.

Na verdade, o stf está criando o direito da excepcionalidade, termo usado por eles mesmos no julgamento de Eduardo Cunha, isto é, a interpretação excepcional do texto legal aplicada a cada situação, segundo os interesses, ou seja, a parcialidade juristocratizada, em palavras mais simples, a enganação usando o jargão técnico.

O princípio da excepcionalidade é diametralmente oposto ao espirito da Lei, que adota o principio da igualdade: todos são iguais perante a lei. A excepcionalidade é a aplicação da própria vontade, ou seja, abole a necessidade da lei. Este é o espirito da juristocracia. O juristocrata finge que interpreta a lei, quando ele está, na verdade, criando novas leis, está usurpando o papel do Legislativo. E, infelizmente, raríssimos operadores do direito ou intelectuais, ou políticos do legislativo se deram conta deste fato. Como diz Olavo de Carvalho: que saudades do pessoal antigo do primeiro imbecil coletivo, pois comparados à geração atual, eles eram grandes gênios tais como Galileu, Descartes, Montaigne, etc.

Sehm Nomeh disse...

Aluizio, a quantas anda aquele 1o processo contra o lulla, que o pilantra do teori retirou das mãos do Moro e, "estranhamente", enviou para a vara do DF? O que a imprensa deixou passar batido, entre tantas outras coisas, foi o porquê da relevância do lulla ser réu pela segunda vez, tendo em vista que ele JÀ é RÉU no tal processo do DF, mas dessa vez ele RETORNA para as mãos do MORO, ao passo que em Brasília, o tal primeiro processo parece dormir em berço esplêndido. Creio que cabe um post sobre isso.

TERMINATOR disse...

¨LILS palestras¨ ou antro de vagabundagem/pilhagem/roubalheira disfarçado de ¨instituição sem fins lucrativos¨ onde se poderia contratar um feioso vagabundo semianalfabeto pé de cana que grunhe um dialeto semelhante ao português (e que tinha no currículo a presidência da república de um paiseco de terceiro mundo com um povinho trouxa, ignorante e perdedor) para fazer ¨palestras¨. Fala sério, quem podia acreditar nisto?

WALTÃO disse...


LUIZ PINGÁCIO FINALMENTE VAI GOZAR MERECIDO

DESCANSO NA COLÔNIA DE FÉRIAS DO DR. MORO

EM CURITIBA.

Anônimo disse...

A questão é: Quando luladrão ira ser preso?

Anônimo disse...

Moro acolheu a denúncia do MPF contra o Lulladrão cheio de dedos, acusando sensibilidade aos golpes da campanha midiática contra a Lava Jato comandada pelo PT, pelos dispendiosos advogados do réu e aquele bando de jornalistas “independentes” chegadinhos num holofote. Redigiu um despacho cheio de mimimis como “...os acusados, inclusive o ex-Presidente (assim, com maiúscula), terão todas as oportunidades de defesa...” qual a justificativa do destaque? Adiante “lamenta” a imputação contra a ex-primeira-dama, em quem não vê, de início, dolo... por quê? Por que a Marisa é mulher do Lula ou por que, além de submissa, indefesa e coitadinha, é burra? Tende a repetir alguma proteção, como a que beneficiou Dilma no impeachment? Alô FEMINAZIS, não engulam as diferenças, METRANCAS verbais a postos! Diz ainda que “as celeumas ocorrem fora do processo...” e que “o ex-Presidente poderá exercer livremente a sua defesa...” pô, qualé? E os demais réus deste processo, são de segunda classe, sem nenhum privilégio? Ora, nos autos do processo cabe ao juiz tratar e julgar os acusados apenas como réus que são e, preservada a condição de cidadãos que também são, conhecer-lhes as defesas, inclusive aquelas que serão muito usadas, as do “jus sperniandi”. Tenho, como o Brasil inteiro, grande respeito pelo Juiz Moro, mas não quero vê-lo nessa linha, digamos, DIPLOMÁTICA com quem CINICAMENTE SE APROVEITOU DO CARGO para jogar o país na depressão econômica e no caos social: O LULLADRÃO merece ser CONDENADO - provas NÃO FALTAM! - sem qualquer tratamento especial, nenhum benefício, como os brasileiros de bem esperam da JUSTIÇA! (lídia)