TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 03, 2016

OS TIRANOS TAMBÉM MORREM - AINDA BEM.


Por Maria Lucia Victor Barbosa
Em 1959, ano em que Fidel Alejandro Castro Ruz e seus barbudos derrubaram a ditadura corrupta de Fulgencio Batista, começou o grande amor da esquerda latino-americana pelo líder revolucionário, paixão que continua até hoje apesar de Castro ter se tornado, como bem definiu o presidente norte-americano recém-eleito, Donald Trump, “um ditador brutal de uma ilha totalitária”.
Inicialmente a retórica de Castro parecia ser a de um democrata e no seu documento, A História me Absolverá (1953), o jornalista Ruy Mesquita relatou não haver encontrado nenhum traço de marxismo, de comunismo ou de esquerdismo”.
Entretanto, Fidel declarou mais tarde que sempre fora marxista-leninista e que a falsa imagem de democrata foi usada apenas para não assustar. Condizente com sua verdadeira ideologia ao assumir o poder Castro cancelou as eleições livres que prometera, suspendeu a Constituição de 1940 que garantia direitos fundamentais aos cubanos e passou a governar por decreto. Em 1976, impôs sua Constituição baseada na da URSS e nela havia, entre outros artigos, os que limitavam os direitos dos cidadãos de se associarem livremente. Pela opressão, por suas próprias leis o tirano de Cuba governou despoticamente durante 49 anos. Assassinou, prendeu, torturou, matou milhares de cubanos que não concordavam com sua ditadura. E não é à toa que Cuba foi chamada de Ilha Cárcere.
Algo a ser ainda esmiuçado através da História é a ligação de Castro com a União Soviética. Possivelmente isso foi planejado  antes dele derrotar Batista e selado através de um pacto muito favorável para ambas as partes: Cuba seria sustentada pelo império vermelho e Castro teria proteção com relação aos Estados Unidos. Os soviéticos, através do caudilho puseram uma pedra no calcanhar dos norte-americanos e reforçaram a cultura antiamericana que se tornou fortíssima na América Latina. A pequena e insignificante Ilha produtora de charuto e rum podia ser, na perspectiva das URSS, um posto avançado para disseminar o comunismo em toda América Latina.
A morte aos 90 anos do último ícone da esquerda latino-americana provocou muitos louvores dos adeptos do neosocialismo. Lula, por exemplo, disse que Castro foi como seu irmão mais velho, o maior de todos os latino-americanos. Dilma também não poupou elogios. Até o Papa Francisco se disse triste com o passamento do ditador sanguinário.
Sua Santidade certamente perdoou o que Castro - na juventude estudante em colégio jesuíta - fez com a Igreja. Em 1961, expulsou 131 padres, marginalizou instituições religiosas e, aos que expressavam sua fé punia com a proibição de acesso à universidade e às carreiras administrativas. Até a celebração do Natal foi proibida.
Não vi a opinião dos gays de esquerda, mas li no Livro Negro do Comunismo que homossexuais eram tratados como “pessoas socialmente desviadas” e que por isso eram presos, sofriam maus tratos, subalimentação, isolamento. Na Universidade de Havana foram julgados em público e obrigados a reconhecer seus “vícios” antes de serem demitidos e presos.
Não vi tampouco a opinião das feministas de esquerda ou da deputada petista, Maria do Rosário. Mas na mesma obra consta que centenas de mulheres foram presas em Cuba por motivos políticos. Eram espancadas, humilhadas, entregues ao sadismo dos guardas e seus maridos eram obrigados a assistir suas revistas íntimas. Horrores se passaram nas medonhas masmorras cubanas para homens e mulheres e ainda passam, pois existem presos políticos em Cuba.
Foi-se o mais importante símbolo esquerdista da América Latina deixando como legados o fracasso econômico e o inferno social para seus compatriotas. Seu irmão Raul, que governa desde que a doença abateu o tirano caribenho, está com 85 anos. Quem sucederá na ditadura hereditária dos Castros depois que Raul também se for? Chávez, o verdadeiro herdeiro de Castro na América Latina partiu antes. Como Cuba, a Venezuela é a imagem do fracasso, da brutalidade governamental, da ausência dos direitos humanos, que configuram o Socialismo do Século 21. As figuras que remanescem no poder classificadas como de esquerda são subprodutos de caudilhos. No Brasil afunda Lula e seu PT depois de terem arrebentado o país.
Enquanto isso, transformações estão em curso no mundo: Trump foi eleito presidente nos Estados Unidos e vários líderes europeus, também de direita poderão se tornar presidentes de seus países em 2017.
Ao final desse pequeno artigo faço minhas as palavras do editorial do Estadão de 29/11/2016: “O espetacular fiasco da experiência socialista e castrista em Cuba deveria servir como prova definitiva da inviabilidade desse modelo e da natureza irresponsável, despótica e corrupta do regime de Fidel”.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é professora, escritora, socióloga, autora entre outros livros de O Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto – a Ética da Malandragem, Editora Zahar e América Latina – Em busca do Paraíso Perdido, Editora Saraiva.

15 comentários:

Anônimo disse...

DEPOIS DA VITÓRIA DE TRUMP... GUANTÁNAMO, AI AI AI... PASSAR O RESTO DOS MEUS DIAS LÁ, HUUUMMMM, TÔ FORA...
O Pol Pot das Américas, o carniceiro Fidel Castro estava enfermo, mas sua doença foi agravada pelas derrotas seguidas de seus jagunços comunistas numa cascata e certamente isso o abateu mais ainda!
Porém, com a derrocada nos EUA da sua cãodidata Hillarydiota, o baque certamente foi maior e perceber mais futuras derrocadas como a caída de Hollande e as redes detonarem o comunismo, a desgraça dos séculos XX e XI, apressou bem sua ida!
Aliás, já foi tarde!
Noutro front: Trump, que assume em 20/01/17 não disse que consequências seriam, mas durante a campanha eleitoral ele ameaçou com frequência estabelecer uma tarifa de importação de 35% sobre bens produzidos por empresas norte-americanas que tivessem transferido empregos para o exterior(Chiiiinnnaaa, fim da bocada!); ou seja, seria o fim da globalização!...
Go trumpping all communists!

Cactus disse...

.
Antigamente não caia avião, era a coisa rara. Agora, mesmo com a tecnologia muito mais aprimorada, cai toda hora. É lógico que tem coisa errada aí, só não vê quem não quer.
.
Há muita coisa por trás das cortinas que não aparecem, então inventam um monte de papo furado culpando o morto, que não pode se defender. São canalhas e o povo trouxa acredita. Não querem que nada apareça. Isto é satanismo, eu estou vacinado contra as mentiras.
.
Esses políticos nada resolvem, depois choram lágrimas de crocodilo, como o Serra, que só foi dois dias depois do acidente para a homenagem, quando deveria ir logo após o acidente e resolver tudo o que precisava, inclusive passar as informações reais, entretanto foi só quando praticamente não tinha mais nada a fazer, a não ser fazer demagogia.
.
.

OFF Topic disse...

Com o aval do PSDB, que mira a possível vaga, a imprensa porta-voz do petismo impichado e quejandos, faz força para a queda de Michel Temer. Nunca um presidente brasileiro -e que se ressalte, está constitucionalmente no cargo - foi tão vigiado e tão fiscalizado nos seus atos. Houve até o desplante de gravação de uma audiência presidencial por um ministreco a serviço de interesses espúrios: contra Geddel, mas a favor de banqueiro no mesmo negócio. O que quer a elite esquerdista brasileira, com o nhem,nhem,nhem da pinguela de FHC? Ver o circo pegar fogo, enquanto elles assistem o caos de Paris ou Nova York?! Senhores políticos, ponham juízo nessas cabeças brancas! (lídia)

Cactus disse...

.
Esses vagabundos da rádio Jovem Pã (deus pagão), de São Paulo, não param de dizer que a culpa da tragédia foi do piloto morto, que não tem como se defender, como se ele fosse burro e quisesse arriscar até a própria vida, como a de todos. São pulhas, e esta história imbecil só vai beneficiar os bancos que já não querem pagar indenizações, devido a "falta de combustível", entenderam?
.
Antes, esses canalhas disseram que o piloto havia descarregado o tanque de gasolina para evitar a explosão. Portanto, vão aos poucos moldando a estória, de uma melhor forma, afim de que a população acredite.
.

Anônimo disse...

..."No Brasil afunda Lula e seu PT depois de terem arrebentado o país."

Acabo de vir de uma agência do Banco do Brasil e TODOS os caixas eletrônicos estavam desligados.

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/banco-do-brasil-vai-fechar-402-agencias-o-que-muda-para-clientes/


Ferreira Pena disse...

Trump foi o único corajoso a dizer a verdade, sobre esse vagabundo sanguinário idolatrado por lula, (FHC e Aécio, vejam suas declarações). A esquerda sempre adorou o sangue que escorre das mãos dos seus heróis. A ideologia criada por Karl Mark tem sido ao longo de décadas, a maior desgraça a açoitar a humanidade. Belo artigo professora Maria Lúcia!

Anônimo disse...

ALGUÉM AINDA ACHA QUE UM BANDIDÃO DO QUILATE E OUSADIA DO LULARÁPIO TRATADO DESSE MODO PELO JUIZ MORO"salvador da silva"..SIC...E ATÉ PELO ADVOGADOS DO CUNHA,SERÁ PRESO?TERÁ ALGUMA REAL PUNIÇÃO AQUI NESTE PAÍS TOTALMENTE AVACALHADO? NESTE PRESÍDIO A CÉU ABERTO?ele esteve presidente,ah..e o excelencia hein ...proferido pelo juizeco como diz o renan e o lula!"conte outra!

https://www.youtube.com/watch?v=5YPbXm4y6Pw

Anônimo disse...

Caro AluÍzio
Não aguento mais ouvir FALAREM sobre a tragédia de Chapecó. De fato, os mortos são tidos como heróis e suas qualidades exacerbadas desde que o mundo é mundo, mas, temos coisas mais importantes a fazer. O Brasil pegando fogo e os jornais só falam, o tempo todo de Chapecó. Tenham a santa paciência. Não dá mais para ver a Band e a Globo News QUE SÓ FALAM EM TEMPO INTEGRAL DESSE ACIDENTE. JÁ ENCHERAM O SACO. DO QUE ESTÃO FUGINDO?
Esther

Anônimo disse...

CACTUS TEM RAZÃO! O AVIÃO CERTAMENTE FOI SABOTADO PELOS COMUNISTAS, COM CERTEZA!
SÓ OTÁRIO QUE NÃO QUER VER! QUAL O OBJETIVO? CORTINA DE FUMAÇA PARA ELES ESTUPRAREM AS 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, SÓ PODE SER ISSO!

Anônimo disse...

Amanhã, 04 de Dezembro, tem "Cadeia pra Renan" nas ruas de Londrina, é a continuação do "Fora Dilma", que na ocasião reuniu a maior concentração (proporcional)de manifestantes do Brasil.

Anônimo disse...

Falando de Fidel Castro eu achei no site Pensa Brasil, uma carta de Fidel endereçada para Chávez por meio do Lula, claro que o Lula deve ter tirado uma cópia, é a seguinte que mostra o plano comunista do Foro de São Paulo para a Venezuela e o Brasil,o link segue abaixo:
https://pensabrasil.com/bomba-fidel-castro-enviar-carta-a-lula-jamais-revelada-ensinando-passo-a-passo-tranformar-brasil-em-cuba/

Anônimo disse...

"Em 1959, ano em que Fidel Alejandro Castro Ruz e seus barbudos derrubaram a ditadura corrupta de Fulgencio Batista"
Nem os jornalistas estão isentos dessas frases repetidas, bordões comunistas, "ditadura corrupta". Fala-se em Fulgencio Batista sempre acompanhada da frase "ditadura corrupta" com querendo justificar a guerrilha comunista liderada pelo facínora. Não precisa ser historiador para saber que o facínora Fidel Castro já tinha planejado com os soviéticos fazia muito tempo. Me digam de algum pais latinoamericano que não era corrupto. Para não ir muito longe, o Brasil continua corrupto.
Lamntável é que o facínora sanguinário morreu em paz no seu leito.

Anônimo disse...

Do Luciano Ayan: "Narrativa dos “avanços sociais de Fidel” vale tanto quando um peido"
"(...)Para piorar, dar saúde e educação para um povo escravizado, que só pode sair do país pela via da fuga, é o mesmo que nada. Por exemplo, fazendas de criação também garantem a alimentação de vacas e porcos, que serão assassinados. Os porcos são muito bem alimentados. A pergunta é: e daí, se o que interessa para esses animais é a liberdade? Se eles não tem liberdade, não há mérito nenhum em “dar o alimento” aos porcos.
Como li no site Geração de Valor, o povo cubano recebe saúde e educação, mas não vivem de forma diferente do que os animais em um zoológico. Todos os animais do zoológicos prefeririam a liberdade, se pudessem escolher."

Vox disse...

Cactu menos... ninguém quer culpar o piloto morto, mas tudo indica que era rotina voarem com pouco combustível, nesses países de esquerda como a Bolívia os interesses são outros, até General tem avião.
E se formos mais fundo o outro avião, segundo relato da brasileira :" Nosso voo atrasou mas fomos mesmo assim, no meio do trajeto o piloto explica que estávamos com problemas técnicos, e pasmem também por gasolina. Ele alegou que estava vazando e por isso iríamos realizar uma parada emergencial no aeroporto José Maria Corda , o mesmo aeroporto em que o time deveria pousar", teve problemas de vazamento. Será que foi vazamento ou jogaram com a sorte? Existe fiscalização do combustível quando o avião pousa? São essas as questões que devem ser minunciosamente investigadas e exemplarmente punidos. Quanto ao seguro se o segurado não cumprir sua parte não recebe, o que é certo.
Lembra do desabamento do prédio no Rio? Foi o quê? Negligência, e se você mora em apartamento, preste atenção em todas as obras, mesmo com as ART ou RRT, do engenheiro ou arquiteto, o empreiteiro da obra não só apronta, contesta de modo arrogante qualquer irregularidade que faz e ainda veladamente ameaça. No nosso pais isso é muito mais comum que você possa imaginar. Colocaram na cabeça que o operário é o homem mais explorado e o mais honesto do mundo. Nem precisamos ir longe, qual a diferença entre Renan e Tiririca? Nenhuma, ambos são desonestos e nenhum dos dois deveria estar no Congresso Nacional. Coisa que em países realmente sérios nunca aconteceria.
Saudações.

Anônimo disse...

Para que não caia no esquecimento é preciso que nossas escolas mostrem aos seus alunos o que esse e outros carniceiros fizeram com milhões de pessoas pelo mundo, sempre, em nome da IGUALDADE;

http://www.youtube.com/watch?v=UqSmVJEIL0Q

Nem os horrores vívidos pelo povo ucraniano

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1046

Não esquecendo nunca que as família brasileira unidos as nossas Forças Armas impediram em 1964 um banho de sangue nesse pais.

O que estava em curso em 64?

https://www.youtube.com/watch?v=nMiELBPvLgI


O Dr. Ives Gandra, que viveu 64 tem uma visão clara sobre os fatos
da época

https://www.youtube.com/watch?v=PgLFBpaLsBU


E o General Heleno, nos presenteou com uma aula da verdadeira história

http://www.youtube.com/watch?v=jNPGKZQcdVM


Uma Nação só evolui quando tem coragem de contar sua verdadeira História.

Apesar das adversidades nesses tempos sombrios, confio nas nossa Forças Armadas.