TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, maio 06, 2017

MOVIMENTO DE LIBERDADE BRASILEIRO É UM MODELO PARA O MUNDO. OU: COMO É IMPORTANTE UMA AGENDA DE LIBERDADE PARA CRESCER.

Na imagem acima Jeffrey A. Tucker, o autor do texto que segue após este prólogo transcrito em tradução para o português do site Tradutores de Direita e ao lado parte do site da FEE Foundation for Econômic Education com a chamada para o artigo original em inglês que pode ser lido clicando Aqui - Click here to read in English.
Recomendo muito a leitura pois Tucker faz uma análise positiva sobre o vendaval de mudanças que ocorreram nos dois últimos anos no Brasil envolvendo o impeachment e a Operação Lava Jato que está eviscerando o ventre a víbora vermelha da corrupção, da roubalheira e do projeto esquerdista de viés cubano-venezuelano. Escritor, articulista e intelectual de destaque internacional, Jeffrey Tucker faz uma leitura positiva dos últimos acontecimentos no Brasil, sobretudo no que diz respeito à eclosão do que denomina de "Movimento da Liberdade" e que recomenda como "um modelo para o mundo". Tanto é que este artigo foi destaque no respeitado site da FEE. Em que pese a negativa corrente daqueles que tentam arrastar o Brasil para o pântano, há em contrapartida uma nova força que se ergue e impõe uma nova agenda política assentada nos pilares da liberdade, soprando a poeira bolorenta que turva o horizonte dos brasileiros. Por tudo que alinhei aqui de forma ligeira vale muito a pena ler este artigo que, evidentemente, jamais será objeto de reflexão e análise pelos andróides esquerdistas que dominam as redações da grande mídia e que tentam, de todas as formas, manter a Nação brasileira chafurdando no lodaçal do esquerdismo estatizante e delirante.

Jeffrey A. Tucker (*)
Há dois anos, no Brasil, quando falei pela primeira vez ao Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, a conferência já era enorme (3500 pessoas, se bem me lembro), mas os ânimos estavam para baixo. O sistema político parecia irremediavelmente atolado na corrupção. As pessoas com espírito de liberdade não se viam fazendo progresso. O país parecia para sempre preso em um socialismo empobrecido, um despotismo entrincheirado até onde os olhos podiam ver, e as pessoas perguntavam: será que não há nada que possamos fazer?
Oportunidade está no ar, e a realização se alimenta de si mesma.
Que diferença dois anos fizeram! A corrupção chegou aos jornais. Tudo se abriu, e de repente. Os protestos de rua explodiram. Um presidente sofreu impeachment. Novos líderes políticos surgiram. A imprensa está prestando atenção ao enorme e diverso movimento pela liberdade naquele país.
Hoje todos estão energizados, otimistas e dedicados em todos os níveis. Não se trata apenas de política. É entre professores, estudantes, blogueiros e YouTubers, e organizações locais de todos os tipos. Todo mundo está participando, pronto para contribuir.
Oportunidade está no ar, e a realização se alimenta de si mesma. Você cria o futuro que acredita ser possível.
Que mudança
E com certeza, o movimento da liberdade parece disposto a fazer uma diferença gigantesca. A mesma conferência neste ano atraiu 5.500 pessoas, tornando-se de longe o maior evento orientado à liberdade no mundo. Os palestrantes incluíam empresários, estadistas, figuras de mídia, intelectuais, editoras e um grande número de pessoas se sentavam com atenção, enquanto falavam sobre a grande tradição liberal de paz, empreendimento, liberdade e adaptabilidade da história à luz de novas idéias.
Cada livro é um presente para as gerações.
Nas mesas do lado de fora da grande sala de conferências, livros estavam sendo vendidos como nunca, com autores como Milton Friedman, Ayn Rand, Ludwig von Mises, F. Hayek e intelectuais brasileiros como Hélio Beltrão e Fernando Ulrich. Eles cobriam filosofia, política, economia, direito, ética e tecnologia. Toda a visão liberal de mundo está se espalhando exatamente da maneira correta: intensa educação em idéias.
Estou admirado com os editores e tradutores e com o trabalho que fizeram para tornar isso possível. Cada livro é um presente para as gerações. Cada obra endereça o ponto de uma maneira diferente: a sociedade prospera quando ela não é administrada do topo, mas sim difere para a tomada de decisão criativa de seus membros e suas escolhas e associações pessoais. É um ponto que tem sido especialmente rejeitado por 100 anos na maior parte do mundo.
Esta rejeição não foi nada além de uma tragédia. Quase todos os países do planeta são oprimidos por um enorme excesso do governo que está arruinando o potencial de criação ilimitada de riqueza. Os sonhos estão sendo destruídos diariamente, sugados pela burocracia e por planos impraticáveis impostos pelo centro. Os partidos políticos estão lutando para controlar o mecanismo do poder, mas não há nada a ganhar com essa trajetória. O que é necessário é bastante simples: as elites poderosas devem abandonar o controle e permitir que a ordem social faça sua mágica por si só.
O Brasil já tentou de tudo. Agora parece pronto para tentar a liberdade. Nada vai em linha reta, mas as chances de vitórias reais – privatização, reduções de impostos, reforma do comércio, liberalização dos cuidados de saúde e da educação e das empresas – realmente parecem possíveis. E se não imediatamente, também está claro que este movimento não está indo embora. Ele está crescendo, até mesmo exponencialmente.
Porque não tentar Liberdade?
Posso dizer-lhes uma coisa: é uma coisa bonita de se ver. Todo país do mundo tem um movimento de liberdade, mas muitas pessoas se preocupam que talvez estejam  desperdiçando seu tempo. Eles lutam, eles blogam, eles transmitem, eles organizam, mas nada nunca muda. Mas desistir não é o jeito brasileiro. Em vez de se retirarem, seguiram um caminho diferente, trabalhando cada vez mais, empurrando os limites e diversificando suas fileiras, aplicando cada vez mais energia intelectual e moral à causa.
O Brasil elevou muitíssimo o padrão, como um exemplo para o mundo.
A diferença no Brasil é que os líderes deste movimento se recusaram a acreditar que a idéia que fez a vida bela em todo o mundo – a idéia da liberdade humana – seria permanentemente marginalizada. Eles tinham fé que poderia ser um condutor principal de eventos. Eles trabalharam para fazer isso acontecer. E, com certeza, eles agora estão acompanhando a história se adaptando ao sonho.
O Brasil elevou muitíssimo o padrão, como um exemplo para o mundo. Não há país na Terra que não poderia reproduzir esse sucesso, com bastante paixão, trabalho e energia. Eu não tenho certeza se eu percebi plenamente até este evento o que é possível. Mudou minha própria perspectiva.
Parte do problema é que muitos movimentos de liberdade em todo o mundo tornaram-se aculturados à sua própria marginalização. Eles lideram tanto tempo com uma sensação de derrota que eles vieram a aceitá-lo como seu destino. Eles começam a pensar em si mesmos como uma facção com um interesse especial, ao invés da voz para o bem comum de todos.
Um sinal revelador de desespero implícito que você encontra no caso dos EUA é hiper-faccionalismo. Quanto mais um movimento está convencido de que deve perder, mais ele se volta para dentro, com divisões dentro de divisões, reivindicações abusivas e rancorosas de heresia, intolerâncias traiçoeiras para diferentes pontos de vista. É um reflexo do desespero. Se não pudermos vencer, poderíamos trollar uns aos outros através de expurgos, denúncias e quebras pessoais.
Esta tendência é quase inteiramente ausente no Brasil. As pessoas têm chamados, interesses e pontos de vista diferentes, mas o tipo de sectarismo amargo que você encontra em outros países está quase inteiramente ausente. Pelo contrário, o movimento da liberdade no Brasil abrange tudo e todos que trabalham para o bem.
Civilidade como característica
Uma característica do movimento que me impressionou nesta visita é a sua inabalável civilidade. As pessoas neste movimento de liberdade são felizes, corteses, bondosas, elogiosas umas com as outras e animadas em fazer parte do lado correto da história. Eu suspeito que isso é devido à confiança que eles têm na justeza de sua causa, juntamente com uma bela e incrível cultura de bondade para com os outros.
Apenas naquele momento percebi o quanto eu tinha sido, por tantos dias, o alvo de uma inesgotável cortesia, e nem havia percebido.
Mais do que nos Estados Unidos, a cultura brasileira está profundamente infundida com uma delicada liturgia social do costume, da sinalização social e das pistas sutis. Você pode vê-lo nas maneiras, no tom da voz, nas atitudes de deferência baseadas no respeito mútuo.
Eu me perguntei por que essas tradições informais são tão ricas e robustas neste país, e especulei que é devido a uma variedade de fatores. Nenhum país do mundo é mais racial e etnicamente diverso, tanto que as próprias palavras raça e etnia mais que tudo perderam seu significado, misericordiosamente. As pessoas encontram-se, em primeiro lugar e acima de tudo, como pessoas, e a própria brutalidade da esfera política tem sublinhado a absoluta necessidade de civilidade a ser criada e preservada de outras maneiras.
Deixe-me fornecer apenas um exemplo. Depois de alguns dias, comecei a notar que em todos esses círculos sociais, em discussões com tantas pessoas, eu tinha dado como certo que eu falaria inglês. E quando as pessoas estavam ao meu redor, mesmo falando entre si, eles falavam inglês também, apenas como uma questão de serem educadas comigo. Só me dei conta disso na última noite, quando eu estava com um grupo e alguém começou a falar português com seu vizinho, e um amigo sussurrou baixinho: “por favor, fale em inglês”.
Apenas naquele momento percebi o quanto eu tinha sido, por tantos dias, o alvo de uma inesgotável cortesia, e nem havia percebido. E essa cortesia estendia-se a todas as áreas da vida: as pessoas me ajudariam com instruções, a pedir comida, ao falar com os funcionários, com todas as ferramentas que eu precisava para apreciar e amar este lugar maravilhoso. Eu rezo para que os americanos possam algum dia aprender a ser tão corteses.
O movimento da liberdade criou uma espécie de nação dentro de uma nação, como uma inspiração para todo o país.
Construa a liberdade que tanto ama
Uma coisa que você nota na história da liberdade é que ela nunca é criada somente pela política. Assim como a sociedade não é criada de cima para baixo, a mudança social também não surge dessa maneira. A política se adapta às realidades sociais que já existem. Se você quer a liberdade, você deve criá-la primeiro como um movimento social, intelectual e cultural. É aí que entra o trabalho duro, e é precisamente onde as pessoas tendem a vacilar. Em vez disso, elas querem que o mundo que elas sonham seja concedido a elas, mas nunca é.
Mas no Brasil, você encontra uma determinação diferente, e uma paixão moral e intelectual para viver o sonho que você quer ver realizado no mundo. Os organizadores do Fórum da Liberdade têm estado ali há trinta anos. Somente neste grande aniversário se tornou aparente: o movimento da liberdade criou uma espécie de nação dentro de uma nação, como uma inspiração para todo o país.

E agora ele se tornou um presente para o mundo. Como americanos, podemos olhar para ele e perceber, talvez pela primeira vez: nós rebaixamos muito o padrão. Se isso pode acontecer no Brasil, pode acontecer também onde você está. É incrível considerar a dívida que o século 21 deve a este belo país e suas pessoas bonitas.

(*) Jeffrey A. Tucker é diretor de conteúdo para a Foundation for Economic Education. Ele também é Chief Liberty Officer e fundador do site Liberty.me. Distinto Membro honorário do Instituto Mises Brasil, membro pesquisador no Acton Institute, conselheiro de políticas to The Heartland Institute, fundador da CryptoCurrency Conference, membro do conselho editorial da The Molinari Review, um orientador para o construtor de aplicações de blockchain Factom, e autor de cinco livros. Ele escreveu 150 introduções de livros e milhares de artigos que aparecem na imprensa acadêmica e popular.

* A tradução do artigo é de Tulius Lima e a revisão de Jonatas - do site Tradutores de Direita.

10 comentários:

Anônimo disse...

A GRANDE MIDIA ESQUERDISTA SE FORTALECEU SOBRETUDO INFILTRANDO A IGREJA CATÓLICA - IDEM AS GRANDES SEITAS PROTESTANTES - E ELES ESCAMOTEANDO A VERDADE DO QUE OCORRIA NO PAÍS!
PIOR: DESSES, CENTENAS SE AJUNTARAM AOS INIMIGOS DO OCIDENTE E DA CULTURA JUDAICO-CRISTÃ, FOI ISSO!
Confiram Brasil afora a imensa quantidade de comunistas padres da comunista TL, obra-prima da KGB, defendendo ou se omitindo em denunciar os comunistas!
Até alguns bispos: D Casaldáliga, D Angélico Sândalo e mais alguns - caso dos vermelhos do PSDB, PT, PC do B etc., deixando o povo à sanha das falsas propagandas deles nas fraudulentas redes de tv, como nos JNacional da vida, bem pagos para enganarem o povo, as quais nunca atacaram os abutres do PT quando no poder, em plena rapinagem!
A vermelha "evangélica" IURD com seu partido PRB e mais outras não eram apoio do PT?
2º mandamento do subversivo Decálogo de Lênin: "Infiltre, e depois controle toda a midia de comunicação das massas"!
Foi isso que fizeram, cobrindo-se com esse tipo de cortina de fumaça, os comparsas de sabotagem!

Anônimo disse...

ha coisas certas ai, mas o texto esta muuuuuito romantizado...

O Brasil ja tentou de tudo?

é verdade, ja tentamos de TUDO O QUE É ERRADO!

que tal começarmos a tentar as coisas que sao certas, ou que pelo menos deram certas no mundo civilizado e pararmos de importar os direitos do mundo desenvolvido e começarmos a importar os deveres que fizeram das grandes nações o que elas sao?

que tal pararmos de comprar os moveis para mobiliar a casa antes mesmo de terminarmos o alicerce e de levantarmos as paredes?

o pecado capital do texto foi nao ter mencionao o que realmente trouxe um naco de mudança ao Brasil, a Lava Jato e toda a equipe envolvida nessa operação que luta como Davi contra Golias uma luta desigual, onde, sozinhos, la na distante Ctba, tem de enfrentar a maior organização criminosa ja instalada no Brasil...

fosse so isso ainda seria facil, mas nessa semana descobrimos que eles tem de lutar contra um Judiciario viciado de "vivencia institucional", que em Brasilia significa regabofes, rapapés e tapinhas nas costas entre as autoridades constituidas...

esse Brasil velho e carcomido representado por aquele discurso debochado e aviltante do Gilmar Mendes tem de ficar para tras, tem de ser colocado urgentemente no passado...

o Brasil novo das "brincadeiras juvenis" dos procuradores de Ctba pede passagem e precisa dar certo, mesmo que a apatia paquidermica da população, pra nao variar, jogue contra as nossas tentativas de sermos um país decente...

Anônimo disse...

toda a parte do texto intitulada "Civilidade como caracteristica" é absolutamente imaginação saida da cabeça do autor, que ficou visivelmente impressionado com a nossa mania de prestar uma reverencia automatic praticamente a qualquer um que fale alguma lingua estrangeira - que nao seja o espanhol, claro...

falou ingles entao, ah, a turma se derrete...

o sujeito vira seu amigo de infancia em poucas horas...

Paulo disse...

Hummmm!! Troco meu ¨¨¨movimento de liberdade brasileira que é exemplo para o mundo¨¨¨ por uma passagem só de ida para os States e um Green Card.

Gratidão disse...

Por essa razão é fundamental que seu blog e outros , vai uma listinha:

"Aluízio Amorim"
"Rodrigo Constantino"
"Alertatatotal.net"
"Foro de São Paulo-Felipe Moura"
Ver individualmente cada nome no Google.

Sejam maciçamente propagados não apenas entre amigos, em redes sociais, ONGs sérias, mas imprimir e literalmente panfletar esses blogs, distribuir no bom estilo formiga. Dar a chance aos irmãos brasileiros que cruzam nosso caminho, fazer chegar de modo continuo e constante a BOA informação, independente se em fila de supermercado,igrejas, escolas, bancos, eventos, funcionários, porteiros etc, etc, etc, é um ato de extrema generosidade. Não custa nada ter um “santinho” desses no bolso e fazer uma boa ação.

Martim Luther King, estava certo quando disse:
” O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”

Levar aos que desconhecem sites fidedignos com certeza é uma forma de quebrar o SILÊNCIO dos BONS. Foi assim que cheguei aqui. Valeu quem me mostrou o caminho.
Sr. Aluízio agradecimentos por todas as suas informações, são verdadeiras aulas de civismo e História.

Anônimo disse...


Muito legal o Tucker ter vindo ao Brasil e ter feito esse comentário. Acho que os brasileiros que ainda não estavam engajados por temerem os comunistas agora se sentirão mais seguros, e os que já estavam engajados tiveram suas convicções reforçadas.
Já quanto ao teor da fala de Tucker, se acrescentarmos (sem moderação) à esse "jeito de ser brasileiro" a humildade, aí sim o brasileiro se inserirá no mundo de vez, não pela "lei de Gerson" mas como uma maneira de ser que se impõe por si própria.

Anônimo disse...

dizem que a intenção arquitetonica da Praça dos Tres Poderes era, grosseiramente falando, a de que "um poder ficasse de olho fiscalizando o outro", por isso foi tudo enfiado ali naquele quadrado, um de frente para o outro...

mas como no Bananistão tudo sempre dá errado, obviamente o que era para ter uma finalidade fiscalizadora, acabou mesmo é gerando uma cumplicidade, uma camaradagem entre as autoridades que habitam aqueles tres predios...

é quase como uma confraria, um mundo a parte do Brasil real...

ali naquele mundinho da Praça dos Tres Poderes eles decidem o que querem e quando querem...

Alexandre, The Great disse...

Quando me perguntam ou dizem que o Brasil não tem mais jeito, se a única saída é o aeroporto ou não votaria em mais ninguém pois são todos iguais, eu pergunto: já votou em alguém da DIREITA alguma vez?
Na verdade, desde a chamada "redemocratização" não tivemos ninguém da DIREITA como candidato. Esta parece ter sido banida do cenário político, por influência principalmente da academia, da Igreja e dos meios de comunicação social. Só quem viveu (e vivenciou) todos os períodos pode afirmar isso.

Anônimo disse...

Alexandre , The Great, tocou na ferida , onde esta á direita no Brasil?

Em setembro de 2009,Lula afirma que eleição presidencial não terá candidato de direita:
"É fantástico não ter candidato de direita nas eleições."

"Pela primeira vez não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso? Vocês querem conquista melhor do que numa campanha neste país a gente não ter nenhum candidato de direita?", perguntou Lula durante evento de comemoração dos 45 anos da criação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

"Uns podem não ser mais tão esquerda quanto eram. Não tem problema. A história e a origem dão credibilidade para o presidente das pessoas.
Era inimaginável até outro dia que chegássemos a esse momento no Brasil. Não tem um candidato que represente a direita. É fantástico."

"Antigamente a campanha era o [candidato] de centro-esquerda ou de esquerda contra os trogloditas de direita. Começou a melhorar já comigo e com o Fernando Henrique Cardoso, já foi um nível elevado. Depois eu e o Serra também [nas eleições de 2002]. Depois veio o [então governador de São Paulo, Geraldo] Alckmin e baixou o nível, por conta dele, não por minha conta [nas eleições de 2006]", completou Lula.

https://noticias.uol.com.br/politica/2009/09/16/ult5773u2493.jhtm

Confira:
Lula diz que não existe Partido de Direita no Brasil, a única vez que esse safado, manipulador da manada dos “idiotas úteis”, destruidor do pais falou a verdade.

https://www.youtube.com/watch?v=jl1SfVWgySc


Anônimo disse...

O que é ser um "idiota útil", aula imperdível e de graça, do ex-agente Yuri.


"Uma palestra do ex-agente da KGB, Yuri Bezmenov, ou Tomas Schuman (nome adotado por Yuri depois de sua deserção). Explica o que são idiotas uteis

https://www.youtube.com/watch?v=d0fTJqeRXCE