TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, agosto 16, 2017

LULA, QUEM DIRIA, ESTÁ COM MEDO DO POVO.

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Mesmo estando condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão, e sendo réu em cinco processos, Lula da Silva prossegue em campanha, que ele diz que não é campanha. Desse modo, depois de alguns anos anunciando que sairia em caravana, finalmente parece que tal vai acontecer no próximo dia 17. Será a tentativa de reeditar as caravanas de 1993 e 2001, outros tempos, outros momentos. Segundo é anunciado ele percorrerá o Nordeste e o tour totalizará 25 cidades em 18 dias.
Conforme a Folha de S. Paulo (14/08/2017), possíveis aspirantes à presidência da República têm também efetuado giros por alguns Estados, porém, a atividade dos citados está longe do que Lula já fez e pretende fazer, sendo que nenhum deles está condenado.
Aliás, Lula nunca desceu do palanque mesmo em seus dois mandatos presidenciais, pois padece de verborragia eleitoreira aprendida nas lides sindicais. Além da politicagem populista, suas atividades se concentravam em viagens fabulosas, churrascos e, principalmente no primeiro mandato, nos joguinhos de futebol na Granja do Torto. Doce vida que uma vez obtida fica difícil abrir mão.
Segundo o dicionário Aurélio, caravana é “um grupo de pessoas que vão juntas a algum lugar”. Também significa “uma multidão de peregrinos ou viajantes que se reúnem para atravessar o deserto com segurança”. Lula não vai atravessar um deserto, mas, a inclusão de “multidão” e “segurança” na definição, define melhor sua caravana. Vejamos porque:
A multidão que deverá acompanhar aquele que foi chamado de luz do mundo por Marilena Chauí (confusão do líder com Jesus Cristo), será composta pelo “exército de Stédile”. Apesar de estar acostumado a viajar em confortáveis jatinhos, certamente de propriedade de generosos amigos, fala-se que Lula viajará ao Nordeste de ônibus. Onde chegar será escoltado por grupos de sem-terra e membros de sindicatos rurais a bordo de motos, não tendo sido dito a marca das potentes máquinas que abrirão alas para o chefe.
Mas, por que tal aparato? Segundo jornal já citado (12/08/2017) “o cortejo tem dupla função: atrair a atenção e intimidar os opositores do ex-presidente”. Ao que tudo indica, agora Lula precisa de 200 motos para chamar atenção e, sem dúvida, está acometido de coxinhafobia, estado psicológico caracterizado por medo de coxinhas.
A paranoia parece crescer quando se leva em conta outras medidas de segurança, ou seja:
1º- Além das milícias dos companheiros, a segurança de Lula da Silva ficará a cargo do GSI, (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República.
2º -  O Instituto Lula, pediu as Casas Militares dos governos estaduais do Nordeste que discutissem mais medidas de segurança, complementares as do GSI.
3º - Márcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT, anunciou que “uma equipe será encarregada de vistoriar as cidades que serão visitadas por Lula”. Afirmou que “haverá precursora política, de comunicação e de segurança, como em todos os atos que o ex-presidente Lula participará”.
Decididamente, Lula, quem diria, está com medo do povo. Algo que não combina com a bajulação de Macedo, que afirmou ser ele “a maior liderança política e popular do País”. Se fosse, não teria medo de vaias, como já aconteceu em uma de suas viagens de campanha em uma cidade do Rio Grande do Sul.
Entre os programas do turismo-político ao Nordeste, além de falar mal do presidente Temer, Lula fará um cruzeiro pelo Rio São Francisco. Certamente não vai inaugurar pela enésima vez a transposição do São Francisco, mas, quem sabe, como “luz do mundo” dirá que é o criador do próprio Rio.
Entre sua extensa comitiva, provavelmente vai figurar uma companheira que já enviou seu desejo de acompanhar o “pobre operário” em seu tour. Trata-se da bilionária Roberta Luchsinger, herdeira dos fundadores do banco Credit Suisse. Ela lançou o “Bolsa Lula” com pena do metalúrgico perseguido que teve seus bens (ou parte deles?) bloqueados pelo juiz Sérgio Moro.
A herdeira, que é divorciada de Protógenes Queiroz, ex-delegado e ex-deputado que teve que fugir do Brasil para não ser preso por ter violado o sigilo da Operação Satiagraha, milita no PCdoB e quer se deputada estadual.  Ela encheu uma mala da marca Rimowa com objetos caríssimos, inclusive, adicionou um cheque ao portador de 28 mil francos suíços (equivalentes a R$ 91 mil), mesada que recebia do avô e a fortuna será leiloado para ajudar seu ídolo petista.
Certamente os companheiros não terão dificuldade em arrematar os itens luxuosos em benefício do chefe. Eles disseram que a companheira bilionária é muito bem-vinda nesse momento em que o PT se renova (renova?). Pudera, os companheiros empreiteiros estão na cadeia e ela chegou em boa hora.

(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga

17 comentários:

Anônimo disse...

O GOLPISTA E ATREVIDO ENTENDE DE NOVELA E ENCENAÇÃO DE PALCO!
Sendo um excelente ator de teatro e encenação de palco, o LULAMPIÃO, o defensor dos pobres empreiteiros e açougueiros (E SEUS CANGACEIROS) está em franca decadencia desde que começaram a surgir as redes sociais independentes e puseram os intestinos de sua Organização Criminosa a público, daí em diante, desce ladeira abaixo sem cessar!
O povo já sabe que Partido Comunista é um bando bem organizado em forma de partido político, como o CV, PCC, FDN, FARC etc., uma mafia, onde roubar, pilhar, chantagear etc. pode, desde que não comprometa a "idoneidade" do partido, deixando pistas dos malfeitos, senão leva pé no rabo!
Me explique porque os milionarios gostam tanto de partido comunista, hem, embora eles sejam de "hopyssaum preferenciáu pêlus póbris", né Odebrecht & Cia?
Ou os comunistas sofrem daquela doença contagiosa e obsessiva chamada de "pobrismo endêmico"?
Viram nas recentes eleições em 2 Estados o merecido pau que os petistas levaram, com méritos?

Mr. M disse...

Muito bom o texto de Maria Lucia. A socióloga é uma das poucas figuras que (ainda) consegue abstrair alguma visão desse emaranhado de "ideias e direitos" a que o Brasil e o mundo vem sendo mergulhado. Mas há neste fato (o de Lula sair em caravana cercado de seguranças) um detalhe que lhe escapa. O mais importante, em relação à peça-chave que é para todo o stablishment comunista, não só no Brasil, mas em toda a América, o único e último elemento capaz de reverter a trajetória da derrocada que avizinha as hostes vermelhas instaladas neste lado do Atlântico não é sua segurança. Ele nem está tão ameaçado assim. Tanto é que, mesmo já estando condenado, segue circulando e articulando com sua militância pra cima e pra baixo. Na verdade esse "aparatus de segurança" todo é o grande misancene operado pelo comunismo. O lance aí é reerguer e ressucitar de forma magistral, via "uma caravana que atravessa o deserto da incompreensão e injustiça" o messias da paz e da felicidade da população. A massa ignara, não apenas vibra com isso, mas é capaz até de matar...

Anônimo disse...

Paródia: 'Namoradinha de um Amigo Meu'

https://www.youtube.com/watch?v=ggysNVkNxMw

Estou frequentando loucamente
Um sítio em Atibaia de um amigo meu
Sei que estou errado
Mas vou confessar o que me aconteceu
Um dia sem querer, visitei o lugar [é muita cara de pau!!!]
E então cismei que ali devia morar
Não sei mas o que faço
Mas quero aquele sítio inteiro só pra mim
Quando todos souberem
Irão me condenar e será o meu fim
Estou a enlouquecer, é difícil entender
Que o que é dos outros não se deve ter
Nada mais me detém, fico nesse vai e vem [foram 270 vezes]
Pois comigo aconteceu
Querer morar no sítio de um amigo meu
Comigo aconteceu
Querer morar no sítio de um amigo meu

sempre mais disse...

E o cara continua na frente para ser presidente eterno. O povo realmente gosta de ser escravo.

Anônimo disse...

Um ladrão vendendo ilusões e comprando o povo com migalhas e um povinho ignorante, safado igual ao pobre operário, mestre em mentiras. Tenho nojo de ambos.

Anônimo disse...

Lula é um demônio político!! Se não for impedido pelo Poder Judiciário, volta no ano que vem, não tenham dúvidas disso!! Estou avisando!!!

Anônimo disse...

Não há nada melhor que um cargo político para transferir as riquezas de um país para o seu nome. Prova disso é o número enorme de banqueiros nacionais e internacionais loucos para se imiscuírem na política, diretamente ou por meio de seus testas de ferro, e "cuidarem" do país da "melhor forma". Nosso país rico por natureza, ao qual a sua população não dá valor, se tornou um alvo fácil para os canalhas que servem a NOM ou aos próprios integrantes dela. Mas, ninguém quer "cuidar de nada", apenas roubar o país e sua população. Acorda povo!

Anônimo disse...

Os líderes comunistas estão sendo neutralizados pelo Mundo Livre.
Em breve não sobrará um dessa geração para contar história.
Morte ao comunismo e seus líderes assassinos e ladrões!

Anônimo disse...

Roberta Luchsinger é agente comunista de carteirinha, já deve estar na mira de forças do Ocidente, podem apostar que a carreira dela no Brasil vai durar pouco.
Gotcha Bitch!

Anônimo disse...

Um imediatismo lunático- fanático para desmerecer eminente prisão, a Lava Jato e o Juiz Moro, fazendo crer que foi uma tremenda injustiça.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

Quanto mais se fala da besta, mais ela aparece.

Índio/SP

"BONDÃO do LULADRÃO" disse...

Como é !?!!
Nós vamos PAGAR para manter comitiva do GSI à fim de PROTEGER "BANDIDO CONDENADO PELA JUSTIÇA BRASILEIRA" !!???
=====
Onde foi parar e se esconder a VERGONHA NACIONAL ??!!
-----
o "BONDÃO do LULADRÃO" segue incólume...até quando isso será tolerado pelos CIDADÃOS HONESTOS do PAÍS ?
um LADRÃO CONDENADO em plena CAMPANHA PRESIDENCIAL(sic).
-----
Será que, após décadas de tentativas frustradas, finalmente ESTAMOS NOS TRANSFORMANDO numa "REPUBLIQUETA DE BANANA ?...Sem qualquer Ultraje por parte da Imprensa, da Academia e de outros Apparatchiks da ESQUERDA-BANDIDA ??
-----
-----
VERGONHA !!! VERGONHA !!!
-----
-----

Anônimo disse...

Este marginal não estaria tão seguro se não soubesse que tem apoio dentro das FFAA.Não são todos os militares,mas tem.Já esta claro.Por mais que não queiramos,temos que admitir isso,embora a esquerdalha jogue com muito blefe.O ganso só tem medo do Juiz Sérgio Moro e de Bolsonaro.Alguns pilantras fardados embalam o sonho de ser o comandante supremo das forças da URSAL,porisso fazem o jogo sujo de traidores e vistas grossas ao que está acontecendo.O desmonte das FFAA começou com FHC,quando não tinha nem alimento para os soldados.Agora com as fileiras comunistas mais fortalecidas pelo temer e o ministrinho raul,o efetivo vai diminuir e as fronteiras realmente arregaçadas.Apesar de tudo ainda temos alguns raros patriotas fardados,que talvez estejam esperando o momento certo para intervir,mas não podemos esperar nada do vidas boas,folgado e inerte,que já devia ter feito o dever de casa,mas insiste em dizer que está tudo bem.Então elle é cumplice.
É bom que esse vagabundo tenha medo do povo,do Sérgio Moro e de Bolsonaro.Sempre digo que quando quem manda perde a vergonha,quem é mandado perde o respeito,então não devemos respeito a nenhum desses canalhas.O povo de bem é maioria,mas nas urnas eletronicas isso não conta, e nem com este artifício a bandidagem suprema está tranquila,porque sabem que se houver trambique nas urnas,em sentido oposto virá uma reação que elles não conseguem imaginar.Com a inercia das FFAA,nossa última barreira contra essa quadrilha é Bolsonaro.Sabemos também que quem começa uma guerra não pode chorar por seus mortos.Elles começaram,então o tranco vai ser forte.
A canalhada sabe que somos maioria,e isso justifica o medo que elles tem do povo de bem.
É bom JAIR se acostumando.

Ferreira Pena disse...

Simplesmente maravilhoso este artigo da professora Maria Lúcia.

Anônimo disse...

Este comentário não fala diretamente sobre o post, é apenas para dizer que no próximo domingo (20/08/2017) está prevista uma manifestação pelo voto impresso. O nome do evento é: Iª MARCHA NACIONAL PELO VOTO IMPRESSO. Nós, que fizemos comentários negativos sobre estas urnas aqui neste blog, deveríamos nos empenhar em participar. Segue abaixo o link que dá informações sobre as cidades que programaram manifestação.
https://br.eventbu.com/sao-paulo/1-marcha-nacional-pelo-voto-impresso-ja/4932791

Sebastião

Anônimo disse...

Não vejo as FFAA como inertes, basta o povo clamar por elas, mas onde está o "POVO"? Críticos ferazes do empresário, quer ganhar dinheiro fácil, seguro desemprego, bolsa família mas não dispensa o celular grudado na mão enviando bobagens pelas redes sociais. D Tenta fazê-lo ler esse blog, é um trabalho gigantesco, esse povinho sem-vergonha está mais preocupado com os Neymar's da vida e não seria nem faria nada diferente de seu guru o Lula.
A classe média está minguando é ela que segura pobres e ricos.

Anônimo disse...

Cavalaria Ligeira em 16 agosto, 2017 disse:

"Um imediatismo lunático- fanático para desmerecer eminente prisão, a Lava Jato e o Juiz Moro, fazendo crer que foi uma tremenda injustiça."

O correto é iminente, amigo - que está para acontecer.