TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, setembro 15, 2017

UM ESCORPIÃO NUMA RODA DE FOGO


O texto quer segue é a íntegra do artigo de Nelson Motta no jornal O Globo, intitulado "O Inverno do Patriarca". Diz respeito às últimas peripécias de Lula perante o Juiz Sérgio Moro. Motta compara Lula a um escorpião anotando que "ele ama o poder, a glória e a boa vida e nunca teve vocação para mártir, embora na astrologia seja do signo do escorpião, que, cercado pelo fogo, prefere ferroar a si mesmo a se entregar." Leiam:
Lula diz que prefere a morte a entrar para a história como um mentiroso. Mas essa é uma de suas maiores mentiras.
Ele ama o poder, a glória e a boa vida e nunca teve vocação para mártir, embora na astrologia seja do signo do escorpião, que, cercado pelo fogo, prefere ferroar a si mesmo a se entregar.
Ainda há uma questão semântica: as bravatas, em que ele é mestre, tecnicamente, são consideradas mentiras ou exageros? Há controvérsias.
Lula aprendeu com Dilma, ou ela com ele, a chamar de “querida” (com aspas) quem lhe faz perguntas incômodas. Em Curitiba, ele foi advertido porque insistia em chamar de “querida” a procuradora que o interrogava, mas não chamava de “querido” os procuradores machos. E sempre se referia a sua mulher, sua verdadeira querida, como “Dona” Marisa, a responsável pela administração da família.
Em 2009, Ali Kamel publicou o “Dicionário Lula — um presidente exposto por suas próprias palavras”, uma compilação de 672 páginas com o que Lula disse sobre os mais diversos temas, sem correções, direto da fonte.
O verbete “Discurso” tem muitas citações, algumas premonitórias: “Um dia vão ganhar dinheiro pela quantidade de discursos que eu faço todos os dias. Eu ficaria milionário”.
No dicionário, ele se revela um personagem riquíssimo e contraditório, ou como ele mesmo reconhece, uma metamorfose ambulante. Imaginem de lá para cá! Esperamos um volume 2.
Um de seus clássicos é dizer que aprendeu com sua mãe a não abaixar a cabeça para ninguém. Mesmo quando está errado, não reconhece seus erros e nem se responsabiliza por eles. Pedir desculpas, nem pensar. Mas ele vive dizendo a juízes, delegados e procuradores que espera que eles lhe peçam desculpas um dia.
Ao contrário do sucesso do filme da Lava-Jato, “Lula, o filho do Brasil” foi um fracasso retumbante nos cinemas, contando a sua infância e juventude. Mas um filme com o resto da sua história até hoje certamente seria um sucesso. O problema é que um roteiro factual, documental, contando fielmente a sua história, seria recusado por qualquer produtora do mundo, por fantasioso e inverossímil. 

7 comentários:

Anônimo disse...

No entanto, tenho absoluta certeza que um filme de nome: " PARTIDO POLÍTICO OU QUADRILHA DE ASSALTANTES?", tenho certeza que as multidões acorreriam aos cinemas pra ver o desmascaramento dos saqueadores do Brasil do bando do PTaloprado que nos infernizou por quase 14 anos, ajudado pelos similares socios de empreitada partido chegado á bandidagem, o capacho PSDBosta!

Anônimo disse...

o dicionário do jararaca é rico e elástico...

principalmente a parte que cabe à escatologia...

cabe coisas como "grelo duro", uma expressão tao grosseira, que nem mesmo tendo frequentado alguns dos botecos mais decadentes da cidade eu tinha ouvido antes...

no boteco ha mais decoro do que das coisas que saem da boca desse elemento, sem duvida...

Cactus disse...

.
Caro Aluísio Amorim
.
Você poderia fazer um texto sobre aquele lixo de exposição do Santander dos infernos, de cunho pedófilo e zoófilo, de grande repercussão, e sobre a reportagem lixo da Veja dizendo que as pessoas contra é que são das trevas (?!).
.

Anônimo disse...

OS COMUNISTAS SE ESTRANHAM OU SÃO AMIGOS DEPENDENDO DO MOMENTO!
Sabemos que os comunistas sobrevivem de tretas, tramas, trapaças, tramóias e trambiques, portanto, alianças ou rejeições de desafetos podem variar de acordo com o momento ou interesses!
Na mente desequilibrada psicopata deles, caso oportunista e golpista Lula, que se acha um deus todo poderoso- quem ofender sua divindade imediatamente passa a ser reu de morte mas, dependendo da hora, pode ser reabilitado
Assim sendo, também pode haver uma reviravolta de uma hora para outra!
Lembram de Lula relinchando pesado contra Maluf, Collor e Sarney e depois se aliando a eles, com varias fotos aos abraços?

Anônimo disse...

O Lula é um psicopata ele vai continuar negando os seus atos, até porque ele tem e continuará tendo ao seu lado milhares de seguidores idiotas além dos "companheiros" petralhas de roubalheiras.

CAÇADOR DE DEBILOIDE disse...

Lá vem o Cactus com mais alucinações e doideiras!!
Quem ou o quê é a bola da vez agora para o doido se fixar??
Parece que é o Santander!!
Xííí, preparem-se para mais uma ¨cruzada messiânica¨ do maluco sem vida social!!

disse...

Nós teremos o maior prazer em comemorar o passamento desse vigarista!