TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 21, 2017

MISSA DO GALO

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Dia destes ouvi muito ao longe, ecoando num sonho assombrado por reminiscências da infância, o cantar de um galo. Contraste com o urbano de asfalto e prédios, de trânsito e violência, aquela sonoridade foi acalanto que momentaneamente amorteceu os impactos da vida sofridos entre uma esperança e outra.
Percebi, então, com a nitidez que só os olhos do espírito possuem, que o canto do galo é evocação de algum momento do passado. Vem envolto em brumas do amanhecer para anunciar o dia, onde nunca sabemos o que sucederá. Tem uma intimidade esse som com quintais cheios de ciscares, de romãs pendendo de galhos para oferecer sua beleza rubra e apetitosa, de jabuticabeiras que serpenteiam em troncos retorcidos os negrores adocicados de suas uvas tropicais!
De novo cantou o galo em lonjuras que minhas sensações alcançaram. No sol que se elevava do horizonte aquela melodia combinou com uma expectativa alegre, um desabrochar de esperança desenhada nos labirintos do existir. Reconforto. Aconchego. Rede balançando. Risos perdidos no tempo das travessuras. Renascimento. Era isso que vinha marulhando pelo vento da aurora. Uma ternura estridente se expandia naquele ondear sonoro. Um chamamento para o mundo acordar. O galo, pensei, é o arauto da existência.
Nesta véspera de Natal, onde o verdadeiro conteúdo da comemoração se esvai, veio-me também, numa associação de ideias a Missa do Galo. Qual bispo teria batizado desse modo a missa, que no passado era celebrada à meia-noite com a solenidade de um ritual falado em latim? Naquele tempo que nem tão longe está, as mulheres cobriam a cabeça com véus rendados, o que as tornava bonitas e vaporosas para combinar com os mistérios do ritual. As casadas usavam mantilhas pretas, e as solteiras, brancas. Era um sinal de respeito ao local sagrado. Em algumas catedrais a música que vinha do órgão com toda a pompa do instrumento, intercalava-se com a angelical melodia dos corais que subia aos céus em espirais para louvar a Deus.
Depois da Missa do Galo, a ceia, a sobremesa da esplendorosa torta de frutas, o abrir dos presentes, a confraternização familiar. No presépio, o nascimento do Menino Jesus finalmente colocado na manjedoura entre Maria e José, em meio aos pastores e aos bichinhos de massa que olhavam espantados a estrela de papel dourado equilibrada por sobre a gruta.
Não se fazem mais Missas do Galo como as da minha meninice. Parece que agora sequer se chamam assim. Também não sei se são celebradas à meia-noite, porque há pressa para a ceia ou para a ida a algum baile.  É cada vez mais difícil distinguir Natal de Réveillon, o que indica que o aniversariante anda esquecido. Portanto, prevalece uma festa profana sobre o ritual natalino, modificando-se a tradição para nela incorporar elementos de show. Desse modo, a liturgia alterada não favorece a introspecção que coloca o homem diante da divindade para com ela conversar.
Pois, bem, nesse Natal há algo estranho, como se perdida estivesse não só certo tipo de celebração como comportamentos e valores havidos nos confins de minha vida. Nem sequer sinto no ar aquele clima inconfundível, que envolvia as pessoas através de elos de solidariedade para tornar as atitudes mais amenas. Para falar a verdade, até Papai Noel está ficando cansativo. Há um em cada esquina, em cada loja, tentando vender.
Estes pensamentos muito meus, e podem não ser compartilhados com quem lê neste instante estas linhas. Talvez, possam ter uma explicação. Errada sou eu que não sei mais brincar, pois é sabido que Natal é, definitivamente, uma festa de crianças.  Não consigo ouvir os sinos que sempre me encantaram. Não capto a magia da Noite Feliz. Não estou vendo os milhares de pequenas lâmpadas chinesas que enfeitam prédios e casas. Não escuto as músicas natalinas. Só de memória consigo cantarolar: “Papai Noel, vê se você tem a felicidade para me dar”. Em vão busco, à meia-noite, a Missa do Galo que não existe mais.
Depois de muito esforço, de vagar por entre recordações e nostalgias, concluo que há um lugar seguro onde posso sempre encontrar o Natal. Basta seguir a estrela e olhar para a manjedoura. Ele está lá. Para que mais?
Então, pensei: não posso trair o Natal. Tenho sempre que reinventá-lo com as possibilidades da fé e com a beleza da esperança, porque o Natal está dentro da gente e não fora.

(*) Maria Lucia Victor Barbosa é escritora.

14 comentários:

gracarlilas disse...

Belíssimo texto. Feliz Natal.

Anônimo disse...

OS TEMPOS SÃO OUTROS, M LUCIA!...
SE O VATICANO ESSE ANO MONTOU UM PRESEPIO TÃO PROFANO QUE O GLOBALISTA FACEBOOK O BLOQUEOU POR SER PROVOCANTE SEXUAL, IMAGINE ONDE ESTAMOS E IREMOS PARAR DORAVANTE?...
“*Not appproved. Your ad can’t include images are sexually suggestive or provocative”.
Foi como levar o Menino Jesus para um meretricio e, num ambiente improprio e sórdido como esse, irmos prestar as devidas homenagens ao Rei do Universo, enquanto isso, regozijam-se as esquerdas e a maçonaria com sua midia globalista com esse presentaço de “Natal”, bem à la Queermuseu do Satãder - ficaram com inveja desse?!
Trechos da alocução muito estranha do papa Francisco sobre o presepio desse ano, encontrado no site da CNBB - aiaiai, CNBB-TL-PT, também como Lulampião, "nada vendo ou sabendo" do peladão contemplado pelos 3 reis magos - que contrastariam com o visual que nos apresenta:
… “Na simplicidade do presépio encontramos e contemplamos a ternura de Deus, manifestada na do Menino Jesus…
… O presépio este ano, realizado na típica expressão da arte napolitana, inspira-se nas obras de misericórdia. Elas recordam-nos que o Senhor nos disse: “O que quiserdes que os homens vos façam, também vós fazei a eles” (Mt 7, 12). O presépio é o lugar sugestivo no qual contemplamos Jesus, que assumindo sobre si as misérias do homem, nos convida a fazer o mesmo através de ações de misericórdia. A árvore, proveniente este ano da Polonia, é sinal da fé daquele povo que, inclusive com este gesto, quis exprimir a própria fidelidade à sé de Pedro.
Queridas crianças, o meu obrigado é dirigido sobretudo a vós… …. Obrigado pelo vosso testemunho, por terdes tornado mais bonitos esses símbolos natalícios, que os peregrinos e os visitantes provenientes do mundo inteiro poderão admirar. Obrigado! Obrigado!
O Natal do Senhor seja ocasião para estarmos atentos às necessidades dos pobres e daqueles que, como Jesus, não encontram alguém que os acolha… … Também vós rezai por mim e pelo meu serviço à Igreja…
VARIAS FOTOS LINK ABAIXO DE FAZER INVEJA À REDE GLOBO DA TELEPUTARIA, A REDE QUE FAZ DE SEU LAR QUARTO DE MOTEL! - mesmo a Record com A Fazenda ou mais outras mais redes com programas similares -
*https://odogmadafe.wordpress.com/2017/12/16/facebook-censura-foto-do-presepio-do-vaticano/

Anônimo disse...

DE VEZ EM QUANDO, UM ESQUERDISTA ACORDA AOS BERROS: COM TRUMP PERTO DA MINHA CAMA!
Já não suporto mais tantos pesadelos; tome umas doses de Trumpex, meu fio, morara rapidim, cura até lulite e dilmite, 2 bacterias resistentes a qualquer antibiótico!
No esquerdista EL PAÍS:
Lula, "sabendo que não será preso", tem planos de governo!
Nem precisa, sabemos qual: acabar com o resto que sobrou do Brasil que até 2014 não deu conta de terminar o serviço!
Lógoco, pretende terminar!
Ah, coitchado, u povu lhi dará hum impurraum pra subi au Pranauto!
Podes crer, amizade!
É isso aí bicho - pru Lulinha paziamôr!!!

Sempre Mais do MESMO disse...

Sempre Mais do MESMOdezembro 21, 2017 11:11 AM

Infelizmente é impossível reverter a lei da gravidade e igualmente infeliz é não ser possível fazer do ser humano um ser RACIONAL.

Tudo vai da EMOÇÃO. As poucas vitórias da razão se deveram a esta se valer da emoção para convencer.

Por que se drogar sabendo as consequências, tomar porre e sofrer no dia seguinte?

De fato o dirigismo é inevitável. É com tristeza e revolta que reconheço a impossibilidade de se convencer a população a se unir e fazer do Estado um prtestador de serviços à população e não continuar deixando que o Estado seja o PROPRIETÁRIO da POPULAÇÃO e assim ARBITRANDO LIVREMENTE SOBRE ELA.

Os vagabundos e os nababos do Estado SEMPRE defenderão que o Estado EXPLORE a população para melhor remunera-los e menos cobra-los sobre o trabalho. Não tem jeito, isso nunca vai mudar se não por uma pressão MORAL de TODOS os PAGADORES de IMPOSTOS CONTRA os RECEBEDORES de impostos. Essa UNIÃO jamais será conseguida porque quem esta no Poder tem os meios de fazer sua voz ecoar: é TODA a MIDIA, artistas, comunicadores, ujosrnalistas e celebridades em geral se aproveitando das verbas e dos privilégios que o Estado lhes concede. Em troca eles defendem o ESTATISMo, a hegemonia do Estado hierarquizado sobre a população e a decorrente exploração.

Certa vez numa dinâmica foi proposto um jogo de cartas:

- Se todos apresentassem cartas vermelhas, a banca pagaria 1 ponto a todos. (todos ganhariam)

- Se alguns apresentassem carta preta, os que apresentaram carta vermelha pagariam um ponto a cada um de carta preta e um ponto para a banca. (alguns ganhariam muito e outros perderiam)

- Se todos apresentassem carta preta, todos pagariam 1 ponto para a banca. (todos perderiam)

Resultado do jogo?

- já na segunda rodada TODOS apresentam carta preta e todos perdem para a banca.

A BANCA é o governo.

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz:
Parabéns por postar belíssimo texto da Maria Lucia. E a todos feliz Natal.

Anônimo disse...

VIVEMOS UMA MENTIRA. OS CANALHAS NO PODER DETURPAM TUDO DESDE SEMPRE. NÃO RESPEITAM NADA SÓ PENSAM EM DINHEIRO E PODER. NEM O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO FICOU DE FORA.

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?
Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus
Por Da Redação
access_time
22 dez 2016, 17h49 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
https://mundoestranho.abril.com.br/religiao/por-que-o-natal-e-comemorado-em-25-de-dezembro/


Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e “cristianizaram” a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354.
PUBLICIDADE

A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti (“nascimento do sol invencível”), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano.

No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa – ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25.

A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam. “Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro”, afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. “Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro”, diz Caldas.

O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

OS TEMPOS SÃO OUTROS, M LUCIA!...
É meu caro realmente vivemos tempos negros. Visitando a página que você citou encontrei isto. Que horror! Um desrespeito total à religião e a fé das pessoas.
A "santa igreja católica" acabou. O bispo encomendou uma pintura de uma orgia, da qual ele faz parte, e a retratou em uma igreja.

Arcebispo do Vaticano retratado em pintura homoerótica encomendada para a sua antiga catedral
https://odogmadafe.wordpress.com/2017/03/04/arcebispo-do-vaticano-retratado-em-pintura-homoerotica-na-sua-antiga-catedral/

Anônimo disse...

VIRAM ISTO?

Brasileiros invadiram a página do Exército no facebook pedindo intervenção militar
https://www.diariodobrasil.org/brasileiros-invadem-a-pagina-do-exercito-nas-redes-sociais-e-clamam-por-socorro/#

Anônimo disse...

É melhor JAIR se acostumando
Todos os dias, eu acordo querendo um motivo para não votar em Jair Messias Bolsonaro, aí vem FHC e diz que tem medo de ele se eleger presidente. Vem Lula e diz que ele vai destruir todo o seu legado. Vem Renan e diz que ele não é um político em quem se possa confiar. Vem Ciro Gomes e diz que ele é um perigo, Vem a VEJA, a ISTO É, a Rede Globo, a Globo News, a Folha de São Paulo, e fazem extensas reportagens demonstrando o perigo da eleição de Bolsonaro, então eu só posso concluir, se toda esta gente de rabo preso, corrupta está unida e contra ele, é porque ele é, pelo menos, diferente e só isto já me dá uma grande esperança de ver o meu país livre destes salafrários.

Anônimo disse...

Os planos praticados pela maçonaria estão quase completos.
Baphomet e Satanás se levantarão de tal forma contra Deus e a Virgem Santíssima que o mundo todo se encontrará em trevas totalmente, eis que as trevas já se adensam.
Aí virá Jesus Cristo com seu poder e glória para por fim à iniquidade definitivamente.

Heloisa disse...

É um lindo texto, muito bem escrito. Eu me lembro direitinho, meus pais saíam pouco antes da meia-noite para a missa do galo, e minha irmã e eu ficávamos em casa esperando com nossos avós. Quando eles voltavam, havia a ceia e presentes, com a porta da sala aberta para os familiares e vizinhos que chegassem. Apesar de ateia(não ateísta militante), monto até hoje o presépio que minha mãe deixou para mim. Também me lembro do dia em que o padre Magno, um vigário muito querido pela paróquia, foi lá em casa benzê-lo. Vivíamos uma vida simples e feliz.

Anônimo disse...

Um texto enternecedor Maria Lúcia.Vendo os links com as matérias sobre presépio e vaticanom o mural homoerótico que um " Dom" na Itália se fez incluir, reparei ali nas tatuagens que remetiam a dragões e uma simbologia em que há homens ou corpos masculinos em maioria e um feminino está pendurado em um terço.NA manjedoura e o foco para o homem nu, não vi ali a figura feminina. O patriarcado desequilibrado omite o feminino. Não falo de gênero. Refiro-me ao feminino como polaridade presente tanto entre homens quanto em mulheres e pode estar desequilibrado em ambos os generos. O Feminino é acolhimento, é ternura, beleza, encantamento, sabedoria,integridade e mesmo a pureza. O Feminino é a Maria em nossa psiquê.Ela fica grávida dos céus e engendra por Espírito Santo(santo=são=equilibrado, em equilibrio espirito/ materia) uma criança mágica, divina.Quando promulgam uma nova simbologia para ilustrar o nascimento crístico estão sonegando uma verdade. Cristo vem de cristós e quer dizer iluminado, ou, o ser que transcendeu os limites do seu ego humano e conectou-o à no céu de natal á estrela( um novo nascimento ou um renascimento.
A mente do ego vive de emoção; ação /reação. Mas há em cada um de nós um " algo que foge e está sempre a soprar um outro algo que foge mesmo a compreensão da mente humana. A mente humana racional é uma pipa ao vento se não estiver conectada ao coração, ao perceber, ao intuir, ao sentir. Por tal é que vemos tantos intelectuais insensíveis. Fecharam a porta do sentir. O encantamento de Natal foge também ao escrutínio da mente comum. Se o indivíduo não estiver com seu coração fechado, vai perceber em si, a alegria e o encantamento da criança mágica que um dia ele mesmo foi, e que continua a viver em si, tendo o poder de viajar nas lembranças pela linha do tempo e " entrar no momento em que sua criança interna se ilumina nesta noite de pura magia que é o Natal.
Retirar da simbologia no presépio a criança é mais que um crime. Assim como a figura da mulher.

Que possamos neste Natal, não importando se a data é esta a do nascimento de Yeshua,( também acho que foi colocada por causa do soltiscio, mas que possamos abrir nosso coração e permitir que esta criança que temos em nós venha nos abençoar e encantar com amor noite e ano afora.... viva a criança Cristo, Iluminada Budha em nós sempre. Só ela vale a Vida. Este será um renascimento, uma ressureição e veremos a Terra Mâe olho no olho,e o Pai Céu nos sorrindo.
Feliz Navidad!
Eliana

Ferreira Pena disse...

Que texto maravilhoso, tenho 73 anos e as recordações da Missa do galo vieram iluminar meu presente. Feliz natal professora Maria Lúcia, continue a iluminar esse blog com seus escritos e idéias necessárias a um povo cuja moralidade é uma vergonha. Parabéns também ao Aluízio, esse gigante da liberdade.

A verdade vos libertara disse...

Parabéns pelo belo texto, que nos traz boas lembranças.