TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, fevereiro 21, 2018

NÃO ACABA MAIS NA QUARTA-FEIRA


Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
O carnaval está se tornando cada vez mais longo. Começa muito antes do sábado e não acaba na Quarta de Cinzas. Às favas as tradições religiosas da Quaresma. Isso em um país que é tido como de maioria católica. Aliás, tradições, essas memórias do tempo, irão se esvaindo até se tornarem invisíveis para novas gerações.
Nas produções elaboradas e rutilantes das escolas de samba, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, todo ano pobres se vingam transformando-se em reis e rainhas. Mulheres se despem para satisfação de nativos e estrangeiros. A proximidade, nos carros alegóricos, com personalidades populares leva ao nirvana misturado com samba.
Durante horas desfilam escolas competindo entre si para alcançar o primeiro lugar, porque viver é competir. Nas arquibancadas o público não sente sono, fome ou cansaço durante toda a noite até a manhã do dia seguinte. Algo inimaginável caso fosse obrigatório como trabalhar. Aí cansava demais porque ninguém é de ferro. Nos camarotes, ricos e famosos se entretêm comendo, bebendo, fofocando. O desfile é de menos porque sabem que aqueles reis e rainhas são de mentirinha.
Neste ano chamou atenção no sambódromo críticas políticas e sociais. A campeã Beija-Flor trouxe para a avenida encenações da violência e da corrupção. Esta era expressa pela ratazana simbolizando o petrolão do PT. Homens vestidos com ternos pretos e guardanapos nas cabeças representavam o ex-governador atualmente preso, Sérgio Cabral, e seu pessoal na famosa estada em Paris.
A Beija-Flor foi muito aplaudida pelo público que pagou caro para assistir aos desfiles. Apenas ficou esquecida a corrupção do presidente de honra da escola, o bicheiro Anísio Abrahão David, e o fato dos cariocas terem eleito Sérgio Cabral duas vezes, além do seu sucessor, Pezão. Sem falar que o PT era ou ainda é forte no Rio de Janeiro. Se Lula se safar no Supremo, certamente muitos cariocas votarão nele novamente.
A vice-campeã, Paraíso do Tuiuti, mostrou ser uma escola caprichosamente aparelhada pelo PT e seus agregados, como o PSOL. Agradou as arquibancadas com críticas ao presidente Temer vestido de vampiro, carteiras de trabalho estragadas pela reforma trabalhista e os “manifestoches”, vestidos com camisas verde-amarelas e manipulados pela Fiesp, símbolo do capitalismo.
Paradoxalmente, “manifestoches” foram os milhões de brasileiros que bateram panela e, espontaneamente, foram às ruas em todo país para pedir a saída de Dilma Rousseff, de Lula e do PT. Os carnavalescos da Tuiuti não apresentaram os chamados “pães com mortadela”, que recebem um lanche e alguns trocados para irem em ônibus fretados pela CUT às manifestações de interesse do PT, sem saberem aonde e porquê vão.
Nenhuma escola mostrou o Tríplex, o Sítio de Atibaia e outras maracutaias de Lula, ficando assim um misto de incoerência e cinismo da parte dos carnavalescos. No fundo foi a revolta, não política, mas da falta de verba pública, apesar de que não devem ter faltado verbas de variadas fontes.
Quanto ao carnaval de rua, que se expressa através dos blocos, levou milhões para a folia. São Paulo deixou de ser o “túmulo do samba” e fervilhou de gente que pulou freneticamente sem parar por dias seguidos, braços para o ar numa espécie de transe coletivo. Tanto lá quanto no Rio, sobrou um rastro de imundície e fedor de urina, qual souvenir de nossa marca cultural.
Observando bem, o aumento dos blocos indica que o povo tomou gosto de ir às ruas. Ao mesmo tempo, aconteceu um tipo de compensação prazerosa: substitui-se momentaneamente a realidade virtual das redes sociais, onde não há contato físico, pelo realismo material do outro, mesmo que fosse para ser tocado, roubado, apalpado, beijado, etc. e tal. E assim caminha a irracionalidade das criaturas que se julgam racionais.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga, professora, escritora.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nas arquibancadas o público não sente sono, fome ou cansaço durante toda a noite até a manhã do dia seguinte.

mas peça para eles chegarem 30 minutos antes do inicio das provas do ENEM...

o festival de desculpas bizarras impressiona...

desde ter tomado o onibus errado a nao ter a menor ideia do local da prova...

Anônimo disse...

Parabéns,Maria Lúcia !

Texto brilhante e corajoso! Disse tudo sobre o Povo Brasileiro na suas incríveis incoerência, alienação e ignorância.

De fato, não acaba na quarta-feira de cinzas ....

Anônimo disse...

"Às favas as tradições religiosas da Quaresma", diz no caput do texto.
Triste mas é verdade.
A Igreja Católica, desde que foi inundada com a TL e tomada praticamente toda pelos esquerdalhas, perdeu o rumo e a fé. Após o Concílio Vaticano II tudo desmoronou no Ocidente: Fé, Família, Tradição, Pátria e se bobearmos teremos perdido até a propriedade privada.
Gente, atentem! Está primeiro relacionado ao espírito.
Quem tem sabedoria que saiba.

Eduardo

leo guedes disse...

Ocorre-me pensar em Ortega y Gasset e sua Rebelião das massas. A democracia da quantidade. Se a natureza impôs ao lacaio - no seu sentido original - substituir a nobreza, ainda estamos em fase de adaptação. Ele trouxe o que há de pior no comportamento social. Se evoluir é depurar o gosto, então vivemos às avessas. Quase tudo está se virando de ponta cabeça. Seja por uma intenção funesta saída das cabeças dos autores da Teoria Crítica, seja pelos arroubos intelectuais do Antonio Gramsci, ou por qualquer outro fator desconhecido, caminhamos pela avenida, muito bem pavimentada, pelo caos social. E não se trata de modelo local. Europa e Estados Unidos parecem adotar o novo ritmo, coisa que não está acontecendo em países de viés oriental. Japão, Coréia do Sul, Vietnã, e a gigante chinesa, estão se projetando para dominar o cenário econômico mundial e se utilizando principalmente da ordem. Isto mesmo. A ordem que saiu da nossa bandeira, pensada por intelectuais positivistas, e foi para o liberou geral. E cá entre nós, sem ordem, não dá sequer para fazer um omelete.

Anônimo disse...

O Paraíso do Tuiuti critica a população brasileira que foi às manifestações e a FIESP. A população foi enganada pelos falsos movimentos sociais, criados pelos partidos políticos, achava que estava fazendo algo de bom e foi usada para dar legitimidade às falcatruas desses bandidos travestidos de políticos que estão roubando o país desde o fim do Regime Militar.
A FIESP, oportunista que só ela, também é parceira das falcatruas do PMDB/PT/PSDB.
E Lula e Dilma, o "pai e a mãe dos pobres", enquanto distribuíam migalhas para a população, enchiam os bolsos dos empresários e banqueiros -que obtiveram os maiores lucros de todos os tempos com os governos do PT-, para quem ele trabalha, com o dinheiro do BNDES.
A Globo fez a sua parte, só não colocou o Paraíso do Tuiti em primeiro por que iria ficar muito na cara. Apesar do discurso do PT "contra a Globo" eles trabalham juntos na destruição do país e de sua população.


Setor bancário deu maior doação à campanha de Lula
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u87203.shtml
VALE LIDERA LISTA DE DOADORES À CAMPANHA DE REELEIÇÃO DE LULA
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1368133-5601,00-VALE+LIDERA+LISTA+DE+DOADORES+A+CAMPANHA+DE+REELEICAO+DE+LULA.html


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/11/05/juntos-itau-e-bradesco-doaram-r-102-milhoes-para-partidos-nas-eleicoes.htm

Os benficiados
o BNDES retomou seu foco de agente de fomento, porém ficou marcado pela ajuda a grandes grupos, como Petrobras, JBS/Friboi, Braskem, AmBev, Vale e as empresas de Eike Batista. Mudou também o perfil dos segmentos atendidos. Se antes o grande "cliente" do BNDES eram as montadoras de automóveis, nos últimos oito anos empresas do setor de alimentos e de química e petroquímica ganham espaço e a Petrobras dominou, com folga, as liberações em 2009 e 2010: foram mais de R$ 50 bilhões.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/bndes-triplica-na-era-lula-retoma-acao-de-desenvolvimento-2806488#ixzz57kFyk1kV
stest

https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/governo-do-pt-pode-ter-usado-500-bilhoes-do-bndes-pra-bancar-campeoes-nacionais-e-paises-aliados-35336/

https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/contraponto/governo-de-dilma-emprestou-33-bilhoes-para-5-aliados-de-esquerda-e-caixa-preta-do-bndes-46778/

Anônimo disse...

ISTO A GRANDE MÍDIA "ESQUECEU" DE FALAR.

João Roberto Marinho estava no jantar com Lula e Marcelo Odebrecht

Em seu Blog o jornalista Rovai chama a atenção para um dado muito importante, nem um pouco explorado pelos grandes meios de comunicação. Em um dos documentos vazados da investigação da Polícia Federal que trata de um jantar organizado, em 2012, por Marcelo Odebrecht para receber Lula, também estava presente João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo. A lista contém outros nomes publicamente conhecidos sugerindo, portanto, que o evento se tratou, apenas, de um encontro de negócios reunindo Abilio Dinis, Roberto Setubal, Jorge Gerdau, Luis Carlos Trabuco, Eike Batista, além do ex-ministro Antonio Palocci, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre e da presidente do Sindicato dos Bancários, Juvandia.
https://jornalggn.com.br/noticia/joao-roberto-marinho-estava-no-jantar-com-lula-e-marcelo-odebrecht

O DONO DA GLOBO QUERIA LULA CANDIDATO A PRESIDENTE SEGUNDO BLOG PETISTA
João Roberto Marinho sondou Lula para ser candidato em 2014, diz Haddad
https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/299475/Jo%C3%A3o-Roberto-Marinho-sondou-Lula-para-ser-candidato-em-2014-diz-Haddad.htm

Anônimo disse...


Off topic

MINISTRO DO STJ QUE CONCEDEU HC PARA WESLEY BATISTA É INVESTIGADO POR SUSPEITA DE VENDER DE SENTENÇA NO STF E CNJ.

Sebastião Reis Júnior votou pela substituição da prisão preventiva de Joesley e Wesley Batista por medidas cautelares elencadas pelo relator do HC, Rogerio Schietti.
https://www.oantagonista.com/brasil/urgente-stj-solta-irmaos-batista/



Superintendência de São Paulo da Polícia Federal Foto: Divulgação

BRASÍLIA — O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, estuda a possibilidade de pedir uma investigação interna ou transferir para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a apuração sobre o suposto envolvimento do ministro Sebastião Reis com um esquema de venda de decisões judiciais. Reis já é alvo de investigação sobre o mesmo assunto no Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações tiveram início há quase um ano e estão sendo conduzidas pela subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio.

As investigações sobre venda de decisões judiciais se estendem ainda a um segundo ministro do STJ, a uma desembargadora e a uma terceira pessoa ligada a Reis. A apuração teve início a partir da análise de conversas gravadas numa das operações da Polícia Federal. Num dos diálogos, um dos interlocutores faria referência a Sebastião Reis. Com base nestas e em outras informações, investigadores entenderam tratar-se de suposto caso de venda de decisões judiciais. Uma delas estaria vinculada a um dono de mina de diamante.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/ministro-sebastiao-reis-do-stj-suspeito-de-vender-sentenca-18696804#ixzz57kMVwhe9
stest

ELE ERA ADVOGADO E VIROU MINISTRO DO STJ POR NOMEAÇÃO DA EX PRESIDENTE DILMA.(Os ministros do stf e stj deveriam ser concursados)
Biografia

Atuou como advogado das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e da Companhia Nacional de Saúde Mental, e foi consultor jurídico do Ministério da Integração Nacional. Também foi chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Brasileira de Comunicações (Radiobrás – 1998 a 2003) e coordenador-geral da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (1998/1999).[1]

Foi nomeado pela então presidente da República Dilma Rousseff para o cargo de ministro do STJ em virtude de aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros. Após sabatina no Senado Federal, seu nome foi aprovado pelo Plenário daquela casa para preencher vaga destinada a membro da advocacia.
Biografia

Atuou como advogado das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e da Companhia Nacional de Saúde Mental, e foi consultor jurídico do Ministério da Integração Nacional. Também foi chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Brasileira de Comunicações (Radiobrás – 1998 a 2003) e coordenador-geral da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (1998/1999).[1]

Foi nomeado pela então presidente da República Dilma Rousseff para o cargo de ministro do STJ em virtude de aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros. Após sabatina no Senado Federal, seu nome foi aprovado pelo Plenário daquela casa para preencher vaga destinada a membro da advocacia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Alves_dos_Reis_J%C3%BAnior

Anônimo disse...

IMAGINE O POVO NUMA ENRASCADA DESSA: A CNBB (+ a TL) tida sempre como uma conferencia episcopal católica antes de as redes sociais mostrarem que seria dos tentáculos dos comunistas, navegava candidamente e fazia tudo ocultamente, como apoiando os futuros ditadores comunistas do PT, que não chegaram aonde queriam por reação do povo nos sites avessos às esquerdas independentes ou anticomunistas!
Assim, durante décadas esses traidores da Igreja e de Cristo entregaram de bandeja o povo às falanges satânicas comunistas, bem à la Judas Iscariotes e até aoS últimos suspiros da Dilmula ainda tentaram dar alento a essa besta!
Foi por isso que DESDE VARIOS ANOS que cortamos todas ajudas a Campanhas dessa porcaria de Instituição MARTELO-E-FOICE-CNBB, além de não instruir e prevenir o povo do comunismo, ainda ajudando os MST, mais movimentos esquerdistas e malfeitores associados a eles!

Anônimo disse...

Durante todo o ano existe por todo o Brasil uma festança danada.Começa com o carnaval oficial,depois vem os carnavais fora de época promovido por muitas prefeituras,shows de aché com cantores que nunca ouvimos falar.Pra completar ainda teremos em 2018 a tal copa do mundo.Estamos revivendo de forma bem pior os tempos romanos.César dava o pão e o circo.Nossos governantes dão apenas o circo.Nestas festas as pessoas se permitem a abusos de toda sorte:álcool,drogas, sexo sem compromisso,brigas,roubos,etc. É uma massa de manobra comemorando não sabe o quê.Enquanto isso os políticos se reúnem nos bastidores para serem reeleitos e garantirem o foro privilegiado.Aqui em BH o governante municipal está se gabando porque o carnaval de rua, segundo as pesquisas foi o 2º melhor do Brasil.A cidade tem 2,5 milhões de habitantes e recebeu no período carnavalesco mais 3,8 milhões de pessoas que saíram a mijar pelas ruas afora.BH é um caos.Cidade suja,centro da cidade pululando de moradores de rua e hippies desocupados,trânsito caótico,praças e jardins pessimamente cuidados,postos de saúde desabando, médicos e postos sendo assaltados e muitos outros problemas que tornam a vida do cidadão muito difícil,mas teve carnaval para que o povo burro não reivindique melhorias aos governos municipal e estadual.

Anônimo disse...

Sr Amorim, mais uma vez parabéns por sua cobertura Jornalística e suas opiniões corajosas e denunciadoras da patota vermelha que domina a profissão. No entanto, você erra ao fazer a análise do eleitorado Carioca. O PT nunca foi forte no Rio de janeiro e o voto não é em Lula e sim contra os figurões do paulista PSDB.