TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, abril 08, 2018

O CIRCO MONTADO PELO PALANQUEIRO DE GARANHUNS


Por Nilson Borge Filho (*)
A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser encenada em três atos, sendo distintos entre si mas que se entrelaçam no resultado da operação. O primeiro ato contou o protagonismo da decretação de prisão do ex-presidente pelos desembargadores federais da Quarta Região e com o cumprimento da ordem pelo juiz federal Sérgio Moro.
O cuidado com que Moro cumpriu a ordem merece elogios e jamais privilégios a um condenado em segunda instância. O juiz não gostaria de ver um ex-presidente sair algemado, numa viatura policial e rodeado de agentes federais. Foi uma delicadeza com um ex-mandatário da Nação. Moro também considerou na oportunidade do condenado se entregar espontaneamente a segurança dos agentes federais, em decorrência do que poderia surgir em face da fúria de radicais e malucos a serviço do PT e da CUT.
O segundo ato o protagonista foi o próprio condenado, que desqualificou a gentileza do juiz Sérgio Moro e abusou da paciência de agentes e delegados da Polícia Federal. Lula transformou a sua prisão num circo, onde via-se de tudo que é tipo fosse no chão em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos fosse em cima de um caminhão de som. Nesse palco repleto de miquinhos amestrados ensandecidos e desqualificados agredindo jornalistas petistas e sindicalistas radicais se revezavam em discursos rasteiros, espancando a gramática portuguesa e a inteligência daqueles que têm a mínima capacidade de pensar.
Causou espanto as palavras de um tal de Boulos, que se diz líder dos Sem Teto, mas na verdade um vadio que nunca trabalhou na vida. Provido de meio neurônio essa liderança de araque, que se serve da pobreza e da falta de esperança de alguns excluídos sociais e de outros espertalhões, clamava para que Lula não se entregasse aos agentes federais. O circo continuou com o discurso sempre repetitivo do condenado Luiz Inácio Lula da Silva, abarrotado de lugares comuns, naquele idioma parecido com o português e cheirando a cachaça, segundo as próprias palavras da presidente do PT. Suado, descabelado, olheiras profundas que não se sabe se foram obtidas por falta de sono ou por excesso do álcool.
A militância, claro, foi à loucura com a fala do palanqueiro de Garanhuns. No entorno os áulicos de sempre, com destaque para o ex-chanceler Celso Amorim, conhecido no Itamarati como megalonanico. Narizinho, presidente do PT e conhecida na lista da empreiteira Odebrecht como “Amante e Coxa, ” tentava incendiar os aloprados para que não deixassem Lula se entregar espontaneamente. Aconselhado por assessores políticos e advogados, o condenado Lula tentou esticar a corda ao máximo possível, inventando uma missa póstuma para Dona Maria Letícia (aliás uma senhora que sempre desrespeitou, ora viajando para o exterior com a amante Rosemary em avião oficial ora jogando a culpa na falecida pelos ilícitos nos processos do tríplex e do sítio).
O terceiro ato contou como protagonista a Polícia Federal, que agiu com prudência em não atropelar os fatos e com inteligência em não aceitar as provocações de petista, sindicalistas e advogados do condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Essa turminha na verdade desejava uma ação mais dura da Polícia Federal e que dessa ação surgisse um cadáver para servir de bandeira contra a força tarefa da Lavajato.
O que alguns consideraram como fraqueza da Polícia Federal em não agir logo após cessar o prazo concedido pelo juiz Sérgio Moro para prender Lula, na verdade foi um procedimento planejado e inteligente dos agentes e delegados federais, que não deram o que os radicais mais queriam: um cadáver. E o resultado foi o condenado se entregando e sendo levado para a carceragem da PF de Curitiba sem que se possa dizer que houve alguma ilegalidade na operação da Polícia Federal. Lula está preso e que continue assim por muito tempo. Os brasileiros agradecem. Créditos também às Polícias Militares de SP e PR e Polícia Rodoviária Federal.
(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em Direito. Foi professor do Curso de Direito da UFSC e do Departamento de Ciência Política da UFMG. Atuou como juiz do TRE de Santa Catarina.

15 comentários:

Ferreira pena disse...

Mais um texto fantástico do Prof. Nílson. Até que enfim o bandido foi parar na cadeia. Onde estavam as multidões do petismo?

Anônimo disse...

Lula tanto queria um cadáver para seu espetáculo dantesco e circense, na maldita missa horroshow, que acabou conseguindo. Sim, o finado que o condenado, com mais de mil provas, tanto queria foi ele próprio, Lula é hoje um morto fétido e insepulto. As fotos de sua prisão são incontestáveis: Lula morreu e já faz um bom tempo.

Anônimo disse...

Agora vamos aos que faltam...

Finish them! disse...

They're not finished yet!

Anônimo disse...

Aluízio, precisamos fazer uma campanha cobrando esses "cidadãos" em suas promessas..

Se Lula for preso...

Ciro Gomes: "Vou sequestrar o Lula e entregá-lo numa embaixada."

Stedile: "Se Lula for preso, vou dar a bunda."

Suplicy: "Se Lula for preso, ficarei com ele na cela."

Jean Willys: "Se Lula for preso, sairei do país."

Oscar Maroni: Quando Lula for preso, vou dar bebida de graça."

Lula (por ele mesmo): Vou caminhando de São Paulo até Curitiba."

E aí, seus bocudos?!!!

Anônimo disse...

Um ícone da corrupção e do crime contra uma nação.
É o legado do mafioso de 9 dedos.
Que permaneça muito tempo preso.

Anônimo disse...

O Maroni cumpriu!

Anônimo disse...

Pior que o espetáculo circense sem categoria foi a Gleisi fazendo oração petista para os amotinados na frente da PF. Ela dizia algo e todos repetiam.Uma oração de ativismo. Gente Louca, completamente loucos.

Anônimo disse...

Obrigado DEUS pela sua JUSTIÇA. ADILSON NAGAMINE DE CAMPO GRANDE MS

Anônimo disse...

Depois da palhaçada toda feita em cima do caminhão,se via claramente a disputa das putas Gleisi e Manuela por um lugarzinho ao lado do chefe que bebeu meio litro de cachaça em menos de cinco minutos,as macacas de auditório vibravam loucamente estimulados pelas vacas de presépio.Como o confronto esperado não aconteceu e não teve nenhum cadáver,o meliante insistiu na idéia de produzir um fato e não se entregou dentro do prazo estipulado.Também não deu certo.Isso já era esperado e a PF agiu com inteligencia dando mais linha,afinal o peixe era grande.Saiu do caminhão carregado numa encenação pobre de popularidade paga a peso de mortadela e tubaina, e também porque já estava com as pernas bambas de tanto mé.A cada palavra era uma beiçada.O pó correu solto dentro daquele caminhão e o tiro saiu pela culatra.O assombro foi quando tudo parecia dominado e elles já festejavam quando a PF jogou um balde de água fria em cima dando meia hora para a rendição.A militancia paga e a convicta entrou em parafuso e insistia para que o molusco resistisse,mas como o cara é uma raposa,sentiu que a rosca estava apertando para elle,então tomou a iniciativa e foi sozinho até os agentes que o esperavam,deixando a parceria com a cara no chão.Ali elle sentiu que a pegada ia ser mais forte se não cumprisse o determinado e abandonou o "apoio" dos "cumpanheros".
Agora tem que cumprir a pena integral.O tempo suficiente para rever todos seus atos criminosos.Doze anos para pensar,e a vida toda para se arrepender.

9 de abril de 2018 11:11

samuel disse...

LULA "Todos os vícios do género Humano" em contraposição a Tito, imperador Romano, "As delícias do género humano" .... e os outros socialistas?

Anônimo disse...

Texto perfeito.Parabéns Sr Nilson Borges Filho!

Augusto disse...

LULA o ENGANADOR.
“Eu não sou um ser humano, sou uma ideia. E não adianta tentar acabar com as ideias”. Essa frase foi PLAGIADA do filme V de Vingança...

Anônimo disse...

Babaca. Falamos língua portuguesa e o blog é lido e comentado por brasileiro.

Anônimo disse...

Bela análise, mas isto aqui é Brasil, meu caro! Alguns ministros supremos do Lula (todos nós sabemos quais) estão se contorcendo para arrumar um jeito de botar o bandido nas ruas e no planalto novamente. As urnas já estão programadas e o candidato já "eleito" por elas não pode ficar de fora. Você tem idéia de quantos bilhões os "cumpanheiros" juntaram (sacando nas estatais) para o projeto de poder eterno? Se bobear, até o demônio está comprado