TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 04, 2018

HAPPY INDEPENDENCE DAY! UMA ANÁLISE DA SINGULARIDADE HISTÓRICA DA REVOLUÇÃO AMERICANA. By ANN COULTER.

Hoje, quarta-feira, 4 de julho de 2018, é feriado nos Estados Unidos. Os cidadãos desse país pujante, o mais importante do planeta, comemoram o Dia da Independência, o tradicional Independence Day
Para assinalar esta data faço a seguir a transcrição de artigo da escritora, jornalista e destacada intelectual conservadora norte-americana Ann Coulter, publicado pelo site Breitbart.
Já que o meu inglês lamentavelmente é fracote utilizei o tradutor online e fiz um ligeiro copydesk. Coulter neste artigo faz uma excelente abordagem a respeito desta data memorável, observando que se tornou moda equiparar as Revoluções Francesa e Americana. O que é um erro brutal.
Entretanto, e com absoluta razão, anota que a equiparação desses dois fatos históricos restringe-se apenas ao termo 'revolução'. Tem razão. Afinal, a Revolução Americana resultou no nascimento da maior potência do planeta e signo da liberdade, enquanto a Revolução Francesa gerou uma republiqueta socialista e que ao longo da história tornou-se o país coiteiro de toda a sorte de supostos "revolucionários" dentre eles, apenas para lembrar, o aiatolá Khomeini, que transformou a Pérsia numa ditadura islâmica assassina.
Dito isto, segue o excelente artigo de Ann Coulter que tem por título Happy Fourth of July, You Wonderful Country. Leiam:
Tornou-se moda equiparar as Revoluções Francesa e Americana, mas elas não compartilham absolutamente nada além da palavra "revolução".
A Revolução Americana foi um movimento baseado em idéias, meticulosamente argumentado por homens sérios no processo de criar o que se tornaria a nação mais livre e próspera da história do mundo. (Até que os democratas decidiram entregá-lo ao Terceiro Mundo.)
A Revolução Francesa foi uma revolta da máfia. Foi o primogenito dos horrores da Revolução Bolchevique, das tropas de assalto de Hitler, da Revolução Cultural de Mao, do massacre de Pol Pot e das revoltas periódicas da América, da Rebelião de Shays aos atuais ataques contra empregados da Casa Branca e simpatizantes de Trump.
A Revolução Francesa é a antítese ateia da fundação da América.
Uma diferença bastante importante é que os americanos ganharam a liberdade com sua revolução e criaram uma república autônoma. A revolução da França consistiu em selvageria sem sentido e bestial, seguida por outra monarquia, seguida pela ditadura de Napoleão e, finalmente, algo parecido com uma república real 80 anos depois.
Diz-se que ambas as revoluções vieram das idéias dos pensadores do Iluminismo, a Revolução Americana influenciada pelos escritos de John Locke e a Revolução Francesa informada pelos escritos de Jean-Jacques Rousseau. É como dizer que os presidentes Reagan e Obama se basearam nas idéias dos economistas do século XX - Reagan, sobre os escritos de Milton Friedman e Obama sobre os escritos de Paul Krugman.
Locke estava preocupado com os direitos de propriedade privada. Sua idéia era que o governo deveria permitir que os homens protegessem suas propriedades nos tribunais, em vez de cada homem ser seu próprio juiz e executor. Rousseau viu o governo como o navio para implementar a "vontade geral" e criar um novo homem. Através do poder, o governo "forçaria os homens a serem livres".
Como o historiador Ralph Hancock resumiu as teorias dos revolucionários franceses, eles não tinham nenhum respeito pela humanidade “exceto o que propuseram criar”. Para libertar o homem, eles “reconstruiriam sua própria humanidade para atender às demandas da vontade geral”.
Os liberais (liberal é um termo que nos Estados Unidos designa esquerdistas) desejam que os nossos pais fundadores fossem mais parecidos com os camponeses franceses ateus, pulando com cabeças humanas em piques. Mas, infelizmente, nossos fundadores eram descendentes de puritanos e presbiterianos que temiam a Deus. (E um católico!) O rei George denunciou a Revolução Americana como "uma guerra presbiteriana".
Como Stephen Waldman escreve em seu livro definitivo sobre o assunto, "Founding Faith", a Revolução Americana foi "poderosamente moldada pelo Grande Despertar", um reavivamento evangélico nas colônias no início de 1700, liderado pelo famoso teólogo puritano Jonathan Edwards, entre outras. Aaron Burr, o terceiro vice-presidente dos Estados Unidos, era o neto de Edwards.
Existem livros de sermões cristãos endossando a revolução. Os ataques bárbaros contra a igreja por parte dos revolucionários franceses mais tarde atrapalhariam os americanos e britânicos, mesmo antes do início do derramamento de sangue.
Os americanos comemoram o 4 de julho, a data em que nossa demanda por independência da Grã-Bretanha foi liberada para o mundo.
Os franceses comemoram o Dia da Bastilha, um dia em que mil parisienses armados invadiram a Bastilha e mataram de forma selvagem meia dúzia de guardas, desfigurando seus cadáveres e enfiando a cabeça em lanças - tudo para pegar armas e pólvora para mais tumultos desse tipo. Seria como se este país tivesse um feriado nacional para celebrar os tumultos de Ferguson.
Entre as citações mais famosas da Revolução Americana está Patrick Henry, “Dê-me liberdade ou me dê a morte!” Entre as citações mais famosas da Revolução Francesa está a “Fraternidade ou morte dos jacobinos!” Ou, como satirizou Jacobin Sebastien Nicolas de Chamfort isso: "Seja meu irmão ou eu vou te matar."
Nosso símbolo revolucionário é o Sino da Liberdade, usado para convocar os cidadãos da Filadélfia para uma leitura pública da recém-adotada Declaração de Independência.
O símbolo da Revolução Francesa é a “Navalha Nacional” - a guilhotina.
Dos 56 signatários da Declaração de Independência, todos morreram de causas naturais na velhice, com exceção de Button Gwinnett, da Geórgia, que foi baleado em um duelo não relacionado à revolução.
Apenas um outro pai fundador morreu de causas não naturais: Alexander Hamilton, que não assinou a Declaração de Independência. Ele morreu em um duelo com Burr porque, como cristão, Hamilton considerava um pecado maior matar outro homem do que ser morto. Antes do duelo, Hamilton prometeu, por escrito, não atirar em Burr.
Presidente após presidente da nossa nova nação morreu pacificamente por 75 anos, até que Abraham Lincoln foi assassinado em 1865.
Enquanto isso, todos os líderes da Revolução Francesa morreram violentamente, guilhotina por guilhotina.
O 4 de julho também marca a morte de dois dos nossos maiores Pais Fundadores, Thomas Jefferson e John Adams, que morreram no mesmo dia, exatamente 50 anos depois da Declaração de Independência.
Nós fizemos isso por quase mais 200 anos. E então, por alguma razão, os democratas decidiram dar o nosso país para o resto do mundo. Click here to read in English

Um comentário:

Aluizio Amorim disse...

CARÍSSIMOS LEITORES:
Acabei deletando sem querer diversos comentários nesta postagem. Peço desculpas a vocês.