TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, maio 27, 2019

O IMPACTO JAIR BOLSONARO NÃO TEM PRECEDENTES. É O MAIOR ACONTECIMENTO POLÍTICO DA HISTÓRIA DO BRASIL. ENTENDA.

A grande mídia, toda ela, atirou no lixo a fantasia da imparcialidade e, agora, na maior cara dura conspira contra o Presidente Jair Bolsonaro. Procura de todas as formas desqualificar e minimizar a extraordinária manifestação popular deste domingo, 26 de maio de 2019, de apoio irrestrito ao Presidente Jair Bolsonaro e aos projetos das reformas destinados a salvar o nosso país da bancarrota, a antessala de uma crise violenta que emula a Venezuela.

Mais claro do que isso é impossível. 

Basta notar que todos os algozes do povo brasileiro estão unidos. Quem são eles? Ora, são os comunistas derrotados fragorosamente na última eleição e agora aliados do establishment, esse contubérnio dos ditos poderosos que tradicionalmente dão a direção ideológica, política, social e econômica a um Estado. Somam-se a esse concerto de poderosos os grandes empresários, banqueiros, políticos além de outros nichos de poder.

A grande mídia tradicionalmente integra o establishment como seu principal operador, no que diz respeito à formação da opinião pública. Até o surgimento da internet e das redes sociais os tradicionais meios midiáticos não só formavam a opinião pública, controlavam! E esse poder do qual dispunha o establishment evaporou ou no mínimo diminuiu muito. 

Com os recursos tecnológicos disponíveis cada cidadão foi municiado de um poder jamais imaginado passando da platéia para o palco, ou seja, de telespectador, ouvinte e leitor transformou-se também em ator social e político importante. Ao mesmo tempo passou a obter elementos, como a informação no seu estado puro, a salvo do filtro midiático tradicional, fato que permite hoje a cada cidadão compreender muito mais o processo histórico, social e político.

Ligeiramente é isso que está acontecendo. E foi tudo isso que rasgou o diáfano véu da fantasia que turbava a visão clara da realidade por parte do eleitorado. Esse é um dos pontos principais que levaram Jair Bolsonaro à Presidência da República, um autêntico outsider que às vésperas do pleito presidencial estava sem partido político.

Grosso modo, pode-se inferir com base em tudo isso um dado muito importante. O carisma que impregna a personalidade política de Jair Bolsonaro. 

O tipo puro de líder carismático foi elencado pelo mais importante intelectual do século XX, o prolífico filósofo, sociólogo e grande intelectual alemão  Max Weber. Em sua filosofia política Weber destaca três tipos puros de dominação: Racional-Legal - a obediência se deve em razão de disposição legal, no caso a Constituição. É o denominado Estado Moderno. Tradicional - A obediência se deve à tradição, sempre foi assim. Característica das monarquias hereditárias. Carismática - me obedece que só eu posso te salvar. Muito sinteticamente esses são os ditos três tipos puros de dominação política elencados por Max Weber.

FORÇA CARISMÁTICA
Aplicando-se esses conceitos pode-se encaixar o fenômeno Jair Bolsonaro no terceiro tipo, o carismático, porque sua ascensão política contraria todas as regras do processo estabelecido: ser comandante de partido político, pertencer ao establishment, ou seja, ao grupo dominante e que dá as regras do jogo político, a orientação política e ideológica.

Ajunte-se a esses fatos a memória dos eleitores fundada num processo histórico de ensaio e erro sucessivo ao longo da história da República. No caso brasileiro o esgotamento de todas essas tentativas salvacionistas que ao final levaram ao poder os comunistas. Acresce a esses fatos a descoberta do petrolão pela Operação Lava Jato.

Sobreveio o impeachment de Dilma Rousseff decidido pelo establishment como forma de apaziguar a revolta popular. Tudo combinando no breu das tocas, tanto é que pisotearam a lei mantendo os direitos políticos da Dilma. Tudo previsto pelo establishment. Michel Temer, como vice-presidente, assumiu com o propósito de apaziguar os ânimos exaltados da população e para fazer a transição até o pleito presidencial, de forma a manter intacto o sistema de poder desde o golpe da República.

Nesse período o outsider Jair Bolsonaro foi sedimentando sua liderança. Ficou sem partido político até o último momento legal para sua candidatura presidencial, filiando-se ao PSL, partido sem nenhuma expressão nacional. Todavia, nessas alturas, Jair Bolsonaro já havia definido seu caminho ao Palácio do Planalto e não dependia de máquina partidária.

Dada à total falência do Estado brasileiro, perante a opinião pública sobrara apenas um nome: Jair Messias Bolsonaro. A teoria da dominação política weberiana faz sentido. Era como se Bolsonaro dissesse aos eleitores: só eu posso lhes salvar. Afinal de contas, seria razoável que dissesse isso haja vista o esgarçamento das instituições, a corrupção, a roubalheira revelada pela Operação Lava Jato, a tentativa de implantação de um governo totalitário de viés socialista emulando a Venezuela. De fato, dentre todos os políticos sobrara apenas Jair Messias Bolsonaro 

Sozinho, sem recursos fartos, sem doações vultosas, sem jatinho e viajando em vôos normais junto com os demais passageiros, Jair Bolsonaro se transformou no maior fenômeno eleitoral da história do Brasil sendo carregado nos braços do povo até que sofreu um atentado no dia 6 de setembro de 2018, na reta final da campanha. Milagres acontecem e Bolsonaro sobreviveu, embora alijado da campanha e submetido a diversas cirurgias. Seu discurso da vitória se deu dentro de sua própria residência no Rio de Janeiro, onde ainda convalescia da facada que lhe dilacerou o ventre.
PAUTA CONSERVADORA
As grandes manifestações ocorridas no Brasil neste domingo são portanto uma demonstração muito clara que o ânimo da população brasileira não mudou um milímetro. É o mesmo manifestado nas urnas. E agora, mais ainda, com essa manifestação de apoio ao Presidente Bolsonaro e aos seus projetos de reformas há anos adiados por todos os seus antecessores.

Outro detalhe importante diz respeito a um fato que é inaudito na história política brasileira. A eleição que levou Jair Bolsonaro à Presidência da República revelou por inteiro e na prática que a esmagadora maioria da população brasileira professa costumes e crenças conservadoras.

Aliás, o conservadorismo até há pouco era um tema jamais aventado no debate político. E a razão para essa lacuna deve-se ao fato de que essa temática foi transformada em tabu pela mainstream media nacional açulada pelos ditos "intelectuais", rematados esquerdistas que controlavam a área de ciências humanas das universidades, o show business e toda a dita produção cultural.

Assinale-se que Jair Bolsonaro em sua ascensão política sempre teve como plataforma política os temas conservadores e contribuiu muito para trazê-los ao debate público e os incluiu em sua plataforma de propostas de sua campanha eleitoral. Notem que o conservadorismo não é uma ideologia, mas um enunciado de princípios consentâneos com os desígnios da natureza. Portanto, o conservadorismo não é revolucionário pois trata de mudar apenas o que não se revela favorável à sociedade humana mantendo o que comprovadamente é bom.

Como os conservadores não são revolucionários suas manifestações políticas se dão sempre dentro da ordem, mesmo que eventos, como o ocorrido neste domingo, envolvam milhares de pessoas.

Creio que todos esses detalhes sobre os quais discorri nesta postagem e que são escamoteados pela dita mídia tradicional podem fornecer alguns dados para entender o momento político brasileiro atual.

16 comentários:

Antipetista disse...

Parabéns pelo texto, Amorim.
Hoje, percebemos um movimento surgindo: o bolsonarismo. Se é assim e esse representa o conservadorismo brasileiro, vida longa a ele.
Brasil acima de tudo,
Deus acima de todos.

Anônimo disse...

a grande mídia ja virou caso de psicopatia pura...

eles não conseguem mais esconder a raiva e o desprezo que sentem pelo verdadeiro povo brasileiro, aquele que se veste de verde amarelo, aquele que tem família, que é católico, protestante...

quem acompanhou o que eles chamaram de cobertura e o jeito com que tudo foi tratado hoje, ja percebeu que é caso de loucura coletiva, de insanidade grupal...

Anônimo disse...

Não somente a grande mídia procura de todas as formas desqualificar e minimizar a extraordinária manifestação popular deste domingo, 26 de maio de 2019, mas também lideranças políticas e sindicais Tratam todas as medidas saneadoras como aquelas discussões de futebol onde tentam sempre menosprezar.

São indicadores da qualidade de nossas Universidades que formaram esses jornalistas e muitos políticos que hoje estão nas câmaras legislativas e executivos, membros da Justiça de estados e municípios, sem visão de mundo, sem visão geopolítica. Preocupam-se apenas com seus guetos, corporativistas. Todo mundo perde!

Anônimo disse...

Caro Aluízio
A mídia, os políticos em geral e o Nhonho e Centrão em particular, estão cegos e surdos ao ponto de dizerem que as manifestações foram x fracas com pouca gente. Chegaram ao desplante de dizer que o R. Maia é o fiador da reforma da previdência e o presidente que atrapalha. Ou seja, viraram a realidade do avesso. Acho que são psicopatas ou se fazem de. A inevitável quadrilha do Supremo está junta com eles, é claro e tramando x a Nação.
Esther

Anônimo disse...

Transtorno Delirante Persistente.

A classificação oficial do Código Internacional de Doenças o caracteriza pela “ocorrência de uma ideia delirante única ou de um conjunto de idéias delirantes aparentadas, em geral persistentes e que por vezes permanecem durante o resto da vida”.

*

É o caso tipico das aposentadorias públicas acima do teto constitucional, de poderes da Republica invadindo territórios de outros poderes, da mídia mentirosa e lacaia das corretoras, congressistas trabalhando "morosamente" contra o país e seu povo, etc. Vê-se que vivemos em um mundo doente.

Anônimo disse...

A grande mídia a beira de um colapso, está sendo expulsa dos eventos e os anunciantes não querem ver sua imagem associada a esta rejeição, portanto com os dias contados.

Anônimo disse...

Estão tentando desqualificar de todas as formas as manifestações. Eles se 'esqueceram' que ninguém ganhou pão com mortadela, transporte, dinheiro e cigarro de maconha... para participar. Fomos de graça

Anônimo disse...

Temos que ir para as ruas e só sairmos quando todos os corruptos caírem.De todos os poderes. Eles não respeitam ninguém.

O RECALL DEVERIA SER PARA O CARGO DE SENADORES E DEPUTADOS, LADRÕES TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS, QUE NÃO PENSAM NO BENEFÍCIO DO PAÍS E DE SUA POPULAÇÃO. GOVERNAM APENAS PARA SI MESMOS,

Senado Federal analisa PEC sobre possibilidade de tirar o presidente da República do cargo sem impeachment.
https://renovamidia.com.br/senado-estuda-formas-de-derrubar-o-presidente-sem-impeachment/
Senadores e deputados federais analisam tocar um tipo de reforma política que tem o potencial de reduzir o tempo do ocupante do Palácio do Planalto.

Os parlamentares planejam a aprovação de um “recall” para o mandato de presidente e o fim da reeleição para cargos executivos a partir de 2022, segundo o jornal O Povo.

Os integrantes do Senado analisam colocar na pauta do colégio de líderes nesta terça-feira (28) proposta de emenda à Constituição que cria a possibilidade de revogação, pelos próprios eleitores, do mandato de presidente da República.
A proposta, relatada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), está pronta e tem a simpatia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e de senadores do MDB, do PP e do PSDB.

Na prática, o texto cria um gatilho para tirar o presidente da República do cargo sem a necessidade de impeachment.

O projeto está pronto para ir a votação no plenário do Senado. Depois, precisa passar pela Câmara.

Como se trata de uma emenda constitucional, Bolsonaro não tem poder de veto. Apenas uma decisão do Supremo apontando alguma inconstitucionalidade poderia anular o ato.

Anônimo disse...

TEMOS QUE FAZER IGUAL AOS TAILANDESES.

O resumo da ópera foi o seguinte: A população quis tanto uma intervenção militar, QUE INVADIU OS QUARTÉIS E MANDARAM OS MILITARES INVADIREM O PALÁCIO E CHUTAR A BUNDA DOS POLÍTICOS PRA FORA!!!

https://www.youtube.com/watch?v=g2puVP5l9L0&t=831s

A diferença do Brasil para a Tailândia está na cultura e na coragem do seu povo que derrubou a tirania sanguinária e a corrupção do Partido Vermelho. Os militares acabaram com a farra da corrupção e impuseram a ordem no país e o povo aclamou e brindou a atitude de seus militares. Aqui a esquerda criminosa, terrorista e vagabunda idiotizou o povo abestalhado e ignorante e demonizou a maior e a mais limpa instituição brasileira, as Forças Armadas. Viva a cultura e a inteligência do povo tailandês. Matéria subliminar manipuladora do jornal Bom dia Brasil no dia 20/05/2014 mostra 2 correspondentes que não tem nada a ver, afirmando uma mentira deslavada, feita para enganar o povo brasileiro com falsas notícias daqui da Thailand.

Anônimo disse...

Quando ouvirem os tambores e os gritos de guerra, começarão a acordar. Mas ainda não é a guerra.

adilson disse...

Eu sempre acreditei que o dia que o brasileiro,não tivesse mais a distração do carnaval e do futebol,seriamos uma nação melhor.Adoro futebol!E consequêntemente trocar nossos representantes e o modo como os mantemos.Eles se elegem com nossos votos,mas trabalham por agenda própria e ficam lááá em brasilia,isolados,totalmente a vontade,tranquilos livres de consequências.E tome nos empurrar goela abaixo coisas alienigenas,que afetam nossas vidas diretamente e não sabemos nem porquê nem prá quem!Foi só um,apenas um politico dizer que governaria conforme o prometido que todo o sistema politico vigente se indisposse,e o hostilizasse agressivamente.Tá loko?Como póde?Tamo no brasil,meu chapa!Caia na real!Senão vâmo tacá o pé no teu butico!Assim pensam,assim agem!Admirável não estarmos em guerra declarada!Ou somos melhores que eles ou tolerantes demais!Mescla disso,com certeza!!!

Anônimo disse...

Conforme uma pesquisa global, o sanguessuga e parasita quadrilha vulgo Partido dos Trabalhadores-PT seria a segunda maior organização criminosa do mundo, perdendo apenas para mafia russa.
A informação circular desde 09/2016 destacou na web no final de maio de 2017.
De acordo com a publicação, um estudo mundial revelou que o Partido dos Trabalhadores(vagabundos) seria a segunda maior organização criminosa do mundo por desviar cerca de 42 bilhões, perdendo apenas para a Máfia Russa, ficando na frente da Yakuza e da máfia italiana, mas a Lava Jato expôs que esses ratos-de-esgoto são ainda piores!

Anônimo disse...

O problema, como diz Olavo, é que os encastelados em Brasília continuam com sua democracia sem povo.

Anônimo disse...

EXCELENTE TEXTO para colocar em um livro de história.
Ainda espero que o Governo Bolsonaro deixe de ser ingenuo e começe a se aliar, "abraçar" e contribuir com a múdia alternativa que continua o ajudando, usar a maquina do Governo para isso, ele precisa fazer isso inclusive na tv aberta, exigir que canais contratem essa turma da mídia alternativa. Não dá para querer ser muito certinho, ele precisa inverter o jogo, a grande mídia é o seu principal inimigo e precisa ser combatida, os políticos teem pavor da mídia que é quem está mandando na realidade, esse trabalho sujo precisa ser feito logo, quatro anos passam voando, não há tempo a perder. Deixe a Globosta falando sozinha, e use os outros canais e faça crescer quem é pequeno mas sempre foi aliado, mídia impressa, sites, blogs e redes sociais, deveria montar um gabinete discreto, disfarçado, mas atuante só para isso. JAIR BOLSONARO É A ÚLTIMA CHANCE DESTE PAÍS!

Unknown disse...

Excelente, análise, se me permitir vou imprimir e publicar em livro que estou escrevendo.

Anônimo disse...

Aqui está uma verdadeira aula de ciência política e jornalismo ético, ilustrada pelas duas fotos impactantes de Jair Bolsonaro, conforme postadas acima. Parabéns, Aluízio!