TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, junho 17, 2019

REPÚBLICA DOS VELHACOS


Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Em um país como o nosso onde o crime compensa largamente era de se esperar que recrudescesse o embate entre a República dos Velhacos,  que tenta voltar ao poder e  almeja soltar o velhaco mor,  e a República de Curitiba composta pelo então juiz e hoje ministro Sérgio Moro, pelos procuradores da força-tarefa da Lava jato e pela Polícia Federal.
Quando o juiz competente, íntegro, de moral ilibada deixou sua brilhante carreira para se tornar ministro, certamente não buscou poder pessoal, mas sonhou que o cargo lhe daria mais possibilidade de continuar sua incansável luta contra a corrupção.
Como ministro Moro apresentou um projeto anticrime que está parado no Congresso e que dificilmente será aprovado por certos parlamentares envolvidos na Lava Jato. O projeto também foi bombardeado pela OAB, por grupos de advogados, de juízes, de juristas e criticado no STF. Além disso ele perdeu a COAF, órgão através do qual poderia outrossim combater o crime organizado.
Aliás, estamos vivendo numa espécie de parlamentarismo na medida em que o Legislativo esvaziou o poder do Executivo engessando projetos e atos presidenciais. A última prova disso foi o texto da reforma da Previdência apresentada pelo relator Samuel Moreira, que atendeu de tal forma o lobby dos servidores e a oposição tangida pelo PT que a recente greve geral, além de ter sido mais uma vez um fracasso retumbante perdeu inteiramente o foco. Afinal, a reforma da Previdência está do jeito que eles querem.
No momento é evidente a costumeira politização do Direito, o que fica claro na maneira de tratar a trama sórdida que surgiu no afã de libertar o hóspede de honra da Polícia Federal em Curitiba, destruir o ministro Moro e acabar com o Lava Jato. Trata-se da ação do site The IntercePT Brasil, dirigido pelo americano Glenn Greeewald, que hackeou ou mandou hackear conversas informais entre o então juiz Moro e o procurador e coordenador da lava jato, Daltan Dallagnol, supostamente feitas entre 2015 e 2017.
Foram pinçados criminosamente trechos de supostas falas de um contexto que não se conhece na íntegra, porém isso bastou para que a República dos Velhacos, adeptos do crime e da impunidade acendessem a fogueira da Inquisição para queimar a reputação do ministro e incinerar a Lava Jato.
 Curiosamente, a divulgação dos áudios adulterados surgiu dia 9. Dia 10 o ministro Gilmar Mendes do STF liberou para dia 25 o milionésimo pedido de liberdade para o hóspede de honra da cobertura da Polícia Federal em Curitiba.  Dia 14, no gabinete do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, materializou-se o advogado do presidiário da cobertura da PF de onde o condenado dá entrevistas e recebe quem quer. Cristiano Zanin certamente não foi tomar chá com Fachin. Aí pode?
Recordemos apenas dois fatos entre muitos para não alongar demais o artigo, que aconteceram sem nenhuma aparição de hackers ou gritaria do   judiciário que se diz rigorosamente imparcial:
1º) O desfecho do impeachment de Dilma Rousseff, quando o então presidente do Supremo Ricardo Lewandowski, juntamente com o ex-presidente do Senado, portanto do Congresso, Renan Calheiros, rasgou a Constituição ao manter os direitos políticos da destituída senhora. Ninguém reclamou.
2º) A presença do ministro Toffoli no julgamento do mensalão apesar de ter trabalhado como advogado para outro indigitado: José Dirceu. Em momento nenhum o ministro se considerou impedido ou pessoas o julgaram parcial.
Outra coisa que ressalta é a pressa com que querem condenar e pedir a saída do Ministro Moro, sem conhecimento do teor da matéria que é fragmentada e obtida criminosamente. E se alguém da República dos Velhacos também estiver em envolvido na escuta de um hacker, como é que fica? Normal?
Essa pressa em pedir a cabeça do ministro contrasta enormemente com o julgamento do velhaco mor, que se arrastou por longo tempo com o objetivo de obter provas irrefutáveis de crimes depois confirmadas por outros tribunais superiores ao da Primeira Instância. Ao final ainda tivemos o espetáculo da prisão no Sindicato de São Bernardo, uma ópera bufa onde não faltou até uma “missa negra”.
Como sempre resta a esperança acreditemos que vencerá não a República dos velhacos, mas, sim, a República de Curitiba. In Moro we trust.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga

16 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Aluízio, mesmo não tendo sido escrito por você, textos como este são sempre bem vindos.
Só tem uma coisa que ainda não consegui entender até agora. Muito se fala em lobby do funcionalismo públio, mas é algo que não vejo no meu dia a dia. Sou funcionário público, sei que com esta reforma da previdência vou ter um desconto maior (do salário bruto e não do teto da previdência), muitos dos meus colegas estão cientes de tudo isto e, mesmo assim, somos favoráveis à reforma.
Existem muitas coisas do funcionalismo público que não estão bem colocadas para a população.

Sebastião

Anônimo disse...

A autora expressa com fidelidade o que estamos vendo e ainda questiona o lado dos velhacos!

O Libertário disse...

Só a pressão popular, mas pra valer, pode diminuir a velocidade do avanço da República dos Velhacos já que estancar é impossível dentro da democracia. Amordaçar e manietar opositores é coisa para estados socialistas/comunistas, mas mesmo nas democracias a bandidagem pode ser contida nos limites da lei desde que as leis não sejam feitas pela mesma bandidagem.

Anônimo disse...

Quem sabe, serviço da INTELIGENCIA ARTIFICIAL?
DORAVANTE, OS ON-LINE-RUAS SERÃO OS QUE IMPORÃO OS DESTINOS DO BRASIL E OS GOLPISTAS COMUNISTAS POR QUANTO ACUADOS OU AO MENOS RAZOAVELMENTE ACUADOS - DAÍ, NADA DELES DARÁ COMO QUEREM!
Além de que nas próximas eleições sofrerão derrotas e derrotas muito maiores!
Já se foi o tempo de povo daqui ser gado tangido para o pasto, silente, obediente e dia 30 próximo teremos novas manifestações e os criminosos do poder sentirem que poderão ser caçados e cassados!
Quanto via redes sociais foram eliminados, mais do PTalienado e foram eleitos apenas por seus milicas e idiotas!
Os sites independentes acabaram com a vida deles!
MUITO CUIDADO INTELIGENCIA ARTIFICIAL - FAZ JÁ COISAS POR INVENTAREM TUDO QUANTO QUEIRAM E SE PASSAREM POR AQUELE QUE DETESTAM - casos acima!
AS ESQUERDAS ESTÃO JÁ SE VALENDO DESSE NOVO RECURSO, NUM FALSO DR MORO, DALLAGNO E COISA MAIS INIMAGINAVEIS!
Procurem logo se inteirarem melhor da INTELIGENCIA ARTIFICIAL, A NOVA ARMA!

Anônimo disse...

...acendessem a fogueira da Inquisição para queimar a reputação do ministro e incinerar...

Pois foram tipos como esses que, na idade média, idade negra, infiltrados na Igreja e agora em governos, destruíram vidas de celebridades, gênios, estudiosos, cientistas, acusando-os de bruxas e bruxos, queimando-os em fogueiras e atrasando o progresso da humanidade.

ALCIR disse...

Ao contrário do que propaga a extrema imprensa, tentando desqualificar o presidente, rotulando-o até de trapalhão, Bolsonaro com 15 anos de Exercito e 28 frequentando os corredores, cantos e porões do parlamento, aprendeu como e o momento certo de mover as pedras no tabuleiro de xadrez. Bolsonaro sabem muito bem como operar as ações nos dois francos.
Aproximadamente uns três ou quatro anos atrás, assistir uma entrevista de 80 minutos, de Bolsonaro, para uma emissora de rádio do Nordeste, e nessa entrevista, o atual presidente entre outras coisas importantes de serem analisadas, fez a seguinte afirmação: “Reconheço que existem no Brasil, pessoas melhores preparadas do que eu para concorrer a Presidência da República e virar o jogo, mas, essas pessoas não querem sair de sua zona de conforto. Já que ninguém se habilita vamos tentar fazer nós mesmo”.
Mesmo dentro dessa extrema imprensa, existem alguns jornalistas espertalhões, que para tentar não perder totalmente a credibilidade, posam de isentos, tento dourar a pílula e tece alguns comentários elogiando, mesmo contra a vontade ações do atual governo.
Bolsonaro sabe tirar proveito de tais comentários, mas a credibilidade na fala desses pseudos jornalistas para ele é zero. Ele sabe que os poucos jornalistas de verdade que ainda existem estão todos fora da grande mídia, e só conseguem atuarem nas redes sociais.
Percam um tempinho e não deixe de assistir os vídeos, cujos links estou enviando, e compartilhe com seus contatos. Na guerra, quem conseguir permanecer em pé e sustentar o fogo um minuto a mais, sai vencedor.
https://youtu.be/qnjQlWMUqJI

https://youtu.be/iGgOE2C3kS0

https://youtu.be/JObbADZCwKo

https://youtu.be/S6xyBsp0g6I

https://youtu.be/9v9Cg0yTHdg

https://youtu.be/qnjQlWMUqJI

Anônimo disse...

THE INTERCEPT E O DESMAME
por César Gruendling. Artigo publicado em 15.06.2019

Você já teve aquela sensação, quando criança, de ir todos os dias na geladeira e pegar um Danoninho? Você vai de novo e de novo e sempre quando abre a porta, seus olhos brilham diante do Danoninho em abundância. Então, algo incomum acontece, você abre o refrigerador com toda convicção e, pimba, não há mais Danoninho lá. A primeira sensação é de vazio, a próxima, de revolta. Ao ser informado que as coisas estão mudando dentro de casa e não haverá mais Danoninho porque a justiça, digo, seus pais interromperam seu “esquema” com o refrigerador, seu sentimento de revolta vai aumentar sob uma indignação inconsolável gerada pelo “desmame” de Danoninho. Afinal, ele sempre esteve lá, era tão natural e fazia parte do seu modus operandi desde sempre. Você, então, vai tentar qualquer coisa para reverter essa desconfortável condição.

Portanto, The Intercept representa toda essa gente abstinente de Danoninho, digo, de porcentagens, desvios, comissões e propinas. The Intercept são todas as “vítimas” do desmame que a lava Jato tem produzido nos últimos anos. Um autêntico exército de órfãos da velha corrupção sistêmica ainda incrédulos que seus naturais esquemas os estão levando em cana e, pior, fazendo devolver a grana. The Intercept são todos aqueles que apertam a teta que não dá mais leite. The intercept é o stablishment consolidado nos últimos trinta anos de “democracia madura”, The Intercept é o medo da cadeia, é o deputado que você votou, é o juiz de tribunal superior indicado pelo crime organizado, The Intercept é a grande mídia que viu seus recursos bilionários secarem em publicidade, The intercept são os lobistas, empresários, atravessadores, doleiros assistindo sua demanda suprimir, The intercept são todas as vítimas do desmame esperneando. Uma máfia interessada em enterrar a maior operação anticorrupção do mundo moderno.

Então, The Intercept é robusto e vai desde o vereador da sua cidade até os canalhas mais clássicos da república desejando o caos institucional a fim de reestabelecer seus cartéis lucrativos. Em contrapartida, The Intercept, não representa os milhões de pequenos e médios empresários, prestadores de serviço e trabalhadores que que funcionam 5 meses por ano pra manter a roda girando, temendo pela segurança e saúde de seus familiares. Mas se todos sabemos quem, de fato, é The Intercept, cabe saber se vamos permitir nos entregar de novo à nefasta “democracia de coalizão”, do toma lá cá, dos meios de comunicação cheios de verbas públicas propagandeando as “fake News” do governo, da indisciplina fiscal, de Lula, Temer, Cunha, Sarney, FHC, Aécio e quem mais quiserem.

Pare de protestar no seu grupo fechado de whattsapp, comece a pensar em expressar um apoio massivo ao combate à corrupção. Se você não gosta de se envolver, pelo menos, faça pelo seu filho antes que The Intercept lhe engula pela segunda vez. Pense sobre sair do casulo, pois, é isso que The Intercept mais teme...

* Cirurgião-Dentista e Professor.

Anônimo disse...

Estranho como no Brasil as defesas precisam de um crime, como o roubo de mensagens, para tentar livrar os crimes dos seus clientes.

Provar que seus clientes eram inocentes não conseguiram, mas tentar provar que o Moro e os procuradores são criminosos aí já passou dos limites.

Anônimo disse...

E AINDA HÁ IMBECIS QUE APOIAM ESSES SUJEITOS. ACORDA POVO! NÃO SE DEIXEM ENGANAR.
Mais um defensor do "comunismo/socialismo" desmascarado. Comunismo/socialismo para os imbecis para eles capitalismo selvagem.
O milionário deputado do PSOL Ivan Valente e sua hipocrisia
https://www.viagora.com.br/blog/o-milionario-deputado-do-psol-ivan-valente-e-sua-hipocrisia-57832.html

Mas o que chama mais atenção sobre o deputado pesolista, é sua declaração de bens apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado foi eleito por São Paulo e declarou possuir bens no valor de 1.477.589,64 (um milhão e quatrocentos e setenta e sete reais e quinhentos e oitenta e nove reais e sessenta e quatro reais). (Deveria doar seus milhões aos pobres, mas como todo bom esquerdista ele gosta de socializar os bens dos outros)

Proeminente socialista tenta justificar sua riqueza - e acaba fazendo um tributo ao capitalismo
“Virei milionário pelo meu próprio esforço. Qualquer um também pode!”
(...)
Bernie Sanders pertence à ala da extrema-esquerda do Partido Democrata. Ele quase foi o candidato à presidência dos EUA pelo partido, em 2016, mas perdeu a nominação para Hillary Clinton.
(...)
Mais do que isso: o próprio Sanders é um auto-declarado socialista, e um contumaz defensor do regime venezuelano, o qual ele diz que deveria ser imitado pelos EUA.

Anônimo disse...

Zanin NUNCA se deu ao trabalho de tentar refutar juridicamente as PROVAS CABAIS acostadas aos autos do triplex!
E nunca o fez por uma simples razão: SAO PROVAS IRREFUTÁVEIS, que demonstram a culpa de Lula e deixam claro tratar-se de um asqueroso CORRUPTO!
Como não tiveram argumentos para refutar tais provas CABAIS, partiram para a politizacão dos processos, e agora, APELARAM PARA O CRIME DE GRAMPEAR AUTORIDADES do Judiciário, tentando ganhar no tapetão!
Qualquer ministro do STF que aceitar o material ROUBADO para anular sentenças e punir juiz e procuradores, deveria sair do tribunal direto para a cadeia, por associação à quadrilha de CORRUPTOS!!!

Anônimo disse...

Questinonado no Senado americano por apagar páginas de determinados conteúdos no "Foicebook" o esquerdista deixa cair a máscara. Veja a partir dos 3min.

O proprietário do Facebook, Mark Zuckerberg, falou no Senado americano que os mega-empresários do Vale dos Silícios são todos "extremamente de esquerda":
https://www.youtube.com/watch?v=xY0sok8da1U

Anônimo disse...

Com a imprensa cumpanhera, a gente nunca mais sabe se a notícia redigida/dirigida é pra rir ou pra chorar: o deputado substituto do BBB Jean Willis (OMG!), marido do americano dono do site IntercePT, se queixa de que foi ameaçado de morte porque seu marido publicou o diálogo hackeado do Dallagnol e Moro. Cuma? não entendi! O MARIDO DO MARIDO, ai Jisuis! Pois acostume-se, reles cidadão, desde ontem e de hoje é assim. Quando o caso Mariele dava ibope nas pautas diárias, havia sempre uma reverenciada viúva da vereadora nas manchetes. E se o STF, refletindo essa candente causa de minorias como se fosse de inestimável e inadiável interesse social, diz que agora homofobia é crime, teremos todos que nos tornar defensores da HOMOFILIA? E, pelo andar da carruagem, aceitar como normal até a pedofilia? Do contrário é o teje preso e condenado à indenização por danos morais, senão também materiais, da excelsa “vítima”? A conclusão é de que a maioria da sociedade, de repentemente, foi transformada em marginal. Realmente, os polos estão invertidos, o mundo virou de cabeça pra baixo...! Au secours! (lídia)

Ferreira pena disse...

Artigo genial!

Alexandre, The Great disse...

Um texto tão elucidativo, inteligente e verdadeiro não poderia ficar com 13 comentários... Parabéns, Profª Drª Maria Lúcia Victor Barbosa.

Anônimo disse...

A socióloga Maria Lucia Victor Barbosa engrandece ainda mais o blog do Aluizio Amorim. Sou "fiel" a ambos.

Anônimo disse...

PERFEITO!
Pois é. Até me permiti imaginar que a invasão nas comunicações das autoridades da Lava Jato são parte de um entendimento entre a defesa do velhaco mor, interceptação Brasil, alguns veículos da mídia, líderes da esquerda e certos supremos eufóricos para livrar o bandido da cadeia e prender os mocinhos que ousaram interromper os planos da maior organização criminosa deste país... Será?!