TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, setembro 22, 2019

A AMEAÇA DA VENEZUELIZAÇÃO DA ARGENTINA: UM RELATO ATERRADOR SOBRE A CRENÇA DE QUE É POSSÍVEL VIVER A CUSTA DE QUEM TRABALHA!

Por mais de uma semana, a Av. 9 de Julho, em Buenos Aires, maior avenida do mundo, foi tomada por manifestantes que exigem recursos do Estado para suas necessidades básicas. Foto Panam Post by Twitter
O fantasma da Venezuela paira sobre a Argentina, caso a maioria dos eleitores opte pela via comunista repetindo a votação do primeiro turno do pleito presidencial. Essa prévia ocorreu em 11 de agosto passado, quando o candidato esquerdista da oposição à Presidência da Argentina Alberto Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, obteve 47% dos votos, enquanto o atual presidente Maurício Macri, alcançou 32%. O segundo turno eleitoral está previsto para 27 de outubro próximo. 

E qual é a real situação da Argentina em termos econômicos e políticos neste momento? Com esta indagação fui pesquisar na internet e acabei encontrando uma ótima matéria do site PanAm Post, sediado em Miami, Estados Unidos e que se dedica a reportagens e análises sobre a América Latina.

No caso da Argentina a matéria assinada por Mamela Fiallo Flor, o título resume tudo, ou seja, antevê o desastre caso da dupla Alberto Fernández e Cristina Kirchner vençam no segundo turno eleitoral. Diz o título da matéria: Neoperonismo: tomam las calles para exigir vivir de los demás. Em tradução livre o espanhol quer dizer que os neo-peronistas (saudosos do ditador Juán Domingo Peron) tomam as ruas para exigir viver dos demais, ou seja, às expensas daqueles que trabalham!

Para que os estimados leitores deste blog tenham uma idéia do que acontece na Argentina fiz uma tradução para o português desta reportagem. Recomendo que leiam para ter uma ideia geral do que pode acontecer caso a dupla Fernández-Kirchner consiga vencer no segundo turno. O site Panam Post é uma boa opção de informação sobre a América Latina. Leiam o texto de Mamela Fiallo Flor em tradução livre para o português:
a
AÇÃO ESQUERDISTA DEVASTADORA
A avenida mais larga do mundo, em 9 de julho de Buenos Aires, foi devastada como resultado de uma manifestação que durou vários dias para exigir uma lei de "emergência alimentar". Foi um exemplo claro do que aguarda a Argentina, em face das eleições de 27 de outubro: demandas de dependência do Estado sob ameaça de inviabilidade eleitoral.
Em 10 de dezembro, a Argentina poderia ter um novo governo. Nas PASO (eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias) de agosto, que são equivalentes às eleições primárias, o par Fernández-Fernández, com a ex-presidente Cristina de Kirchner como candidata à vice-presidência, tirou ampla vantagem do atual presidente Mauricio Macri, que é o segundo candidato com mais apoio.
Em resposta ao resultado desfavorável para o partido no poder, milhares de argentinos saíram às ruas em apoio não apenas ao presidente, mas também às instituições republicanas. Como entre as reformas anunciadas pela dupla Fernández-Fernández, há a anulação de processos judiciais, reformas na justiça e até na Constituição.
No final do ato, os manifestantes levantaram voluntariamente os poucos detritos que restavam e os lixões municipais foram preenchidos. Um panorama diametralmente oposto à devastação causada pelo ato daqueles que exigiram continuar vivendo às suas custas.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, hoje existem 8 548 800 cidadãos que abastecem o Estado com impostos e são dobrados pelos 19 123 232 beneficiários de planos sociais, pensões e emprego público.
Deve-se observar que a abreviação AUH, o plano que envolve mais gastos, refere-se à Atribuição Universal para Crianças ', que é o plano atribuído desde a gravidez, para o benefício de mães com recursos limitados para cada criança.
Como explica o consultor econômico Manuel Adorni, trata-se do dinheiro que é retirado do vizinho. Bem, o Estado não é solvente, mas é uma instituição que se alimenta do dinheiro dos contribuintes.
Existem setores da sociedade argentina onde, por três gerações consecutivas, filhos, pais e avós nunca trabalharam, porque recebem planos sociais.
Essas medidas, que emergiram como planos de emergência, já se tornaram um modo de vida, onde alguns vivem à custa de outros e não há incentivos para a mobilidade social.
A exploração tributária na Argentina é financiada pelos contribuintes em benefício daqueles que vivem do trabalho de outras pessoas. (Apresentação de Roberto Cachanosky) - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VÊ-LA AMPLIADA.
a
A lei em questão
Embora o acordo político para a aprovação da “emergência alimentar” já tenha sido confirmado, as organizações sociais realizaram o acampamento próximo ao Congresso Nacional. O mesmo candidato a presidente da Frente de Todos pediu que as pessoas não se mobilizassem ou estivessem nas ruas, mas os grupos de piquetes ignoraram a sugestão.
O projeto teve apoio quase total: 222 votos a favor e uma abstenção, a da deputada esquerda Monica Schlotthauer. Conforme orçamentado, após a aprovação no Senado, a aplicação dos regulamentos representará um desembolso imediato de 10 489 milhões de pesos (quase 180 milhões de dólares) e será válido até o final de 2022.
De acordo com o texto da lei, “pelo menos 50% dos créditos orçamentários atuais do ano em curso, correspondentes às políticas públicas nacionais de alimentação” são aumentados e os itens terão uma indexação constante, de acordo com o índice de inflação. Após as eleições primárias, a medição de setembro renderia o pior número do ano. Segundo diferentes consultores, poderia exceder 6%.
A lei de emergência alimentar, que está prestes a ser aprovada, não tinha seu único porta-voz nas organizações de piquetes. O projeto foi uma forte reivindicação da Igreja Católica, provavelmente com a aprovação do Papa Francisco. Deve-se notar que Juan Grabois, um dos referentes das organizações, é um homem muito próximo de Bergoglio, muito antes de sua chegada ao Vaticano.
Piquete com pneus incendiados: o modus operandi dos comunistas argentinos é igual ao da bandalha dos partidos esquerdistas no Brasil. Foto: Print colhido em filmete veiculado no Twitter.
Clima de tensão, em ascensão.
O Ministério da Segurança denunciou o juiz Oscar Kuperman, um dos referentes que participou dos campos do Ministério do Desenvolvimento Social e Saúde nesta semana. A denúncia tem a ver com uma suposta ameaça de saque, já que Kuperman disse perante a mídia que eles iriam "encontrar" mercadorias nos supermercados:
"Se o governo não cumprir com a entrega de alimentos nas salas de jantar, iremos procurá-los nos supermercados, porque as gôndolas estão cheias de mercadorias e as mesas de nossos colegas não precisam comer".
Essa tendência está presente na ala do peronismo fiel a Evita, que disse: "Onde há necessidade, nasce um direito". Assim, nasceu na Argentina a mentalidade de que alguns vivem à custa de outros e de que o Estado é o garantidor da expropriação e redistribuição.
Em resumo, a ameaça como forma de exigência de viver do esforço alheio se consolida como regra e Alberto Fernández, que aspira à presidência - e deveria ter sido a voz para reconciliar o clamor - não poderia impedir o vandalismo ou a quebra do mandato constitucional o que exige liberdade de mobilidade, negada pela obstrução dos trilhos.
Assim, os manifestantes não apenas ignoram a lei e em confronto direto com o atual governo, mas também não cumprem o que é dito pelo político que supostamente apóiam.
Tradicionalmente, isso operava a ala esquerda do peronismo, em confronto até com o próprio Perón, a quem eles enfrentavam numa luta armada. Enquanto muitos anseiam pela dupla Fernandez esperando resgatar o próspero período do peronismo, como foi o menemismo (Governo Menem), as ruas indicam que será difícil alcançá-lo. Do site Panam Post - Haga clic aquí para leer en español

16 comentários:

Anônimo disse...

Idiotas argentinos: elejam os kirchineristas e aguardem a mierda total que fará de país a Venezuela II!
Com a dupla martelo e foice, comunista, Alberto-Kirchner será muito pior, mil vezes!

Anônimo disse...

O problema hoje é que a maioria das pessoas quer que o "Estado" as sustente,ou seja, os pagadores de impostos, aqueles que não têm como sonegar, pois a sua contribuição é recolhida na fonte. A maioria das pessoas quer andar vestido de "roupas de marca" (a maioria das grandes marcas explora trabalho escravo, faça uma pesquisa), ter carro, "curtir a noite"..., mas ninguém quer trabalhar. Culpa disso, é dos ditos globalistas, da grande prostituta(igreja católica)... que incutiram na cabeça das pessoas que o Estado (nós contribuintes) temos a obrigação de sustentar todos: políticos ladrões, "grandes empresas"(os maiores sonegadores que existem), ministros de tribunais superiores, multinacionais,aqueles que não querem fazer nada... Enfim, todos os mamadores. Por isso que pagamos impostos escorchantes.
Penso que o Estado tem que administrar a coisa pública e proporcionar meios para que todos consigam trabalhar e socorrer apenas os desvalidos, aqueles que realmente estão em situação crítica. Ou seja, taxando devidamente a todos aqueles que devem contribuir. Dessa forma, os impostos caem e há geração de emprego e renda.
Mas, os "globalistas" querem é se apropriar dos bens das pessoas e dos estados e fazerem "justiça social", ou seja, querem transferir os bens dos outros para si mesmos e fazer conosco o que fizeram na Venezuela e ficarem cada vez mais ricos, enquanto o povo morrre de fomes.

Mas, os ditos "globalistas" querem se apropriar daquilo que você

"ABC" disse...

Olá Caro Aluízio,
======
======
Editor, Sempre
SOBERBO !!!
===
Post Seminal, mesmo !!!
=
Estabelece aqui novos limites para a compreensão, raciocínio e racionalidade do efeito destrutivo e decadente causados pelas Esquerdas
- ditas Revolucionárias e, AUTO-PROCLAMADAS, Progressistas(sic) -
em sua
"REVOLTA CONTRA A RAZÃO"
SABOTANDO a tarefa hercúlea de Gerações em busca de superar as Imposições inevitáveis colocadas pela Mãe Natureza
sobre os ombros de nossa Condição Humana.
==
uma LEI NATURAL,
assim como a da Lei da GRAVIDADE:
=
a
"LEI DA ESCASSEZ" !!!...
=====
=====
Bom Domingo e Boa semana.
=====
=====
p.s.: SUCESSO PARA o nosso QUERIDO PRESIDENTE BOLSONARO EM SUA INCURSÃO PELA TERRA-AMIGA DOS IRMÃOS DO NORTE !!!
E...
=
e que nosso Presidente sirva à Assembléia faminta por NOSSO TERRITÓRIO somente e toda a VERDADE DOS FATOS
=
de BANDEJA, OFEREÇA aos Bandolêros de passaporte,
Prezado e Corajoso Presidente Bolsonaro,
Descarrega em cima desses $ANGUE$$UGA$ BUROCRATAS DA MAIOR ONG-MAMADORA do Planeta a seguinte obviedade:
:
"- VOCÊS NÃO TÊM DINHEIRO SUFICIENTE PARA COMPRAR A AMAZÔNIA !!!...
"- PORTANTO,
DEIXEM de '171',
PAREM com essa PIRATARIA & BUCANAGE RETÓRICA,
seus(suas) CAMBALACHEURS kalhordhas..."
===
===
"- EDUARDO BOLSONARO para EMBAIXADOR em WASHINGTON !!!..."
===
===
"- POR uma 'CPI do FORO DE SÃO PAULO' !!! ACORDEMOS !, POIS O TEMPO APAGA o CRIME !!!
ESSA é a LUTA DO momento. DE FATO !!!
=====
=====
e.t.: parece que foi Vodudizado de novo o PATIFE "DIAP" - não aquele do Getúlio mas o da Constituinte Cidadã(sic). Agora eles têm até premiação para os parlamentares e$querdistas:
=
Jornalistas elegem esquerdista Alessandro Molon como melhor deputado do ano (Veja o Vídeo)
=
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/16477/jornalistas-elegem-esquerdista-alessandro-molon-como-melhor-deputado-do-ano-veja-o-video

Anônimo disse...

Ministro da Infraestrutura conta como foram suas reuniões para atrair investidores estrangeiros

https://polibiobraga.blogspot.com/2019/09/ministro-da-infraestrutura-conta-como.html

Anônimo disse...

Off topic

Se o bandido tivesse matado todo mundo nem ficaria preso. Mas

Acredite se quiser... Preso porque reagiu aos assaltantes
Em sua própria casa,reagiu aos assaltantes que esfaquearam e balearam seus dois irmãos e foi preso por direito de defesa excessivo.
Vejam a partir dos 6 min
https://www.youtube.com/watch?v=6itakEYJcyQ

Anônimo disse...

Eu acho que o Alberto Fernández e a Cristina Kirchner estão torcendo para que o Macri seja vencedor nestas eleições. Eles sabem o caos que vai se tornar o país com a vitória deles (com consequências imprevisíveis), por isso é possível que estejam avaliando que o melhor para eles é continuar na oposição desgastando o governo, até que haja uma melhor situação econômica, construida com medidas necessárias mas impopulares. Depois que o país ganhar um pouco de fôlego na economia, aí eles entram e, com medidas populistas eleitoreiras, destroem novamente economia.

Sebastião

Anônimo disse...

Espero que o Bolsonaro boicote a Argentina e que toas as industrias venham para o Brasil.

Anônimo disse...

Recebi um Whatsapp de um tweet do Jean Wyllys:
@jeanwyllys

Nós brasileiros temos q aceitar a tradição dos muçulmanos de se casarem com meninas menores de 10 anos.
Não é pedofilia, é cultura islâmica

Resposta

Loira Reaça
@Uma_Brasileira
Nós temos que aceitar a tradição islâmica de matar homossexuais. Não é homofobia, é cultura islâmica.

Anônimo disse...

Sebastião, com melhor situação econômica os comunas não ganhariam nunca mais. Eles não se importam com a Argentina destruída ou com a fome do povo. Pergunte para o Maduro ou para o carniceiro de Cuba. Cristina deixou a Argentina destruída e deverá receber do mesmo jeito. Ótimo! Cristina K e Fernandez terão suficiente tempo para culpar os outros que é o melhor que sabem fazer.

Anônimo disse...

Ô anônimo aí de cima de 22 DE SETEMBRO!
...Culpa disso, é dos ditos globalistas, da grande prostituta(igreja católica)...
N acha V que é o protestantismo que é aliado da maçonaria, hem?
E a MAÇONARIA por acaso ataca os protestantes, hem?
Os protestante é que são tributarios dela, seu filhote de Lutero!

Anônimo disse...

Sebastião, com melhor situação econômica os comunas não ganhariam nunca mais....

Eu me referi a uma situação em que a economia esteja quase saneada, mas os benefícios ainda não tenham sido sentidos pela população. Os esquerdopatas entram só para colher os resultados das medidas que lutaram contra.
Aqui no Brasil os petistas e outros partidos de esquerda foram contra medidas impopulares como a lei de responsabilidade fiscal, mas desfrutaram dos benefícios econômicos advindos desta lei quando entraram no poder. Enquanto o Antônio Palocci seguia mais ou menos os conselhos do Pedro Malan, as coisas iam bem. Com a saída do Palocci começou o jeito PT de governar. Tiveram ainda um benefício estratosférico que foi o aumento das commodities, de maneira que entrou muito dinheiro no país. Ou seja, aquela aparente prosperidade que houve na época do PT, nada teve a ver com o PT, pelo contrário, o PT votou contra as medidas que produziram aquela melhoria e ainda entrou em um momento em que a economia mundial estava bombando.

Sebastião

Anônimo disse...

Fantástico: Como a China cresceu "investindo em ciência e tecnologia"

As meias verdades da Globo, não falou sobre o roubo de tecnologia, pirataria, a China não respeita patentes, chineses vivem como escravos, não tem direito trabalhistas, férias, não respeita meio ambiente, não tem "legislação de primeiro mundo", é o maior poluente do mundo, etc. Agora a China está forte e brigando com os Estados Unidos em comércio e tecnologia. O Brasil que tem "legislação ambiental de primeiro mundo", que não consegue abrir uma empresa, que prefere dar trabalho aos chineses, está na lanterninha. Daqui à pouco a China vem dar lição de moral aos brasileiros

Anônimo disse...

Faltam poucas semanas para os argentinos decidirem sobre o seu futuro: ainda ruim mas com chances de melhorar (com Macri), ou trágico (com os peronistas de volta ao poder).

Anônimo disse...

"Sebastião, com melhor situação econômica os comunas não ganhariam nunca mais...."

Ganhariam, sim! Tanto que quiseram "testar" Lula, Lula outra vez, Dilma, Dilma outra vez, apesar do FHC globalista/entreguista ter dado uma ajeitada na nossa economia, nada de profundas mudanças para a população, segurança jurídica, mas para o favorecimento do establishment.

As urnas eletrônicas estão aí! Haddad só não ganhou porque as diferenças nas pesquisas de internet davam 90% de votos para Bolsonaro. Seria guerra civil. Mas como o Brasil e os brasileiros podem gerar muita renda e poder ao establishmentt, preferiram a paz. Mesmo assim, no final, quase empataram. E a mídia, braço do establishment, dava por certo, a todo momento, a derrota do Bolsonaro, contando sua narrativa, manipulando a opinião pública, com "especialistas". O preço da liberdade é a eterna vigilância!

Assim como destruíram a Argentina, destruíram o Brasil, com uma dívida monstruosa, insegurança jurídica, que muito interessa à concentração de renda universal na mão de poucos.

Anônimo disse...

O anonimo que disse: "boicote a Argentina e que toas as industrias venham para o Brasil" Não sabe ainda porque estamos numa quase Venezuela: LEIS MARXISTAS, ANTI CAPITAL. O capital Argentino que ainda resta lá JAMAIS virá para um país que tem leis contra o capital mais pesadas que em seu próprio país.

Vanderlei Lux disse...

Lá por 2015 eu publiquei um comentário no site OAntagonista de que a Argentina seria a primeira nação a sair do buraco bolivariano no qual se encontrava a América Latina.

Acertei... em parte. Mas confesso que agora não sei mais. A vitória de Macri, naquela época, parecia ter tudo para indicar que a Argentina PODERIA ter algum vislumbre do nascer do sol, mas parece que me enganei.

Macri não fez muita coisa pela Argentina. Não tinha o apoio do congresso nacional daquele país (tomado por peronistas) e assim não emplacou as medidas necessárias, como o vital enxugamento da máquina pública (também tomada de peronistas, obviamente) e a contenção da inflação. Macri vendo sua impotência diante do aparato estatal deixado pelo peronismo dos kirchneristas anteriores, preferiu adotar o caminho mais óbvio para aqueles que conhecem sua própria impotência: a neutralidade.

O pior disso é o resultado trágico das 'primárias' argentinas: a volta nefasta do peronismo ao poder. O povo não quer saber de 'neutros'. O povo exige mudanças, ainda mais em se tratando daquele povo que apostou em Macri.

Isso não lembra nós? Não lembra que Bolsonaro enfrenta fortíssima resistência junto ao nosso 'congresso' (também tomado de petistas, de todos os partidos)? Também não lembra que está sendo extremamente difícil Bolsonaro conseguir enxugar nossa máquina pública (igualmente repleta de petistas)?

A Argentina sinaliza como um presságio: se o Brasil não emplacar as medidas necessárias, poderemos acordar em um certo dia e descobrirmos que o Brasil voltou a ser governado pelo PT.