O candidato da oposição derrotado por 262 mil votos de diferença na Venezuela afirmou, no início da tarde desta segunda-feira, que pedirá a impugnação da eleição do chavista Nicolás Maduro. Henrique Capriles disse que está reunindo documentos e entrará com o processo na quarta-feira se o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) não iniciar a recontagem dos votos pedida pela oposição.
Ele também convocou a população para que faça um "panelaço" na noite de hoje contra a posse que chamou de ilegítima de Maduro. "Eu também vou buscar minha panela", disse.
"Enviamos um comunicado solicitando responsavelmente, no exercício de nosso direito, que não exista um ato de proclamação", disse Capriles. "Se você (referindo-se a Maduro) se proclamar hoje, será um presidente ilegítimo, espúrio", afirmou.
Capriles rechaçou a intenção do governo da Venezuela de empossar Maduro como presidente antes da recontagem dos votos pedida pelos opositores. Na eleição presidencial de ontem para definir o sucessor de Hugo Chávez, Nicolás Maduro foi eleito com 50,7% dos votos contra 48,9% de Capriles.
Capriles voltou a pedir a recontagem dos votos citando 3 mil denúncias de irregularidades na eleições do domingo. “Esta crise que existe no país será resolvida contando voto a voto”, disse.
"Quero pedir a todo o país que amanhã nos mobilizemos a cada um dos escritórios do CNE em todo o país”, afirmou. "Que se ouçam todas as panelas. Queremos um panelaço em seis horas", convocou.
O opositor também denunciou que há militares que foram presos por exigir o cumprimento da Constituição após a eleição. "Tenho informações de membros de nossa Força Armada (Fanb), militares de nossa pátria, que estão a esta hora detidos, que foram postos na prisão porque ontem exigiam o cumprimento da Constituição", disse Capriles. Do site Terra
9 comentários:
Os Estados Unidos defenderam nesta segunda-feira a recontagem total dos votos na eleição presidencial venezuelana, somando-se assim ao pedido da oposição e de estudantes que hoje realizaram manifestação em Caracas. O coro foi engrossado pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, devido à diferença de menos de dois pontos percentuais entre o presidente em exercício Nicolás Maduro e o opositor Henrique Capriles.
http://oglobo.globo.com/mundo/casa-branca-oea-defendem-recontagem-8115218#ixzz2QYxniJWm
Infelizmente a História se repetirá: só um derramamento de sangue irá depor os opressores do povo venezuelano.
3:35 pm
Los veedores internacionales invitados por la MUD dieron rueda de prensa. Declararon que: "detectamos carencias fundamentales de condiciones para la realización de elecciones libres".
Los venezolanos han salido a las calles, indignados, por las urnas electorales que han encontrado, -algunas violadas, y por los resultados fraudulentos cantados por el CNE.
En cuanto a las cajas o urnas electorales, cuya custodia la tiene el Plan República, la ley establece que se deben custodiar por 90 días. Por tanto, quemarlas o destruirlas es un delito electoral.
En esta foto, militares están tirando las cajas en un barranco: https://pbs.twimg.com/media/BH6KdKjCAAEmOqa.jpg
Ave. El Milagro frente al CNE en Maracaibo: pic.twitter.com/v3AbsWohnw
Este señor dice que fue a votar y ya habían votado por él. Su denuncia: pic.twitter.com/1Uw4eXCkOs"
Las urnas electorales son custodiadas por el Plan República. ¿Qué hacen ahí? pic.twitter.com/ZvRFiYf4LF
El ex diputado Wilmer Azuaje encontró estas en la calle: pic.twitter.com/9SoPtoHLB7
En Valencia, estado Carabobo, despliegan tanquetas: pic.twitter.com/GeVOQE0sDk
En Cabudare, estado Lara: pic.twitter.com/B0KbOobtAz
En Barinas, estado Barinas: http://el-mun.do/XCLnSU pic.twitter.com/QzNMngO7fy http://www.eluniversal.com/nacional-y-politica/elecciones-2013/130415/militares-lanzan-lacrimogenas-y-quitan-caja-con-votos-en-barinas
En Aragua: pic.twitter.com/mxF56NW4lm
En Caracas: http://www.eluniversal.com/caracas/130415/manifestantes-cierran-transito-en-la-avenida-francisco-de-miranda
Dicen: Si no hay justicia para el pueblo, que no haya PAZ para el gobierno!
tem que pressionar, por isso eles estão tentando rapidamente declarar o Maduro vencedor para ver se apagam o incêndio logo de cara...
eh claro que tem furo nessa votação...
aquilo la eh uma ditadura, não da para "perder" e ficar pensando na próxima, pois perdera de novo se esse sistema absolutamente injusto e tirano permanecer...
Que o espírito de um bravo Caprilles sobrevoe a mente de algum político com honra, moral, personalidade e dignidade, ainda existente nesta terra brasilis, para dar início, mesmo que seja limitado, a um processo de retomada da democracia, vilipendiada e estuprada pelos comunistas adoradores de Eurose diamantes...
Gaudêncio Sette Luas.
O pau vai ter que quebrar na Venezuela, em nome da liberdade.
5:40pm
Venezuela olla de presión por estallar
http://instagram.com/p/YI4h9Fhfgg/
Autopista del Este: pic.twitter.com/OCalJli40c
Lara, se llevan algunos manifestantes presos: pic.twitter.com/lWnq4eNItA
Aragua: http://www.elperiodiquito.com/modules.php?name=News&file=article&sid=94918
Anzoátegui: http://www.lapatilla.com/site/2013/04/15/gn-recibe-con-tanquetas-a-manifestantes-en-anzoategui/
Altamira, Caracas: http://www.reporteconfidencial.info/noticia/3191102/manifestantes-cierran-la-avenida-francisco-de-miranda-a-la-altura-de-plaza-altamira-fotos/#.UWxspypHH68.twitter
Autopista, Distribuidor Altamira: pic.twitter.com/uGc92M2hqd
pic.twitter.com/iU8CadTUoR
Así fue la Proclamación: http://twitpic.com/cjmvpy
Querido Aluízio
O Capriles e Venezuelanos do bem não se calarão, assim espero. Não é de hj que as eleições são fraudadas lá. Eu não acredito que o Chaves tenha ganho as últimas eleições. Para variar, foram fraudadas. Se tivéssemos 1 Capriles aqui já seria meio caminho andado. Ele está de parabéns.
Esther
E a Dilma, tão logo soube da fraude, apressou-se em parabenizar o Maduro. Por aquí há muita gente amadurecendo.
Postar um comentário