TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 10, 2015

HISTÓRIA DA DECADÊNCIA BRASILEIRA

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Na sua obra Espanha Invertebrada escreveu José Ortega y Gasset: “A história de uma nação não é somente a do seu período formativo e ascendente, mas também a história de sua decadência”. Tudo indica que entramos na história de nossa decadência desde que o governo petista assumiu o cargo mais alto da República.
Lula da Silva reinou em seu primeiro mandato sobre as águas mansas do Plano Real, das políticas públicas do governo anterior. Viajou muito, tornou-se amigo dos piores ditadores mundiais, gozou como nenhum outro presidente das delícias do poder. Delícias, aliás, compartilhadas com os companheiros cortesãos.
No segundo mandato se iniciará a decadência, desenhando-se o que viria em termos econômicos enquanto escândalos de corrupção aumentavam de volume e velocidade. Entretanto, o endeusamento de Lula da Silva, o inocente que nada via, de nada sabia, se mantinha pela força de sua lábia e ele emplacou o “terceiro mandato” através da eleição de Dilma Rousseff.
Os quatro anos desta senhora podem ser descritos como descalabro total. Sob as ordens de Lula ela quebrou a Petrobras e outras estatais, destruiu a indústria, arrebentou o país como um todo. Mesmo assim, com pequena diferença sobre seu adversário Rousseff foi reeleita pregando que Aécio Neves seria o exterminador do futuro brasileiro.
Logo no início do segundo mandato de Rousseff emerge, porém, o inevitável resultado da incompetência governamental, dos truques contábeis, da distorção dos dados: aumento da inflação, do desemprego, da inadimplência, das contas públicas, dos juros, dos impostos. Situação que Joaquim Levy tenta consertar preparando a volta de Lula, mas jogando o peso dos erros do governo sobre as costas do povo. São tempos duríssimos que não acabarão tão cedo, em que pesem as otimistas e sempre erradas previsões dos economistas.
Mas não é apenas econômica a decadência em que o governo de Lula da Silva nos mergulhou. Houve perda de valores e uma crescente amoralidade.
Aqui darei apenas um exemplo dos muitos que poderiam ser apresentados nesse aspecto. Como atinge a formação de crianças desde a mais tenra idade considero criminosas as tentativas que vem sendo feitas pelo governo de se impor como manipulador educacional sexual. No momento ressurge a ideologia de gênero, elaborada através de documento que servirá para formulação de planos municipais, pelo Fórum Nacional de Educação. Nesta construção arbitrária não existe diferença entre menino ou menina, não são levados em conta dados biológicos e psicológicos da identidade humana. O ser humano é considerado como assexuado e deverá escolher se quer ser masculino ou feminino. Seria como revogar a lei da gravidade.
Em magistral artigo, Educação Sexual Compulsória, publicado no Estado de S. Paulo em 08/06/2015, analisa Carlos Alberto di Franco as distorções dessa, diria eu, deseducação:
1)    “A confusão causada nas crianças no processo de formação de sua identidade, fazendo-a perder referências; 2) a sexualização precoce, na medida em que a ideologia de gênero promove a necessidade  de uma diversidade de experiências sexuais para a formação do próprio gênero; 3) a abertura de um perigoso caminho para a legitimação da pedofilia, uma vez que a ‘orientação’ pedófila é considerada também um  tipo de gênero; 4) a banalização da sexualidade humana, dando ensejo ao aumento da violência sexual, sobretudo contra mulheres e homossexuais; 5) a usurpação da autoridade dos pais em matéria de educação dos filhos, principalmente em temas de moral e sexualidade, já que todas as crianças serão submetidas à influência dessa ideologia, muitas vezes sem o conhecimento ou consentimento dos pais”.
Ao tratar desse grave tema que toda sociedade devia tomar conhecimento fatalmente serei tachada de conservadora, o mais novo xingamento utilizado pelo neoesquerda para desqualificar os que não rezam por sua cartilha. Quero lembrar que a tese conservadora, assim como a progressista evoluiu ao longo do tempo em seu significado, mas, em essência, o conservadorismo se refere à natureza humana não modificável pela ação prática, porquanto mergulha suas raízes em uma realidade sobre-humana, a vontade divina. Em outras palavras, somos dotados de uma consciência e sabemos distinguir o bem do mal, em que pesem as várias noções de moral de cada sociedade.
Ao mesmo tempo, o conservadorismo indica que o poder político confiado ao homem é intrinsecamente tirânico se não for controlado. Daí a constante preocupação dos conservadores com a existência de mecanismos de limitação do poder e, principalmente, pela supremacia da lei.
Nesse sentido assumo ser conservadora, sendo ao mesmo tempo uma entusiasta de todo progresso que traga benefícios à humanidade. Lamentável é a decadência em que os autodenominados progressistas da neoesquerda impingiram à nação brasileira.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga www.maluvibar.blogspot.com.br

4 comentários:

Jayme Guedes disse...

Ótimo texto, Maria Lucia mas, com apenas um reparo sobre um aspecto essencial. A desgraça do Brasil não é o PT, a Dilma nem o Lula. A desgraça do Brasil é o eleitor que elege o Lula, a Dilma, os candidatos do PT e os candidatos da chamada base aliada. A desgraça do Brasil é o eleitor que elege celebridades apenas por serem celebridades. Assim temos eleitor medíocre, representantes medíocres, leis medíocres e governo medíocre. Essa inescapável relação de causa e efeito constrói o nosso futuro como nação.

TERMINATOR disse...

Acho que falar decadência somente é valido para algo que estava lá em cima ou no topo e desceu. Não é o caso do Brasil que sempre esteve lá embaixo com tímidas tentativas de subir. Vamos combinar: o Brasil, com todo o seu tamanho e recursos, nunca valeu ou fez merda nenhuma na história da civilização moderna. Aqui sempre andou para trás e o pouco que foi para frente foi tropeçando e (falo de novo e de novo e de novo!) graças somente a povos decentes como italianos, alemães, franceses, japoneses, judeus, etc que aqui vieram e mesmo sendo poucos (¨minoria¨ é isso, capisce!?) conseguiram fazer alguma coisa lutando todos os dias contra um mar de fracassados parasitas (com enormes inclinações para o banditismo, despudor e promiscuidade) afro-luzitano-indígena-mestiço. O PT de hoje só potencializou a merda toda principalmente porque é a cara sim do povão safado brasileiro e representa sim todas as ¨qualidades¨ destes. ¨O melhor do Brasil é o brasileiro¨. Vai nessa, vai!

Anônimo disse...

E o povo vai aceitar tudo sem reclamar!!! Aqui eles podem tudo: mexem no seu dinheiro, na sua propriedade, no seu trabalho e agora até nos seus filhos!!!
Daí falam em volta dos militares, guerra civil, não pagar mais impostos, legalização das armas daí falam que você tem atitudes muitos radicais!
Eu pelo menos cansei dessa babaquice toda. Pra mim essa história é tática de manobra pra desviar a atenção de algo bem mais sinistro.
Estejam preparados. Quem não estiver e tiver dinheiro saia do país enquanto pode.

Ferreira Pena disse...

Mais uma grande colunista desponta nos céus do nosso infeliz Brasil. Parabéns Aluízio por acolher gente capaz e de linha.