TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 19, 2008

A bossa de Michael Bublé na Música do Blog

A música é arte e, como tal, sendo verdadeira arte desafiará o tempo e permanecerá atual. É o caso da maravilhosa The Way You Look Tonight, uma melodia extraordinária de Jerome Kern que ganhou a letra de Dorothy Fields.

E pasmem. Esta composição tem 72 anos de vida, já que em 1936 arrebatou o Óscar da Academia Americana. Kern era um compositor prolífico e entre as centenas de canções que criou está a famosa Smoke Gets in Your Eyes.

Este vídeo é uma apresentação do excepcional cantor canadense Michael Bublé que interpreta a conhecida The Way You Look Tonight num arranjo para bossa nova.

Parece até que Jerome Kern a compôs pensando em ajustá-la ao compasso sincopado da bossa. O resultado do arranjo é perfeito. Escutem que vale a pena.

A bossa nova é a única criação brasileira de nível internacional e, quando falo na bossa, sempre me pergunto: mas como pode ser brasileira essa fantástica criação artística que envolve o ritmo, a batida peculiar, o jeito único e especial de cantar e refinada sofisticação?

Recentemente, por ocasião do cinquentenário do “descobrimento” da bossa houve algumas comemorações que apenas reeditaram o passado, descurando o aspecto vivo dessa maravihosa expressão artística e que, por ser arte verdadeira é transecular.

Os botocudos gostam mesmo é de pagode, funk e sacanagem. Tanto é que a bossa nova foi adotada pelos povos mais civilizados do planeta, como os americanos, canadenses, europeus e japoneses e hoje é produzida apenas lá fora.

Um comentário:

!SirOver! disse...

Muito boa essa música. E verdadeira a observação. O Brasil sofreu um retrocesso cultural incrível nas últimas décadas, e hoje prevalece a imoralidade gritante do funk, pagode, e outro lixos vários.