TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 25, 2009

O MERECIDO SUCESSO DE REINALDO AZEVEDO


Acima, a palestra. Abaixo este blogueiro pegando o autógrafo do autor.
O lançamento do livro O País dos Petralhas foi um sucesso aqui em Florianópolis na noite desta terça-feira. Pontualmente às 19h30 estava lá o jornalista Reinaldo Azevedo que foi recebido por uma platéia que superlotou a livraria Catarinense, no Shopping Beiramar. Por mais de uma hora falou sobre O País dos Petralhas, apresentando uma acurada análise da política brasileira. Depois dialogou com o público, respondendo perguntas.

Na platéia havia gente de todas as idades, dentre eles blogueiros como Nariz Gelado, César Valente, Orlando Tambosi, Coronel (Coturno Noturno), Álvaro Junqueira (do Blog Junqueiradas), Daniela (do blog Brasileira Insone, de Curitiba), Paulo Fernando Camargo (Coordenador da Comunidade Fora Lula do Orkut) vários jornalistas, estudantes e professores universitários, a mostrar que nem tudo está perdido.

Confesso que foi gratificante poder estar nesse evento e conhecer vários leitores do blog. Gente inteligente, bem informada e interessada no debate sobre a política e que está ligada na internet.

Atencioso, calmo e cortês, Reinaldo Azevedo cativou a platéia. Depois esticamos no Golden Café, onde Junqueira e eu já tínhamos solicitado ao Chef um dos pratos preferidos do nosso conviva Reinaldo, embora a verdadeira pièce de résistance desse descontraído encontro foi a política. E o bate-papo ferveu entrando nesta madrugada.

É claro que através do bem informado Reinaldão tivemos acesso a informações incríveis, antecipando o que poderá acontecer no cenário político botocudo logo adiante.

Nariz Gelado eu já conhecia há muito tempo. Com ela pude trocar novas idéias e informações, já que é calejada na arte de blogar, pessoa extremamente simpática, atenta e muito bem informada.

Uma grata satisfação foi ter conhecido o mordaz e irônico Coronel do Blog Coturno Noturno, que conosco dividiu a mesa e prometeu para breve o convite para detonar um alentado mocotó, ao estilo da caserna. A iguaria virá especialmente dos Pampas. Aguardaremos apenas que o clima fique mais ameno.

À paisana, sem aqueles pesados coturnos e a farda, o Coronel passou despercebido pelo grande público...hehehe...Só descobri o Coronel depois que um circunstante discretamente me chamou a um canto da livraria para apresentá-lo.

Resumindo: foi um dos melhores lançamentos de livro dos que já participei. Por conta, evidentemente, da competência de Reinaldo Azevedo, que faz jus ao sucesso e se destaca, sem favor, como um dos melhores e mais bem informados jornalistas da atualidade brasileira.

Se você ainda não leu O País dos Petralhas, corra logo e compre o seu exemplar. O conteúdo desse livro é uma pungente defesa da decência, da democracia e da liberdade. E claro, uma crítica severa à deletéria ação dos petralhas!
UPDATE: mais tarde, ou à noite, vou postar aqui no blog uma bateria de fotos do evento do lançamento do livro.

19 comentários:

Paulo Fernando FL disse...

Aluízio, estou sem palavras para descrever essa noite, foi nota 10! Estou até agora extasiado pelo encontro, acho que hoje não vou nem conseguir dormir. O evento foi um sucesso! Estão todos de parabéns, e quem não foi perdeu (viu? Carla! Rsrsrs). Reinaldo deu um show! Fala tão bem quanto escreve, é engraçado, bate forte na canalha e ao mesmo tempo é um doce de pessoa. Mas o melhor mesmo ficou para o final, além do jantar (uma delícia!), o que mais gostei foi da companhia da turma da pesada, só gente fina, interessante e inteligente, simplesmente a nata da blogosfera independente de Floripa (e do Brasil!). Ah, e vamos marcar de tocar aquela guitarra, em? Para completar, estou te mandando o link de um vídeo de uma musica do Frank Gambale, um dos guitarristas mais virtuosos do jazz atual. Espero que goste! http://www.youtube.com/watch?v=gW0b0sf2Q4Y

Anônimo disse...

"É claro que através do bem informado Reinaldão tivemos acesso a informações incríveis, antecipando o que poderá acontecer no cenário político botocudo logo adiante."

E tah esperando o que pra nos contar, po? Passar a ressaca? :)

Loocio, Tatee disse...

Pena os quase 550 km que separam Passo Fundo de Florianópolis, senão, seria uma ótima pedida dar uma esticadinha até a ilha para participar de um evento como este... mas tudo bem, não faltarão oportunidades.

Loocio, Tatee disse...

A Propósito, Aluízio, já dei uma alterada na descrição da comunidade, agora é a hora, vou começar os contatos com outros donos de comunidades, para uma maior divulgação.

Grande abraço!

Lucio

Stefano di Pastena disse...

Que turminha boa de subversivos imperialistas reacionários, hein...Que inveja!
Aqui no Rio eu perdi a exposição inicial do R.A., mas também tive o prazer de conhecer algumas figuras muito interessantes...Dá até uma ligeira esperança.

Anônimo disse...

Um lançamento de livro imperdível!! Só quem foi sabe.
Foi um presente pra Florianópolis e pra nós, que estávamos lá.

Tudo de bom, amigo! ;)

Anônimo disse...

Ei, Aluizio,

Pelo jeito, o Rei aaaaaadorouuuuu! Que bom, foi um SUCESSO! E vcs, gurizada, arrasaaaaaaaram na hospitalidade!

Dá-lhe, FLORIPA!

Anônimo disse...

A palestra, as perguntas e respostas, tudo foi excelente. O espaço foi pequeno para tantas pessoas. Estou convencido, como diria o Apedeuta, que nem tudo está perdido.

Anônimo disse...

e o Nassif, simbolo do jornalismo independente, não compareceu?

Anônimo disse...

Quem é quem...
Tá no Blog do Cacau:

Comentários

Nome: Waldizinho da Maricota
Email: waldamaricota@gmail.com.br
Cidade: fpolis
Estado: SC
Data: Terça-feira, 24/03/2009 às 21h59min


Ah, o "Tio Rei", como ele gosta de ser chamado tá aí, é? É o Azevedo, né? Aquele que trabalhava com o Rui Nogueira – olha que coincidência – na revista "primeira hora"? E essa revista não era aquela comandanda pelo Mendonça de Barros, aquele ministro do Fernando Henrique que torrava empresas públicas a troco de banana? É, realmente, taí um exemplo de imprensa independente.

Anônimo disse...

Tá na hora de começar a usar chapéu também, Aluízio.

Anônimo disse...

Aluízio: estavas mais faceiro que pinto no lixo ou mais feliz que lambari de sanga. Faltou dizer que foram contadas 200 (duzentas) pessoas. Dessas, 50 sentadas e 150, atentas às palavras de tio Rei, em pé. Foi, sem dúvida, um grande evento.

Anônimo disse...

Jânio, seja mais explícito: o chapéu deve ser usado pela careca, ou tem "coisas" nascendo na testa do blogueiro?

Unknown disse...

Valeu a pena ter viajado de Criciúma para ver o Reinaldo, já completei o trio: Mainardi e Olavo em Porto Alegre, Reinaldão em Floripa.

Unknown disse...

Nâo sei porque esse sujeito ainda consegue ter alguns seguidores, é o lado mais podre da nossa elite, seguramente.

Anônimo disse...

Queria tanto conhecer o Coronel também, sabia que ele estaria lá, olhei várias pessoas tentando imaginar se algumas delas era ele. Fica para a próxima! Espero que não demore muito!
E fogo nos botocudos!

Anônimo disse...

Anônimo: é justamente por não estar nascendo nada no couro cabeludo que o Aluízio deve se proteger do ultravioleta. Não seja maldoso. Que eu saiba, nem os buracos do Reinaldo no cocoruto ele tem. Aliás, vive dizendo que está bem no mercado de emoções, seja lá o que isso signifique.

Coronel disse...

Aluízio:

O mocotó do Bristol é light. Fica frio. Foi um prazer conhecê-lo e a todos. Muito cuidado com estas fotos. Um abraço, amigo.

Alexandre, The Great disse...

Não pude comparecer, mas fiquei com uma inveja danada daqueles que puderam e, principalmente, das conversas havidas após os autógrafos.
Quando puder ir a Floripa irei procurá-lo para me inteirar de tudo.
Grande abraço,