TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, novembro 29, 2009

HONDURAS: MICHELETTI DERROTA HUGO CHÁVEZ

Tive o trabalho de fazer uma tradução livre do espanhol desta matéria que está no site da publicação La Vanguardia, da Espanha, de autoria do jornalista Joaquim Ibarz, a respeito da crise de Honduras. O título original da matéria é: “Michneletti é o vencedor das eleições; Hugo Chávez o grande perdedor”. Notem que Ibarz ouve os dois lados que formam o pano de fundo da contenda: os que apóiam a destituição de Zelaya e os que defendem o governo de facto de Micheletti (foto). Entretanto, o texto é limpo e livre da sujeira ideológica que infecta os escritos cometidos pela maioria dos jornalistas brasileiros, principalmente dos enviados especiais a Honduras.

Fiz a tradução para facilitar a leitura daqueles que são pouco familiarizados com o espanhol e, sobretudo, com finalidade pedagógica. Sim, desejo ensinar como se faz jornalismo. Aí está a prova do quanto os brasileiros são mal informados pelas matérias veiculadas em jornais e televisões a respeito do que realmente se passa em Honduras. A tal ponto que se tem de recorrer a publicações estrangeiras para ter uma idéia mais precisa dos acontecimentos naquele país. Reafirmo que se os jornais perdem leitores não é por causa da internet, mas principalmente por conta do conteúdo que apresentam, no mais das vezes contaminado pelo delírio da idiotia esquerdista.
Depois que terminei de traduzir e escrever este prólogo, fui ao site do Estadão e bingo! lá estava uma matéria sobre o pleito de Honduras que tem tudo a ver com o que estou afirmando aqui. Transcrevo o início desse texto no final deste post para que vocês possam cotejar com o artigo do La Vanguardia.

Segue primeiro a tradução do artigo de La Vanguardia. Na sequência, o do Estadão. Leiam:
USE THE TOOL OF TRANSLATION IN THE SIDE COLUMN FOR ANY LANGUAGE

Ainda que não sejam candidatos, Roberto Micheletti já é o vitorioso das eleições hondurenhas deste domingo, enquanto que Hugo Chávez é o principal perdedor. Quando o presidente de facto assumiu o poder no dia 28 de junho após a destituição de Manuel Zelaya, poucos acreditavam que poderia permanecer à frente do governo. Como nunca antes, a comunidade internacional decretou o isolamento político econômico de Honduras, um amplo leque de sanções, que incluiu a expulsão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Cinco meses depois, Micheletti domina a situação, até o ponto de retirar-se uma semana do comando do Executivo para dar maior credibilidade às eleições. Pelo contrário, Zelaya está isolado, sem margem de manobra. Refugiado na embaixada do Brasil se mostra impotente ao ver como um número significativo de países, entre eles os Estados Unidos, reconhecerá os resultados das votações deste domingo.

A frente de resistência que apoiava Zelaya se desmorona, os manifestantes que pedem a restituição do destituído presidente somam apenas uma centena. Ante a iminência de mudança presidencial, muitos zelayistas se apressam em trocar de camisa. Para o derrotado mandatário foi desmoralizador que Eduardo Maldonado, a estrela midiática Rádio Globo, a emissora que foi fechada por opor-se à destituição, passou-se com armas e bagagens para o lado do candidato do Partido Liberal, Elvin Santos. Quem disparatou através das ondas, chamando de golpistas, assassinos, tiranos, agora apóia o partido do Governo. “Sou um liberal disciplinado”, se defende.

“Peço perdão se ofendi a alguns de vocês quando estava na Resistência”, disse num comício Ada Fúnez, prefeito de Tocoa, quem dirigiu em sua cidade a oposição contra a destituição de Zelaya. Em um ato público, Fúnez se ajoelhou para pedir perdão.

César Ham, candidato de um partido de esquerda, também decidiu participar à última hora nas eleições alegando que assim defenderá melhor a Zelaya. O único que manteve total coerência política, ideológica e pessoal é Carlos H. Reyes, um veterano líder sindical que, fiel os seus princípios, decidiu retirar sua candidatura presidencial porque Zelaya não havia sido restituído no poder. Por sua vez, Chávez é o derrotado das eleições hondurenhas porque perde definitivamente um peão em sua estratégia de implantar o bolivarianismo em todo o Continente latino-americano.

Como um pequeno país, o mais pobre da América continental, tem conseguido resistir à pressão e às sanções das nações mais poderosas?Para responder a esta interrogação há que remontar-se às causas que levaram à destituição de Zelaya: o temor à crescente intromissão do presidente Hugo Chávez em Honduras e o rechaço de todas as instituições, incluindo o Exercito, às manobras de Zelaya para reeleger-se com uma ilegal mudança constitucional.

AntonioTravez, um dos principais empresários do país, declara a “La Vanguardia” que Honduras sofria uma situação insuportável pelo desejo de Zelaya de seguir no poder. “Havia unanimidade em que assim não podíamos seguir. Em Honduras não houve golpe, se atuou dentro da legalidade para destituir um presidente que violava a Constituição. Micheletti tem se posicionado em celebrar eleições limpas”.
Travel destaca que as economias de Honduras, Guatemala e El Salvador estão muito integradas, pelo que a aplicação de sanções a um país prejudica a todos. “Zelaya calculou mal, acreditava que tinha muito apoio e não era assim”, assinala Tavel.

Na opinião de Victor Meza, ex-ministro do Interior e homem de confiança de Zelaya, Micheletti se mantém no poder por uma combinação de apoios internos e externos.

“O apoio dos militares tem sido fundamental para que Micheletti siga na presidência. O apoio de empresários e políticos é importante. A nível externo tem lhe ajudado o lobby de grupos republicanos de extrema direita e cubanos de Miami”, assinala Meza. Ao comentar que todas as instituições do Estado estavam contra Zelaya, disse: “Esses poderes estão controlados pelas cúpulas dos partidos”. Segundo Mesa, “a repressão torna difícil medir os apoios que tem Zelaya, estão disseminados e organizados por todo o país”.

Fontes diplomáticas assinalam que quem tem sofrido e resistido o isolamento não é Micheletti, mas o povo hondurenho, vítima das disputas da elite política. “Michetletti resistiu por simbolizar uma frente antizelaysta que se vinha consolidando há meses, ao que se somaram militantes dos dois grandes partidos, as igrejas, a classe média, etc., todo um movimento transversal que captou a sociedade hondurenha, que explicaria a debilidade de Zelaya e a inutilidade de seu regresso a Tegucigalpa”, declarou um diplomata ibero-americano.

Segundo um empresário espanhol, o apoio institucional a Micheletti é sólido e sem fissuras, já que nenhum dirigente mudou de postura desde o ato da destituição. O mesmo sucede com a empresa privada afetada pelas sanções. “Têm preferido perder dinheiro uns meses a ter que suportar durante anos um Zelaya na órbita de Chávez. A proximidade das eleições lhe deu forças para resistir”.

Este industrial comenta que a população hondurenha está dividida. Reconhece que uma porcentagem grande, difícil de quantificar, está contra Zelaya e uma minoria está a favor; a maioria dos hondurenhos vê o ocorrido como um mal menor ou como algo positivo. Tem sido efetiva a campanha que se fez sobre o temor que inspira Chávez. EN ESPAÑOL AQUI

AQUI O TEXTO QUE ESTÁ NO SITE DO ESTADÃO QUE ME REFERI NO PRÓLOGO:

As eleições de hoje em Honduras devem dar início ao desfecho de uma das crises de maior repercussão na América Latina dos últimos anos. Mas isso não é exatamente uma boa notícia. Apesar de o governo de facto e de os candidatos presidenciais se esforçarem para dar ao evento um aspecto de "festa eleitoral", os hondurenhos vão às urnas em um ambiente de medo e repressão. Nas últimas semanas, TVs zelaystas tiveram seus sinais cortados e opositores foram perseguidos e ameaçados.
A questão é que as eleições, hoje, parecem ser a única solução possível para a crise. Tanto que, segundo o instituto Gallup, a votação tem o apoio de 80% da população. Ainda assim, segundo analistas, ela é um péssimo exemplo para o restante da América Latina. Afinal, após destituir o presidente por meio de um processo iniciado no Congresso, mas concluído nos moldes de um golpe de Estado, no dia 28 de junho, o governo de facto resistiu cinco meses, ignorando sua suspensão da Organização dos Estados Americanos (OEA) e driblando as pressões internacionais. Se quiser LER TUDO clique AQUI

18 comentários:

Rejane (Mel) disse...

Excelente Aluízio!

Como é gratificante ler-se análises corretas e realistas.
Parabéns pela tradução e transcrição para nossa leitura!

E concordo.. os jornais brasileiros além de desinformar ainda mentem.

"Eleições formalizam golpe" é a chamada do Estadão deste domingo.

Fala sério, alguém bem informado pode confiar num jornalismo (sic?) desse tipo?

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Parece que os jornalistas do Brasil não lêem e que não diferem o que seja um contra-golpe de um golpe de estado?

Você já viu como um congresso, cumprindo a determinação da alta corte de justiça, produza um golpe de estado?

Então a imensa maioria dos jornalistas brasileiros é são desonesta e está sendo cooptada financeiramente por Lula e isto é uma vergonha. Esta não tem dignidade para representar a imprensa brasileira, que deve ser formada por cidadãos livres, preparados para informar e avaliar. É lastimável esse tipo de covardia.

Derrotados não só o Hugo Chaves, também o Lula, top-top Garcia, Boca-torta Amorim e demais bestanas do Foro de São Paulo.

Todavia o Presidente Eleito de Honduras, se vier ao Brasil, além de procurar ser recebido por Lula, deve encontrar-se com uma representação dos verdadeiros democratas do Brasil, da UNOAMÉRICA, do MÍDIA SEM MÁSCARA, etc, daqueles que estão postados no contra-ponto do Foro de São Paulo.

Anônimo disse...

Bom, a única "coisa" ou informação útil no texto do Estadão é saber quem é quem neste imbróglio. De um lado os países bem informados (EUA, Panamá, Peru, Colômbia e Costa Rica) e do outro lado os países que estão de 4 para chavez.

Mas parece que a mentira será sustentada ainda por mais tempo.

Parabéns! pela tradução eum
bom final de semana.
Silvana

Anônimo disse...

Aluízio,
não se se posso fazer o que estou fazendo, repassando o único comentário que fizeram no site do Estadão, mas achei interessante o recado para a autora do texto.

"Euclides de Oliveira em 29/11/09 ás 02:33
Apesar da farsa jornalística afirmar insistentemente que houve golpe de estado em Honduras para ver se torna-se verdade, esta matéria bate de 1000 a zero em falsidade. É a mais elementar inversão da realidade para parecer séria. Ruth Costas, vá estudar e deixe de pregar o comunismo que um dia vai lhe engolir."

abs.
Silvana

Anônimo disse...

Parabens Aluizio. Brilhante jornalismo!
Viva o povo hondurenho. Fora Zé laya e Chaves!
Por uma Honduras livre!
Deus esteja com Honduras , hoje!

Stefano di Pastena disse...

Valeu, Aluízio. É inacreditável que boa parte do jornalismo botocudo ainda chame a destituição constitucional do Zé Laya de "golpe militar". Essa gentalha não se emenda...Continue mostrando como se faz!

Anônimo disse...

Alô Aluizio
informação incompleta ostipô!.
No próprio "estadão" tem chamada completamente contrária,
fala em violência,crise,governo de facto(hoje não há!!!)
kkkkkk
sugeri passaram a divulgar sómente colunas sociais,esportes(futebol)e os blogs de blogueiros turistas,além de sugerir que a 'censura'que sofrem ainda é muito fraca pela porcaria a que se prestam.
MAS NÃO FALAM DE UMA MERDA DA EMBAIXADA-PENSÃO.
ABRAÇOS

nb: tasquei um comentário..para o jornal/reporter/reportagem safada.

abraços

Anônimo disse...

alô aluizio
eis as pérolas de um pasquim que um dia foi jornal:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,honduras-escolhe-presidente-em-clima-de-medo-e-repressao,473850,0.htm

abraços

Aff Maria disse...

CIDADANIA BRASILEIRA A ZELAYA.

Será que Lula dará a cidadania brasileira a Zelaya?

É, pois do jeito que Zelaya come e dorme de graça e faz campanha política em território brasileiro, só se pode imaginar que, se ainda não adquiriu a cidadania brasileira, adquirirá em breve.

Lei? para que lei? É só fazer lei para isso. Pois fizeram uma lei para idenizar um desertor do Exército Brasileiro, e provome-lo de Caipitão a Coronel, e com salário de General.!. O que mais não se espera desse governo Lula?

A cidadania brasileira a Zelaya não é nada de se admirar, o que nos preocupa mesmo é a possível necessidade de se diminuir ainda mais os proventos dos aposentados do Brasil para IDENIZAR O ZELAYA de Honduras, (depois da cidadania). É, pois do jeito que a coisa anda aqui no Brasil, pode se imaginar que, em breve, o metalúrgico que foi idenizado e aposentado por falta um dedo, venha pedir uma idenização para o Zelaya com os dez dedos, só pelo chapéu que lhe é muito pesado na cabeça, com o possível risco de advir-lhe alguma dor no globo superior.

Anônimo disse...

I just want to remind the American people that although those coward communists are mad with the position taken by USA, for giving support to Honduras elections, they spare no time in deploring and bashing USA when everything is going good and dandy toward their own goals. Please, don’t buy into their game; make your own rules (and read Honduras’ Constitutions. The action against Manuel Zelaya was covered by it!), for the betterment of us all. Que o Zé e a sua Laya vão para o quinto dos infernos!

Anônimo disse...

Itelectualmente delinquente a reportagem do estadão e do folhão e de toda a imprensa em geral... E concordo com você; inclusive, assistir jornal nacional pra quê, se está ideologicamente petistamente censurado.

Cris disse...

HONDURAS: ESTÁ SIM É GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA!

Anônimo disse...

A Band é uma que está comprada! Quem diria! Se ninguém notou, até o Boris Casoy enrola para dizer qualquer coisa que seja perceptivelmente detrimental ao governo e aos políticos. O Joelmir Betting hoje em dia nem se fala,... e o Ricardo Boechat fala e fala e não diz nada! Só se ouve subterfúgios dessa galera! Desses ´´jornalistas``! Se alguém estava ouvindo, essa manhã, a Radio Band sobre as eleições de Honduras, por certo notou o total unilateralismo. Exaltavam os motivos do porque que paises como o Uruguai não reconheceriam as eleições hondurenhas, dando às explicações ares de legitimidade, sem ao menos nomear os vários outros paises que apóiam essas eleições, inclusive os Estados Unidos, que depois de reconhecerem o verdadeiro motivo por atrás do pé na bunda do Zelaya, mudaram de lado. Esses repórteres e jornalistas estão todos comprados. ´´Isto é uma vergonha!``. Mas,... fala sério!

Curiosidade: eu só gostaria de saber como essa máfia consegue mudar a atitude desses homens (Alguns são fáceis eu sei,.. mas e os outros,.. não existem?). Se é por trás dos bastidores, com ameaça e truculência geral ou se é com cheques voadores que entram pelas janelas de seus aposentos à noite, fazendo com que esses indivíduos acordem do outro lado da cama na manhã seguinte. Tem que haver uma explicação plausível para com essa incoerência epidêmica com a verdade.

Anônimo disse...

Mio Dio!
Aff Maria,
Se essa a moda pega....
Battisti também pode ganhar cidadania brasileira, indenização ou bolsa terrorismo.
silvana

Anônimo disse...

Está na hora de darmos nomes aos bois, de colocarmos esses jornalistas, repórteres, redatores e outros dessa laia na berlinda. Podem disseminar mentiras, informações enganosas, deturpadas e meia-verdades o quanto quiserem, mas a camada da sociedade que interage com a mídia, que ouve e lê jornais não é estúpida. Vocês só estão enganando a si próprios,.. e nós olhando para vocês com incredulidade e aversão.

Que momento triste está vivendo o Brasil, não só político mas também jornalístico!

Só dá corrupto, zé mane e bunda mole.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

CONVITE PARA BIN LADEM:

VENHA !!!!
Venha para o Brasil, peça asilo político ao Lula e aos comunistas do PT, aqui você receberá toda a cobertura e apoio de um governo que adora proteger Terroristas , Assassinos, ditadores e Corruptos.
Peça refugio ao governo Lula, que você será bem recebido de Braços aberto e terá por parte do governo Lula, toda sua defesa e proteção.
Garantimos emprenho pessoal do Ministro da Justiça de Lula para defender Comunistas, Terroristas, Ditadores e Corruptos.
Venha !!!!!!
Cesare Batistti já estar protegido por Lula , o presidente do Irã e da Venezuela também.

VENHA !!!
Governo Lula, o governo que adora proteger Bandidos, Corruptos e Terroristas.
Se você é Terrorista, Assassino, Corrupto e Ditador, no Governo Lula você será bem recebido.
+ atenção, esta proteção se resume para pessoas de esquerda, comunistas, ditadores, terroristas e corruptos.
Se você não se encaixa neste quadro, não será bem vindo.
Fui…..
Nikacio Lemos
23 anos universitário

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Sabem porque Lula Critica tanto os USA ?
Uma puta de Inveja deles e um alto complexo de inferioridade !!!

Todos sabem que os comunistas do PT, o demagogo, mentiroso e corrupto do Lula estão dispostos a venderem a própria alma para DIABO para se manterem no poder.

O PT e Lula querem se perpetuar no poder nem que para isso tenham que fazer o impossível.

Se Dilma ganhar, meios de Comunicação como: Organizações Globo, Band, Veja, e site como Lilicarabina, serão apagados do mapa .
Eles vão aguardar a vitória de Dilma para fazer do Brasil uma Venezuela .

Lula quer controlar o TCU, e após a vitória de Dilma o PT e Lula vão controlar o Brasil e fazerem dele o que bem entenderem.
A imprensa internacional precisa saber a verdadeira cara de Lula .
Precisa conhecer o lado mentiroso, corrupto, e ditador deste governo que tenta se apoderar do Brasil.
Lula passa uma imagem falsa para o exterior .
Tentar mostrar para o mundo que é um homem solidário e preocupado com a fome e a quera mundial.
Tudo mentira de um demagogo que busca ganhar o premio Nobel da paz.
O maior sonho desse demagogo é ganhar o premio Nobel da Paz.
Mas ele terá que esperar para próxima encarnação, porque este premio não é entregue para mentirosos, demagogos e corruptos.
Este premio não é no Brasil por isso ele não pode comprar !!!

Os USA precisa dar um Gelo nesse Lula !!!!
Obama precisa se afastar + deste governo Lula, só assim esses comunistas do PT vão baixar a crista.

Já passou da hora do Governo Americano dar um gelo em Lula !!!
Fui..........
Nikacio lemos

Anônimo disse...

Alô Aluizio
O cara que voce cita lá no texto( Cesa Ham) tem até documento em que ele recebeu grana de chavez para fomentar a bagunça bas ruas.
creio que até o teu blog publicou.
Tem mais um detalhe na constituição Hondurenha que passa em branco por aqui e que justifica a candidatura de Cesar Ham.

PARTIDO QUE NÃO APRESENTA CANDIDATOS É AUTOMATICAMENTE ELIMINADO no País.

Evitan assim partidos laranjas e alugados.

abraços
karlos
kkkk