TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 09, 2010

LULA USA CORREIOS EM ESQUEMA POLÍTICO

Clique sobre a ilustração para vê-la ampliada
O medo de prejudicar a aliança com o PMDB e a campanha da petista Dilma Rousseff fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiar a decisão de demitir o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e parte da diretoria da estatal apadrinhada por peemedebistas de Minas e do Rio.Custódio é protegido do senador Hélio Costa (PMDB), ex-ministro das Comunicações e candidato da base aliada ao governo de Minas, e do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Assim como Custódio, foram bancados pelo PMDB, agora do Rio e de Minas, os diretores Marco Antonio Marques de Oliveira (Operações), Décio Braga de Oliveira (Econômico-Financeira) e Pedro Magalhães Bifano (Gestão de Pessoas).

Como o PMDB indicará o vice na chapa de Dilma, Lula avalia se vale a pena arrumar uma confusão com o partido neste momento, especialmente com Costa. O ex-ministro conseguiu a duras penas o apoio da cúpula do PT à sua candidatura ao governo de Minas, mas ainda não tem a certeza de que o partido local vai engajar-se em sua campanha.

Na Presidência, a informação é de que a briga dos quatro apadrinhados do PMDB com outros três diretores – estes defendidos pelo PT – está inviabilizando os Correios do ponto de vista de gerência e confiabilidade. Foram identificados problemas até na entrega de correspondência pelo Sedex, um serviço que se apresenta na publicidade nos meios de comunicação como infalível.

Mensalão

Os três diretores defendidos pelo PT são Roberto dos Santos Souza (Administração), Ronaldo Takahashi de Araújo (Comercial) e José Osvaldo Fontoura de Carvalho (Tecnologia). A atual diretoria dos Correios assumiu depois do escândalo do mensalão, ocorrido em 2005.

Esse episódio, o maior escândalo no primeiro governo de Lula, teve início na estatal, quando foi divulgada uma fita de vídeo em que o funcionário Maurício Marinho aparecia recebendo um pacote de dinheiro, cujo destino final seria o PTB. Revoltado com o que considerou uma manobra do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, para derrubá-lo da direção do partido, o presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), contra-atacou denunciando o mensalão. Do site do Estadão

Ilustração do site do Estadão

4 comentários:

Anônimo disse...

Aluizio, há um vídeo sobre Cuba, Lula e Dilma no Burrice Naçional que vale a pena reproduzir aqui.

Anônimo disse...

Bando de safados! E Mollusco é o pior deles.

Anônimo disse...

Esse desgoverno tem sido o prato-cheio para o PMDB.

oliver disse...

Aloísio, sou de Teresina e nós, aqui, gostamos muito do seu blog. E de jazz, também. Meu interesse é lhe mandar um filminho no qual aparecem o lulla, dirceu (ali, o mandão), mantega, o china, gilberto carvalho (todos com minúscula, mesmo) e outros "renomados" petralhas. Ali nota-se um lulla apequenado, diminuído, comandado certamente (está encostado na parede atrás do dirceu e na hora em que nota que está sendo filmado, afasta-se furtivamente). Como não vi o seu e-mail no site, não pude mandá-lo. Gostaria que você desse uma olhada nele indicando-me o e-mail. Se já o viu, agradeço-lhe, também, pela atenção na leitura deste comentário. Um abraço dos piauienses.