TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, outubro 27, 2010

FRANKLIN MARTINS, O JORNALISTA CENSOR DA IMPRENSA, AGORA QUER SEQUESTRAR A LIBERDADE.

Franklin Martins, o Chefe da Censura do PT, com Fidel e o irmão
Esta reportagem da revista Veja desta semana vai ao ponto e mostra como o PT vai testando a proposta de censura da famigerada Confecom, que contou, inclusive, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas. Franklin Martins, o Ministro da Imprensa de Lula já está testando o tal 'controle da mídia' que também é defendido pela Dilma Rousseff. O título da reportagem é "Embrião autoritário". Leiam:

No fim daquele convescote de liberticidas chamado Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, diretórios do PT prometeram ao Planalto levar adiante a orientação do governo Lula de manietar a imprensa. Agora, começaram a levar a cabo a operação inconstitucional. A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a criação de um Conselho Estadual de Comunicação Social (Cecs).  

O projeto, da petista Rachel Marques, revela com despudor a intenção de estabelecer mecanismos de controle de jornais e emissoras. Seu texto diz que o Cecs monitorará “abusos e arbitrariedades dos meios de comunicação”. Leia-se: notícias que prejudiquem as ambições petistas. O projeto avoca para o conselho estadual a fiscalização das licenças de rádios e TVs, concessões federais. Prevê que as verbas oficiais destinadas à publicidade deixarão de ser aplicadas em conformidade com critérios técnicos. Para garantir o controle do Cecs pelo PT, estabelece que seja composto na maioria de representantes de “movimentos sociais”, a massa de manobra do partido.

Pode-se entender por que essa iniciativa prosperou no Ceará. O governador Cid Gomes (PSB) chefia uma aliança hegemônica do estado. Cid reage mal a notícias como a que VEJA publicou em setembro, sobre um esquema de corrupção que desviou 300 milhões de reais das prefeituras cearenses e que, conforme documentos apreendidos pela Polícia Federal, contou com a participação de Cid e seu irmão, o deputado Ciro Gomes.

Os Gomes proibiram uma emissora de citar a reportagem e, com a elegância que lhes veio de berço, xingaram VEJA nos meios de comunicação que controlam. Para entrar em vigor, a censura no Ceará só precisa do aval de Cid. Informado do projeto, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, cobrou de Cid o veto à medida.

Os governos da Bahia, do Piauí e os vereadores de Fortaleza ameaçam com medidas parecidas com as do Ceará. Na Assembleia paulista, o PT quer aprovar proposta com o mesmo teor, semelhante ao programa do candidato a governador petista Aloizio Mercadante. Por trás dessas iniciativas está o ministro da Supressão da Verdade, Franklin Martins, o capitão do mato da caça aos veículos que não se subordinam aos interesses petistas. Ele próprio tenta converter as deliberações da Confecom em lei federal. Cabe ao Supremo Tribunal Federal evitar que essas tentativas antidemocráticas e inconstitucionais vinguem.

Os filhotes da Confecom

Uma das 633 deliberações da Conferência Nacional de Comunicação foi a criação de conselhos de comunicação estaduais e municipais, com o objetivo de controlar a imprensa. Os petistas se esforçam por disseminá-los
 Jaques Wagner
BAHIA
O governador Jaques Wagner (PT) instituiu um "grupo de trabalho" que apresentou, em abril, em audiência pública, um anteprojeto para a criação de um conselho estadual
 
Wellington Dias
PIAUÍ
Sob a tutela do ex-governador Wellington Dias (PT), tomou forma uma proposição de conselho estadual. O projeto ainda não andou porque Dias renunciou ao mandato para concorrer ao Senado

Luizianne Lins
FORTALEZA
A base da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara de Vereadores pretende criar na capital um conselho semelhante ao do projeto aprovado para o estado pela Assembleia Legislativa do Ceará

2 comentários:

Esperança disse...

Eu sabia que a IstoÉ é vermelha, mas esta edição está uma vergonha.

http://www.istoe.com.br/capa

Anônimo disse...

Cearense diz:
Esta Raquel Marques é mulher do ex-prefeito de Quixadá que a uns anos atrás caio de um avião carregado de dinheiro, dizem que para compra de votos. O nome dele é Ilário Marques que este ano teve a sua candidatura rejeitada, acho que se enquadrou no ficha suja. Este povo tem mesmo ojeriza á imprensa, pq é ela quem noticía estas coisas.