TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, março 26, 2011

GOVERNO DA DILMA IMPORTA ETANOL AGUADO DOS EUA PARA MISTURAR À GASOLINA. ALTERNATIVA PODE PREJUDICAR MOTORES E PREÇO NÃO CAI.

Leiam. Comento logo abaixo: 

Em nova tentativa de conter a escalada de preços dos combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) autorizou o aumento na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos.

A mudança, temporária, visa permitir a importação de álcool dos Estados Unidos.
 
Desde ontem, o etanol anidro pode ter até 1% de água, que é a especificação no exterior. Antes, no Brasil, o teor máximo era de 0,4%. O limite para o etanol ser considerado anidro é 1% de água.


No longo prazo, a mudança pode ser prejudicial ao motor. 

A medida vale até 30 de abril, quando termina a entressafra de cana no centro-sul. Conforme resolução publicada pela ANP, o teor real de etanol no combustível cai de 98% para 92,1%.

Os 200 milhões de litros comprados dos EUA por produtores nacionais serão misturados à gasolina. 

Para incentivar a compra, a Camex zerou no ano passado a alíquota de importação, que estava em 20%. 

A mudança não afeta o álcool combustível (hidratado), vendido nos postos. 

Neste ano, a estratégia do governo é diferente da de 2010, quando decidiu reduzir a mistura de etanol na gasolina de 25% para 20% no período de entressafra de cana.

O cenário atual é outro: com a alta recente do petróleo por conta da crise política nos países do Oriente Médio, é mais vantajoso importar o etanol do que a gasolina.

Por isso, a mistura do etanol continuará em 25% na gasolina. A Petrobras é a responsável pela importação de gasolina no país e está comprando o combustível a preços maiores do que ela revende no mercado interno. 

A disparada dos preços do etanol hidratado nos últimos meses provocou migração em massa dos consumidores para a gasolina, fazendo com que as vendas de álcool nos postos recuassem 40%. 

Essa mudança no perfil do consumo provocou a necessidade de importação pela Petrobras de combustíveis derivados do petróleo. 
Para o especialista em energia Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, as medidas mostram a falta de política de combustíveis do governo federal.

 "Estamos importando um etanol cujo custo de produção é três vezes maior que o nosso e de um país que impõe barreiras comercias ao nosso produto", afirma.
Tanto a gasolina como o álcool importados devem chegar em abril, momento crítico da oferta de etanol. 


A expectativa é que a produção da safra 2011/12 entre no mercado em maio. Da Folha de São Paulo deste sábado
MEU COMENTÁRIO: Está aí mais uma ação desastrada do governo do PT comprovando o marketing mentiroso da Petrobras e o consumidor pagando um dos maiores preços do mundo pelo litro da gasolina e do etanol.
Enquanto isso a camarilha sindicaleira da CUT mantém o seu domínio sobre a Petrobras, esse dinossauro que suga sem parar a economia popular para conceder ao diretores da estatal, todos sindicalista do PT-CUT, salários mensais que chegam a mais de R$ 60 mil mensais. Cada um desses bate-paus da CUT aufere por ano a doce mamata em torno de R$ 700 mil!
Cadê a auto-suficiência de petróleo alardeada pelo marketing da Petrossauro? Cadê o Programa do Álcool que iludiu o consumidor levando-o a adquirir carros com sistema Flex bi-combustível, equipamento que encareceu os automóveis.
Mais uma vez o Brasil recorre aos Estados Unidos. Desta feita para importar álcool com teor de água de 1%, inferior ao produto nacional. Incrível! Um país tropical bananeiro cuja cana-de-acúcar, que alimenta as usinas de álcool, cresce em qualquer lugar, passa importar álcool dos Estados Unidos, país desprezado pela malta petista que o acusa de 'império do mal', mas que na hora H é que salva a situação. Ave, Tio Sam!
Enquanto isso a 'Oposição' (ainda existe isso no Brasil?) engalfinhada numa luta intestina pisa distraída sobre os 44 milhões de votos dos cidadãos brasileiros que, à falta de alternativa, votaram em José Serra, justamente pressintindo o desastre que agora se prenuncia sob o comando do poste do Lula.

15 comentários:

nathal disse...

nao era para o Brasil exportar etanol para os EUA?

e aquela antiva reivindicaçao de tentar baixar as taxas impostas pelos EUA sobre o produto?

To Fora disse...

Custo de etano no Brasil?
Respondo: meu pai foi diretor de usina de açúcar por 6 anos, o custo ao alccol era 4x menor do que o informado ao governo.
Um amigo meu da ANP me disse: temos que acietar o preço informado como de custo, porque não temos gente capacitada para saber se é verdade ou não.
E depois não sabe o porque do preço.
Ou seja o produtor diz: o custo é tanto e uma cambada de comunista aceita.
Grande Brasil.

Ferreira Pena disse...

Corja de sacanas! Esse é o Brasil dos botocudos Aluizio. Lenha neles.

Anônimo disse...

Ora, a sazonalidade nesse setor sempre existiu. Sempre existiu a entre safra. Na entre safra, a quantidade de moagem de cana diminui. Consequentemente, a produção de álcool, açúcar e demais produtos derivados da cana. Assim, os preços aumentam. No caso, o planejamento do governo já deveria prever tais vaiáveis para não ser pego de surpresa. E não deixar o consumidor com problemas.
Dawran Numida

Anônimo disse...

Aluizio,

O mais grave disso é que os motores dos nossos carros estão calibrados para trabalhar com o nosso combustível.

Danos irreversíveis advirão da queima de combustível americano, de qualidade inferior.

E aproveito para fazer duas perguntas:
1) Por que a nossa capacidade de refino de petróleo não é suficiente para atender o consumo?
2) Desde a quebra do monopólio da Petrobras, quantas refinarias foram erguidas?

Eu não entendo, mas a maioria dos nossos expertos no assunto são contra a ampliação da nossa planta refinadora.

Jacutinga

Anônimo disse...

Alô Aluizio
Só para acrescentar ao comentário do
comentarista TO FORA:
O produto é ETANOL,já que Etano é um gás e não é álcool.
Abraços

Anônimo disse...

Alô Aluizio
Relendo a nota creio que houve uma inversão de valôres onde você citou o porcentual de álcool no combustível gasolina.
O porcentual é certamente a diferença do valôr indicado e 100%.
"
A medida vale até 30 de abril, quando termina a entressafra de cana no centro-sul. Conforme resolução publicada pela ANP, o teor real de etanol no combustível cai de 98% para 92,1%."
Ou você está se referindo ao ETANOL COMBUSTÍVEL,que passa a ter maior quantidade de água?.
eheeheheh
Vamos quebrar a CASAN ou enriquecê-la?.

abraços


karlos

klauber C. Pires disse...

Caro amigo Aluízio,

Lembro ainda da proibição imposta aos agricultores daqui do norte de plantar a cana, só para agradar a gringos, especialmente ao coma-andante Fidel Castro (que alegava que as plantações de cana estavam tomando espaço das plantações de alimentos e provocando desmatamentos).

Atha disse...

Esse é irreconhecível Bil Clinton, parece mais ser o Obama falando.

Clinton veio ao Brasil para participar do Fórum Mundial de Sustentabilidade, um encontro de empresários para discutir temas ambientais. Ele ainda deve dar outra palestra numa universidade local, também neste sábado.

Em sua apresentação, o ex-presidente destacou o papel do Brasil como importante ator global no campo da sustentabilidade, elogiando a redução do desmatamento da Amazônia e o uso massivo do etanol, um combustível renovável. “Não imagino como podemos ter um planeta sustentável no século XXI sem o Brasil nos mostrar o caminho”, discursou.

Clinton deu exemplos de formas alternativas de geração de energia, como o aproveitamento do lixo das cidades como combustível. Sugeriu que junto com as plataformas do pré-sal o Brasil instale geradores para aproveitar as correntes de vento marítimas. “Se há perfuração em alto mar, por que não ter também turbinas eólicas, já que vão ter algo lá fora mesmo?”, indagou.

O político ainda instou o Brasil a conduzir as duas economias mais poluentes do planeta – EUA e China – a se tornarem mais sustentáveis. “São seus dois maiores parceiros comerciais”, observou.

Se o Brazil deve mostrar o Babin Babinho Gabinho Caminho pros States e ficar num dezcaminho dezencaminhado, por que Clinton dá lição ao Brazil do Lula, o Filho? Clinton insinua que o Brazil deve conduzir os States e China, os mais poluentes do Planeta.

Clinton não conhece quem Boluiu e por que boluiu o Bolo. Segundo foi dito, é Boluil em Poluir para Eboloir Evoluir. Para quem Eboluir Evoluir? As que chamam de a Boluition em a Poluition, Boluitas em Poluitas e Poluidas.

Esse Brocesso Processo, virou Reboliço e Rebolution Revolucion, porque só os lavados nas Claras para serem chamados de Sablados em Sagrados que o Babo Bago Mago que chamam de a Magia, mas é chamado de Bagis Magis emendado com tlatula em tratura Magistratura e os Magistrados do Bago Mago Magis.

Como os as Boluitas e os Boluidos Poluidos já faleceram há muito, dizem que foram poluir os Espaço e todos dão c´redito a esses ditos benditos e malditos.

Eis o por que de mostrarem os lavados chamados de Anjos sagrados com duas Abas Azas e o chamado criador dos Anjos e Angel. o Bel Gel Gelo em Angel Angelo, Angélica Ebangélica em Evangélica. O Bil Clinton pode ser um dos Angel Agélicos, não é ao acazo que o chamaram de Bil e Bill em vez de Byl, porque seria pronunciado Bul em Bulnerabel Vulnerável.

Anônimo disse...

Alô Jacutinga
A ampliação de refinarias está se tornando atividades de alto risco e consequentemente CUSTOS,já que as margens de lucros baixaram e os prazos de retôrno de investimentos estão alongando,o que frente à escalada de confusão mundial afasta os investimentos e os investidores.

abraços

karlos

Anônimo disse...

Alô Jacutinga.
Achei o artigo que mencionava o assunto de forma mais profissional.

www.oil-price.net/en/articles/oil-refineries.php

abraços
karlos

Anônimo disse...

Alô Jacutinga
e a Petrobras ENTERRANDO DINHEIRO em refinaria,quem sabe quantas cuecas dá para encher com tudo isto.

www.upi.com/Science_News/Resource-Wars/2009/08/28/Cost-of-Brazil-Venezuela-refinery-triples/UPI-48971251475663/

abraços
karlos

Barlima disse...

O desastre não é o poste e muito mesmo comando de Lula. O desastre é o Lula. O Brasil pagará a conta criada de 2003 até 2010 em longos 20 anos.

Anônimo disse...

Vai baixar. Vai baixar. Tás querendo, ôhhhh. Não sabes que o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo? Parece que até já estamos nos filiando a OPEP.

Anônimo disse...

É mesmo, é. Não era prá Dilma exportar o nosso etanol? Como que agora estamos pondo o etanol americano na nossa gasolina? Não entendo mais nada.