TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, janeiro 12, 2012

EUROPA EM CRISE TEM JURO DE 1% AO ANO! NO BRASIL MARAVILHA, A 6A. POTÊNCIA ECONÔMICA DO UNIVERSO, ANDA AO REDOR DE 10% AO MÊS OU MAIS!

O Banco Central Europeu (BCE) manteve inalterada a taxa de juros nesta quinta-feira, em 1% ao ano, dando uma pausa nas quedas para avaliar o impacto dos cortes passados e de uma série de outras medidas adotadas em 2011. Em 8 de dezembro, na última reunião mensal, o BCE anunciou corte na taxa anual de juros em 0,25 ponto percentual, de 1,25% para 1%.
Segundo a autoridade monetária, já se começa a perceber sinais de melhora no combate à crise da dívida da zona do euro. A taxa de juros está no nível mais baixo já registrado e a decisão ficou em linha com as expectativas do mercado.

Os mercados financeiros mostraram pouca reação. O euro e os futuros do bônus alemães ficaram estáveis após a decisão.
"Isso confirma nossa expectativa de que o BCE quer ficar em compasso de espera no momento e digerir o que os últimos dados estão dizendo a eles sobre a magnitude e a profundidade da recessão na zona do euro", disse o economista da Nomura, Jens Sondergaard.
Ainda que as últimas semanas tenham visto alguns sinais levemente encorajadores sobre a economia, também é muito cedo para o BCE mudar de direção apenas um mês depois de seu mais recente conjunto de previsões e é provável que o banco mantenha um tom cauteloso. Do site da revista Veja

MEU COMENTÁRIO: Os economistas brilhantes do PT e seus iluminados acadêmicos das universidades poderiam explicar porque no Brasil, essa maravilhosa economia progressista e considerada a 6a. potência econômica do universo, os juros andam ao redor de 10% ao mês, enquanto na Europa que dizem estar em crise falida o juro anual - ANUAL - é de apenasa 1%!

Um comentário:

Hermitão do Deserto disse...

Por acaso nos velhos tempos os juros eram menores? Que eu saiba os juros no Brasil sempre estiveram em patamares proibitivos. Isso acontece porque os bancos sabem que existem um tomador de dinheiro que enxuga o mercado que se chama governo. Se esse tomador de dinheiro sumisse eles, os bancos, teriam que ir à luta em busca declientes. Aí sim os juros cairiam.