TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, maio 07, 2012

LULA E O PT FAZEM A PONTE AÉREA BRASIL-VENEZUELA DANDO SUPORTE À CAMPANHA PRESIDENCIAL DE CHÁVEZ

Lula e Chávez antes de serem atacados pelo câncer
Reinaldo Azevedo, um dos mais importantes jornalistas brasileiros publicou um post em seu blog sobre o envolvimento de Lula, José Dirceu e o marketeiro oficial do PT, João Santana, com a campanha presidencial na Venezuela. Estão fornecendo "suporte", para salvar o chavismo seriamente avariado não só pelo câncer que acomete Chávez, mas sobretudo pelo desastroso "socialismo bolivariano", que tem por meta transformar a Venezuela numa nova Cuba. Acresce a isto o escândalo Eladio Aponte, o juíz que denunciou a cumplicidade do governo chavista com a máfia do narco-tráfico.
Transcrevo na íntegra o texto de Reinaldo Azevedo, até porque tenho a honra de contar com inúmeros leitores da Venezuela, e que, por certo, terão interesse em ler o texto, como também todos aqueles leitores do Brasil que acompanham as notícias e as análises que formulo diariamente aqui no blog. Aliás, cumpre notar que em fevereiro deste ano dei com exclusividade aqui no blog essa informação a respeito do consultoria que Lula e seus sequazes estão dando para a campanha de Chávez. 
Todavia, Reinaldo Azevedo acrescenta mais algumas informações revelando que Lula já enviou emissários a Caracas para articular com o grupo de campanha chavista. Leiam:

Luiz Inácio Lula da Silva, definitivamente, não está sabendo ser ex-presidente, conforme prometeu que faria. Certa feita, referindo-se a FHC, sugeriu que ele ficasse em casa cuidando de livros e netos. Netos, ao menos, Lula os tem. Não contente em investir na desordem institucional no Brasil, conforme escrevi no texto que manterei no alto da home ainda nesta manhã, o ex-presidente brasileiro está se metendo nas eleições venezuelanas para tentar garantir sobrevida política ao tiranete Hugo Chávez. Parece que o outro tem aquilo que lhe faz falta aqui: o direito de ficar no poder até quando Deus quiser.  Chávez, sim, sabe odiar sem amarras institucionais!
Reportagem de Frank López Ballesteros publicada ontem no jornal venezuelano El Universal informa as investidas e interferências de Lula no processo sucessório venezuelano. Em março, o Apedeuta se reuniu com o marqueteiro do PT, João Santana — que está prestando assessoria ao candidato Chávez — para saber detalhes da campanha eleitoral do Beiçola de Caracas. Quis conhecer as propostas de trabalho que seriam apresentadas ao PSUV, o partido do ditador. Em meados de abril, segundo o jornal, Santana desembarcou na Venezuela para se encontrar com o tiranete, levando a tiracolo ninguém menos do que José Dirceu. Dirceu é aquele senhor acusado pela Procuradoria Geral da República de ser “chefe de quadrilha”. Que encontro!!!
Valter Pomar
Antes, em março, quem passou pela Venezuela foi Válter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT e secretário-geral do Fórum de São Paulo, que reúne partidos e grupos de extrema esquerda da América Latina. As Farc já fizeram parte da turma — hoje, oficialmente ao menos, está afastada do Fórum… Pomar desfilou ao lado dos chefões do PSUV e, acreditem, decidiu desqualificar Henrique Capriles Radonski, o candidato da oposição.
Lula está mesmo empenhado. No encontro que manteve no fim de março com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e com o prefeito da capital, Eduardo Paes, no Circo Libanês, o Apedeuta expressou ao governador o seu descontentamento pela suposta simpatia que Cabral teria pela candidatura de Capriles. Segundo a fonte do Universal, “a vinculação do governador com o oposicionista venezuelano é pessoal, não pública”. De todo modo, Renato Pereira, marqueteiro das campanhas de Cabral e Paes, teria se encontrado com a equipe de Capriles. O chefão petista não gostou. Segundo essa mesma fonte, Lula quer que seus aliados mantenham distância da oposição venezuelana.
É isto: se há regime autoritário na América Latina — e no mundo! —, Lula é a favor. Só exige, claro!, que seja de esquerda ou, ao menos, antiamericano. Eis o nosso Apedeuta. Justiça se lhe faça, não promove a destruição de instituições e de valores democráticos apenas em seu pais. Do blog do Reinaldo Azevedo

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto essa turma fica tramando a democracia de Fidel Castro+Hugo Chávez para o Brasil, a apatia toma conta da opinião pública, que talvez acorde tarde demais. Cagliostro