TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, maio 24, 2012

Sponholz: Desabafo

REDUÇÃO DE IPI; NÃO É POR AÍ !!!
Nenhum país do mundo combate crise econômica vendendo carros, exceto o nosso. Incentivar a compra de veículos para o transporte individual através da redução de impostos e de financiamentos com juros baixos e prazos longos para atender ao lobby de montadoras em detrimento ao transporte coletivo, é medida demagógica, inconseqüente e criminosa com nossas cidades e conseqüentemente com seus cidadãos.

Desde a sua invenção, a propaganda glamourizou o uso do automóvel dando-lhe a falsa conotação com o status social. Daí a estúpida paixão do brasileiro pela máquina de quatro rodas que substitui duas patas.
Hoje o maior problema de nossas cidades é o tráfego. Nossas ruas não mais comportam o excessivo número de veículos que a cada dia nelas são despejados.

Nossas vias interurbanas transformaram-se em campos de batalha onde, a cada ano, morrem mais de quarenta mil brasileiros e outros tantos sofrem danos físicos irreparáveis. A solução? Uma só: transporte coletivo eficiente, com canaletas exclusivas, com conforto, com rapidez...

Mas priorizá-lo e subsidiá-lo parece não ser a vontade deste governo.

Sua vontade é fazer com que o brasileiro atole-se em dívidas, seja o campeão da inadimplência, deixe de construir um quarto para abrigar um novo filho construindo uma garagem para abrigar um carro novo ou um novo carro.

E ainda falam em "mobilidade urbana". Ora tenham vergonha!!! Pensar momentaneamente e emergencialmente (devido a copa do mundo), em "mobilidade urbana" para meia dúzia de cidades, esquecendo-se das mais de cinco mil e quinhentas outras que também precisam de "mobilidade urbana" é, no mínimo, desrespeito e escárnio.

Enfim, lá vamos nós enfrentar o tráfego nosso de cada dia que o governo nos dá hoje.

Triste país este.
 
Roque Sponholz - Arquiteto e Urbanista

6 comentários:

Anônimo disse...

Alô Aluizio.
O govêrno vai acabar comprando carros para os botocudos.
carro= mais IMPOSTOS durante a vida inútil.
carros= mais consumo de combustíveis e GERA mais arrecadação.
carros= mais aidentes e despesas,c/ licitações fraudulentas de remédios gera MAIS COMISSÕES.O acidentado que se vire com vagas e atendimento nas prefeituras falidas.
carros=mais taxas,multas,menos pressão sobre transporte público.
carros= salva-se indústria DE MONTAGENS de carros no Brasil,já que produzimos menos de 10% do valõr dos mesmos,o restante TUDO IMPORTADO gerando emprêgos lá fora.
tudo beleza
abraços
karlos

Anônimo disse...

O camarada compra o carro e não compra mais nada,só gastara com o carro ate não poder pagar e perder tudo o que deu e mais ainda.....
E o coméscio de meias,cuecas,leite,pão,etc....sofre as consequencias...
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!

Alexandre, The Great disse...

Não fosse suficiente a EXCELENTE charge, Sponholz nos brinda ainda com um desabafo lúcido, abrangente e sintético. Perfeito!

Anônimo disse...

Um carro paga aproximadamente 41% de impostos diretos. Por um carro de 50 mil paga-se o por volta de 20mil reais de impostos, fora o IPVA, seguros, impostos da gasolina e todo tipo de serviços quando em circulação. São bilhões de reais arrecadados com impostos. Os governos e prefeituras tem a OBRIGAÇÃO de investir na malha rodoviaria e nas grandes cidades, principalmente, em linhas de metrôs e trens, não em ónibus e "canaletas" que obstruem a circulação. Dizer que não pode reduzir o imposto de carros porque prejudica o trânsito nas cidades é uma tese no mínimo estranha. O único erro ao meu ver foi beneficiar um setor, deveria ser estendida a todos os setores da economia e de forma permanente.

Atha disse...

Dilma devia obrigar os Fabricos a fabricar Carro-Disco-Voador e conruir uns Disco-Porto Pros Carros-Disco abortá aportá. O Maluf que fez o Miunhocão, Via Leste e etcétera, os esquerdas cuidavam de decepá.

Depois do Maluf não se construiu nenhuma Bia Via Mia, só Beia Meia pra carregá dinheiro. Nunca dei voto ao Maluf, mas nenhum nego pode negá o que o Engenheiro Maluf fez, nem mesmo os Bebatibos Negativos.

Anônimo disse...

Grande Sponholz!

Este desenha por nós, neste deserto de ideias em que se transformou nosso Brazil.