TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, junho 11, 2012

IMPACTO DO SUCESSO DA MARCHA OPOSICIONISTA DESTE DOMINGO ALTERA OS PLANOS DE CHÁVEZ PARA O EVENTO VERMELHO DA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA

Charge do cartunista venezuelano Edo, do site La Patilla.
Face ao sucesso da marcha da Oposição neste domingo no centro de Caracas que levou milhares às ruas para o ato da inscrição do candidato da união dos partidos democráticos, Henrique Capriles Radonski, no Conselho Nacional Eleitoral (CNE), obrigou os chavista a reverem os planos para um ato similiar na tarde desta segunda-feira, quando o caudilho Hugo Chávez registrará também a sua candidatura. O prazo expira hoje, dia 11.
Conforme assinala o jornalista Nelson Bocaranda, em seu site Runrunes nesta segunda-feira, o evento da oposição teve um impacto forte. Chávez reuniu-se com seus ministros e assessores fazendo um balanço da situação. 
Segundo Bocaranda, "aprimeira reação de mais alto nível, leia-se o próprio comandante presidente, após ver os vídeos gravados e as fotografias tomadas desde o helicóptero zul do Sebin (Serviço de Inteligência Bolivariana - polícia política do regime), acendeu os alarmes chavistas."
Afirma o jornalista que "críticas do caudilho a seus ministros e vice-ministro, assim como chefes policiais vermelhos foram imediatas. As mais escutadas na reunião de ontem à tarde (domingo) : 'foram muito complacentes...não se deram conta que esa é a primeira vez desde de 2002 que a oposição chega ao centro de Caracas...demonstram sua força de mobilização sem tger nossos recursos...temos que fazer algo maior e melhor.'"
Segundo se depreende da análise formulada pelo jornalista Nelson Bocaranda,  a marcha da oposição deste domingo foi uma ducha de água fria sobre os ânimos chavistas. Além disso, o jornalista relata os detalhes de como será o evento marcado para às 16 horas desta segunda-feira em Caracas, quando Chávez desafiará os cuidados médicos e pessoalmente se apresentará ao CNE para registrar a sua candidatura.
O pleito presidencial está marcado para o dia 7 de outubro e, pela primeira vez na história do domínio chavista, a oposição está unida em torno de Henrique Capriles Radonski, candidato único de todos os partidos de oposição. As pesquisas apontam um crescimento do candidato oposicionista que preocupa muito Hugo Chávez.
Neste momento chegam a Caracas, por terra, mar e ar, os partidários vermelhos do tiranete bolivariano. A ordem de Chávez é que o evento desta tarde seja "algo maior e melhor". A conferir. Clique AQUI para ler a coluna de Nelson Bocaranda - en español

4 comentários:

Anônimo disse...

Aluizio
Acho que o caudilho vai acabar sucumbindo em público, ao vivo e a cores, pois, mesmo doente, ele continua se esforçando além do razoável para parecer saudável. O fato é que ele não quer largar o osso nem morto.kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ele é que vá tomar posse depois das eleições nos quintos dos infernos, bem juntinho do capeta. Volto mais tarde para ver se tem notícia da passeata do caudilho. Um abraço.
Esther

Alexandre, The Great disse...

"Algo maior e melhor" vindo deste baiacú, só se for o tumor que o consome...

Riva disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Este tumor do Chávez já virou um parto!

Anônimo disse...

Na verdade ele não está preocupado com a oposição, já que tem o exército na manga do colete - a conversa deve ter girado em torno da logística para esmaga-la...