TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 14, 2012

UNA BASE DE MÍSILES DE IRAN EN VENEZUELA?

Imágenes de satélite de 2004, 2010 y 2012 de la base aérea de Cavim-Maracay postada no blog de Emili J. Blasco do periódico ABC España. Hacer clik en la foto para ver mas grande.
Dois dias depois que o blog de Emili J. Blasco do jornal espanhol ABC revelou a construção de fábrica de armamento pesado e aviões não tripulados pelo governo da Venezuela, o caudilho Hugo Chávez anunciou que seu país logo estará exportando armas e os denominados "drones" que são aeronaves não tripuladas.
Em postagem nesta tarde de quinta-feira em sua conta no Twitter, o presidente da ORVEX - Organização dos Venezuelanos no Exílio, Elio Aponte, ao reportar-se ao fato indica que a revelação do jornalista espanhol precipitou o anúncio de Chávez sobre a corrida armamentista venezuelana.
O jornalista blogueiro do jornal ABC afirma que um véu de mistério esconde algo em torno dessa união de Chávez com o Irã, Rússia e China e que vai além da fabricação de aviões não tripulados, cujo uso já se tornou comum em diversos países. Poderia ser uma base de mísseis do Irã contra os Estados Unidos? Além dos "drones" também está no ar esta indagação.
Transcrevo no original em espanhol, o texto do blog de Emili J. Blasco, do portal do jornal ABC Espanha. Leiam:

EN ESPAÑOL - Tener aviones no tripulados ya no es un privilegio. Los UAVs o drones, como se los designa en inglés, son parte de la lista de artefactos que tienen los Ejércitos de muchos países e incluso están pasando a uso de entidades civiles (policía, bomberos…). Lo particular de los drones de Venezuela es que están comprados a Irán, algo prohibido por la comunidad internacional, y que su precio y proyecto esconden algo. El acuerdo de transferencia tecnológica M2 (por Mohajer 2, el modelo de UAV iraní vendido a Caracas, renombrado como Sant Arpía) costó 28 millones de dólares, de acuerdo con documentación investigada por la Fiscalía de Nueva York, cifra que excede ampliamente lo que sería el precio de la docena de drones comprados.

Formalmente explicado como un proyecto para la construcción de una fábrica de drones que no ha entrado en funcionamiento, en realidad parte de la inversión se dedicó a unas instalaciones secretas levantadas en las proximidades, todo dentro del recinto de Cavim (Compañía Venezolana de Industrias Militares) en Maracay, donde entre otras factorías hay una de fusiles AK-103 rusos. ¿Para qué son esas otras instalaciones iraníes? Tal vez podría explicarlo Ali Hajizadeh, general de la Guardia Revolucionaria iraní que comanda la Fuerza Aerospacial, pues ha estado dos veces en Maracay en el último par de años. De Hajizadeh depende el programa de misiles de Irán. Do blog de Emili J. Blasco, do portal do ABC España- LEIA MAIS


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUZIO AMORIM NO TWITTER 

8 comentários:

bolaBIKE_RJ disse...

Boa noite
Isto é muito grave.
O maluco do ditador do Irã vem a Rio+20.
O quer ele aqui,será que se encontar com Chávez,e visitar fábricas.
E os nossos militareso quê estariam pensando?
Abs
Marcus

prentice franco disse...

Soberania já violada,com a corrupção dos agentes do poder, podendo ser agravado com a corrida armamentista da Venezuela, Brasil marcando passo em sua defesa, Forças Armadas sucateada e totalmente subserviente a está máfia que compõe esse governo corrupto.

Anônimo disse...

Os EUA atravessa sua pior crise moral desde sua fundação no Século XVIII. Com a permanência do mestiço queniano no poder, os EUA sofre o maior risco de sua soberania em toda sua história.
Em tempos, se houvesse HOMENS DE VERDADE nesse país, há muito essas instalações teriam sido bombardeadas pelas forças de Elite dos EUA.
Hugo Chavez precisa urgentemente se fuder com essa doença.

Unknown disse...

Alô Aluzio
Na verdade a fábrica se dedicará a fabricar fuzis com o nome de CATATUMBO em versões:7,62mm p/AK103,Nato,etc..
Também produzirá(sic)granadas em várias versões e possívelmente os UAVs.Tudo com peças importadas(China,Irã,Rússia) e talvez parte fabricada localmente,como empunhaduras,coronhas,etc..sem rigor tecnológico,que não possuem.

http://www.eluniversal.com/nacional-y-politica/120613/presentacion-de-los-fusiles-catatumbo

abraços

Alexandre, The Great disse...

O destino de tais artefatos não são(por enquanto) abaixo da linha do equador; portanto os USA que ponham as barbas de molho...

Atha disse...

Irani, Rusia e Gina China, imagina umachina sem Chave, fica tudo no Cadiado odiado em cadeia.

Por que se abster de dizer que o Brabi Brabio Bravio em Brazi e Brazilandia, que possui um Fio (Filho) chamado Buluba Bulula Pulula de São Bernardino das Capas Campas Campos a Caracas e Cuba?

Por que, com a mesma freguência, não vai ao Chile e Colombia? Seria o Lula o Fio bental mental dental do Chavez? É coiza pra se pensá e pedí uma bensa benza, benza deus!

Viu fotos do Rio+20? só dá os chamados Indigenas ou In di Penas depenados. Dizem jornalistas, que Indios do mundo todo marca prezença no Rio+20. Não por acazo, ONGs os preparam para um Dominio do mundo com Bin Fin. Já são prezente até na Organização NÚ (ONU).

Anônimo disse...

Tá bom...
Deixem o beiçola sonhar, queimar a cortisona acumulada...
È só ele botar a manguinhas de fora, fazer xixi fora do vaso e em uma semana, a Quarta Frota aniquila aquela pinóia bolivariana.
Fonebone

Anônimo disse...

Os EUA sentirão falta do Sr.George W.Bush!!
@amadeumetal