TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, julho 29, 2012

CHÁVEZ ACELERA ORGANIZAÇÃO DAS MILÍCIAS BOLIVARIANAS SEGUINDO MODELO CUBANO DOS CDRs. OBJETIVO É A INTIMIDAÇÃO E A REPRESSÃO.

Acima as milícias camponesas que atuam na área rural e, abaixo, as milícias organizadas para atuar nas cidades da Venezuela. O objetivo principal é intimidar os cidadãos. Essas milícias deveráo funcionar dentro do modelo cubano dos CDRs, os Comitês de Defesa da Revolução (cubana)
O texto que segue é a tradução livre de dois trechos da reportagem do jornalista Antonio Maria Delgado, do jornal El Nuevo Herald. Ao final ofereço o link para leitura completa no original em espanhol. Vale a pena ler, porque é a prova de que as liberdades democráticas estão ameaçadas, caso o tiranete Hugo Chávez consiga se eleger. Leiam:

Venezuela acelera a criação da milícia Bolivariana, a partir do conceito nebuloso que apareceu ocasionalmente no discurso oficial referente a uma força que ultrapassa 125.000 efetivos armados, prontos para serem usados na consolidação da revolução socialista do caudilho Hugo Chávez.

Especialistas consultados e documentos obtidos pelo jornal El Nuevo Herald, de Miami (EUA) revelam o papel importante que as milícias teriam sob o modelo político-econômico que Chavez projeta para a Venezuela, e cuja implementação tomaria mais força no próximo ano, caso Chávez consigar reeleger-se nas eleições presidenciais de 7 de outubro.

Esse modelo - já consagrado no ordenamento jurídico por meio de um decreto que Chávez mediante a Lei Habilitante, objetiva o fortalecimento das comunas, levando-as a assumir um papel de liderança na organização social do país juntamente com uma extensa rede de milicianos que, por um lado, poderiam assumir funções económicas no seio das Comunidades por outro lado e, por outro, a de vigilância, guarda e defesa nacional, de acordo com um dos documentos obtidos pelo El Nuevo Herald.

Mas os analistas comentaram que a principal função da organização - que, segundo os documentos chegaria em uma primeira fase a 1.127 "batalhões" - é a intimidação daqueles elementos da sociedade que se opõem ao processo revolucionário.

"Na realidade é um conceito totalitário"- advertiu Luis Freischman, professor adjunto de Sociologia e Ciências Políticas do Wilkes Honor College da Florida Atlantic University, dos Estados Unidos.


"Trata-se de armar os leiais à revolução para impor um regime autoritário que possivelmente se converterá num regime totalitário" - sustentou o professor. (...)
MODELO CUBANO
(...)Um oficial venezuela que conversou com El Nuevo Herald sob condição de anonimato disse que se bem que as leis aprovadas pela "revolução de Chávez"estabelecem as milícias como um corpo da Força Armada Nacional a ser usada para "proteger o país de uma invasão do império, todos sabemos que na realidade forma criadas com outra intenção".
"As milícias estão formadas por duas divisões, e uma delas no modelo que viria a ser o equivalenmte dos CDRs cuibanos". disse a fonte em referência aos Comitês de Defesa da Revolução (cubana) fundados no início dos anos sessenta por Fidel Castro para desempenhar tarefas de vigilância coletiva.
A atuação desse CDRs venezuelanos faria muito por limitar a vida diária dos venezuelanos, que se bem vivem em uma sociedade mais reprimida que naquela que se encongram antes da chegada de Chávez ao poder, ainda estão longe de estar submetidos à cultura do medo e da intimidação em que vivem os cubanos.
Mas isso poderia mudar em pouco tempo com criação das milícias, advertiu Fleischman. 
"Ali é quando a vida do venezuelano vai mudar radicalm,ente. Estará vivendo sob uma sociedade do medo onde os cidadãos desconfiam uns dos outros, onde as pessoas seriam muitos mais más uma com as outras, porque todos querem estar bem com o poder para lograr a própria sobrevivêncvia, para poder manter a sua família", alerto o professor Fleischman.
E disse mais: "Haverá falta de liberdade de pensamento, falta de diversidade das ideias, mais expropriações da propriedade privada, porque a propriedade privada confere certo poder ao indivíduo. E do que se trata é conferir mais poderes a um Estado e do qual todos dependem." Hacer CLIC AQUI para leer toda la historia

9 comentários:

Anônimo disse...

Não há que dizer "provável", trata-se de uma "certeza", esse grupos armados servem para garantir o regime comunista, e se Capriles vencer, quero ver o desenrolar desta situação, não imagino que seja pacíficamente. Lamentável!
WSCamy

Lucecita Venezuela disse...

http://www.semana.com/mundo/resurreccion-hugo-chavez/181617-3.aspx

Muy interesante

Lucecita Venezuela disse...

Aluizio,

Interesantísimo articulo sobre las encuestas en Venezuela.

Saludos,

http://www.reporteconfidencial.info/noticia/3174193/enganos-famosos-de-encuestadoras-en-venezuela-encuestas-reporte-confidencial-julio-2012/

zanman disse...

good infomation

Alexandre, The Great disse...

Essas imagens devem retratar o tal "excesso de democracia" que o sapo bêbado e (outrora)barbudo referia-se quando falava de seu comparsa bolivariano - o chaveco.

Atha disse...

MST mobiliza forças em defesa de Chávez e ataca “império”.

A reforma agrária no Brasil parou. Mas a agitação no Movimento dos Sem-Terra (MST) é grande.

O movimento tem sido um dos principais articuladores no Brasil de manifestações de apoio ao presidente Hugo Chávez, da Venezuela. Também esteve à frente de atos de repúdio ao afastamento de Fernando Lugo da presidência no Paraguai. No site da organização são recorrentes as referências às questões da política latino-americana.

Como explicar tanta preocupação? Segundo João Pedro Stédile, principal líder do MST, o interesse pela Venezuela se deve ao fato de estar no centro da disputa política do continente. A vitória ou derrota de Chávez, nas eleições de 7 de outubro, influenciará a política de todos os países da região, acredita o líder dos sem-terra.

Stédile tem falado muito sobre o tema. Na terça-feira, 24, ao participar em São Paulo de um encontro destinado a discutir iniciativas de apoio a Chávez nas eleições, disse: ”A derrota dele seria a derrota de todo o processo que está em curso nos últimos doze anos na América Latina.”

E qual é esse processo? Ainda segundo Stedile, a América Latina vive uma conjuntura positiva para a classe trabalhadora, com a eleição de governos considerados progressistas, que procuram se livrar da hegemonia dos Estados Unidos.

Segue...

Atha disse...

Segue...

MST mobiliza forças em defesa de Chávez e ataca “império”.

“Neste momento temos uma disputa permanente do futuro do continente ao redor de três projetos ou propostas”, disse em outra entrevista sobre o mesmo assunto. “O primeiro é a retomada da ofensiva dos Estados Unidos, que quer recolonizar a região e transformá-la apenas em fornecedora de matérias primas e energia para ter lucro máximo para suas empresas que por aqui operam.

Há um segundo projeto que defende uma integração continental, sem os americanos, mas ainda nos marcos dos interesses das empresas capitalistas. E há um terceiro projeto, que nós chamamos de Alba (Alternativa Bolivariana para a América), que se propõe a fazer uma integração econômica, política e cultural, que juntasse governos progressistas com as organizações populares.”

A preferida do MST é, obviamente, a terceira proposta. Segundo Stedile, ela também era defendida por Lugo, do Paraguai. E essa teria sido a causa de sua queda. ”Os Estados Unidos ajudaram a preparar esse golpe de estado, que teve uma unidade impressionante em termos econômicos, políticos e midiáticos.”

O evento da terça-feira foi organizado pelo Foro São Paulo,do qual o PT faz parte, e realizado na sede do PC do B em São Paulo.

Blog dfo Roldão Arruda.

Atha disse...

Chávez viaja a Brasília e diz que entrada no Mercosul é 'histórica'.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou nesta segunda-feira a Brasília para formalizar a entrada da Venezuela no Mercosul, na terça (31). Antes de sair de Caracas, o "mandatário" voltou a dizer que a incorporação ao bloco é um "momento histórico" para o país.

Os Bandos Bandados Mandados, agora são chamados de "Mandatários", muito ao Contrário, são Mandados e co-mandados pra fazer o serviço Bandantes Mandantes e Có-Mandantes.

"Vai acontecer um evento histórico, um evento que coloca a Venezuela, a economia e a sociedade, em nossa exata, própria, perspectiva histórica. Nosso rumo é o sul", disse Chávez, em cadeia nacional de rádio e televisão, do aeroporto de Maiquetía, próximo à capital.

Para o chefe de Estado venezuelano, a entrada no Mercosul estava escrita na história. "Isso está escrito e gravado nas páginas heroicas da nossa história. A história está viva neste mar e nesta terra, não há nada mais concreto que a história".

"Os venezuelanos e venezuelanas de hoje devemos reconhecer este fato nesta dimensão e nesta perspectiva que faz parte da luta do interesse nacional, do interesse do coletivo social, do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras venezuelanas".

Chávez destacou os benefícios de entrar no bloco, como o tamanho da economia e do mercado consumidor da região e apontou como um importante impulso estratégico. "Significa a união, a engrenagem das maiores reservas de petróleo e gás do mundo". Ou seja, o Bedro Pedro, Betro Metro Metrô Betróleo Bebo Bego Nego Embora Tloil Trolio não seja Bebro Negro Pedro San Pedro Negro, chamado de Rio Negro, Bonte Monte Negro e Negro Bonte Ponte Fonte.

Anônimo disse...

E tem gente aqui na Banânia que aplaude os desvarios esquerdofrênicos deste FDP! Fuerza, tumor, a América Latina conta contigo!