TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 10, 2012

SERÁ QUE DILMA ANUNCIARÁ AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA EM REDE NACIONAL DE TELEVISÃO?

A equipe econômica da presidente Dilma Rousseff estuda aproveitar a oportunidade da queda do preço da energia elétrica em 2013, que deverá trazer alívio à inflação, para aprovar o primeiro reajuste nos preços da gasolina na bomba em quase oito anos. A proposta, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, está em estudo no Ministério da Fazenda. A divulgação oficial de todas as medias arquitetadas pelo governo para o setor elétrico será nesta terça-feira, conforme adiantado pela própria presidente em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência.

Petrobras – O objetivo do governo por trás de um eventual reajuste da gasolina é conter as perdas crescentes da Petrobras com compras de combustível importado, cujo valor, mais caro, não tem sido repassado ao consumidor por determinação do Palácio do Planalto. A desvalorização do real ante o dólar e o volume cada vez maior de aquisição de gasolina no exterior fizeram com que a estatal registrasse prejuízo de 1,3 bilhão de dólares no segundo trimestre – o primeiro para o período em 13 anos. De janeiro a julho deste ano, a empresa importou mais de 6 bilhões de dólares em combustíveis, 417% a mais que em 2011. Diante deste quadro, a avaliação no governo é que a diminuição da defasagem (diferencial de preço) entre o produto importado e o nacional é urgente.

No fim de junho, o governo autorizou a Petrobras a aumentar o preço da gasolina em 7,4%, mas essa elevação não chegou ao cliente final porque o governo levou a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – um tributo sobre o combustível – a zero. Como não há mais como baixar a Cide, ou o governo reduz outro tributo ou o aumento vai parar na bomba, pressionando a inflação. A decisão de cobrar do consumidor um aumento no custo da gasolina tem sido adiada pelo governo. Até agora, preferiu-se cortar a Cide para evitar que a elevação na refinaria contaminasse o valor cobrado nos postos. O problema é que esse espaço acabou – e é nesse ponto que a redução da conta de luz poderia ajudar. Leia MAIS

6 comentários:

Anônimo disse...


delenda a petros

HD disse...

E qual é o problema e aumentar a gasolina? A gasolina é um produto de mercado como qualquer outro. Se tiver que aumentar, aumente e pronto.
O único problema nisso tudo é o monopólio da Petrobras. Esse sim deveria ser quebrado. Deveria ser permitido a qualquer empresa estrangeira vir aqui ou até mesmo qualquer empresário comprar e revender combustíveis no Brasil.

Alexandre, The Great disse...

Improvável que o faça. Quanto a redução das alíquotas sobre a tarifa de energia elétrica, mais uma mentira: o governo está apenas cumprindo parecer do TCU que detectou tributação excessiva sobre a mesma; portanto a devolução deveria ser ex-nunc. Haja cara de pau e nariz de Pinóquio!

HD disse...

Sr. Alexandre: tudo bem que o TCU tenha detectado tributação excessiva na energia elétrica, aliás o TCU deveria também detectar tributação excessiva em tudo, Mas, afinal de onde vem o atual modelo de geração e distribuição de energia elétrica? Quem foi que criou essa tributação excessiva que o magnífico TCU detectou depois de mais de 10 anos?

Anônimo disse...

Como um monopólio, por Lei, pode conter papéis privados? não entendo, sinceramente. O caso é exemplo de utilização de empresa estatal (ou semi) para controle político e economico, não faz parte de um mercado livre, portanto, pagamos muito caro pelo amargor dos preços ao sabor de gosto duvidoso de interesseiros de plantão, em outras palavras, quebra o monopólio ou privatiza logo essa merda!
Borjão

Anônimo disse...

Queria que no Brasil tivéssemos uma oposição assim como está deputada venezuelana que enfrenta a ditadura Cháves e espõe em público as mentiras e desmandos do governo http://www.youtube.com/watch?v=Ar5qvetvAZ4 . Quem dera ela fosse brasileira. Poderiamos ter uma ótima Presidente e não uma presidenta como a que temos (de brinde a venezuelana ela ainda é mui bonita). Esse video deveria ser divulgado aos políticos que se dizem oposicionistas para que vejam o que é fazer oposição de verdade.

Titônio - Mga