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quinta-feira, outubro 11, 2012

A PESQUISA DATA FOLHA, OS MENSALEIROS E UM MISTÉRIO: QUE FARÁ O MARQUETEIRO DE JOSÉ SERRA?

No calor das condenações dos mensaleiros a Folha de São Paulo largou uma pesquisa que demonstra que os eleitores paulistas em maioria preferem votar em candidato do partido mensaleiro. A propósito um texto do Reinaldo Azevedo resume bem a coisa. E deixa também no ar uma interrogação: o que será que o marqueteiro do José Serra fará com o material disponível que tem nas mãos. Fará o uso deles ou preferirá mostrar a biografia de José Serra, quando menino andando de bicicleta ou relembrar que seu pai era um feirante e blá, blá, blá?

Leiam:

Pesquisas eleitorais têm o peso que têm. Neste 2012, houve erros escandalosos, inclusive em São Paulo. Mas estão aí. Mobilizam a imprensa, os ditos setores formadores de opinião e, muito especialmente, os financiadores legais. Ajudam, em suma, a estruturar e a desestruturar campanhas — bom para quem é beneficiado pelo erro, né?

O Datafolha divulgou mais uma nesta quarta, antes do início do horário eleitoral do segundo turno, sobre a disputa em São Paulo. O petista Fernando Haddad aparece com 47% das intenções de voto, e o tucano José Serra, com 37%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Num segundo turno, ainda que essa diferença seja real, 10 pontos podem valer cinco. A pesquisa servirá para o PT dar uma largada triunfalista. O partido usará a “autoridade” do instituto para anunciar sua vitória iminente. Dizem não saber quem escolher 8% dos eleitores, e outros 8% votariam em branco.

Dadas as características dessa eleição, ainda falta muito tempo para o segundo turno. Vamos ver como cada lado vai se apresentar ao eleitor. O confronto tem de se dar no campo dos valores. Uma disputa eleitoral não é apenas um choque de biografias e de agenda, mas também e sobretudo de valores.
PSDB e PT têm biografias políticas. Os tucanos têm de explicitar isso ao eleitorado paulistano. E esse eleitorado será soberano para escolher entre a virtude e o crime.

2 comentários:

Anônimo disse...

Incongruência na pesquisa DATAF0LHA.
-Resultado 1a turno 2012 na cidade de SP:
Brancos e Nulos = 12,8% (foram votar, mas anularam o voto)
-Pesquisa DatafoIha hoje:
Brancos e Nulos = 8%
Ou seja, de 12,7% caiu pra 8%.
Muita gente que não gostava de Serra e Haddad agora quer votar em Serra ou Haddad.
Dá pra acreditar ???
2a turno, menos opções de escolha, logo o normal seria aumentar a % de brancos ou nulos e não o contrário como diz a pesquisa.
Conclusão:
A Pesquisa está manipulada !

Anônimo disse...

Correção, a margem de êrro não é de 02 pontos percentuais. O correto é de 35 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tenho dito
patriota