Haga click s/ la imágene para ver más grande |
Esta é uma das razões pelas quais governos como o cubano e venezuelano sob o comando de Chávez, escondem o que realmente se passa no âmbito interno do poder. E esta situação torna-se aguda quando o líder sofre de uma doença incurável, como é o câncer.
Apesar de todos os cuidados para manter o segredo, as notícias parecem ter vida própria e teimam em chegar ao conhecimento da população. Tanto é que o câncer de Chávez foi revelado ao mundo pelo jornalista venezuelano Nelson Bocaranda.
Agora é a jornalista venezuelana Ludmila Vinogradoff, correspondente do influente diário espanhol ABC que publica com exclusividade um documento importante. Trata-se do laudo médico sobre o estado de saúde de Chávez, firmado em 25 de agosto deste ano pelo médico espanhol José Luiz García, chefe do Serviço de Cirurgia, do Hospital Geral Universitário Gregorio Marañon, de Madrid, que havia examinado o caudilho.
Conforme o facsímile acima do documento postado por Vinogradoff em seu blog no site do diário espanhol ABC, o número do histórico do paciente Chávez é 468292 e "a única coisa que fala esclarecer é o lugar onde ser realiou a consulta com o médico, se em CAracas ou em Havana, por que não cremos - diz a jornalista - que o mandatário em plena campanha pudesse viajar a Madrid"
E continua: "Checamos o calendário do Presidednte durante os dias 15 e 26 de agosto e não encontramos nenhuma atividade pública registrada na imprensa. Isto faz pensa - afirma Vinogradoff - que bem pode submeter-se a um check-up nesses dias, cujo resultado está no o documento".
Transcrevo no original em español o comentário da jornalista Ludmilla Vinogradoff, postado em seu blog juntamente com o boletim médico de Chávez.
EN ESPANHOL - El 25 de agosto pasado el médico español José Luis García Sabrino, jefe del Servicio de Cirugía, del madrileño Hospital General Universitario Gregorio Marañón, habría examinado al presidente Hugo Chávez Frías, según copia del informe firmado por el propio García, que nos ha llegado por el twitter @estebangerbasi.
El Número de Historia del paciente Chávez es 468292 y lo único que falta por aclarar es el lugar donde se realizó la consulta con el galeno, si en Caracas o en La Habana, porque no cremos que el mandatario en plena campaña haya podido viajar a Madrid. Chequeamos el calendario del Presidente durante los días 25 y 26 de agosto y no encontramos ninguna actividad pública registrada en la prensa. Esto hace pensar que bien pudo hacerse un chequeo médico en esos días con el siguiente resultado. Haga CLICK AQUI para leer el blog de Ludmila Vinogradoff.
Um comentário:
Falo como cirurgião oncológico- o tumor já está fora de qualquer possibilidade cirúrgica pelo estadio e disseminção.Tais tumores em geral respondem mal a radioterapi- não consegui ler se ele já fez, mas se isso já ocorreu há um problema- a dose da radioterapia é cumulativa, ou seja, se voc~e já usou uma quantidade de rads no TTO, posssívelmente você não poderá usar a mesma quantidade numa segunda aplicação, pois se somará a radiação que "ficou" naquela região causando lesão radiativa.Quanto à quimio, geralmente o tumor é "esperto", sua rápida replicação leva a seleção de células mais resistentes aos quimioterápicos já usados (como ocorre com as bactérias em relaçãos aos antibióticos), o que vai limitando cada vez mais as opções de tratamento.Em suma, tá indo pro brejo sem volta.
Postar um comentário