TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, outubro 23, 2012

MEMORIAL-BOMBA DE MARCOS VALÉRIO AO STF CITA LULA COMO PROTAGONISTA DO ESQUEMA MENSALÃO

Valério: novas revelações
Em memorial de defesa apresentado nesta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, faz ataques do PT e cita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos protagonistas políticos do mensalão. Leonardo afirma que a base de sustentação do então governo petista, com o surgimento do escândalo, deslocou o foco para Valério. 

No memorial, o nome de Lula e de Valério aparecem sempre em maiúsculas. "A classe política que compunha a base de sustentação do Governo do Presidente LULA, diante do início das investigações do chamado “mensalão”, habilidosamente, deslocou o foco da mídia das investigações dos protagonistas políticos (Presidente LULA, seus Ministros, dirigentes do PT e partidos da base aliada e deputados federais), para o empresário mineiro MARCOS VALÉRIO, do ramo de publicidade e propaganda, absoluto desconhecido até então, dando-lhe uma dimensão que não tinha e não teve nos fatos", afirmou Marcelo Leonardo no documento. 

Lula: sob fogo cruzado.
"A classe política que compunha a base de sustentação do Governo do Presidente LULA, diante do início das investigações do chamado “mensalão”, habilidosamente, deslocou o foco da mídia das investigações dos protagonistas políticos (Presidente LULA, seus Ministros, dirigentes do PT e partidos da base aliada e deputados federais), para o empresário mineiro MARCOS VALÉRIO, do ramo de publicidade e propaganda, absoluto desconhecido até então, dando-lhe uma dimensão que não tinha e não teve nos fatos", afirmou Marcelo Leonardo no documento.

O advogado disse também que o réu que não era do mundo político foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico.

"Quem não era presidente, ministro, dirigente político, parlamentar, detentor de mandato ou liderança com poder político, foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico, cunhando-se na mídia a expressão “Valerioduto”, martelada diuturnamente, como forma de condenar, por antecipação, o mesmo, em franco desrespeito ao princípio constitucional fundamental da dignidade da pessoa humana", afirmou a defesa.

Leonardo também inclui Lula na relação dos interessados no suporte político "comprado" e diz que o PT é o "verdadeiro intermediário do mensalão". Ele disse também que é injusto Valério ter a pena mais dura, tratamento que, segundo ele, não foi dado aos verdadeiros chefes políticos. O advogado afirma que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, limitou-se a acusar o ex-ministro José Dirceu como chefe de quadrilha.

O advogado argumenta para que sejam consideradas as circunstâncias que se levam em conta na fixação da pena base, como antecedentes, conduta social, personalidade e comportamento da vítima, entre outros. Leonardo rebateu conclusão do relator Joaquim Barbosa de que Valério tem "maus antecedentes", com base em ações penais que o ex-publicitário responde em outras instâncias. "A mera existência de ações penais em andamento, todas posteriores aos fatos objeto desta Ação Penal 470 (mensalão), não pode servir de fundamento para consideração de “maus antecedentes”, com vistas à agravação da pena base", afirmou Leonardo, com base em decisões anteriores do próprio Supremo.

O advogado quer que seu cliente seja tratado como réu primário, pois não respondia por nenhum crime na época do escândalo, e afirmou que Valério foi perseguido por diversos órgãos do governo, como “Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério Público Federal”.

Para reforçar sua tese da boa conduta social de Valério, Leonardo cita vários testemunhos, inclusive do padre Décio Magela de Abreu, pároco de Sete Lagoas (MG). E cita o filho de Valério, que faleceu de câncer.

Leonardo quer que seja considerado o papel de réu colaborador de Valério, no momento da dosimetria das penas. A defesa de Valério espera ver reduzida sua pena final em dois terços do total a ser estabelecido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Marcelo Leonardo, no memorial de defesa, argumentou que, por ter, na sua opinião, atuado como réu colaborador, seu cliente possa ter a pena reduzida. No caso de réu colaborador, se assim for considerado, a previsão é de redução de dois terços.

- O Marcos Valério colaborou com o processo, apresentou relação e listas com nomes de beneficiários. Isso, e outras medidas, o tornam réu colaborador e espero que assim seja entendido pelos ministros - disse Marcelo Leonardo, mais cedo.

O publicitário já foi condenado por peculato, corrupção ativa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Do site do jornal O Globo

7 comentários:

Anônimo disse...

E COM TUDO ISSO, FAÇO A SEGUINTE PERGUNTA (APROVEITEM PORQUE O ENEM ESTÁ AÍ):
O QUE VAI ACONTECER COM O TODO PODEROSO?
A) NADA
B) NADA
C) NADA
D) NADA

Anônimo disse...

O "todo poderoso" deve ter mesmo o corpo fechado com o mal. Simplesmente nada acontece com ele.

Anônimo disse...

Eh blogueiro quem lê aqui e leu Ivo Patarra, sabe de tudo:

-O CHEFE - http://www.escandalodomensalao.com.br/indice.php

Anônimo disse...

Alguem medianamente inteligente duvidava da chefia do cachaceiro-mór nesse processo?
Falta alguem de "saco roxo"(não o caçador de marajás) mas algum General (patriota e não melancia) que assuma a contra revolução e desta vez, complete o serviço!
A esperança é a ultima que morre!!
Eduardo.45

Betopernambuco disse...

FAZEM ISSO PORQUE O LULA E' A CABECA DA SERPENTE,,,,SE CAIR DESABARA' ATE A DILMA?
MUITA GENTE SABE DISSO,,E MUITA GENTE FINJE NAO SABER,,,O JOGO DA DEFESA NO MENSALAO E' PROTEGER A CABECA DA SERPENTE ANTES QUE VIRE UMA CACHOEIRA DE LAMA E ATE' esse(a) PRESIDENTE SAMBARA',,,SE O CARA VOMITAR TUDO,,,,A DILMA SERA' ENVOLVIDA E MUITO,,,VAMOS COMECAR A POR FIM A ESSA CANALHADA DE VAGABUNDOS IMORAIS, LADROES E TRAIDORES DA PA'TRIA,,,VAMOS COMECAR POR FIM A TUDO QUE ESSE CANALHA LULA LANCOU NO BRASIL,,VIADISMO, MST sem terra e SEM-VERGONHA ,,,E TUDO VOLTAR A NORMALIDAE,,,O STF ESTA FAZENDO O QUE O EXE'RCITO DEVERIA TER FEITO ANTES DELE TERMINAR O MANDATO,,,MAS NOSSO EXE'RCITO E' OCIOSO, ( e talves ate' conivente )SO' GOSTA DE AUMENTO E COMEMORACOES, ENQUANTO O POVO SE PHODE NAS MAOS DE CANALHAS COMUNISTAS. NOSSO EXERCITO QUE TAO BRAVAMENTO BOTOU ESSA CAMBADA COMUNISTA PRA CORRER HOJE SE ACOVARDAM. NAO SE FAZ MAIS GENERAIS COMO ANTIGAMENTE,,,OS CRIMES QUE ESSA CANALHADA PTista COMETEU VAI MUITO ALEM DO PREJUI'ZO FINANCEIRO QUE SOFREMOS. A UNIAO DESSES MAFIOSOS COM O QUE HA DE MAIS PERIGOSO NO MUNDO (CUBA,HUGO CHAVECO, FARC,IRAN,,,) E' DE LONGE MAIS DANOSO QUE A PERDA DE ALGUNS BILHOES

Anônimo disse...

Cadê o Chaves? Se elegeu e ficou mudo? Não tem o perfil dele. Cadê o cara?

Anônimo disse...

BOA NOITE!
QUEM ESCREVE É O ANÔNIMO DA QUESTÃO DO ENEM ACIMA, AGORA COM OUTRA, ESPERANDO QUE VOCÊS ACERTEM:
O QUE VAI ACONTECER COM A DONA CHEFONA, QUE ERA A MINISTRA DA CASA CIVIL, CARGO DE ALTA CONFIANÇA DE UM PRESIDENTE E QUE POR DEVER DE CARGO DEVE SABER DE TUDO, POIS É ELE (O CARGO) QUE CONDUZ O PROJETO POLÍTICO?
A)NADA
B)NADA
C)NADA
D)NADA
PENSEM BEM ANTES DE RESPONDER E BOA SORTE!