TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, outubro 06, 2012

VIRADA NA VENEZUELA! COM 51,8% CAPRILES LIDERA CORRIDA ELEITORAL, SEGUNDO ÚLTIMA PESQUISA!

Oposicionista Capriles deslancha na reta final e ultrapassa Chávez
O candidato à presidência da Venezuela Henrique Capriles aumentou sua liderança sobre o presidente Hugo Chávez, que tenta a reeleição, na mais recente pesquisa de intenção de voto do instituto Consultores 21, divulgada nesta sexta-feira. Capriles tem apoio de 51,8% dos eleitores e Chávez caiu para 47,2%. A margem de erro é de 2,58%.

Os venezuelanos vão às urnas no domingo, dia 7. Após 14 anos no cargo, este será o maior desafio de Chávez. Ele prometeu ampliar sua "revolução socialista do século 21" e as políticas de estatização se conseguir outro mandato de seis anos. Sua campanha foi prejudicada durante 2012, quando passou por tratamento de câncer.

A pesquisa entrevistou 1,5 mil venezuelanos entre 27 de setembro e 02 de outubro. O último levantamento do Consultores 21, divulgado em setembro, mostrava Capriles com 48,9% das intenções de voto e Chávez com 45,7%. A arena política da Venezuela continua polarizada e alguns críticos questionam a validade das pesquisas.

A quinta-feira foi o último dia de campanha eleitoral. Chávez e Capriles passaram a semana percorrendo a Venezuela, visitando às vezes dois Estados no mesmo dia e pedindo aos eleitores que compareçam às urnas no domingo. Do site D24AM

9 comentários:

Anônimo disse...

Não compartilho seu otimismo. Capriles só ganha se a margem for bem maior. O Cháves tem o controle e pode tumultuar a contagem de muitas formas. Pequena margem é fácil de manipular. Se a diferença for "gritante" a situação se complica para Chaves.

Anônimo disse...

Blogueira dissidente Yoani Sánchez é libertada após 30 horas detida
A dissidente publicou a informação na sua conta do Twitter e aproveitou para agradecer o apoio de internautas

iG São Paulo | 05/10/2012 10:24:49

© AP
Yoani Sanchéz, autora do blog Generación Y, é vista em sua casa em Havana (11/04/2008)

A blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez foi libertada, nesta sexta-feira, após 30 horas detida em Bayamo, leste do país. Ela havia viajado para acompanhar o julgamento do político espanhol Ángel Carromero , acusado de homicídio doloso no acidente que matou o opositor Oswaldo Payá .

Leia também: Cuba abre processo contra espanhol por acidente que matou Payá

"Acabamos de ser libertados!! 30 horas de prisão e muitas anedotas para contar", escreveu ela em sua conta no Twitter. Sánchez ainda agradeceu a "todos que levantaram sua voz e seus tweets para que conseguíssemos voltar para casa".

Detenção

Mais cedo, o site yohandry.com, de um blogueiro ligado ao regime cubano, noticiou que a blogueira havia sido detido, por "tentar uma provocação e show midiático que prejudicaria o bom desenvolvimento do julgamento".

García Ginarte, jornalista do canal de televisão de Bayamo, 750 km ao leste de Havana, afirmou no Twitter que "Yoani Sánchez viajou a Bayamo para um show provocativo e para prejudicar o julgamento de Carromero".

García Ginarte afirmou que Yoani Sánchez viajou na qualidade de "correspondente ilegal" do jornal espanhol El País.

Julgamento

Carromero, de 27 anos e dirigente de Novas Gerações do Partido Popular, dirigia o veículo alugado que, em 22 de julho, bateu em uma árvore perto de Bayamo. No carro estavam Payá e o também opositor Harold Cepero (31 anos), ambos mortos no acidente, além do político sueco Jens Aron Modig, 27 anos, que retornou a seu país após a investigação policial.

As autoridades cubanas afirmam que o acidente foi provocado por excesso de velocidade em uma área da estrada que passava por reparos. Carromero pode ser condenado a até dez anos de prisão.

A morte de Payá, 60 anos, dirigente do opositor Movimento Cristão Libertação, vencedor do Prêmio Sakharov 2002 do Parlamento Europeu, teve grande repercussão internacional, incluindo uma mensagem de condolências do Papa Bento 16.

Com AFP

Anônimo disse...

Os venezuelanos não são bobos. Querem um país democrático e desenvolvido.

Anônimo disse...

##
Agora vai!!!
###

Marcelo disse...

Tomara que na Venezuela aconteça o sucedrá no Brasil com o decadente e rejeitado Lula, depois de tantas farsas e tramoias, aparentava um mas é outra ao contrario. Aqui, pelo menos, tomará um tremendo pau e para 2014, já era, especialmente quando for julgado como suposto de se situar no mensalão.
Coitado: nã sabia de nada, não viu nada: parece com os favelados, embora saibam e vejam tudo agem por temores; do mesmo modo do Lula, temendo perder o prestígio. Lula: bananeira que já deu cacho, e por sinal, bananas podres!

Anônimo disse...

É só olhar a foto do Capriles: bonito, jovem, sorridente, democrata,enfim, um sujeito normal. Já as fotos do ogro baiacu bolivariano são o reflexo da alma podre daquele monstro.

Letícia Martelle disse...


Oi Cristina Lobo . Tudo bem ?
Estive vendo nas redes sociais , muitas pessoas questionado sua babação de ovo por Lula , sua parcialidade a favor dele quando fala de Lula, e seu jeito claro e evidente de sempre querer defender e elogiar Lula .
Tudo bem, o Brasil já sabe de suas bajulações ridícula por Lula, mas o inaceitável pelo telespectador da Globo News é sua parcialidade ridícula quando comentas na algo que envolve o ex presidente .
Vejamos um de seus comentários mais recente onde envolveu o nome de Lula .
Bem parcialmente a favor de Lula, vc. disse o seguinte: Lula foi a Fortaleza fazer campanha e graças a ele, só a Lula seu candidato em Fortaleza cresceu nas pesquisas.
Pergunto: Porque vc. não comentou sobre a realidade de Recife e de outros estados onde Lula foi fazer campanha e seus candidatos caíram na pesquisas e nem para segundo turno irão ?
Porque você omite assunto desfavoráveis a Pessoa de Lula ?
Se é para falar algo quando o favorece a pessoa Lula , e no caso de Fortaleza vc. foi muito infeliz quando disse que foi graças a Lula só a Lula que teve avanço nas pesquisa do candidato de Lula em Fortaleza.
Cara Cristina, é lamentável seu comportamento parcial a favor da pessoa Lula quando comentas sobre politica na Globo News .
È lastimável!!!

Alexandre, The Great disse...

Acho que a margem favorável a Capriles é um pouco maior do que esta; contudo nem todos podem declarar abertamente sua intenção de voto no país bolivariano. A propósito, Aluízio: corrija o nome do líder nas pesquisas.

Aluizio Amorim disse...

Valeu, Alexandre!
Grato pelo aviso do erro. Já corrigi. Nada como se ter leitores atentos como você.
Forte abraço.