TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 22, 2012

CAPELÃO DA CASA MILITAR JÁ TERIA DADO A EXTREMA UNÇÃO A CHÁVEZ, SEGUNDO AFIRMA BLOGUEIRA VENEZUELANA

Chavistas continuam politizando o câncer de Chávez
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA
O governo da Venezuela voltou se fechar em silêncio absoluto no que respeita ao estado de saúde de Hugo Chávez, que há mais de dez dias permanece na UTI do hospital Cimeq, na capital cubana, onde uma equipe médica internacional tenta salvar a sua vida. 

A jornalista e blogueira venezuela Berenice Gómez, do famoso blog Tururunes, postou em sua conta no Twitter que o Capelão Militar já teria dado a Chávez a Extrema Unção. "O Capelão da Casa Militar levado a Cuba lhe aplicou a Extrema Unção, os santos óleos ao enfermo de Havana na tarde de ontem" - afirma Berenice Gómez.

Enquanto isso, uma das filhas do caudilho, María Gabriela, pediu em seu Twitter o fim das "mentiras" sobre o estado de saúde do presidente da Venezuela, hospitalizado em Cuba, ante os rumores sobre sua suposta morte. 
Já o porta-voz do palácio Miraflores, em vez de informar os cidadãos de seu país pediu que não se especulasse sobre a saude de Chávez e nem sobre os aspectos políticos de uma eventual sucessão.

A última informação sobre o estado de saúde de Chávez veiculado na imprensa internacional foi o furo do diário espanhol ABC, revelando que o tiranete foi submetido a uma traquetomia e respira por aparelhos. A informa até agora não foi contestada pelos serviçais de Chávez postados no Palácio Miraflores.

Tirante o jornal ABC, até agora nenhum outro veículo da grande mídia se esforçou em procurar informação. A maioria dos jornais e televisões apresenta apenas press-releases e repetem aquilo que já se tornou uma palavra de ordem do chavismo, ou seja, que o caudilho permanece "estável" e que até teria acompanhado "entusiasmado" a vitória arrasadora de seu partido nas eleições de governadores ocorridas no último domingo.

O fato, entretanto, é que Hugo Chávez permanece internado na UTI do hospital Cimeq, em Havana, cercado de uma cortina de ferro de sigilo absoluto. Aliás, Chávez não dá as caras ao público desde o mês de outubro, com exceção ao anúncio que fez em rede de televisão avisando que iria para Cuba operar-se e que Nicolás Maduro seria o seu sucessor, ante o olhar crispado do poderoso presidente da Assembléia Nacional, Diosdado Cabello que, segundo a Constituição, num impedimento ou morte de Chávez, assumiria a presidência para convocar eleições dentro de 30 dias. O ato de posse de Chávez está marcado constitucionalmente para próximo dia 10 de janeiro.

A luta pelo poder dentro do próprio chavismo já começou.

4 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Esse aí já virou zumbi. Duvido que volte em pé para Caracas. Vai com paletó de madeira...

Anônimo disse...

E ele que preparou tudo para permanecer no poder por mais uns 30 anos.
Não deu.
E o bolivarianismo que inventou? acabou...

mj

Anônimo disse...

Pois, eu tenho uma informação vinda de amiga cubana que trabalha na área de enfermagem. Segundo os rumores dentro da área Chavez (como é chamado o local que está) o tiranete está em coma inrreversível, com falência dos orgãoes vitais.

Nas próximas horas a notícia vai ser divulgada.

Anônimo disse...

Esse FDP já vai tarde. Deveria levar o canceroso chefão da maior quadrilha organizada que roubou o Brasil, mas que nem processado ainda foi, junto, vestindo ternos de madeira se juntar ao demo no inferno. Só assim nos livraríamos do canceroso FDP.