TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, dezembro 09, 2012

TUMOR AMEAÇA MEDULA ESPINHAL DE CHÁVEZ. OPOSIÇÃO REAGE À INDICAÇÃO DE MADURO E DIZ QUE NÃO HÁ SUCESSÃO.

Chávez continua com o rosto e o pescço muito inchados
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA 
Após o anúncio inesperado de Hugo Chávez sobre a reincidência de um câncer e de seu eventual sucessor, o principal opositor do presidente venezuelano, Henrique Capriles, reagiu e afirmou à rede de TV Globovisíon que "não existe sucessão no país". Chávez voltaria neste domingo a Cuba para uma nova cirurgia, o que o levou a nomear Nicolás Maduro como sucessor e reconhecer pela primeira vez que a doença poderia pôr fim a seu governo. A Assembleia Nacional aprovou por unanimidade a licença pedida pelo presidente para tratar a doença e, desde o início do dia, seguidores do mandatário marcharam em seu apoio nas principais cidades da Venezuela.

- Diante de qualquer questão ou dúvida, a Constituição tem a resposta. Na Venezuela não existe sucessão. Todas as questões são decididas por nosso povo, a soberania reside no povo e sempre será assim - afirmou Capriles, candidato derrotado nas urnas nas últimas eleições presidenciais. - Faço um chamado a união do país: hoje mais do que nunca devemos estar abraçados à democracia, à Constituição e a institucionalidade.

Em um inesperado discurso à Nação na noite de sábado, Chávez informou que deverá realizar uma nova cirurgia em Cuba, já que "após uma exaustiva revisão médica" realizada nos últimos dias foram encontradas algumas células malignas" em seu corpo. Segundo o líder venezuelano, que deverá viajar ainda neste domingo para a ilha, a nova intervenção deverá ser realizada "nos próximos dias".

CHÁVEZ CONTINUA INCHADO - A foto em close acima mostra que Hugo Chávez continua com o rosto e pescoço inchado. Segundo os médicos isto decorre de tratamento com esteróides. Além disso a cor de sua pelo é avermelhada indicando também sinais da "síndorome de Cusching", pele excesso de esteróides que ajudam a mascarar os efeitos do câncer e mantém o caudilho de pé.

Segundo postagem em sua conta do Twitter nese domingo, o médico venezuelano que vive e trabalha em Naples, Florida, Estados Unidos, informa que Chávez deverá ser operado ainda neste domingo ou amanhã, segunda-feira. A cirurgia será feita para afastar o risco de compressão sobre a medula espinhal originado pelo avanço das metástases de câncer. Sem a cirurgia, Chávez correria o risco de comprometimento neurológico.

"A cirurgia é de urgência" - alerta o Dr. Marquina -  explicando que "o tumor pode comprimir a medula espinhal e criar deficiência neurológica."

O médico informou também que a queda de pressão que Chávez vinha apresentando antes de viajar para Cuba foi devido a doses muito altas de Demerol e Fentanilo que lhe estavam aplicando na Venezuela. O Fentanilo é um dos mais potentes opiáceos destinados a mitigar as dores.

Todavia até hoje, portanto há um ano e meio desde que diagnosticaram a moléstia, ninguém sabe exatamente onde começou o câncer. Apenas Chávez fala sobre sua doença. Atualmente, a única fonte médica que comenta sobre o estado de saúde do caudilho é o médico José Rafael Marquina, razão ela qual tem sido seguidamente entrevistado pelos mais importantes véiculos de mídia internacional. Com informações do site de O Globo e de @marquina04

3 comentários:

Atha disse...

Chávez adverte comando militar contra possibilidade de golpe.

'Inimigo espreita de fora e de dentro', disse presidente da Venezuela.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, advertiu o comando militar contra eventuais planos desestabilizadores antes de viajar nesta segunda-feira (10) para Cuba para uma nova cirurgia contra o câncer, mas se mostrou confiante de que deixa o país nas "boas mãos" de sua cúpula política e militar.

"O inimigo espreita de fora e de dentro e qualquer circunstância que eles acreditem oportuna para lançar-se de novo como hienas contra a pátria (...) e entregá-la ao imperialismo, não vão desperdiçar", disse Chávez em um discurso gravado exibido pelo canal de televisão oficial VTV.

G1

Anônimo disse...

Antes tarde do que nunca! O tamanho do estrago feito por esse ditador ao povo venezuelano foi grande, mas o " tinhoso" está com saudades!! Que vá o mais rapido possivel pegar um bronze no Hades!!
E leve junto seu amigao do Foro de Sao Paulo!!!

Anônimo disse...

A direita tinha que estar preparada para tomar o poder na Merdezuela, como foi feito no Paraguai. A chance é imediatamente após a morte do tiranetezinho, que vai ter com o chifrudo vermelho no além.