TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, janeiro 09, 2013

CNN ENTREVISTA LÍDER OPOSICIONISTA VENEZUELANA QUE DENUNCIA A MANOBRA CHAVISTA QUE RASGA A CONSTITUIÇÃO E PROMOVE GOLPE DE ESTADO


Pena que o vídeo não tenha legenda. Reproduz importante entrevista feita pela CNN com a líder oposicionista venezuelana, deputada Maria Corina Machado a respeito do golpe de Estado chavista viabilizado pelos poderes Judiciário e Legislativo. Comentei em post logo abaixo. Aqui um resumo do site La Digital Rádio Madri em tradução livre do espanhol e logo abaixo a transcrição do texto no original: 

A Venezuela vive momentos difíceis e necessita de porta-vozes que expliquem à comunidade internacional o que ocorre. Por isso a deputada Maria Corina Machado foi entrevista pelo canal de notícias CNN e pôde expressar sua visão sobre os últimos acontecimentos que preocupam muitos cidadãos venezuelanos. 

A representante da oposição foi consultada pela entrevistadora da CNN sobre a decisão da Suprema Corte da Venezuela permitindo que Hugo Chávez possar ser empossado para o seu novo mandato presidencial praticamente a qualquer tempo, embora nesta quinta-feira, 10 de janeiro, seja a data constitucional para o ato. 

"A Constituição é muito clara com respeito ao que deve fazer-se", sustenta a deputada, explicando que o texto constitucional não oferece dúvidas. "A Constituição diz que uma junta médica deve verificar o estado de saúde do presidente", o que não está sendo feito. 

Chávez continua internado há mais de 20 dias no hospital Cimeq em Havana cercado de rigoroso esquema de segurança. Há mais de dois dias o goberno venezuelano não libera nenhuma informação. 

EN ESPAÑOL - Venezuela vive momentos difíciles en materia política y necesita de voceros que expliquen ante el mundo lo que ocurre, por ello Maria Corina Machado fue entrevistada en el canal de noticias CNN y pudo expresar su visión sobre los últimos sucesos que preocupan a muchos en el país suramericano. 

 La representante de la oposición fue consultada por la entrevistadora sobre lo que tiene que ver con la decisión de la Corte Suprema de Justicia que permite que Hugo Chávez pueda ser juramentado en una fecha distinta al 10 de Enero. 

“La constitución es muy clara con respecto a lo que debe hacerse” dijo la diputada de manera enfática y explico que el texto constitucional no ofrece dudas” señalo la dirigente opositora. 

 “La constitución dice que un equipo medico debe verificar el estado de salud del presidente” expreso la líder opositora y dijo ademas que “esto no ha ocurrido”

3 comentários:

Atha disse...

CARACAS! Poucas horas depois de o Tribunal Supremo de Justiça apoiar nesta quarta-feira (9) a tese do chavismo de que a posse de Hugo Chávez para o quarto mandato seria uma formalidade, o vice-presidente Nicolás Maduro disse ter conversado com a presidente Dilma Rousseff sobre o assunto.

De acordo com o relato apresentado durante reunião dos países do Petrocaribe e da Alba, a presidente ratificou sua confiança no desenvolvimento da democracia venezuelana.

Compartilhamos informações e critérios, e ela ratificou toda sua confiança depois da decisão do Tribunal Supremo de Justiça no desenvolvimento da democracia venezuelana. Transmitimos toda a nossa vontade de trabalhar junto com os irmãos do Brasil, o governo irmão, liderado pela presidente Dilma - disse, referindo-se a ela como “grande companheira de Chávez”, com quem teria relação de solidariedade profunda.

Dilma, "Digame com quem andas e direi quem és".

Anônimo disse...

Constituição?

peloamordedeos, vamos parar de chamar as coisas pelo nome que não correspondem...

aquilo que ha não Venezuela não eh uma Constituição, eh um manual da ditadura...

eh preciso colocar ordem e logica nessas patifarias da America Latrina...

Constituição eh a Carta Magna de um pais onde constam direitos individuais e eh redigida durante o exercício de um sistema realmente democrático com a participação de, senão todos, a maioria dos setores da sociedade...

igualmente não eh possível chamar aquilo que acontece em Cuba de eleições...

jamais poderá haver democracia em um sistema que permita que o presidente do pais possa empossar ou demitir, conforme sua vontade, o vice-presidente da nação e que muito menos possa se desfazer de ministros da Suprema Corte no atacado, eliminando vários em uma unica canetada...

chamar aquela papelada autoritária de Constituição eh reconhecer e validar a ditadura chavista...

Anônimo disse...

Normal!

Isso é a AMERDA LATRINA, meu caro.