TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, janeiro 03, 2013

DILMA ENVIA ASSESSOR A CUBA PARA SABER DA SAÚDE DE CHÁVEZ. EMBAIXADA VENEZUELANA EM BRASÍLIA DIZ QUE MADURO NÃO ASSUME AUTOMATICAMENTE SE CHÁVEZ MORRER.

Marco Aurélio Garcia em Cuba para verificar situação de Chávez
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA -->
Interessada em monitorar o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a presidente Dilma Rousseff enviou o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, a Havana, onde o venezuelano está internado para tratar um câncer. Garcia é o principal interlocutor de Dilma com o governo de Chávez, e agora mantém Dilma informada dos desdobramentos da doença do venezuelano enquanto ela passa férias na Base Naval de Aratu (BA).

Garcia é bastante próximo do vice de Chávez, Nicolás Maduro. Na última campanha presidencial, que reelegeu Chávez em outubro para um mandato de mais seis anos, o assessor de Dilma era constantemente procurado por Maduro como conselheiro informal.

Reservadamente, integrantes do governo Dilma afirmam que não haveria mudança nas relações entre Brasil e Venezuela caso Maduro tivesse que substituir o atual presidente definitivamente no poder — o vice foi apontado diretamente por Chávez como seu candidato em eventuais eleições.

Governo não antecipa desfecho
No momento, o governo brasileiro avalia que ainda não é possível antecipar o que pode acontecer na Venezuela. Isso porque, caso Chávez renuncie antes do dia 10 ou não tenha condições de tomar posse nessa data, quem assume interinamente o governo é o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.

Segundo a Embaixada da Venezuela em Brasília, Maduro não assume automaticamente se Chávez renunciar porque na Venezuela o vice não é eleito, mas indicado pelo presidente. A Constituição venezuelana determina que, em caso de ausência absoluta (morte, renúncia, destituição) do mandatário, assume o presidente da Assembleia Nacional e ele deve convocar eleições em 30 dias.

“É importante deixar claro que ainda não existe nenhuma discussão por parte do governo sobre a possibilidade de adiamento da data da posse”, diz a assessoria da embaixada, segundo a qual as discussões sobre o tema são expressões extraoficiais de opiniões pessoais de políticos. Do site do jornal O Globo

11 comentários:

Anônimo disse...

Só espero que nessa patacoada toda de Chavez, os brasileiros (com mais de dois neurônios) observem e comecem a entender como funciona um regime comunista quando seu "grande líder" está com a pilha gasta e o komando precisa por outro no lugar!!!

Anônimo disse...

Notícia sobre a morte de Hugo Chávez será dada depois de encerradas as negociações
Sordidez sem limite –

A chance de Hugo Chávez ainda estar vivo é nula, diante do quadro de septicemia para o qual evoluiu a infecção pulmonar contraída após a cirurgia


ucho.info

Marcelo disse...

Se não é que já morreu há muito o velho comunista e integrante do "Foro de São Paulo", órgão dele, de Fidel e Lula para espalhar o comunismo nas Américas, e esperam anunciá-la apenas na hora conveniente, já que envolvem muitos interesses por detrás.
Outra é que os EUA, com Obama prensado por riquíssimos judeus donos das finanças mundiais estaria mudando de posição com relação a comunistas, inclusive nos EUA existem Estados revoltados querendo se separar por causa disso, estou o achando meio devagar após a reeleição, inclusive dando na prensa apoio a Israel no que der e vier.
Acho que o quadro poderá mudar nesse sentido, inclusive quem sabe quereriam enfraquecer o comunismo; ótima ideia, a começar do PT no Brasil e nós ajudando em 2014votando contra ele.

Anônimo disse...

Vai ser um caso único no mundo no qual um defunto toma posse. É um escândalo sem limites. Bem coisa de latrino americanos idiotizados por uma ideologia capenga.

Anônimo disse...

Aluizio, o seu blog só fala do Chávez. Parece que você virou cronista dele. Era bem melhor antes.

Anônimo disse...

Até parece que precisa enviar alguém à Cuba para saber da saúde do chavez. Não tem embaixador para informar?
Mais gastança de dinheiro para passear com dinheiro público.
Que chavez não vai sobreviver está claro, sorte da Venezuela.

samuel disse...

Anônimo disse...04 janeiro, 2013
Anônimo, este é o único blog que tras notícias VERDADEIRAS sobre essa comédia da morte de Chavez. É minha única fonte no momento. Dá nojo de ver as informaçoes divulgadas pela imprensa ...

Aluizio Amorim disse...

Anônimo,
o blog voltará a enfocar o noticiário político do Brasil, por exemplo, se houver realmente algo novo. É que durante as férias e feriados de Natal e Ano Novo o noticiário político brasileiro não apresenta nada de objetivo. Neste momento a questão da Venezuela torna-se muito importante. Afinal, Chávez é (ou era) o principal articulador do Foro de S. Paulo na América Latina. Esta é a razão pela qual tenho enfocado o caso da doença de Chávez e eventuais mudanças que isso pode acarretar no continente.
Note que a Dilma inclusivo enviou seu aspone a Cuba.
Todavia, grato pela sua atenção.

Anônimo disse...

agora com bafo fedorento do dente podre mag, o tiranete já foi pro saco.

Anônimo disse...

A Venezuela esta dando uma de Joana a louca, que pedou o marido Felipe lindíssimo e colocou num caixão e de vez em quando parava para abrir dar uma olhada no lindo. Dizem que era muito bonito o Felipe dela. Ah, era a tia de Felipe II da Espanha. Toda a dinastia era muito louca. Venezuela acorda! O cara tá morto. Segue em frente moçada! Com CAPRILLES !

Alexandre, The Great disse...

Vai mandar o mag dentes podres? Putz... deveria mandar o coveiro gilberto carvalho. Mais apropriado...