TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, abril 08, 2013

EXCLUSIVO: 150 FOTOS E DOIS VÍDEOS IMPRESSIONANTES DA MARCHA OPOSICIONISTA NA VENEZUELA E A MINHA ANÁLISE.

"El pajarito" foi ironizado à farta pelos oposicionistas


Vejam este vídeo com filmagem aérea: multidão impressionante!

A marcha da oposição realizada neste domingo em Caracas em apoio à candidatura de Henrique Capriles à Presidência da Venezuela, já é tida como a maior manifestação democrática de toda a história política desse país. Nem nas últimas eleições presidenciais ocorreu algo semelhante. A enorme avenida Bolívar que rasga o centro de Caracas, a capital, não foi suficiente para acolher os milhares de venezuelanos que marcharam alegres e em paz sob as cores da bandeira nacional.

O que não faltou foi bom humor, alegria e ironias. Mas o que é importante notar é que a fantástica marcha foi destituída de ameaças e agressões tão comuns nos eventos do partido chavista. Sim, porque os comunistas bolivarianos não dizem mais do que duas palavras sem agredir com baixarias a oposição.

O que se vê no vídeo acima é um clima de alegria e bom humor, algo que há muito não se via nas ruas da pujante capital venezuelana sempre acossada por bandos de marginais cevados ao longo de 14 anos de chavismo.

Vale a pena clicar AQUI para ver um fabuloso documentário fotográfico em alta definição sobre a  marcha da oposição. São cerca de 150 fotografias muito bem feitas publicadas por um dos principais sites de notícias da Venezuela, o conhecido Notícias24. É que ao contrário do que ocorre no Brasil, na Venezuela o jornalismo na internet é muito mais dinâmico. São dezenas de veículos de comunicação de destaque que operam apenas pela internet e rivalizam com a grande mídia tradicional, ou seja, os grandes jornais e canais de televisão. 

A Venezuela é um dos principais países latino-americanos. Possui uma população de cerca de 28 milhões de habitantes e detém a maior jazida de petróleo do mundo, sendo o maior exportador desse insumo. Portanto, tinha tudo para ser um oásis de desenvolvimento. Entretanto, o destino soberano e progressista da Venezuela foi infelizmente brecado há 14 anos pelo governo do finado tiranete Hugo Chávez, lacaio de Fidel Castro e amigo e apoiador dos mais nefastos ditadores do planeta, como é o caso dos famigerados aiatolás do Irã. 

Chávez morreu, mas deixou uma herança política maldita: o chavismo, que mergulhou a Venezuela no atraso econômico. Tanto é que os venezuelanos diariamente sofrem para encontrar produtos de primeira necessidade, devido à crônica escassez. Cháves expropriou diversas empresas e fazendas produtivas o que obriga o país a importar tudo, desde papel higiênico até alimentos e medicamentos.

A economia venezuelana está em frangalhos. Houve sucessivas desvalorizações do bolívar. A burocracia socialista do chavismo, que dominada todo o aparelho estatal, é de uma incompetência avassaladora e isso está chegando num limite perigoso. As empresas importadoras encontram dificuldade para importar os alimentos e medicamentos e o governo chavista utiliza o seu poder para perseguir todos os empresários que não se alinham ao governo, ou seja, aqueles que desejam trabalhar numa economia de mercado livre das amarras estatais.

Calcula-se que depois de 14 anos da aventura bolivariana boa parte da população venezuelana vive de caraminguás estatais variados, espécie de bolsa-família. 

A adesão de milhares de venezuelanos à campanha da oposição neste domingo reflete um fato: o chavismo está perdendo boa parte do apoio que vinha tendo, até mesmo nas classes da baixa classe média. Isto não quer dizer que Capriles está eleito mas o que se vê é que o filhote de Chávez, Nicolás Maduro, não terá uma vitória fácil. Há algumas pesquisas que indicam que Capriles cresceu muito nos últimos dias.

A eleição ocorrerá no próximo domingo, dia 14. A oposição agora estará concentrada no trabalho de impedir a fraude eleitoral. Há muitas denúncias, dentre elas o fato de que a chave de acesso às urnas eletrônicas está sob o comando de um funcionário do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que é militante do partido chavista.

Não só o CNE está totalmente dominado pelos esbirros do finado tiranete, mas também a Suprema Corte e a Assembléia Nacional. Neste caso a Mesa de Unidade Democrática (MUD) terá que ter muita habilidade no desmonte de qualquer ameaça de fraude. 

Além da imprensa em geral estar completamente dominada pelo chavismo, a oposição ainda tem contra si os grandes veículos de mídia internacionais e agências de notícias. As exceções são poucas. A tal "comunidade internacional" normalmente invocada pela canalha jornalística comunista deixa de sê-lo neste momento. Esse ente só se manifesta para defender a vagabundagem esquerdista.

Por exemplo: a Folha de S. Paulo, um dos principais diários brasileiros enviou duas jornalistas à Venezuela para fazerem uma ampla reportagem e entrevista com Nicolás Maduro. A cronista social desse jornal chegou a viajar dentro de um veículo dirigido pelo próprio Maduro. A matéria da Folha de S. Paulo, veiculada neste domingo é, no mínimo, indecente, já que escamoteia a verdade política da Venezuela e leva água ao moinho chavista. Sem falar no fato de que o marketeiro da Dilma e do Lula, o homem forte do Palácio do Planalto - espécie de Ministro sem pasta - o baiano João Santana, é o marketeiro da campanha de Nicolás Maduro. 

Entretanto, a força da fé democrática sobrevive na Venezuela. E isto chega a ser comovente.

10 comentários:

Anônimo disse...

Penso que o Capriles ganahria se fosse uma eleição honesta. Mas como foi publicado neste blog, a senha das urnas tem dono.

Lucecita Venezuela disse...

Domingo 07/04/13
Hoy le tocó caminar a los caraqueños. La marcha se llamó “Caracas Heroica” y verdaderamente así fue. El amigo Aluízio hizo una excelente reseña y publicó fotos, así que sólo haré unos breves comentarios. Éramos muchos, muchísimos, bajo un sol inclemente. En las aceras de las calles había personas mayores que nos aplaudían al pasar y nos saludaban con sus banderas. Otras nos saludaban desde los balcones. Unos marcharon con sus hijos y nietos. Otros con sus amigos y vecinos. Muchos jóvenes, alegres, cantando. Se pintaban las caras con los colores de la bandera. Muchos llevaron sus pancartas. La música retumbaba. Un señor me dijo que era empleado público. Que varios de sus compañeros estaban ahí. Que habían perdido el miedo. Sentí que estaban comprometidos a luchar, por ellos mismos, por todos. Olía a esperanza, a futuro, a libertad.
Capriles está dejando el alma en esta campaña. En sus palabras, “el pellejo”. En un discurso muy emotivo habló de la corrupción, de las promesas incumplidas, de la violencia. Que quería que los ancianos se murieran de viejos (y no por balas.) Que el 15 se acabaría la división y el odio en este país. Dijo que hace 20 días los venezolanos pensaban que era difícil que él ganara las elecciones, pero que la situación había cambiado. Que hoy estamos ganando este proceso. Que el día 15 de abril, tendríamos nuevo presidente. Que así sea.
Los diarios españoles también describen lo que ocurrió.
http://internacional.elpais.com/internacional/2013/04/07/actualidad/1365365078_759531.html
http://www.elmundo.es/america/2013/04/08/venezuela/1365384741.html
Todas las encuestadoras comenzaron señalando que Nicolás ganaría con un amplio margen. Sin embargo, a medida que pasan los días, muchas han reducido el margen. Una encuestadora argentina señaló que las líneas se han cruzado: http://embedtweet.com/click/217455/aHR0cDovL3QuY28vYldTWFV0eG1NOA==
JJ Rendón la avala. Oscar Schemel, presidente de una encuestadora afecta al régimen dice que lo que viene para la revolución no es nada fácil: http://www.youtube.com/watch?v=caG7GRdhtPg De acuerdo a la ley, a partir de hoy no se pueden publicar encuestas.
Pase lo que pase el 14, los venezolanos estaremos muy agradecidos con Capriles por habernos devuelto la esperanza y los sueños.
Me contaron que hay mucha preocupación en el comando de Nicolás. El que cantara el himno nacional de Cuba en un acto oficial hace unos días cayó muy mal. La maldición de ayer también. Tal vez por eso Nicolás trató hoy de explicarla. Me sigue sonando a amenaza. El canciller Jaua denunció anoche la existencia de nexos entre terroristas salvadoreños y el Comando de Capriles, con intenciones de desestabilizar el país. Nicolás dijo que lo querían matar. ¡Cambia el disco, Nicolás!

Lucecita Venezuela disse...

Berto Pernambuco,
Muchas gracias por tus gentiles y amables comentarios. No tengo un blog. Intento contar aquí lo que sucede en mi país, para que sea conocido por los muchos lectores de este magnífico blog.
Creo que Aluízio hace una excelente labor en desenmascarar gobiernos que se hacen pasar por democráticos y esa también es mi lucha.
Para mí es un gran honor que él publique mis comentarios y que tu los leas.
Un abrazo,
Lucecita

@newclair disse...

Aluizio, li o relato de Lucecita e me chamou a atenção ela falar do medo imposto ao funcionalismo público. O chavismo se impõe pelo medo, o que é uma base frágil demais para um governo.
Aqui houve um governador perseguidor assim. Perseguidor do funcionalismo público. Deixou muitos à beira da loucura. Foi Aluizio Alves, tio de Garibaldi. Ele foi governador antes do regime militar, mas o povo não esqueceu e derrotou-o nas urnas na primeira chance que teve 20 anos depois. Foi quando José Agripino se elegeu governador. Foi lindo o que aconteceu naquela época!
Espero que o povo venezuelano tenha êxito contra os que tem a chave das urnas fraudulentas...

Anônimo disse...

INFELIZMENTE AS URNAS SERÃO VICIADAS E CAPRILES IRÁ PERDER MESMO COM MAIS DE 90% DE INTENÇÃO DE VOTOS DA POPULAÇÃO VENEZUELANA. O ELEITOR IRÁ ACOMPANHADO POR UM FISCAL MERZÁRIO CHAVISTA E AÍ SE ELE NÃO VOTAR NO MADURO, AMADURECE ASSIM QUE SAIR NA RUA.

PLASTICOSTEA disse...

....NENHUM DITADOR PRESTA O NOME JÁ DIZ "DITA DOR" SE PRESTASSE SERIA "DITAMOR" DITA AMOR. Que Deus ajude o povo venezuelano!

Anônimo disse...

Que maravilha, Aluizio. Que passeata de causar inveja aos brasileiros decentes. Que festa democrática. Impressionante. Li tb os comentários, todos maravilhosos. Penso que se o Maduro ganhar, será a prova de que houve e há fraude. O Chaves já tinha ensinado fraudar o plebiscito que não houve de Honduras para a reeleição do Zelaya. O elemento foi pego no pulo. Ele já havia ganhado o plebiscito antes do mesmo ter ocorrido, conforme restou amplamente comprovado. Agora vou ver as fotos da passeata. Tomara que o Caprilles ganhe.

Alexandre, The Great disse...

Muito bonita, muito envolvente, mas sabemos que nesse sistema de urna eletrônica não há chance do verdadeiro sufragado vencer o pleito. O sistema é viciado propositalmente, tanto lá como aqui no Brasil.

Eduardo Tito disse...

Realmente meu caro. Você é politicamente incorreto!

Anônimo disse...

Excelente post !

Folha, Estadão e Globo totalmente dominados pelo PT, que faz o que quer com o dinheiro do povo brasileiro, que vergonha do Brasil !