TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, maio 16, 2013

CONTÊINER MISTERIOSO DA NICARÁGUA ESTÁ RETIDO NA ALFÂNDEGA DE GARULHOS. EMBAIXADA RECORRE AO STF PEDINDO LIBERAÇÃO.


A embaixada da Nicarágua no Brasil entrou nesta quinta-feira com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) acusando o governo brasileiro de reter "arbitrária e ilegalmente" uma mala diplomática no aeroporto de Guarulhos.
Os advogados da representação estrangeira pedem ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que determine liminarmente a devolução de um contêiner, retido há quase três meses na alfândega. Qualquer correspondência diplomática, de carta a cargas, é chamada de mala diplomática.
Eles dizem que há ameaça iminente de dano à correspondência e lembram que esse tipo de carregamento pode "conter documentos sigilosos os quais, se revelados, gerarão possíveis incidentes diplomáticos internacionais".
A Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, protege esses carregamentos e determina que eles não podem ser abertos nem retidos em qualquer alfândega dos países que aderiram ao acordo.
Em 22 de fevereiro, um contêiner despachado pela embaixada da Nicarágua na Flórida foi despachado para o Brasil. Inspetores do aeroporto de Guarulhos acharam o volume e o peso excessivos e destoantes dos padrões costumeiros. Desconfiados de seu conteúdo, decidiram retê-lo.
Em seguida, pediram ao Ministério das Relações Exteriores que comunicasse o fato à embaixada da Nicarágua, solicitando autorização para que o contêiner fosse aberto e revistado.
A embaixada respondeu então que preferia que o material fosse enviado de volta à Flórida, como determina a Convenção de Viena em casos como esse. Até agora, no entanto, isso não ocorreu.
"Resta claro que o governo brasileiro, representado pelo senhor inspetor-chefe da alfândega do aeroporto de Guarulhos, está a se utilizar de expediente repugnante e desrespeitoso das regras internacionais diplomáticas, atentando contra disposições que são verdadeiros alicerces dos princípios civilizatórios de qualquer nação", diz a petição, assinada pelos advogados Sergio Bermudes, Andre Silveira e Ana Paula Siciliano. Do site da Folha de S. Paulo

7 comentários:

shamijacobus disse...

Alô Aluizio
DEVOLVAM o container mas AVISEM ANTES os americanos,que tem culhões,e vão não só abrir o container MAS TUDO QUE ESTIVER DENTRO.

Anônimo disse...

Aposto que e' o Chaves escondido.

samuel disse...

nada melhor para desmascarar esses revolucionarios "legalistas" do que ABRIR A CAIXA!

alessandro lamellas disse...

Seu idiota!! como os americanos tem culhoes....o conteiner veio de lá e não foi aberto!!!!! Vc não sabe ler!!!

Anônimo disse...

alessandro, deixa de ser babaca, a bagaça saiu de lá sim, e agora voltando como um carga suspeita vc acha que os americanos não vão inspecionar tudo.
apesar do obama, os USA continuam a ser USA.
entendeu, ou quer que desenhe.

Luciano disse...

Essa porcaria não se parece nem com uma carta nem com uma mala, então ABRAM e vejam o que tem dentro. Dane-se a convenção de Viena, é da nossa conta o que tentam contrabandear para cá, não importa como.

Anônimo disse...

Tânia SP
Docs? Cartas? uma OVA!!!
Deve ter ali muitas armas, não é?
pelo tamanho e peso excessivo, fora dos padrões costumeiros?? Se os inspetores desconfiaram, é prq ali tem?!?!? Abre logo e dêem estas armas p/ o EB vir nos defender, não é???