TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, maio 29, 2013

ECONOMIA BRASILEIRA PATINA E CRESCE APENAS 0,6% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO

A economia brasileira cresceu apenas 0,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2012, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma de todas as riquezas produzidas pela economia do país entre janeiro e março ficou em 1,11 trilhão de reais. O anúncio veio abaixo da expectativa do mercado, cujas apostas de alta oscilavam entre 0,8% e 1,0%.
Assim como era esperado pelos economistas, o maior destaque foi a agropecuária, com avanço de 9,7%. Os serviços cresceram 0,5%, mas a indústria decepcionou e caiu 0,3%, embora o mercado esperasse uma leve recuperação. Na comparação com igual período de 2012, o PIB teve expansão de 1,9% no primeiro trimestre do ano.
Os investimentos tiveram um crescimento de 4,6%, representados pela formação bruta de capital fixo, FBCF, ou o total da produção industrial doméstica de bens de capital mais importações menos as exportações destes produtos. Essa é uma medida dos investimentos realizados na expansão da capacidade produtiva interna. 
O consumo das famílias, que impulsionou a economia nos anos de governo Lula, e a despesa de consumo da administração pública ficaram praticamente estáveis (0,1% e 0%, respectivamente). As importações cresceram 6,3%, enquanto as exportações caíram 6,4%.
O resultado surpreendeu o mercado. O índice de atividade do banco central (IBC-Br) – considerado prévia do PIB - mostrou uma variação de 1,05% no terceiro trimestre do ano. 
A projeção fixada pelos analistas ouvidos pelo Banco Central na pesquisa Focus mais recente é de que o Brasil chegará ao final de 2013 com uma alta de 2,93% do PIB. Do site da revista Veja

Um comentário:

Anônimo disse...

Neste país da banânia nada de bom cresce! Só cresce a corrupção, o banditismo, a pobresa, as dívidas internas e externas, a impunidade e para desviar a atenção da idiotia, criam os boatos, que na realidade são verdades criadas pelo próprio partido do crime organizado. Esse desgoverno da terrorrista e do fdp de 09 dedos é uma piada de muito mau gosto.