TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, julho 16, 2013

MÉDICOS PROTESTAM CONTRA PROGRAMA 'MAIS MÉDICOS' DO PT E VETOS DA DILMA À LEI DO 'ATO MÉDICO'! SAÚDE CADA VEZ PIOR!

O protesto dos médicos na Avenida Paulista nesta terça-feira (16), em São Paulo contra a política de saúde do governo do Lula e da Dilma na área da medicina. Acima, o cotidiano dos hospitais brasileiros sob o governo do PT: uma afronta, um caso de polícia! A foto circula pelas redes sociais.
Os dois sentidos da Avenida Paulista, em São Paulo, foram bloqueados por manifestantes que protestam contra o Ato Médico. A marcha foi convocada pelas classes médicas e ocorre em várias capitais do País. De acordo com a organização do movimento paulista, 2.000 pessoas estão na avenida — a Polícia Militar (PM) contabiliza 1.000 pessoas.

Os médicos protestam contra o Programa Mais Médicos, lançado na semana passada pelo governo federal, e contra os vetos da presidente Dilma Rousseff a artigos do Ato Médico — entre eles, o que dá exclusividade à classe médica a formulação de um diagnóstico e prescrição de tratamento. Eles pedem ainda a obrigatoriedade da aplicação do Revalida para médicos formados no exterior, que vierem trabalhar no Brasil.

Segundo a Agência Brasil, entre as medidas do Programa Mais Médicos criticadas pelos manifestantes está a criação do segundo ciclo do curso de medicina. Os alunos que entrarem no curso a partir de 2015 terão que atuar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. Outra ação prevista no programa é a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar na rede pública nas periferias das cidades e no interior do país.

Ainda de acordo com informações da Agência Brasil, o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, criticou o programa e disse que o problema do SUS é a falta de investimentos. “A falta de médicos é uma consequência do descaso do governo federal. É preciso acabar com a corrupção na saúde”, disse, ao acrescentar que os médicos não têm interesse na carreira pública devido à falta de condições de trabalho oferecida nos hospitais.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a criação do segundo ciclo do curso de medicina vai ajudar os médicos formados no Brasil a ter uma visão mais humanista e a não depender tanto de "máquinas e equipamentos" para atender os pacientes. Segundo ele, os médicos estrangeiros não vão tirar empregos dos brasileiros.

No Rio de Janeiro, os médicos protestaram nas escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia, localizada no centro da cidade. De acordo com a PM do RJ, a manifestação é formada por cerca de 200 pessoas. Em Natal, no Rio Grande do Norte, os médicos se mobilizaram na manhã desta terça-feira, em um movimento que reuniu cerca de 100 pessoas.

Ato Médico — O projeto de lei conhecido como Ato Médico restringe aos médicos procedimentos como prescrição de medicamentos, diagnóstico de doença e aplicação de anestesia geral. A proposta, que tramitou por 11 anos no Congresso, foi aprovada pela presidente na última quinta-feira, com o veto de 10. Do site da revista Veja

Um comentário:

Anônimo disse...

Tânia SP
Aluizio, tem um artigo q li hj no Alerta Total, do Dr. Milton, nossa fiquei desolada, indignada, estarrecida, acho q tive todas as emoções, sem poder dizer a q mais me tocou, ele luta pela classe médica, enfim.... mas eu as acho desunida, pois tenho muitos amigos médicos, talvez a maioria até, e eles estão sim indignados, mas nenhum foi a nenhuma Manifestação até agora, já imaginou se tds fossem??? Porisso acho q o povo tem q se unir, prq oq este Padilha está fazendo é o cúmulo dos absurdos, chega a ser estarrecedor, prq os médicos já estudam num total de 9 a 10 anos. Sendo 6 anos de facu, 3 de residência e 1 de especialização, me parece q é isso, não é? Eles tem mesmo q ir pras RUAS...protestar!.