TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, julho 26, 2013

MORTE DE HUGO CHÁVEZ CONTINUA UM MISTÉRIO PARA OS VENEZUELANOS. CHAVE DO SEGREDO É GUARDADA POR FIDEL CASTRO.

O local supostamente escolhido por Chávez para a sua urna mortuária dentro do Mausoléu de Simón Bolívar, em Caracas.
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA A LA DERECHA 
O finado tiranete Hugo Chávez só não cai no completo esquecimento por um só fato: ninguém sabe ao certo o local em que foi sepultado, se é que foi sepultado mesmo. O documento do atestado de óbito não existe. É uma incógnita. O mistério começou poucas horas depois do caudilho ter anunciado que viajaria naquela noite para Cuba a fim de se submeter a um novo tratamento contra o câncer. Nessa mesma noite, antes de se despedir, Chávez nomeou Nicolás Maduro como se sucessor.

Foi uma viagem sem volta. Os venezuelanos não viram mais nem uma só foto do então poderoso caudilho. Ninguém viu Chávez chegar ao Centro Médico Cimeq de Havana. Seguiu-se um período de vazio total do poder que fora ocupado então ilegalmente por Nicolás Maduro que, afinal foi o candidato numa eleição viciada por fraudes e cujo marketing foi dirigido pelo baiano João Santana, marketeiro de Lula e uma espécie de ministro sem pasta do governo da Dilma.

O jornal ABC da Espanha, noticiou inclusive que Chávez teria encomendando a construção de uma tumba especial a ser erguida no mausoléu que construiu em homenagem a Simón Bolivar, o herói venezuelano. Posteriormente, um vídeo que circulou pela redes sociais mostrava Chávez falando para seus conterrâneos de Sabaneta, e afirmando que quando morresse queria ser sepultado nessa localidade onde nasceu. Os fatos são portanto contraditórios e nebulosos.

Há quem diga que os restos do caudilho repousam num sarcófago que o governo chavista mandou construir. Entretanto, os rumores que circulam em todo o país afirmam que o defunto não se encontra no sarcófago. Dizem também que Chávez foi enterrado em algum lugar de Sabaneta. Entretanto, a última versão é macabra: os restos do caudilho não estão na Venezuela!

A única forma do governo chavista calar esses rumores é chamar a imprensa internacional e observadores independentes e abrir o sarcófago. Dado ao fato da evidente decomposição do cadáver, se realmente estiver lá dentro, o governo terá que encomendar um exame por especialistas para dar completa veracidade ao seu resultado.

Entretanto, governos comunistas como o  chavismo dificilmente revelam a verdade. Tudo é meticulosamente planejado para manter o poder perpétuo do grupelho comunista. O mistério da morte de Chávez continua, portanto, indecifrável. Começou naquela noite soturna quando embarcou para Cuba para nunca mais voltar.

A chave desse segredo está guardada por Fidel Castro e seu irmão Raúl.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que ele deve estar em alguma gaiola.Não virou passarinho como disse o Maduro?

Jambalaia disse...

Os venezuelanos não acreditam na democracia pois nela havia muita discussão sobre corrupção e no final não se resolvia nada e o país permanecia em crise econômica apesar do petróleo.
.
Aqui no Brasil após um início lamentável com José Sarney e Collor, a economia do Brasil conseguiu ir em frente.
.
Os venezuelanos podem ainda não gostar da democracia, mas creio que a maioria não mais gosta do chavismo.
.
A avaliação do governo do assim presidente Maduro após 100 dias de governo não é boa. A crise está se agravando, com o aumento da inflação e da violência.
.
Quando em Cuba o clima é de um início de questionamento de certos fatos.
.
Muito interessante uma notícia do Diário de Cuba. Fonte: o famoso programa de notícias e de debates: Mesa Redonda da TV oficial.
Autobuses y trenes transportan hoy la mitad de pasajeros que en los años ochenta
http://www.diariodecuba.com/cuba/1374250215_4289.html
.
Em Cuba voltam a falar no uso das bicicletas como alternativa para o transporte público. Imagine o prefeito de São Paulo dissesse algo semelhante.
.
Cuba e a Venezuela caminham para o desastre. O corpo do Chavez vai junto em meio a crise.