TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, agosto 13, 2013

ESCÂNDALO DAS PROPINAS DA PETROBRAS FAZ A OPOSIÇÃO FINALMENTE SAIR DA TOCA E ESPREMER O GOVERNO DO PT

Senadores tucanos Aloizio Nunes Ferreira e Álvaro Dias protocolaram requerimento para ouvir João Augusto Henriques sobre denúncia de repasses da Petrobras ao PMDB. (Foto do site de O Globo)
A revelação do lobista e ex-funcionário da Petrobras João Augusto Henriques de que havia um esquema de corrupção na estatal, que beneficiava o PMDB e ajudou, com caixa dois, a campanha da presidente Dilma Rousseff, provocou um bate-boca entre integrantes de PSDB e PT, nesta segunda-feira, no plenário do Senado. Enquanto tucanos falam em criar a CPI da Petrobras e convocar o denunciante, petistas agem da mesma forma, mas com outro alvo: as denúncias de que empresas formaram um cartel em São Paulo, sob administrações tucanas, para atuar no metrô e na empresa de trens urbanos do estado.
No entanto, a decisão desta segunda-feira do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), de instalar duas novas CPIs tornou mais difícil a criação da CPI da Petrobras, que já tem requerimento na Casa com as assinaturas necessárias. Uma suposta comissão do caso Siemens, que nem pedido tem, é ainda mais remota.
No Senado, os tucanos Álvaro Dias (PR) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder da bancada, protocolaram, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle, um requerimento de convocação de Henriques, para que ele explique as acusações veiculadas pela revista “Época” desta semana. Da tribuna, Dias acusou a Petrobras de agir politicamente e de apresentar sucessivos prejuízos, e vinculou as novas denúncias ao mensalão:
— Se essas denúncias forem confirmadas, o mensalão está mais presente do que nunca na administração federal, como consequência deste sistema promíscuo instalado em Brasília há 12 anos, com o objetivo de cooptar forças políticas. Trata-se de um sistema que instala um balcão de negócios para lotear cargos públicos e se torna a matriz de governos incompetentes, abertos à corrupção — disse Dias, lembrando que em 2009 o PSDB propôs uma CPI para apurar denúncias de irregularidades na Petrobras, abafada pelo governo. Leia MAIS

2 comentários:

Tales disse...

Estranho, logo os "Tucanalhas" serão a salvação? Explique esta mágica?

Alexandre, The Great disse...

O que se espera é que este fato, como qualquer fato criminoso, seja apurado e os responsáveis processados criminalmente e os cofres públicos ressarcidos. Não se trata de nenhuma "salvação", apenas a letra fria da LEI.