TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, agosto 26, 2013

PARA FHC, CANDIDATURA PRESIDENCIAL DE AÉCIO SE CONSOLIDA E SERRA NÃO SAI DO PSDB.

Com tenho afirmado aqui no blog, a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República pelo PSDB tende a se consolidar. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos fundadores mais ilustres da agremiação tucana, decidiu jogar um balde de água gelada no caldeirão que cozinha uma disputa entre Aécio e José Serra.
Para FHC, Serra não vai sair do PSDB, como ameaça, e provavelmente não será necessária a realização de prévia entre ele e Aécio. "Eu acho difícil", afirma Fernando Henrique, em entrevista ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor. FHC argumenta que os tucanos nunca estiveram tão unidos, situação que, em sua opinião, não pode ser desperdiçada. "A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista", diz.
O ex-presidente lembra que nas últimas eleições houve cisão interna, o que gerou indefinição e prejudicou o PSDB na urnas. Serra, afirma, tem direito de postular a candidatura, mas sem atrapalhar. A seguir, os principais trechos da entrevista:
Valor: Qual tem sido o seu papel na disputa entre Aécio e Serra?
Fernando Henrique Cardoso: Não precisa chegar ao ponto de ser um bombeiro. Acho que temos que dar um pouco de tempo ao tempo. Há dois passos decisivos do Serra. Um é agora: resolver se ele fica no PSDB ou não. Meu palpite: ele fica.
Valor: Por que um palpite?
FHC: Não, somente porque ele não me disse. Eu sou prudente. Mas o Serra é um ser racional. Não tem muito sentido você sair de um partido onde sempre esteve, onde construiu sua história e contribuiu para a história do partido, e ir para uma coisa que você não sabe como é, com um ponto de partida frágil.
Valor: Seria uma candidatura frágil, se for para outro partido?
FHC: É frágil. Qual é a dificuldade? A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Quer o Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista, até que ponto tem sentido se apresentar como candidato ou não. Mas isso só o tempo vai mostrar, se é possível ou não.
Valor: Ele pode atrapalhar?
FHC: Ahn... agora não. Porque está muito longe, o povo não está nem aí para esta questão de eleição. Agora, tem um momento, o PSDB vai ter que... Qual foi o nosso problema nas outras candidaturas? É você ter indecisão por muito tempo. Não dá para repetir isso. A vantagem que temos agora é que houve uma tendência consolidada no PSDB pela candidatura Aécio. Leia MAIS

2 comentários:

Anônimo disse...

As declarações do FHC carregam uma forte torcida para que as coisas melhorem para seu candidato e mais nada. Nas últimas 3 eleições o PSDB perdeu feio em Minas simplesmente porque o moço não foi candidato. Traição explícita. Isso ninguém esquece. Em São Paulo ninguém engole o mineiro. Sua participação nos programas do PSDB foi fraquíssima e continua alheio aos acontecimentos nacionais. Francamente me lembrou o Serra. O FHC também anda perdendo credibilidade. Deixou a petralhada subir ao poder e vive posando de esquerdista.

Alexandre, The Great disse...

Tenho muita admiração pelo Dr. FHC; contudo nessa próxima eleição a sua melhor postura será o silêncio.