TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, setembro 15, 2013

NA DECISÃO FINAL DO MENSALÃO, O STF NA IMINÊNCIA DE SER ACHINCALHADO

Editorial do jornal O Estado de S. Paulo adverte sobre o fato do Supremo Tribunal Federal  (STF), estar na iminência de ser achincalhado perante a Nação, caso o ministro Celso Melllo, vote pelo acatamento dos embargos infringentes, embora esse dispositivo, por incrível que pareça, não se encontra mais em vigência, já que foi revogado pela Constituição e a lei ordinária, restando ao Supremo banir de seu regime interno, algo que inexplicavelmente não foi feito pela Corte Suprema. O título original do texto do Estado é "Decisão Adiada".
Além do mais, embora o editorial do Estadão não diga, é de se indagar por que Lula está fora desse processo? Todavia, em boa hora o Sponholz lembrou em seu cartoon deste sábado que ilustra este post. Leiam:
O Supremo Tribunal Federal (STF) poderia ter resolvido na quinta-feira se aceita ou não os tais embargos infringentes e, assim, abreviado, pelo menos em cinco dias, o julgamento da infindável Ação Penal 470. Mas o ministro-presidente, Joaquim Barbosa, preferiu adiar o desenlace dessa preliminar. Assim, caberá ao decano Celso de Mello, na próxima quarta-feira, decidir se a condenação dos réus do escândalo do mensalão poderá, finalmente, transitar em julgado, ou se, aceitos os recursos apresentados pela defesa de 12 réus, terá início a revisão das suas sentenças.
Uma reviravolta na apreciação do mérito desses veredictos condenatórios, embora improvável, poderá resultar, jamais na absolvição completa, mas pelo menos na redução das penas de José Dirceu e companheiros. E, politicamente mais relevante, anularia o atestado judicial de que os antigos dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) formaram uma quadrilha para comprar apoio parlamentar.
Nesse que é o mais longo e mais importante julgamento da história do STF, Joaquim Barbosa construiu, como relator do processo, a reputação de rigoroso e obstinado inimigo dos privilégios e da impunidade dos poderosos. Mas foi estranho ter encerrado abruptamente a sessão, impedindo que Celso de Mello - que havia pedido para votar, prometendo fazê-lo rapidamente - proferisse seu voto. Manifestações anteriores do decano podem levar a supor que ele se inclina pela admissibilidade dos embargos infringentes - o que afrontaria a opinião pública, que já está perdendo a paciência com esse processo infindável, mas cujo resultado aplaudiu e gostaria de ver respeitado.
Mas, durante o julgamento do mérito, Celso de Mello foi, sempre, um dos juízes mais severos. Proferiu votos que são categóricos libelos acusatórios, dos quais o ministro Gilmar Mendes fez questão de citar um trecho: "Formou-se na cúpula do poder um estranho e pernicioso poder constituído para cometer crimes, agindo nos subterrâneos do poder, à sombra do Estado".
Se o voto de Celso de Mello vier a admitir os novos recursos da defesa, o processo certamente se prolongará, o que ninguém parece desejar, a não ser os próprios réus. Mais do que isso, o voto favorável tornará possível que, com a nova composição da Corte, o julgamento do mérito venha a ser reformado. Ou seja, eventual exame dos novos embargos certamente abrirá novas esperanças para condenados como José Dirceu, que almeja ser beneficiado com o cumprimento da pena em regime semiaberto. Nesse caso, a reputação de probidade e retidão consagrada pela Suprema Corte - uma instituição que deve pairar acima da paixão política - no julgamento do mensalão certamente será maculada aos olhos da Nação.
É mais do que hora de a Ação Penal 470, iniciada há sete anos e há mais de um ano em julgamento, chegar a termo. Mas essa responsabilidade não se pode cumprir ao preço do açodamento e do voluntarismo, incompatíveis com a ideia de justiça. Manobras como a praticada na última quinta-feira, mesmo que para neutralizar expedientes protelatórios, são reprováveis porque nivelam por baixo uma disputa que deveria ser elevada. Produzem o mesmo efeito deletério da modificação do corpo julgador, após a proclamação das sentenças, sentindo-se os novos ministros à vontade para julgar recursos a decisões que não prolataram.
E é aí, nos limites legais, no ordenamento jurídico que disciplina o trabalho da Justiça, que parece se encontrar o grande nó que embarga o desenvolvimento relativamente tranquilo dos feitos judiciais no Brasil. Bom exemplo disso é essa absurda controvérsia a respeito da admissibilidade ou não dos chamados embargos infringentes nas ações penais em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Embora, talvez, sem o teor "expresso" reclamado pelos exegetas mais cartesianos, a Constituição e a lei ordinária já revogaram o instituto do embargo infringente constante do artigo 333 do Regimento Interno do STF. Esta disposição perdura no regimento pelo simples fato de que até agora simplesmente ninguém se preocupou em eliminar a absurda contradição que ela representa. É de esperar que, daqui para a frente, os ministros da Suprema Corte se animem a encarar o problema.

10 comentários:

Anônimo disse...

Não resta dúvida que o STF está passando por uma prova difícil. O "placard" equilibrado e provisório de 5 votos opostos revela uma igualdade estranha. Aliás, essa tendência ao equilíbrio tem ocorrido com certa frequência naquela casa. (Ex: o caso Battisti, cuja decisão ficou para outro poder). Uma pergunta se oferece: como é possível dez juristas consagrados interpretarem diferentemente uma lei elaborada ou revogada com tanta clareza?; ou apenas coincidência?

Anônimo disse...

Ja' disse antes que voce pode ate' dar uma tapa no Lula,,,,mas se for no Dircel,,,morre. Dircel e' general da Forca Armada do PT. Ele sempre esteve na folha de pagamento Cubana. Lula e' uma galinha e vai aonde voce joga o milho. Lula ja' trabalhou pros militares. Qualquer cara feia o assusta. Dircel e' o testa de ferro de Cuba, e e' intoca'vel. Tem o comunismo na medula. Se Dircel morrer o vi'nculo com Cuba ficaria seriamente ameacado. O Dilma e' uma Dircela na pervessidade e atrevimento, mas e' burra. Na e'poca da criacao do mensalao eles sabiam que poderia pipocar, e se prepararam pra isso. Esse julgamento e' um circo desde a abertura. Nao passa de uma crianca quem pensar que o Dircel teve algum receio de que iria pra grades. Ele sabe a protecao que tem. Todo processo envolvendo o PT no STF tem os dedos de Dircel teclando nas ma'quinas. Os Castro sabem que se derem uma garrafa de Pitu' a Lula ele pula o muro,,,mas Dircel e' de confianca, extrema e mataria ate' a mae por Cuba. Portanto criancas mentais,,,,NUNCA PENSEM QUE O MAIOR INVESTIMENTO CUBANO NO BRASIL PASSARIA PELA HUMILHANTE DERROTA DE TE-LO ATRA' DE ALGUMA GRADE. Ate porque o ni'vel de penetracao da foice em nosso pai's nao da' vazao pra isso. Lula e' o Chaveco Brasileiro,,,um idiota que fala, e muito, enquanto o Dircel age.

Anônimo disse...

reinaldo,


o dr. saulo ramos, falecido em 2007, padrinho de celso de mello para ministro do stf…

disse em sua biografia, que o ministro celso (que pode entrar para a história como um gigante do judiciário ou simplesmente como cumplice dos mensaleiros), votou contra uma ação de interesse do governo sarney, que o nomeou, apenas para contrariar a folha de são paulo, que havia afirmado em reportagens que seu voto seria, naquela ação, favoravel ao governo.

consta da biografia do dr. saulo ramos, que o ministro celso de melo, no mesmo dia depois do julgamento da ação ligou para ele para se justificar, dizendo o seguinte:

“dr, saulo, a causa já estava decidida a favor do governo… se dependesse do meu voto, eu teria votado a favor..”

o dr. saulo ramos, segundo a sua biografia, (paginas 166 e 167 da biografia), disse-lhe, o seguinte:

“você é um juiz de merda…”.

depois disso, segundo o dr. saulo ramos, nunca mais se falaram, um com o outro.

agora imaginem o seguinte: se celso de mello disse isso, naquela ocasião, ou seja:

“que se o governo sarney precisasse do seu voto ele teria votado a favor do governo”,

por que devemos achar que ele não fará a mesma coisa agora, votando a favor do governo, desta vez do pt, para ajudar a salvar os bandidos do mensalão, contrariando todo aquele seus discursos em votos contundentes contra os mensaleiros prolatados a menos de um ano?

pense nisso!!!

esse fato, ao que consta, foi em 1989… ou seja, se o governo petralha o chantegeou, pediu, obrigou, comprou o seu voto a favor dos mensaleiros, poderemos ficar sabendo daqui uns trinta anos, quando alguem escrever a biografia e resolver mostrar essa faceta infame do magistrado que a maioria consideram um vestal, quase um santo…

não sei não!!! vamos ver se o ministro celso de melo, será.... celso de melo,...ou se será, …. “celso de merda”!!! como o chamou, dr. saulo ramos trinta anos atrás.


abraços

Anônimo disse...

Revelado: Lula era o Boi... Por isso então que uns dos motivos que até agora ninguém quis por a mão neste traidor da pátria!
(...)

AS BARBARIDADES E OS RETROCESSOS CONTRA A NOSSA FRÁGIL DEMOCRACIA SÃO DE CLARÍSSIMA RESPONSABILIDADE DA CANALHA DO PT E SEUS ASSECLAS COMUNISTAS.
O PT DELINQUENTE CHEFIADO POR LULLADRÃO PROMOVEU O MAIOR GOLPE CONTRA UMA DEMOCRACIA PELA QUAL ESTES DELINQUENTES NUNCA LUTARAM,PELO CONTRARIO LULLA EM 1978 ERA INFORMANTE DO DOI-CODI DE SP COM O CODINOME DE “BOI” , ERA USADO PELO GEN. GOLBERY PARA ESPIONAR E DELATAR OS RADICAIS DA ESQUERDA NAS GREVES DOS “METALÚRGICOS” DE 1978, EM TROCA DA DELAÇÃO DOS SEUS COLEGAS, GOLBERY PROMETIA QUE O “BOI” TERIA UM”PARTIDO” E NÃO SERIA INCOMODADO... ASSIM FOI E O RESTANTE DA HISTORIA É O QUE JÁ SABEMOS ATÉ AGORA QUANDO O PLANO MAQUIAVÉLICO DE LULLASTALIN ESTÁ PARA DAR SEU PENÚLTIMO BOTE NA NOSSA COMBALIDA E VILIPENDIADA DEMOCRACIA.
O APARELHAMENTO IDEOLÓGICO DO STF POR LULLA E SUA MAMULENGA INFAME DILMACHÃO É EVIDENTE E SEUS JUÍZES LACAIOS DE FORMA CÍNICA,DESCARADA E DEBOCHADA ASSUMEM DESPUDORADAMENTE O PAPEL DE “ADVOGADOS’ DOS DELINQUENTES CONDENADOS PELO AVACALHADO BORDEL TRAVESTIDO DE CORTE SUPREMA...OS RÉUS DO MENSALÃO CUJA CULPABILIDADE ATÉ OS BICHOS DE ESTIMAÇÃO DE TODO O BRASIL PERCEBEM SEM ERRO , SÃO CONSIDERADOS “HERÓIS,INJUSTIÇADOS, E SE INTITULAM MÁRTIRES...”
(...)
http://alaricotrombeta.blogspot.com.br/2013/09/decanoa-decencia-ou-infamia.html

Anônimo disse...

AS BARBARIDADES E OS RETROCESSOS CONTRA A NOSSA FRÁGIL DEMOCRACIA SÃO DE CLARÍSSIMA RESPONSABILIDADE DA CANALHA DO PT E SEUS ASSECLAS COMUNISTAS.
O PT DELINQUENTE CHEFIADO POR LULLADRÃO PROMOVEU O MAIOR GOLPE CONTRA UMA DEMOCRACIA PELA QUAL ESTES DELINQUENTES NUNCA LUTARAM,PELO CONTRARIO LULLA EM 1978 ERA INFORMANTE DO DOI-CODI DE SP COM O CODINOME DE “BOI” , ERA USADO PELO GEN. GOLBERY PARA ESPIONAR E DELATAR OS RADICAIS DA ESQUERDA NAS GREVES DOS “METALÚRGICOS” DE 1978, EM TROCA DA DELAÇÃO DOS SEUS COLEGAS, GOLBERY PROMETIA QUE O “BOI” TERIA UM”PARTIDO” E NÃO SERIA INCOMODADO... ASSIM FOI E O RESTANTE DA HISTORIA É O QUE JÁ SABEMOS ATÉ AGORA QUANDO O PLANO MAQUIAVÉLICO DE LULLASTALIN ESTÁ PARA DAR SEU PENÚLTIMO BOTE NA NOSSA COMBALIDA E VILIPENDIADA DEMOCRACIA.
O APARELHAMENTO IDEOLÓGICO DO STF POR LULLA E SUA MAMULENGA INFAME DILMACHÃO É EVIDENTE E SEUS JUÍZES LACAIOS DE FORMA CÍNICA,DESCARADA E DEBOCHADA ASSUMEM DESPUDORADAMENTE O PAPEL DE “ADVOGADOS’ DOS DELINQUENTES CONDENADOS PELO AVACALHADO BORDEL TRAVESTIDO DE CORTE SUPREMA...OS RÉUS DO MENSALÃO CUJA CULPABILIDADE ATÉ OS BICHOS DE ESTIMAÇÃO DE TODO O BRASIL PERCEBEM SEM ERRO , SÃO CONSIDERADOS “HERÓIS,INJUSTIÇADOS, E SE INTITULAM MÁRTIRES...”
(...)
http://alaricotrombeta.blogspot.com.br/2013/09/decanoa-decencia-ou-infamia.html

Zé disse...

IMPORTANTÍSSIMO: A prova da escravidão dos médicos cubanos e de que vivemos em uma ditadura, sob comando da ditadura dos tiranocastros: Médica cubana, em entrevista, diz o que todos já sabíamos: "todo o meu salário está em Cuba", o que significa que eles ficam em território nacional sem um centavo, sem dinheiro para tomar um guaraná, para comer um pastel, para ir à feira, para tomar um ônibus. Trabalho sem qualquer centavo na terra onde prestado, escravidão às escancaras, escravidão somente permitida, e exportada, por ditaduras. No final da entrevista, um aspone todo esquentadinho, não gostando do rumo da prosa, retira a médica com um pescoção. Cade você, Maria do Rosário? Cubanos não são humanos? Cubanos não tem direitos? http://www.youtube.com/watch?v=LFXB-LZTz3c

Anônimo disse...

Diante do impasse, com dois caminhos supostamente ancorados em tecnicalidades, proporia, data vênia, um olhar transcendental e patriótico na escolha, como fizeram grandes nomes da História Mundial!

Anônimo disse...

Desculpe por talvez não ter a ver com este post, mas achei muito importante divulgar isso. Uma médica cubana é abordada por jornalistas ao desembarcar em um aeroporto e responde ao ser indagada sobre o quanto receberia de salário que o mesmo fica integralmente em Cuba. Mas o pior acontece em seguida quando os repórteres começam a fazer mais perguntas e ela vai responder, mas é abruptamente (até mesmo brutalmente) empurrada por um funcionário do ministério da saúde, que a abraça fortemente e vai literalmente arrastando-a para longe dos repórteres. Os repórteres vão atrás, indignados com o ocorrido, e são são destratados por este funcionário do ministério da saúde que dá ordem para a médica cubana seguir em frente e fica um pouco mais atrás contendo os repórteres. O video por enquanto está aqui http://www.youtube.com/watch?v=LFXB-LZTz3c mas não duvido que por pouco tempo, pois a patrulha petralha está de plantão 24 horas no youtube. Penso também que deveriam identificar esta médica cubana e verificar o que acontece com a mesma, pois é possível que venha a receber represalhas ou até mesmo ser mandada de volta para a ilha prisão. Mas podem ter certeza que depois deste episódio eles tomarão providencias como por exemplo proibir os médicos de falar com a imprensa ou instrui-los sobre o que devem falar. Até mesmo está médica do video acima, se ela continuar no Brasil e der outra entrevista vai ser obrigada a negar o que disse ou dar uma explicação oficial sem-pé-nem-cabeça como a maioria das explicações dadas por qualquer um que tenta defender ou explicar alguma coisa relacionada ao comunismo.

Anônimo disse...

Creio que a hora é chegada para a definição. Afinal, a Justiça existe ainda, ou é a justiça que impera? Pelo comportamento de parte dos togados, o STF passou a ser um serviçal de um desgoverno. O comportamento dos outros togados é muito frouxo, muito cheio de V.Exas. para o gosto do cidadão traído. Ainda há tempo para a correção, vamos restaurar a Ordem, a Justiça; o Legislativo e a\ vergonha na cara.

Anônimo disse...

Alguém já cogitou que o Celso de Mello pode estar tendo algum familiar seu sendo ameaçado para que ele vote conforme querem os bandidos que estão no poder? Tudo que vi sobre ele até hoje leva a ter certeza que ele votará contra os infringentes, afinal está claro até para os leigos que este expediente não existe mais. Então se ele votar como querem os petralhas eu ficarei suspeitando que houve alguma força maior que o obrigou a negar a lógica e a justiça.