TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 06, 2013

APASCENTADOS JOSÉ SERRA E MARINA SILVA, OPOSIÇÃO DECOLA COM AÉCIO NEVES E EDUARDO CAMPOS. E O JOGO PROMETE SER DURO.


Aécio Neves e Eduardo Campos já pavimentaram o caminho. Neves com o apoio do tucanato paulista e Campos com a colaboração da rede marinista. O jogo vai ser jogado. É briga de cachorro grande.
O jornalista Merval Pereira, de O Globo, faz uma boa análise do quadro pré-eleitoral que deixa claro que a oposição será Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, enquanto José Serra concorrerá a deputado federal. Os dois problemas principais são o Serra, no que diz respeito aos tucanos; e Marina Silva, no que se relaciona ao esquema pernambucano. 
Todavia, pelo que relata Merval Pereira, nos arraiais nordestinos o perigoso “abraço de afogados” de Campos e Marina, não correria mais risco de acontecer. 
Sossegados Serra e Marina, finalmente duas chapas oposicionistas fortes - Minas com São Paulo -, e o Norte e Nordeste, pilotados por Campos antecipam que a peleja não será tão fácil quanto propala o falastrão de Garanhuns.
O artigo de Merval tem por título “Abraço de afogados’, referindo-se à estranha simbiose ecochata que envolveu o líder nordestino, e que estava ameaçada. Seja como for, fato é que faz sentido a análise de Merval Pereira. Transcrevo:
O resultado das pesquisas eleitorais não está facilitando as negociações na base governista, que dependem muito ainda do aval do ex-presidente Lula, mas impede que os principais candidatos da oposição avancem nas suas tratativas regionais. O senador Aécio Neves gasta seu tempo basicamente na tentativa de garantir o apoio da base paulista do partido, certo de que será competitivo, com grandes chances de sair vencedor num segundo turno, se for forte eleitoralmente em São Paulo.
Sua posição interna, porém, depende de um acordo formal com o ex-governador José Serra, que parece estar mais próximo agora, havendo possibilidade de que ainda neste mês de dezembro as coisas se esclareçam de forma definitiva. Serra parece disposto a dar uma demonstração de solidariedade partidária, anunciando que será candidato a deputado federal em 2014, o que daria a certeza de que a representação paulista na Câmara será grande e forte, sob sua liderança.
Com o governador Geraldo Alckmin em boa dianteira na corrida para a reeleição, a chapa tucana no maior colégio eleitoral do país seria bastante competitiva, dando a Aécio Neves boas condições de sair vitorioso tanto em São Paulo quanto em Minas. No momento o PSDB tem certos no seu apoio o DEM e o Solidariedade, podendo ter também o PPS.
Caso próximo das convenções em junho a candidatura de Aécio der sinais de que tem chances de crescer, ele espera que a “expectativa de poder” traga para a aliança oposicionista alguns partidos hoje formalmente na base governista como o PP e o PTB. Hoje, no entanto, a “expectativa de poder” continua do lado governista.
Já o governador Eduardo Campos tenta organizar seus palanques regionais em acordos que têm encontrado mais apoios no sistema financeiro do que no político, onde ele tem menos estrutura partidária que o governo ou mesmo que Aécio Neves, e mais do que nunca precisa subir nas pesquisas para atrair aliados.
Há relatos de que sua relação com a ex-senadora Marina, depois de nos primeiros dias ter dado bons resultados de mídia que se refletiram na sua subida nas pesquisas eleitorais, hoje estaria trazendo mais dificuldades regionais do que avanços.
Os interesses da Rede Sustentabilidade, o partido que se abrigou na legenda do PSB, são frequentemente divergentes, mas ele lidera as negociações e trata de refazer acordos atingidos aqui e ali pela retórica “sonhática” de Marina.
Houve momentos em que a posição dogmática do grupo de Marina, como quando ela dispensou a aproximação com Ronaldo Caiado, representante dos ruralistas, chegou a tirar do sério o governador Eduardo Campos. Ele foi visto fazendo comentários irônicos sobre a maneira de Marina se expressar, dizendo que às vezes precisa consultar um dicionário para entender o que ela fala.
Em outros momentos, chegou a dizer que ela parecia ser “de outro planeta”, referindo-se à falta de pragmatismo das posições de seu grupo. Nos últimos dias, no entanto, parece que a relação turbulenta foi substituída por uma decisão dos dois de se empenhar em superar obstáculos.
Na definição de um político próximo aos dois, eles já entenderam que uma briga interna seria como “um abraço de afogados”, em que os morreriam. Não existe a possibilidade de Eduardo Campos deixar de ser o candidato a Presidente da República do PSB, mesmo que Marina permaneça aparecendo nas pesquisas com mais apoio popular que ele.
Caberá a ela e seu grupo se empenhar para transferir votos para a chapa socialista a fim de chegarem ao segundo turno. Tanto Campos quanto Aécio Neves continuam convencidos de que o candidato que for para o segundo turno ganhará a eleição com o apoio da oposição unida. Nesse panorama, o apoio da Rede Sustentabilidade no segundo turno será fundamental para dar à oposição condições de superar a presidente Dilma Rousseff. Do site de O Globo

5 comentários:

Paulo T. de Carvalho disse...

Então a história que o Ministro Joaquim Barbosa fosse aparecer como candidato é só um sonho distante ( ou impossível )? Pena, realmente uma pena. No mais, mais do mesmo.

Paulo T. de Carvalho disse...

Aécio Neves é da turma responsável pela criação e implantação do Plano Real ( Iniciada no governo Itamar Franco e consolidada no governo FHC ), este sim um grande feito no país nas últimas décadas. Dito isto e com os outros candidatos que temos qual será o melhor? Esquerda moderada, de centro ou o atual extremo-esquerdismo quase comunista.

Jurandir D'almeida disse...

VOTE! VOTE! VOTE!!!
NUNCA DEIXE DE VOTAR!!!
A militância petista, os pelegos e os doutrinados, estão em peso na internet defendendo o voto nulo. SÓ OS DESINFORMADOS SE DEIXAM CONVENCER.
Deixar de votar, voto nulo ou branco é tudo o que o PT quer para seu projeto de poder.
LEMBRE-SE QUE: PETISTA, PELEGOS E FANÁTICOS NÃO DEIXAM DE VOTAR.

Anônimo disse...

Tânia SP
Eu ainda acho q debaixo desta ponte tem muita água pra rolar, aguardemos pois 2014.
Não deixarei de votar (apesar destas urnas fraudáveis) jamais.
PT NUNCA!!!

bpistelli disse...

QUEM VOTA NULO, VOTA EM NULLO.

O porcão de Garanhuns prefere que os petistas desiludidos votem nulo que em outros candidatos e leve para o segundo turno, o Aécio vai crescer bem mais que o RATTAT cresceu em SP nas duas últimas semanas onde passou o Serra e Russomano.
-
Dilma não vê chance se não fizer emplacar a tese de SE MAIS DA METADE DOS VOTOS FOR NULA O PLEITO SERIA ANULADO... MENTIRA POIS SE SÓ O CANABRAVA DE GARANHUNS VOTAR NA DILMA E NINGUÉM MAIS, ELA SE ELEGE NO PRIMEIRO TURNO POR 1 A 0 voto, vamos votar no Aécio e quem NÃO GOSTA DO PSDB que vote no Eduardo Campos ( reduz o perigo da zebra de Mula 2 vencer, o Aécio se elege no primeiro turno se subir rapidamente, murchará o Campos e os adesistas de qualquer governo.